Polícia do Reino Unido apreende Tesla Cybertruck alegando razões de segurança
Odiada por uns e adorada por outros, a Cybertruck têm-se mostrado uma ideia aparentemente acertada da Tesla e de Elon Musk. Limitada aos EUA e Canadá, não deixa de ser desejada na Europa. Ainda que a pick-up não possa ser registada no Reino Unido, isso não impediu um proprietário de tentar conduzi-la por Manchester. O resultado foi... o esperado!
Tesla Cybertruck é proibida na Europa
A Tesla Cybertruck é o carro do momento. Quer se adore ou odeie, não há como negar o seu estatuto único e distinto. O proprietário de uma destas pick-ups no Reino Unido presumiu que a popularidade da sua viatura elétrica poderia permitir-lhe contornar a lei. Mas o tiro saiu pela culatra!
A polícia local de Bury, uma cidade a norte de Manchester, revelou na quinta-feira no Facebook que apreendeu uma Cybertruck após ter realizado uma operação stop na cidade vizinha de Whitefield.
A polícia diz que o condutor, não identificado, era residente permanente no Reino Unido, mas a Cybertruck estava registada e com seguro no estrangeiro, algo ilegal no país.
Mesmo que o proprietário quisesse registar e segurar o carro no Reino Unido, não o poderia fazer.
Segundo a Polícia de Bury, a Cybertruck não possui um certificado de conformidade, documento do fabricante que atesta que o carro está em conformidade com todas as normas locais. Isto significa que não pode ser usado nas estradas do Reino Unido.
Autoridades temem a segurança dos utentes das estradas?
A esquadra vai um passo mais além, destacando as preocupações de segurança amplamente associadas ao design questionável do Cybertruck.
Embora isto possa parecer trivial para alguns, existem preocupações legítimas em torno da segurança de outros utentes da estrada ou peões no caso de se envolverem numa colisão com uma Cybertruck.
Disse a polícia.
A Cybertruck não tem zonas de deformação tradicionais e pesa mais de 3.000 kg, o que o torna especialmente perigoso para os não ocupantes.
Esperamos que a Tesla não traga este veículo para a Europa.
Um veículo deste tamanho, potência e peso enorme será letal para peões e ciclistas numa colisão.
Disse o Conselho Europeu de Segurança nos Transportes à Reuters em 2023.
Há também as arestas afiadas do Cybertruck. Embora tenham sido feitas inúmeras piadas online, existe uma preocupação real de que mesmo os impactos a baixa velocidade com peões possam causar ferimentos graves.
Dificilmente a Cybertruck da Tesla chegará à Europa, mas certamente que este tipo de casos não vão deixar de acontecer, mesmo que ilegais.
Posso estar enganado, mas a cybertruck é pior que as viaturas de transporte de mercadorias? Para além de serem também pesadas (com carga são mais pesadas que a cibertruck), não conseguem, por exemplo, travar com a rapidez desta…. Já as arestas “vivas” concordo…
+1
Exato. O transporte de mercadorias devia ser obviamente feito em clios… Aos 100kg de cada vez…
Ou isso ou permitir a circulação de qualquer viatura.
As viaturas pesadas de mercadorias não podem circular em grande parte das estradas em que circulam os veículos ligeiros.
Mas, ao que se sabe, há alguns Cybertruck a circular na Europa com matrículas da Chéquia e da Albânia registados como pesados de mercadorias.
7000 libras, 3175.1 kg !
Já não está na classe dos “tiljolos”, passa diretamente para a classe dos “pedregulhos”, quer na estética quer no peso 🙂
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O que não faltam são carrinhas americanas a pesar isso.
Os ricos, ou abastados, pensam que tudo podem. Mas as leis e as regras existem para todos. Se não fosse assim, viviamos numa anarquia.
Agora percebi esta história, está em nome de um residente do UK mas registada no estrangeiro, assim faz sentido.
Se fosse de um turista seria uma coisa mais estranha de acontecer…
Um turista também não pode conduzir o (seu) Cybertruck nas estradas do UK.
No caso, está registado no estrangeiro – porque não pode ser registado (homologado e matriculado) no UK.
Como é que os nacionais não podiam conduzir um Cybertruck e um turista podia?
Da mesma forma que isso é verdade hoje em dia, o problema aqui é que é um nacional com um carro registado em nome dele no estrangeiro.
Mesmo que acontece com um imigrante retornado e que o carro ainda tem matricula de outro pais.
Já cheguei a ver carros com matricula do Nova Iorque cá, e por exemplo esses não têm piscas a amarelo como os nossos, mas como é um carro registado com matricula valida no US e o dono tem igualmente morada fiscal no US onde está o carro é na boa por um determinado periodo de tempo.
Está visto que o estado Inglês não gosta dos tweets do Musk.
ora ai está. O resto são Lérias
Não podes conduzir na estrada um carro que não esteja homologado. Por isso é que (em teoria) não vês na estrada carros “frankenstein” montados pelo “Zé da Esquina”.
Pelos vistos a polícia britânica não é como a portuguesa. Em Portugal circulava na mesma bastava o dono ter dinheiro. A segurança é obvio que é questionável, mesmo nos EU, só circula pela influência do Sr. Musk
Era igual, em Portugal nem sequer conseguia documentos, nos EUA circula porque está completamente legal.
Não é aquele yiannimize que estava a tentar registar uma lá?