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Governo vai reduzir apoio aos combustíveis já em janeiro de 2025

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Croft Lara says:

    O meu elétrico não quer saber.

  2. RICARDO says:

    Havia de subir para dez euros o litro… Porcaria dos escapes…

  3. Diogo says:

    Ainda bem que a curva da procura-oferta nos combustíveis não se aplica

  4. semerodk says:

    E nem assim o mercado de EVs ultrapassa os 5% de veículos em circulação. Está mais que viste que os elétricos têm sido um desastre. Em 1900 também não eram eficientes. Talvez sejam bons daqui a 100 anos.

    Quem os comprou perdeu 80% do valor do carro em menos de 5 anos. ESTUDASSEM!

    Combustão interna e híbridos continuam a ser a solução nas próximas décadas.

  5. Droide says:

    Acho piada chamar “reduzir apoios” quando os preços dos combustíveis são constituídos sobretudo por impostos.

    • Grunho says:

      Errado. Primeiro, parte do imposto é fixo e diferente no gasóleo e na gasolina (11 cêntimos + IVA a mais). Depois, quanto mais alto for o preço do produto na origem, mais baixa é a parte do imposto, devido à componente fixa.

      • Anónimo says:

        Errado? Qualquer talão do posto de combustível ou a própria informação prestada pelo oficial da Direção-Geral da Energia e Geologia mostra que mais de metade do preço da SC95, SC98, e Gasóleo são impostos… qual é a próxima, negar que a terra é redonda?

        • Grunho says:

          Metade significa 50,0%. E os números que vêm no talão andam à volta dos 60% para a SC95 e dos 40% para o gasóleo, o que é diferente de metade.

          • Yamahia says:

            Vê lá isso melhor @Grunho
            O preço médio semanal, calculado pela ERSE para a semana entre 16 e 22 de dezembro, antes de impostos, é de 0,783 euros/litro para a gasolina 95 simples e de 0,830 euros/litro para o gasóleo simples.
            Depois de impostos o valor passa 1,743 € na gasolina e para 1,641€/l para o gasóleo.
            Qual é o peso dos impostos nos combustíveis?
            Significa que por cada 100 € de gasóleo, 49,00€ são impostos.
            E que por cada 100 € de gasolina, 55,00€ são impostos.
            Entre os dois venha o diabo e escolha!

            As contas terão que ser refeitas a partir de Janeiro. Vai ser lindo!

          • JL says:

            Portanto o gasóleo continua a ser subsidiado, já que tem um custo de produção superior e é mais poluente por litro.

          • Yamahia says:

            O gasóleo e as pessoas que dele dependem como bem de primeira necessidade são alvo de extorsão na forma de impostos. Se o gasóleo fosse subsidiado, teria um PVP inferior a 0,830 euros o litro, no entanto, o que se verifica é que é vendido pelo dobro desse valor. Logo, não é subsidiado, pelo contrário, é altamente penalizado.

          • JL says:

            Quais pessoas ? Você ?

            Os que dele dependem tem apoios ainda maiores, podem ter Galp frota, e deduzem 50% do IVA.

            Tanto é subsidiado que o governo até vai diminuir a taxa de CO2 para conter a retirada deste apoio.

          • Mario3 says:

            @Yamahia, o JL não deve comer, e quando vai ao supermercado exige que as mercearias dele sejam transportadas exclusivamente por camião elétrico, caso contrário não as compra.
            Nem as encomendas que recebe, deve exigir ás transportadoras que as encomendas sejam transportadas em carrinhas elétricas e navios elétricos…. caso contrário nao recebe as encoimendas.

          • Mario says:

            @JL sabe que o CO2 é fixado administrativamente num “mercado”. Para haver especulação.
            Isto é, quem paga pode poluir á vontade que o planeta diz… pagaste podes poluir que já não contribui para as alterações climaticas.

          • JL says:

            Não sei porque isso não é verdade, ele é um valor fixo determinado pelos governos, não é um artigo ou empresa em bolsa.

            Queria que fizessem o quê ? prendessem quem emite mais que outros ?

            Ok, já vi que não entende uma coisa simples, os poluidores pagam, esse dinheiro serve para financiar projetos que consistam em não emitir mais CO2 ou até capturar CO2.

          • JL says:

            Não, não exijo, mas não deve faltar muito para os mercados terem esse serviço, aliás, alguns já têm, e que as pessoas possam ter preferência.

            Deixe-se de conversa hipócrita.

          • Mario says:

            Amen aleluia ao JL-sabe-tudo-sobre-tudo.
            Sim sim, olhe, tem 150€ de compras para entregar… se for entrega normal sao 10€, entrega “sustentavel” sao 30€.
            Pretende?

          • JL says:

            Nesse caso é ao contrário, porque entregas com veículos elétricos são mais baratas, não se lembra porquê é que as empresas os escolhem ? não viu que os seus argumentos não fazem qualquer sentido !!

            Está a ver que ás vezes basta apenas ler para não se passar vergonha:

            “s entidades reguladas devem entregar os direitos por uma quantidade equivalente às emissões que geram, podendo escolher entre implementar medidas internas de redução ou comprar direitos no mercado de carbono, dependendo dos custos relativos dessas opções. O fato de criar uma oferta e uma demanda de direitos de emissões faz com que um ETS estabeleça um preço de mercado para as emissões que flutua ao longo do tempo.”

    • Mário says:

      Verdade! E já agora… ninguém me soube responder assertivamente a isto… sendo os elétricos o futuro não deviamos estar já a assistir á estagnação do consumo de combustiveis fósseis pelo menos em Portugal? Isto para haver mais consumo de eletricidade.
      Link de referencia para o Sr. Prior dizer que não estou a mentir http s://www.rtp.pt/noticias/economia/consumo-de-combustiveis-fosseis-fixa-novo-maximo-apesar-do-aumento-das-renovaveis_n1580467

      • JL says:

        Sr Prior da mobilidade a combustão, os carros a combustão continuam a vender-se ainda mais que os eléctricos, e há cada vez mais pessoas, portanto só nos países onde a sua cota é alta, é que existe redução de consumo de combustíveis.

        • Mário2 says:

          Continua a não responder a minha questão.

        • Grunho says:

          Há uma maneira simples de começar já com uma corrida aos eléctricos: igualar já o imposto da gasolina com o do gasóleo, ou melhor ainda, indexá-lo ao teor de carbono de cada litro.

          • Yamahia says:

            Indexar ao CO2 parece que é o que já acontece e por isso pesa em desfavor da gasolina.
            Mas isso até acaba por ser uma coisa boa dado que o O CO2 é o gás da vida, o CO2 é a razão de vivermos, o CO2 é bom para o planeta, o CO2 é a razão de vermos folhas verdes. Por isso sim, a gasolina devia ser mais barata.

          • JL says:

            Sendo o gás da gisa não entendo porque metem os escapes na traseira dos carros, sabendo que a malta adora o barulho. Algo de errado não está muito certo. Lol

  6. Grunho says:

    Em Espanha o aumento de imposto vai todo para o gasóleo. A burguesia exploradora já começou a vender os diesel de alta cilindrada à classe média assalariada e gasóleo ao preço da gasolina é a maneira infalível de provocar uma corrida aos eléctricos e PHEV.

  7. Mário says:

    Apoio? Mas há algum apoio? As propostas aprovadas precisam de dinheiro e ele tem que vir de algum lado. Ainda acham que os impostos nos combustiveis é para poupar o ambiente… meninos.

    Já sei já sei… não tenho um eletrico porque não quero e porque sou marreta em não querer. Não sei como não reduzem o apoio nos elétricos, já há muitos e porque não reduzem os apoios ás concessionárias das autoestradas, entre outros.

    • JL says:

      Afinal eu tinha razão, você além de não querer, não quer que os outros queiram.

      O apoio aos eléctricos tem sido reduzido, parece que não lê as notícias, faça um favor a si próprio, leia em vez de dizer disparates.

  8. Fla says:

    Apoio? Mas que apoio?

  9. Yamahia says:

    “…Bruxelas alertou que Portugal não estava a cumprir as recomendações para descontinuar os apoios. …”
    Bruxelas tb alertou ES q devia cobrar portagens na AE’s.

    • JL says:

      Ah afinal sempre existem subsídios.

      • Yamahia says:

        Para carros elétricos? Sim, há muitos subsídios! Directos e permanentes!
        Para carros a combustão, cada vez que vai abastecer, tem de entregar um presunto à parte. Até agora, ainda lhe davam uma pequena fatia para fazer umas sandes (com mais manteiga do que presunto, claro). Mas, pelos vistos, a partir de janeiro, nem direito a uma sandes com aroma a presunto vai ter!

        De qq forma a fatia de presunto não era um subsídio mas sim um alívio fiscal temporário

      • JL says:

        Para combustíveis, é sobre isso o artigo , não se distraia.

        Num carro eléctrico também, 70% são impostos e taxas.

        Exato, parece que os a combustão vão perder mais um subsídio.

        • Yamahia says:

          “…Num carro eléctrico também, 70% são impostos e taxas….”
          MéKiÉ?

          • JL says:

            Ah agora já não sabe ? então num carregamento com 90 cêntimos o kwh, qual é de facto o valor da energia ?

          • Yamahia says:

            E o resto são impostos? Looolooolool
            Eu acho que é mais custos de infraestrutura! Ou agora tb quer infraestrutura à borla e q que trabalhem de borla para si?
            Era só o que faltava!!!

          • JL says:

            São taxas e impostos.

            No combustível não paga custos de infraestrutura?

            Também quer bombas à borla ?

            Era o que faltava.

        • PJA says:

          70%? Só inventa, isso nem nos ICE, e esses pagam e bem.

          • JL says:

            Os que pagam bem são os eléctricos na rede publica, os ice não, tanto que até têm subsídios.

            Tanto há que está no próprio artigo sobre isso, a sério que vai continuar a negar até no próprio artigo ? isso já é negação ao limite. LOOL

          • PJA says:

            No artigo está apoios, não é subsidio. Mais concretamente redução da taxa de co2, implementada pelo governo anterior. Subsídios recebem os BEV na compra, 4000€.

          • JL says:

            Então porque você e outros falam em subsídios quando se trata de eléctricos ? Ao menos seja coerente.

            Não são subsídios, são apoios.

        • PJA says:

          Qual subsidio na combustão. Não seja mentiroso. Não há subsídios nos combustíveis, nem nunca houve.

          • Grunho says:

            Há subsidiação fiscal do gasóleo pelos consumidores de gasolina, que pagam mais imposto para outros terem gasóleo mais barato. E isso é mais abominável quando se sabe que o gasóleo move o parque automóvel de alta cilindrada da burguesia exploradora e a gasolina os carros pequenos e económicos da classe média assalariada.

          • PJA says:

            O ISP sobre o gasóleo é menor desde sempre, pelo motivo de há muitos anos ser utilizado somente por empresas, era um incentivo a economia. Era raro o particular que tinha carro a diesel. 
            É claro que governo pode colocar valores iguais, e é claro que você é que vai pagar quando for as compras.
            Mais não é subsidio, as pessoas pagam na mesma, pagam é menos.

          • JL says:

            Era ou é? Curioso porque já tive um diesel para uso particular e usava esse incentivo, aliás, em Portugal mais de 60% do parque é diesel devido a isso.

            Já agora, não é desde sempre, mas sim desde os anos 90.

            Nesse caso são as pessoas que gastam gasolina que mais pagam, depois os que usam gasóleo também pagam mais, porque temos de importar gasóleo refinado e vender gasolina aos americanos e brasileiros a preços mais baixos que aquele que vendemos ao nosso povo.

            É por isso que temos combustiveis caros, mais caros que Espanha, já que eles não se inundaram de carros diesel.

          • Yamahia says:

            Que tretas.
            Das raras x’s q vou à GOLPE obtenho descontos superiores a 50% do IVA e não tenho cartão frota. Para isso bastam as apps Continente e mundo Galp.
            De qq forma prefiro os descontos da BP.

            E não temos combustíveis mais caros que ES. Temos é impostos mais altos que ES. São coisas diferentes.
            Antes de impostos os combustíveis em ES são mais caros que em PT.

            Qt ao parque auto, ES até aderiu mais ao Diesel que nós. Chegou a ter 80% em 2019. E é compreensível pq eles lá não levam com o valor pornografico que é o ISV sobre a CC nem com a dupla tributação do IVA como aconteceu em PT.

          • JL says:

            Você considera impostos tudo aquilo que está fora do custo à saída da refinaria, o que é um tremendo erro, depois disso ainda tem custos que não são impostos.

            Errado, chegou a adquirir, não quer dizer que o parque seja de 80%, aliás, o parque deles é dos menores que existe a diesel na Europa.

          • Luis says:

            Não batas boca com ignorantes, vão acabar te convencendo, não pela inteligência, mas pela quantidade de asneiras que falam. Cada coisa que se escuta, e ainda acham que são inteligentes, quanta bobagem essas pessoas falam.

          • JL says:

            Então nesse caso o Luís está a achar-se mais inteligente que os outros, só que não, já que nem argumentou.

          • Yamahia says:

            @JL dedique-se à pesca.
            O valor do combustível é mais alto em PT do que em ES única exclusivamente por causa dos impostos. Repito, antes de impostos os preços dos combustíveis em PT são mais baratos que em ES.

            Se quiser confirmar:
            GASOLINA
            “…Portugal apresentou uma maior cargafiscal (52%) no contexto da Península Ibérica, razão pela qual o PMV português, com impostos, foi cerca de 11,0 cent/l superior ao de Espanha, …”
            GASÓLEO
            “…O peso fiscal em Portugal (46%) foi superior ao espanhol (43%), levando a que o PMV praticado em Portugal fosse 7,0 cent/l superior ao de Espanha. …”
            FONTE
            https://www.erse.pt/media/rytji5rh/2t2024-boletim-pre%C3%A7os-ue-27.pdf

            E atenção que isto é relativo ao Q2 e que agora a diferença é maior pois o governo de PT tratou de impedir a descida do preço dos combustíveis na bomba que reflectiriam a baixa do preço do petróleo.
            Fê-lo por 3x’s no Q3 e no Q4 de 2024 com a desculpa da treta da taxa do carbono, acumulando um aumento total de 7 cêntimos por litro tanto no gasóleo quanto na gasolina ao longo deste período.
            ES não mexeu.

          • JL says:

            Ah boa, viu que afinal também tem custos de infraestrutura, baixou logo a percentagem… LOOOOOOOOOL

            Olhe, mas não é mais caro que França, e até que outros, porque será ?

  10. Cláudio says:

    Eu gosto de elétricos por causa do silencio, para mim um carro silencioso é tudo, mas as baterias sao altamente poluentes ate mais ainda que o gasóleo e a gasolina.
    Daqui a 10 anos ou ate menos nao sei o que fazem a tanta bateria estragada……reciclar como ? alguém sabe? queimar vap poluir enterrar vao poluir, nao vejo solução possível. A Tesla pensa que inventou uma grande coisa mas estamos longe de vir algo realmente ecológico e biodegradável.

    • JL says:

      Por acaso não, são bem menos poluentes, senão não eram incentivados.

      E porque tem de fazer algo aos 10 anos ? O meu tem 10 anos e está impecável , o seu não ?

      Reciclar com fábricas de reciclagem, tal como já fazem.

      Enterrar ? Onde ?

      A Tesla não inventou nada, apenas evoluiu aquilo que já existia.

      Tanto é mais ecológico que é o preferível, tem razões a apontar o contrário ? Quais ?

  11. Luis says:

    Não preciso argumentar visto que o que falas e pura besteira de uma mente medíocre. E não sou mais inteligente que ninguém mas com certeza muito superior a você.

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