“A ação mais agressiva em matéria de IA”: projeto de lei quer ilegalizar o uso da DeepSeek
Com a DeepSeek ainda a agitar a indústria da Inteligência Artificial (IA), um senador americano apresentou um projeto de lei que tornaria ilegal a utilização do modelo da empresa chinesa pelos utilizadores americanos.
Apresentado na semana passada, o projeto de lei do senador americano Josh Hawley visa "proibir os cidadãos dos Estados Unidos de desenvolverem capacidades de IA na República Popular da China".
A proposta de lei poderia levar à prisão, durante 20 anos, qualquer pessoa que importasse "tecnologia ou propriedade intelectual" desenvolvida na China, com multas até um milhão de dólares para indivíduos e 100 milhões de dólares para empresas.
Na perspetiva de Ben Brooks, investigador de IA de Harvard, se o projeto de lei avançar, esta será "facilmente a ação legislativa mais agressiva em matéria de IA".
Legisladores americanos temem DeepSeek da China
Uma vez que foi apresentado na semana passada, o projeto de lei terá perdido força. Contudo, a ideia mostra que existe um alarme entre os legisladores, na sequência do crescimento da chinesa DeepSeek.
Várias administrações falharam - a mando de interesses corporativos - em atualizar e fazer cumprir os nossos controlos de exportação em tempo útil. Não podemos deixar que isso continue!
Escreveram Josh Hawley e Elizabeth Warren, do Partido Republicano e do Democrata, respetivamente, num apelo ao Congresso obtido pelo The Washington Post.
No sentido de preservar os interesses do mercado dos Estados Unidos, o Congresso tem procurado afastar a China, com legisladores com posições divergentes a concordarem que o Governo de Joe Biden não agiu suficientemente rápido para implementar uma proibição das exportações de chips de IA para a China.
Os dois membros do Senado estão entre um número crescente de legisladores que procuram maiores controlos de exportação contra a China, limitando o acesso das empresas chinesas aos principais chips de IA de empresas como a NVIDIA.
Os legisladores acreditam que a IA chinesa pode representar uma grande ameaça à segurança nacional, enquanto as empresas norte-americanas continuam a recuperar do súbito, mas potente surgimento da DeepSeek.
“A proposta de lei poderia levar à prisão, durante 20 anos…”
Hehehehe
A bolsa americana tremeu ficaram logo todos malucos, isto é mais uma prova que a Deepseek é melhor e ainda por cima opensource o que fez disparar muitos projectos baseados nas LLM gratuitas.
Os americanos pensavam que tinham a cereja para as próximas décadas, mas afinal o chinês soube fazer melhor e partilhou o código…
A Russia já recuperou Kursk? Nunca mais nos actualizaste…
Posso te actualizar se assim o desejas, já capturou mais território fazendo um cerco a mesma, desde há 2 dias a Ucrânia não consegue usar a estrada principal que liga a esses territórios porque os drones russos limpam tudo, existe vários vídeos.
Mas não fica por aí só no mês de janeiro capturou várias aldeias, vilas e cidades.
De acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra só em janeiro conquistou 430 km2, ou seja tomou uma área semelhante a quatro vezes a cidade de Lisboa.
Fonte: https://sicnoticias.pt/especiais/guerra-russia-ucrania/2025-02-03-video-ucrania-perde-para-a-russia-so-em-janeiro-o-equivalente-a-quatro-vezes-a-cidade-de-lisboa-48e45d0d
E as condições no terreno são péssimas porque tem muita lama e muito equipamento não consegue circular nestas condições, estão a espera da primavera para avançarem ainda mais.
Quem está todos os dias na TV a dizer que a situação está complicada é o teu querido palhaço.
Quem é esse palhaço a que se refere?
Pois, é bastante provável que a DeepSeek tenha uma vida curta nos EUA e as razões sejam válidas.
O problema é que a política de Trump de “quero, posso e mando, não tenho países amigos nem aliados, ou fazem o que eu quero ou levam com altas taxas alfandegárias ou pior” (políticos amigos dele e de Musk tem, já se percebeu quais são) pode levar, no resto do mundo, a muitos afastarem-se dos EUA e a simpatizar com a China. A DeepSeek e outras apps de todos os dias e horas, como o TikTok e outras que vão aparecer, podem ser um meio.
[IRONIA] Até nisto os americanos nos querem ultrapassar. A Regulação era a única coisa que os europeus eram melhores do que o resto do mundo.
vao colocar um cadeado metalico nas tampas de plastico das garrafas e ultrapassam-nos a 320km/h
A China proíbe apps ocidentais?
Aqui não se trata de proibir a APP com alojamento de dados na China, mas sim usar tecnologia gratuita e opensource para fazer outros projectos.
Caro Andreas,
Interessante essa questão sobre a China proibir ‘apps ocidentais’. Quando diz ‘ocidentais’, imagino que se refere a ‘apps americanas’, já que de europeias, bem… quase não se ouve falar. Engraçado, não? Talvez porque enquanto os americanos criam apps para dominar o mercado global, nós, europeus, preferimos apreciar a nossa cultura, história e culinária. Afinal, por que entrar na batalha das apps quando podemos estar desfrutando de um bom vinho francês ou uma lasanha italiana?
Desde que outros governos não lhes sigam o exemplo, nomeadamente o português, está tudo bem. Se fosse cidadão americano diria em modo tabernáculo ao excelentíssimo senhor membro do senado “vá dar banho ao cão”
Reparem num detalhe “Cidadãos dos Estados Unidos” ou seja uma abrangência universal de quem tenha nacionalidade, um americano que esteja na china a trabalhar para uma empresa destas arrisca 20 anos
Quando alguém claramente os deixa para trás os que fazem os EUA? Proíbem, sancionam e acusam… Nada de novo