Pare de abastecer o deposito de combustível depois do primeiro clique
Por norma as "pistolas" da mangueira das gasolineiras têm um mecanismo que permite fixar o "gatilho". Quando o depósito está cheio, o mecanismo de fixação é desativado e surge um primeiro clique. É neste momento que deve parar o abastecimento do depósito. Saiba porquê.
Sabia que o depósito de combustível tem um limite? E não é o que está a pensar...
De acordo com Graham Conway, diretor-geral da empresa britânica Select Car Leasing, quando se ouve o primeiro clique é sinal que o combustível atingiu o seu limite máximo no depósito. Esse clique surge por questões de segurança.
Se ignorar o primeiro clique, vai estar a encher o depósito para além do limite, e esse combustível extra acabará por entrar no pequeno dreno por baixo da entrada e sairá para o chão, por baixo do seu veículo
Além disso, a reserva que existe de ar por cima do depósito tem uma razão de ser, que está relacionada com a circulação de vapores do combustível. Ao não permitir a circulação desses vapores, podem ser originados problemas no veículo.
Se estiver a forçar o excesso de gasolina ou gasóleo a entrar no depósito, isto pode levar combustível para os tubos e danificar o sistema de recuperação de vapores. Depois disso, é normal que em pouco tempo comece a ver luzes de aviso no seu painel, que provavelmente o levarão à oficina, onde vai gastar dinheiro
Em resumo...
- Evita desperdício
- O depósito já está cheio, e forçar mais combustível pode causar derramamento ou evaporação.
- Protege o sistema EVAP
- Sistemas modernos de combustível têm um sistema de ventilação (EVAP) que pode ser danificado se o tanque for sobrecarregado, o que pode levar à danificação do sistema
- Segurança ambiental
- O excesso de combustível pode derramar, prejudicando o meio ambiente e representando um risco de incêndio.
mas quem resiste a encher até completar o litro para ter aquele desconto louco no supermercado?
E vá à caixa para ser reembolsado do combustível que não chegou a abastecer.
Tento fazer isso, o único problema é aquela pistola que aos 10% já dispara, muito irritante.
Isto se as pistolas todas funcionassem na perfeição , há algumas que assim que colocamos o gatilho elas fazem logo clique . Por isso é sempre uma incógnita
Não sei que que carros usam, mas os meus sempre foram cheios até não dar mais e nunca houve derrame ou coisa do género.
Mas mais interessante foi a resposta que me deram sobre o click, que apenas servia como segurança para não deitar para fora em caso de distração até porque o o combustivel mais muita espuma.
Já lá vai 7 anos a abastecer um carro novo até meter fora em que muitas vezes está sempre a disparar a pistola e até hoje não vi nem problemas nem derrames no chão! É melhor falar com esse Sr que diz isso e ver bem em que tipo de veiculo teve problemas e porque!
O estado arranja formas de evitar ouvir o click para a maioria do portugueses… por isso os problemas por cá é mais resíduos do fundo do deposito..
Mas quem é que consegue atestar a viatura com estes precos….
se pensares bem sai-te mais barato atestar a meter 10 ou 20 euros de cada vez. pode parecer que custa mais dar tudo de uma vez sim, mas na realidade estas a poupar km’s e tempo nas deslocaçoes ao posto de combustvel, ir á bomba uma vez vs ir á bomba 3 ou 4 vezes sao 3 ou 4 vezes a distancia e 3 ou 4 vezes o tempo que perdes
Eu atesto sempre o carro. Em primeiro lugar, só perco tempo e kms uma vez a ir abastecer, além de só ficar a cheirar a “gásoil” uma vez também.
Além disso, abasteço (quase) sempre na mesma bomba e máquina, o que me permite saber que encho sempre o depósito +/- igual. E com faço reset aos kms, sei sempre quando houverem consumos anormais. Já detetei avarias pelo menos 2 vezes ao notar que os kms por depósito estavam fora do normal.
Por outro lado quem ando no picanço é só 5 paus de cada vez para o carro andar levezinho.. 😀