Preço do gasóleo e gasolina dispara esta segunda-feira! Porquê este aumento?
Tal como informámos na passada sexta-feira, o preço dos combustíveis (gasóleo e gasolina) iria disparar esta semana. Mas este não é apenas mais um aumento! Tendo em conta as subidas, é o aumento mais acentuado desde 2022. Será culpa do Brent ou dos impostos?
Mais uma segunda-feira e mais um aumento no preço da gasolina e gasóleo, desta vez bastante significativo. Com um aumento de 5,5 cêntimos por litro no gasóleo, o valor médio irá disparar para os 1,70 euros por litro. No caso da gasolina, o aumento é de 3,5 cêntimos por litro na passando a custar em média 1,78 euros.
Um "dos culpados" é o aumento do preço do barril de petróleo Brent, que serve de referência ao mercado em Portugal. De acordo com as informações, esta semana o preço por barril ultrapassou os 81 euros, um máximo desde julho.
Segundo refere a RR, s subida do ISP no início do ano já garantiu ao Estado uma receita adicional de 4,2 mil milhões de euros. Isto já levou a Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) a pedir ao Governo que admita uma redução na tributação dos combustíveis, mesmo que temporária.
Segundo um especialista da DECO, no caso do gasóleo, cerca de 1 euro é para impostos. Relativamente à gasolina, o contribuinte paga cerca de 80 cêntimos só em impostos.
Ouvidos pela CNN Portugal, vários contribuintes dizem que o imposto é exagerado. "Estão-nos a chular, sinto-me chulado", disse um dos condutores.
Em que posto de combustível os preços são mais baixos?
Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados nos postos de abastecimento, e que o seu conhecimento possa constituir um fator de ponderação na opção do consumidor e, deste modo, dinamizar também a concorrência, foi criado o Portal Preços dos Combustíveis Online.
Para além dos preços disponibiliza-se, igualmente, informação sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes em cada posto de abastecimento.
Este portal permite ainda apurar, diariamente e para cada combustível comercializado, os preços médios.
A malta pensava que isto era só aumentar salários, eliminar portagens, aumentar despesa em geral e depois os impostos iam ficar na mesma? Pois é… aumenta-se a despesa então é preciso ir buscar dinheiro a algum lado.
Aumentar salários e já. Os portugueses são miseravelmente pagos. Em igualdade de trabalho e horas levam para casa menos de um terço do que leva um holandês ou dinamarquês. Até os espanhóis, que são o segundo país mais rasca a seguir a Portugal, levam mais 50% que nós. Temos que exigir preços dos combustíveis em proporção.
Deduzo que tenha aumentado os salários na sua empresa na proporção que exige, certo?
É que, com tanta sabedoria económica, suponho que tenha criado a sua própria empresa e a esteja a gerir segundo as diretivas que aqui tanto apregoa.
Qual foi a parte do “em Espanha os salários são MAIORES e paga se MENOS impostos” que não entendeste???
Estás a gostar da mamã e não queres que o leite deixe de corre, não???
Se lá fora conseguem, em Portugal não conseguem porquê???
Típico o seu comentário: insurge-se contra salários baixos mas nada diz sobre os impostos quando são os impostos um dos maiores factores que mantêm os salários baixos. Tem ainda a lata de vir dizer que Espanha tem salários mais altos sem referir, claro, que tem também impostos mais baixos!
É assim a esquerda! Mas para a esquerda há sempre margem para subir os impostos, há sempre margem para estrangular as empresas impedindo-as de crescer e de oferecer melhores condições de trabalho e salários mais altos mas depois, como se não tivesse culpa no cartório, feita hipócrita, o habitual é acusar as empresas de capitalismo selvagem.
Pois , hipocrisia é estar um governo de direita coligada os impostos subirem, os salários nem a inflação acompanham e dizer que o problema é da esquerda de cima do pátio de lá de trás , dos 72º que faz esquina de onde trabalha a prima…risota mesmo, aproveitar os foruns para fazer as mini propagandas a invocar esquerdas e direitas, como os não fossem todos uns mamões e quem faz esse tipo do propagandas não fosse igual (tu) …
Bem se vê o estado do país com tanta ignorância e falta de atenção , então agora com os extremistas que são a definição comprovada histórica de contrário de soluções a ganhar algum “momento”
Mas ok continuem a puxar a brasa para as grandes empresas, que já são tão bons a explorar e acumular milhares de milhões, mais tarde quero ver quem recolhe o lixo das ruas (como em lisboa…vai tu…).
Sabes que o governo está em minoria no parlamento e que medidas populistas/eleitoralistas (tipo subida de despesa como eliminar portagens por exemplo) podem ser realizadas pela oposição. Alias, a propria oposição pode boicotar medidas “anti-despesa” do governo – como as medida populistas de eliminar alguns subsidios, reduzir pessoal, acabar com alguns observatórios e por aí fora.
A carapuça serviu-lhe na perfeição!
Mas o que fez aqui o bemseve se não propaganda? E ainda por cima propaganda rasca de puro maldizer e ataques pessoais.
O bemseve, o que bem se vê é que do que gosta é dos extremismos a que está habituado e pelos quais luta tão “afincadamente”, é essa a sua normalidade. Qualquer cheirinho a direita, mesmo que salpicada abundantemente de esquerda… alto e pára o baile que o fim do mundo está a caminho!
O estado a que o país chegou, culpa da esquerda? Nunquinha, nem mesmo depois de ter estado no poder 9 dos últimos 10 anos! Nem da inflação que nos comeu os salários nos últimos anos, admitem ter culpa!!!
@be vesem Deixe-me corrigi-lo!
A Esquerda esteve no Poder 23 dos ultimos 30 anos. Só isto diz muito do que a esquerda é, e no estado em que pôs o nosso País!!
Tens razão, é preciso dinheiro para pagar todos os observatórios, e ongs, e imigrantada que está a chegar aos magotes a Portugal……….
+1
“Um “dos culpados” é o aumento do preço do barril de petróleo Brent”… quais são os outros culpados, se os há? Parece-me que o artigo não esclarece…
Está pois: preço do barril, impostos e situações geopolíticas.
OPEP para garantir o equilíbrio das economias à base de petróleo fixa os preços. Nada impede a Arábia Saudita de aumenta a produção e encher o mercado, fazendo cair os preços a pique.
A alternativa seria furar o embargo ao Irão e comprar-lhes petróleo a baixo custo tal como faz a China ou Coreia do Norte.
Fazes como o clube dos rapazes espertos: durante a semana é de bicicleta ou trotineta. Ao fim de semana vais a Espanha com 2 ou 3 jerricans na mala do carro. Quando precisares pões em cima do tejadilho e transferes com um sifão para o depósito do carro sem perder uma gota. Vais ver que em poucas semanas lhes acaba a gula por dinheiro fácil.
Então… é isso o que o Grunho costuma fazer para fugir aos impostos portugueses? Julgava que pertencia ao clube dos rapazes espertos que adoram impostos.
Tem que haver profunda reflexão….Só subsídios a distribuir……impostos sobre impostos…. É preciso mudar qualquer coisa.
Sai um entra e é sempre a mesma coisa.
Porque é que não existe uma plataforma de boicote a empresas deste tipo?
Era somente ter seguidores, a plataforma decidia boicotar por exemplo uma BP e até a mesma não baixar preços ninguém ia lá.
Acho que rapidamente iamos ter um mercado mais justo em vez de estarmos à espera que surjam umas DIgi em todos as áreas (gasolineiras, bancos, seguros..etc)
podes sempre boicotar com a carteira.. Vais meter combustivel noutras empresas ; ou mudas para EV :-p
É livre de dar o exemplo e fazer por sua conta os boicotes que quiser. É até livre de criar uma plataforma de boicotes e tornar-se chefe boicoteiro.
Pois, tenta boicotar o estado que fica com 60% do valor. Boa sorte nisso
Há muito parasita para sustentar e entram a cada dia centenas deles a mamar subsídios.
Quem paga a festa?
O Tuga otário.
Isto só vai piorar.
PorcoDoPunjab tem acertado sempre…
Quem puder que emigre para a Polónia ou algo do género, se eles aceitarem.
Esqueçam Franças e Alemanhas porque isso já acabou, eles é que ainda não sabem.
Em breve teremos uma mesquita no centro de Lisboa e aí sim, seremos o farol do desenvolvimento mundial.
Isto vai ter um fim lindo….
Entretanto mais um caso de violação em pleno Martim Moniz, e pasme-se, mais uma vez após uma manifestação da extrema esquerda!
Isto são coincidencias a mais!
os preços dos combustíveis em Portugal são uma vergonha, e deveria ser a prioridade de qualquer oposição digna baixá-los de forma considerável.
É a forma mais rápida de fazer descer os restantes preços. Abasteci em Espanha em Dezembro a 1,38€/L, não há razão nenhuma para termos os preços da gasolina acima de 1,30€, especialmente quando comparamos o salário minimo e médio com o nosso vizinho.
Já chega de pagar impostos inúteis, seja aqui, seja noutras áreas!
Não há nada a fazer…o Governo cobra muito caro os impostos de tudo… esse dinheiro que pagamos a mais em impostos em relação a outros países alguém o deve roubar e não me digam que não.O caso mais flagrante são as garrafas ou botijas de gás… em Portugal são o dobro do preço que em Espanha… andam a mamar muito à custa do Portuga.André Ventura chega-te para a frente e mete isto ao nível de Espanha sff
São “sensações”…
Os governos deveriam se impor contra a manipulação do preço dos combustíveis. Estás a pagar um litro a 1,70 quando provavelmente foi comprado muitos meses atrás com preços mais baixos. O esquema da Euribor aplicado aos combustíveis. Ninguém fala a fundo sobre isto. Pagar mais por decreto. Dar lucros acrescidos aos lucros já por si só, enormes.