Atenção às chaves do carro num porta-chaves pesado
Um porta-chaves fica sempre bonito junto às nossas chaves. No entanto, no que diz respeito às chaves do carro, tenha atenção se as mesmas não estão num porta-chaves pesado com muitas chaves.
Se estás a usar uma chave do carro num porta-chaves pesado, convém ter atenção a alguns aspetos importantes.
Riscos de usar um porta-chaves pesado
- Desgaste da ignição
- O peso extra pode exercer força constante no cilindro da ignição, o que, com o tempo, pode causar desgaste prematuro e até falhas ao ligar o carro.
- Danos na chave
- A própria chave pode dobrar ou danificar-se se for constantemente puxada pelo peso.
- Conforto e praticidade
- Um porta-chaves pesado pode ser incómodo de transportar no bolso ou na mala.
No que diz respeito a recomendações, use um porta-chaves leve, especialmente se a chave do carro for do tipo tradicional (aquelas que se inserem e rodam na ignição). Se tiveres um carro com ignição por botão (keyless), o risco é menor, mas ainda assim o peso pode ser desconfortável no transporte diário.
Considere separar a chave do carro das restantes se tiver muitos itens no porta-chaves (chaves de casa, do trabalho, gadgets, etc.).





















Ainda existem chaves de rodar na ignição?
Agora, é só carregar no botão
Não, em Portugal já não carros com mais de três anos em circulação e todos eles têm um botãozinho para ligar a viatura.
* já não há carros …
Nem faz ideia!
Elas andem aí.
No próximo episódio talvez sugiram trocar o óleo a metade dos km normalmente recomendados como uma forma de prolongar o tempo de vida útil dos componentes por ainda mais tempo.
Um problema a acrescentar é quando a chave tem a bateria em baixo nem é possível abrir a porta com o recurso à chave.
Quê?
Tenho uma carrinha comercial berlingo em que a chave que tem o comando à distância não me abre a porta se a introduzir na fechadura. Só consigo abrir as portas através da fechadura se utilizar a chave suplente sem o comando à distância. Devido a isto sou obrigado a andar sempre com a chave suplente para o caso da pilha do comando da chave principal falhar, se falhar e não tiver a chave suplente bem posso ficar trancado do lado de fora da carrinha sem poder voltar para casa.
Isso é muito esquisito.
Todos os dias se aprende. Mas então a ser ássim, sem dúvida q será uma particularidade da Citroën não extensível à generalidade das marcas.
Deves viver noutro país. O parque automóvel em Portugal é velho. Idade média de 14 anos nos veículos ligeiros de passageiros e 16 anos pesados e mercadorias a idade atinge os 16 anos. 1,6 milhões de viaturas têm mais de 20 anos.
Consequência do estado adorar cobrar impostos, afoga os portugueses.
Não.
O mais comum actualmente é o arranque mecânico a corda.
Tenho uma colega que tinha todos os apetrechos e penduricalhos agarrados á chave do carro… um dia não conseguiu destrancar a direção do carro, nem arrancar com ele, devido ao desgaste causado pelos 700 e pouco gramas que aquilo tinha…
Resultado: novo canhão e… nova chave pendurada 🙂
O meu velhinho Hyundai ainda é de rodar mas também só me custou 2300 euros 😛
Dou uma dica: para evitar esse peso de um molho de chaves na ignição, eu peguei num cordel resistente de 2 mm de diâmetro e 40 cm de comprimento, atei uma das pontas do cordel à chave do carro e a outra ponta ao molho de chaves. Assim, o molho de chaves pode ser poisado junto à alavanca de mudanças e a ignição só vai ter de suportar o peso da respectiva chave e do cordel.
Adoro ver molhos de chaves, com a chave do carro ao lado, é mesmo top, porque se as perderem, é all-in-one, porque é q em vez de minimizar a consequenvia de perda de chaves, o pessoal gosta de aumentar o risco de perder tudo de uma vez?