Google em queda? Menos de 90% do tráfego de pesquisa pela primeira vez em 10 anos
A Google é um dos faróis da Internet e um serviço de pesquisa que quase todos usam. Este cenário é realidade há muitos anos, mas há algo a mudar. Há motores de pesquisa a ganhar destaque com a IA e até novos a surgir. Isso é agora quantificado, com Google a ter menos de 90% do tráfego de pesquisa pela primeira vez em 10 anos.
O Google é sinónimo de pesquisa na Internet. Este cenário de domínio total reflecte-se na quota de mercado do Google. Mais de 90% das pesquisas online na última década foram realizadas na Pesquisa Google, mas uma surpreendente mudança de tendência de tráfego sugere que o equilíbrio de poder pode estar apenas a começar a mudar.
Conforme relatado, as estatísticas do Statcounter mostram que a quota de mercado global de pesquisa da Google caiu para menos de 90%. Isto referente aos últimos três meses. Em concreto, foi de 89,34% em outubro, 89,99% em novembro e 89,73% em dezembro.
Mais de 89% ainda é uma posição dominante no mercado. O que é mais interessante nesta situação é que é a primeira vez que a Google não consegue deter uma quota de mercado de 90% num período de três meses. Isto não acontecia desde o primeiro trimestre de 2015, quase exatamente 10 anos antes.
Embora se possa presumir que o ChatGPT atrapalhou alguns dos hábitos do Google, as estatísticas indicam que os concorrentes tradicionais dos motores de busca beneficiaram mais desta mudança de tendência. As informações são limitadas, mas revelam que o Bing, o Yandex e o Yahoo! tiveram um ligeiro impulso. O Bing ficou em segundo lugar em quota de mercado em dezembro, embora com pouco menos de 4% das pesquisas online.
Uma possível mudança no foco nos utilizadores não seria uma boa notícia para a Google, embora pudesse trazer alguma mudança importante para este mercado e para a gigante das pesquisas. A empresa continua envolvida num caso anti-monopólio há algum tempo e com importância elevada. O Departamento de Justiça a acusar a Google de comportamento monopolista.
Parte da defesa da Google tem sido apontar que os utilizadores têm escolha e são livres de a exercer. Estas estatísticas poderiam acrescentar um pouco mais de peso a este argumento e mostrar que afinal o próprio mercado pode regular-se e dar possibilidades a todos os motores de pesquisa.
è normal à publicidade que dá que os anunciantes pagam, o que recomendam com base em publicidade paga é normal que as pessoas deixem de usar. é como o youtube muitas pessoas já nem vêm os videos é só publicidade exagerada, que tem que ter sim mas há limites…. mas só usa quem quer qualquer dos serviços como é óbvio
Os sistemas operativos, os browsers, aplicações etc…, começaram a incorporar ferramentas com acesso a AI e isso faz com que o utilizador não tenha necessidade de ir ao google.com pesquisar.
Mesmo muito pessoal agora prefere ir ao Gemini 2.0 ou ao ChatGPT porque torna a pesquisa mais produtiva, falo por mim agora é raro consultar um motor de pesquisa.
Isto é um problema para a Google e para todo o pessoal que conta com a receita que o tráfego que a Google gera para o seu blog, e-Commerce, fóruns, etc…
Tempos interessantes e desafiantes para as profissões que se dedicam a atrair tráfego para sites/apps desde, Marketing Digital, SEO, Gerentes de tráfego…
Pesquisar e aprofundar determinados temas na internet, competia ao utilizador pesquisar, por exemplo nalguns casos, umas 20 abas , e depois, uma a uma retirar / deduzir a informação disponível. Com a IA, as melhores, basta ao utilizador saber encadear bem as perguntas. Poupa-se imenso , imenso tempo de produtividade.
Não sou de todo uma amostra geral da população, mas a verdade é que desde que saiu o ChatGPT pouco ou nada usei o Google.
Então para pesquisas básicas como trivia ou dados é o melhor.
Degoogle your life, com o tempo ficaram um problema e nao uma solucao.
A verdade é que a Google confunde-se com a própria internet, até parece que uma não existe sem a outra.
O problema é a publicidade, é a praga da era moderna, as pessoas estão a ficar fartos de tanta publicidade e a Google vive da publicidade talvez ainda não seja muito preocupante para a Google mas mais sedo ou mais tarde vão ter de rever a sua atuação no mercado e como impigem a publicidade aos consumidores.
Ainda não percebi como podem usar tiktoks e instagrams como replacement para o google. Os mais nerds vao falar em duck duck go mas isso é inutil
O Problema da google como muitos já referiram é a publicidade. Estamos a migrar para outras plataformas em que o conteudo que procuramos não é inundada com publicidade exagerada.
O ChatGPT não entra para estas estatísticas do motor de pesquisa. Diz a Statecounter nas FAQ:
“É assim que uma referência ao motor de pesquisa é rastreada por nós:
– Uma pessoa abre um motor de pesquisa no seu navegador da web (browsr) ou clica/toca numa caixa de pesquisa do navegador.
– E entra na sua pesquisa e olha para a página de resultados do motor de pesquisa.
– E clica/toca no link de um site na página desses resultados e abre o site desejado.
– Se esse site tiver o código statcounter instalado, essa pesquisa será rastreada como uma referência ao motor de pesquisa por nós.
– Se esse site não tiver o código statcounter instalado, nenhuma referência do motor de pesquisa será rastreada por nós.
– Se essa pessoa nunca clicar em nenhum resultado do site, nenhuma referência ao motor de pesquisa será rastreada por nós”.
Isto é a forma tradicional de se fazer pesquisas com o Google Search ou o Bing. E ainda assim, desde que o Google começou a acompanha muitos links dos resultados da pesquisa com pequenos resumos, se o resumo for suficiente nem se chega a abrir o link e aceder ao site – e já não conta para as estatísticas.
No caso de pesquisas na app ChatGPT (e no Copilot e no Gemini) a respetiva IA já fez um resumo alargado. Mesmo que inclua links para páginas web o mais certo é nem se chegar a abrir, por não ser preciso.
Em conclusão, se se quiser saber quanto é que o ChatGPT (e o Copilot, o Gemini e outros chat IA) já roubaram de quota de mercado às pesquisas tradicionais, do Google Search, não pode ser através das estatísticas do post. Dependendo do assunto, tenho cada vez mais tendência a fazer pesquisas através do ChatGPT. A ideia que tenho é que cada vez há mais.
Passei só para lembrar que a Google tem os vossos dados todos catalogadas e agrupados para alimentar IA’s. Vocês já eram usados para treinar IA ainda nem se falava disso, ainda nem havia ChatGPT’s e afins e vão continuar a ser.
São eles os próprios a direccionar tráfegos e tendências, não são vocês nem títulos de notícias, entendam isso de vez.
Correctissímo! e não é só no que se escreve, mas também o que é captado pelos microfones dos diversos equipamentos se conseguir percecionar o que captou. Nada lhes escapa e a maioria das pessoas não têm essa percepção. Se não desligarem nas defenições manualmente que não querem que a google permita ouvir as vossas conversas, estão a ser permanentemente escutados. E o algoritmo adapta-se automaticamente.