Quanto tempo deve durar a bateria de um smartphone Pixel? A Google esclarece tudo
A bateria é sem qualquer dúvida um dos elementos mais importantes de um smartphone. Para além de uma vida útil que deve ser prolongada para durar o máximo de tempo numa utilização, devem dura muitos anos com a mesma capacidade. A Google, com os seus Pixel, revelou o tempo de duração normal da bateria de um smartphone.
O tempo de duração da bateria de um Pixel
A Google quer acabar com qualquer tipo de disputa sobre a vida útil das baterias dos Pixel. A empresa indicou exatamente o número de ciclos de bateria que os utilizadores podem esperar nestes smartphones. Logicamente, esta informação é completamente nova e, de facto, até agora nenhuma empresa se atreveu a dizer tão diretamente a vida útil das baterias que integram nos seus dispositivos.
Na publicação feita na página oficial de suporte da Google, foi dissecado o funcionamento dos ciclos de carregamento da bateria utilizados nos Pixels. Na verdade, foram formados dois grandes grupos que abrangem os mais recentes lançamentos da Google e as versões com mais de alguns anos.
Antes de entrar no tema da duração da bateria dos Google Pixels, a empresa oferece uma série de informações sobre o funcionamento deste componente. A empresa indica é que a bateria dos Pixel foi concebida para reter pelo menos 80% da sua capacidade inicial após um número específico de ciclos de carregamento.
Google revela este dado de um smartphone
Além disso, esclarece que a duração da bateria depende muito dos diferentes hábitos de carregamento e utilização do dispositivo. Nunca dois Pixels terão a mesma duração de bateria porque a sua utilização nunca será a mesma porque cada pessoa tem uma experiência única. Claro que a Google indica que existem alguns mínimos.
- Pixel 3 a Pixel 8 Pro, incluindo Pixel Fold: Deve manter até 80% da capacidade por cerca de 800 ciclos de carga.
- Pixel 8a e posteriores: devem manter até 80% da capacidade por cerca de 1.000 ciclos de carga.
A Google explica ainda como os utilizadores podem consultar os ciclos de bateria já realizados. Para isso, devem, num Pixel 8a ou modelos posteriores, realizar os seguintes passos. Abrir a app Configurações do smartphone. Depois, deve tocar em Sobre o telefone e de seguida em Informações da bateria.
Os ciclos da bateria são quantificados quando o dispositivo, os Pixel neste caso, realiza uma carga completa. O exemplo que a Google oferece indica que ao utilizar o Pixel de 100% a 50% e depois carregar de 50% a 100%, a quantificação é de meio ciclo. É aconselhável não realizar ciclos de carregamento completos para prolongar ao máximo a vida útil do dispositivo.
Isto dos 80% é um mito.
Obviamente se eu “economizar” 20% no carregamento da bateria (pois só carrego 80%), ela durará mais 20% no fim.
É matemático!
No entanto como o carregamento ficou a 80% por cento, pode não me chegar para um dia, e terei que carregar novamente.
Lá foi a economia pelo cano abaixo.
Se eu carregar 50% todos os dias, obviamente a bateria irá durar o dobro da sua vida útil.
Mas isso não serve, pois só terei 50% de carga e garantidamente na me chega para um dia.
Daí os “cientistas” apontarem para os 80% que será uma carga razoável para um dia, numa utilização básica, e “guardar” os 20% da bateria para o fim de vida.
80% para mim não chega para um dia.
Já fiz o teste. Ao fim do dia, antes do jantar lá tenho que carregar qualquer coisa para ter o telemóvel até me deitar.
No entanto não posso deixar de dizer que as baterias durarem somente um dia, há mais de uma década é frustrante.
Arre sempre o mesmo comentário da treta. Vamos ver se percebes, a bateria tem um numero finito de ciclos e a forma como os ciclos são feitos têm influência na saúde da bateria, quanto mais carregamentos a 100% fizeres, maior degradação provoca em ciclos futuros ou seja a bateria irá RETER cada vez MENOS ENERGIA POR CICLO. Exemplo aqui escrito no artigo “Pixel 8a e posteriores: devem manter até 80% da capacidade por cerca de 1.000 ciclos de carga.”, ou seja se todos os carregamentos que fizeres forem completos dos 0-100%, no final desses 1000 ciclos ela não vai estar a reter os 80% de capacidade por ciclo. Capiche?
Percebeste tudo mal, isto não é sobre a duração da bateria de um carregamento, é sobre a degradação da bateria ao longo do tempo (ciclos, anos).
Carrego durante a noite, neste momento estou a limitar o carregamento a 80% no dia-a-dia, e apenas a 100% quando sei que posso precisar, p.e. saídas nocturnas, viagens… 9pro
Sempre carreguei até100% durante a noite, quase todas as noites, e o meu Xiaomi 9 Lite durou 4,5 anos!
Eu carrego a 100%. Quando a bateria fraquejar, chego-me à ISERVICES ou similar, e compro e mando montar uma bateria nova. Ou mudo de telemóvel. Porque hei-de andar a replicar condições que se verificam em média após 3 anos de uso, e que obrigam a andar com powerbank atrás, quando tenho um telemóvel novo?