PplWare Mobile

Putin desafia Ocidente para “duelo de alta tecnologia do século XXI”

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. klimane says:

    Não acham que andamos a abusar do mundo que temos?
    É nos oferecido de bandeja um planeta espetacular, com tudo de bom e do melhor e esta gente passa a vida a pensar como destruir tudo?
    Será que merecemos?
    Isto é vida? Viver na roleta russa?

    • Anung says:

      É a vida….desde que o mundo é mundo.

      • Fusion says:

        Não só com os humanos como tudo que é biológico neste planeta, sempre foi assim desde o primeiro ser unicelular até as espécies mais evoluídas.
        Será sempre uma constante evolução e lei da sobrevivência, vemos isso nos animais selvagens e certamente com nos humanos.

        Charles Darwin descreve isso perfeitamente na A Origem das Espécies.

        Se concordo que nos andemos a matar uns aos outros ou pelo menos sempre em conflito? Obvio, no fim do dia somos seres com consciência, no entanto somos também de origem animal e a explicação para essas coisas advém dai.

        • Anung says:

          Leis da natureza para regular o “não há tudo para todos”

        • FM says:

          Nem mais, só não é pior porque a consciência, do animal homo sapiens sapiens, limita um pouco o que a genética dita no mundo animal, a luta pela sobrevivência e subsistência do mais forte/adaptado.

        • FM says:

          ” Batizámos a nossa espécie Homo sapiens: o homem sábio. Resta saber se temos feito justiça ao nome.
          Não há dúvida de que, nos últimos 100 mil anos, os sapiens acumularam um poder colossal. A enumeração das nossas descobertas, invenções e conquistas exigiria vários tomos. No entanto, poder não é sabedoria, e, ao fim de 100 mil anos de descobertas, invenções e conquistas, a humanidade enfrenta uma crise…….
          Afinal, sendo nós, os sapiens, tão sábios, porque somos igualmente tão autodestrutivos? ” In NEXUS

        • Tretada says:

          Fusion, no seu último parágrafo… é óbvio que concorda?!

          • Fusion says:

            Obvio que não concordo.
            Sorry dever ter sido falha minha a escrever, mas como não dá para editar, olha ficou assim.

            Mas claro que não concordo com isso como é obvio

        • X says:

          A vida na terra vive na base do trial and error, os seres Humanos têm a responsabilidade de aprender a viver na terra de maneira positiva, não estamos no patamar nos animais.

        • trolha333 says:

          sim, sim! teoria de Darwin. LOL

    • X says:

      O ser Humano ainda é disfuncional, ainda não aprendeu a viver neste planeta de maneira positiva e depois ainda tens os psicopatas com poder que estão-se a borrificar para a Humanidade e prepetuam um sistema de guerra constante e divisão para gerar mais lucros.

      • Anung says:

        Psicopatas somos todos, eu, tu, o manel , a maria…etc…
        Todos nós nos estamos a borrifar para a humanidade. A única diferença é o nível de hipocrisia de cada um.

        • Tretada says:

          Anung, se tivesse escrito «egoístas» em vez de «psicopatas» até era capaz de estar mais ou menos certo.

          • X says:

            Não te precipites a chegar a uma conclusão do que o ser humano é ou deixa de ser, no fundo somos ignorantes, e mesmo que fosse-mos egoistas temos que ter a noção que a nossa saude depende de tudo que nos rodeia mais vale tratar da natureza de maneira positiva. Nada vive individualmente.

          • Anung says:

            Nem vive para sempre 😉

        • X says:

          aos poucos vai-te caindo a mascara, tu no fundo és um misantropo avarento.

          • Anung says:

            Vai caindo? Entou ainda perduro, pois a tua já caiu há muito.
            Não passas de um hipócrica narcisista que gosta de tirar fotografias condescendentes bonitas a si mesmo.

      • Tretada says:

        X, tenho aqui de concordar consigo mas fico sem perceber uma coisa… por que apoia então ideologias aproveitadas por psicopatas que se estão a borrifar para a humanidade, ideologias que, na prática, tornam a humanidade disfuncional?

    • Stanley says:

      Trissolarianos (San-Ti) pensam o mesmo.

  2. B@rão Vermelho says:

    Um ditador para se manter no poder tem de arranjar um inimigo externo, infelizmente calhou à Ucrânia a fava e como está com a rabinho entre as pernas depois de perder a Síria, agora vem dar uma de fanfarão para os pobres Russos.
    Ajudem o homem que está a ficar com os calos apertados.

    • João Manuel says:

      Percebes imenso de Geopolítica ! Deixa de ver TV …

      • freakonaleash says:

        Tu percebes de geopolítica?
        A geopolítica exige o genocídio de vida, cultura e identidade ucraniana? É assim que aceita a mortandade que Rússia impõe ao mundo?

        • Historiador says:

          @freakonaleash
          Onde é que estava esse sentimento acerca de mortandade de civis quando os Estados Unidos estavam a realizar a sua “Operação Especial Militar” no Afeganistão e no Iraque?

          No Iraque, de acordo com o projeto ‘Iraq Body Count’, entre 185.000 e 210.000 civis foram mortos diretamente desde a invasão de 2003.

          No Afeganistão, segundo o projeto ‘Costs of War’ da Universidade Brown, cerca de 47.000 civis afegãos foram mortos entre 2001 e 2021.

          Queres mostrar inteligência e conhecimento mas só mostras ser tendencioso e ignorante. Tens que crescer muito para que a tua opinião possa ser sequer considerada. E sim estou arrogante ou condescendente!

        • Historiador says:

          @JP este desabafo da minha parte é o acumular de muita coisa que tenho lido aqui por parte de muita gente que acha que o mundo é como nos filmes.
          Acho que poucos estão conscientes de que em nenhum período da história humana estivemos tão perto da destruição total como estamos neste momento, e não me refiro só à situação na Ucrânia.
          Sinceramente sinto que anda tudo louco e que o mundo é governado por crianças em idade pré-escolar.
          Mas peço desculpa pela forma como me exprimi.

    • Grunho says:

      A Ucrânia é russos. É uma província da Rússia que se corrompeu aos imperialistas na mira de, a prazo, se abarbatar aos fabulosos recursos naturais da Rússia. O zé lenços da voz de bagaço esqueceu-se de que Washington e Bruxelas não pagam a traidores.

      • freakonaleash says:

        A Rússia colada à China já é controlada economicamente por chineses…pense nisso antes de vir para aqui com flatulências. Já percebi que a tentativa de genocídio do povo, identidade e cultura ucraniana não lhe dizem nada além de: Força Putin, estou contigo, massacrar civis é fixe!

  3. Aziado says:

    Eu nem tenho palavras para descrever, esse inseto. Nem as baratas metem tanto nojo.

  4. Anung says:

    Então mas por esta altura não era para o Putin e os Russos andarem agarrados á barriga com fome devido ás sanções? Agora vêm com alta tecnologia que custa milhões?

    Mas as sanções foram para quem afinal?

    • B@rão Vermelho says:

      O teu raciocínio está correto, mas estás esquecido que a Russia é uma ditadura, achas mesmo que ele está preocupado que aja Russos com fome ou a morrer ao frio?
      Esta conversa eu estou habituado todos os anos no inico das épocas desportivas, principalmente nos desportos motorizados, este ano é que temos o carro vencedor, e depois em corrida que é onde tens de demonstrar o valor, anda 1 segundo atrasados

    • Rui says:

      A Ucrãnia, essa superpotência, com o ferro velho que lhes impingimos ainda está a lutar taco a taco com a rússia, passados 3 anos, com 20% do território ocupado ameaça o ocidente onde perde em toda a linha!!!!

      A rússia só ainda não levou nas trombas porque tem milhares de armas nucleares, tudo o resto é lixo!
      O Irão em apenas algumas horas, perdeu toda a defesa aérea de origem russa que tinha, para a Força Aérea de Israel, só com F-15 e F-35!!!!!

      Se os criminosos russos têem tecnologia de ponta, onde é que ela está na Ucrãnia?
      Toda a marinha fugiu com medo de ser afundada, a Força aérea dispara os mísseis ainda em território russo para nao serem abatidos!!!! Têem umas FA só com carne para canhão, como aconteceu com os norte coreanos que foram massacrados a tentarem chegar a Kursk…… a pé, sem qualquer apoio blindado!!!!

      https://www.msn.com/en-gb/news/world/chilling-scale-of-putin-s-north-korean-losses-in-ukraine-revealed-in-leaked-phone-call/ar-AA1w8U9C?ocid=socialshare

    • Manuel da Rocha says:

      A Federação Russa tinha, em Outubro de 2021, em reservas económicas centrais: 839188360 milhões de dólares. 560 vezes o PIB europeu!!!
      É daí que andam a usar dinheiro, para pagar 600000 euros, anuais, a militares, quase 30 milhões, a pilotos de aviação.
      Só que a reserva está a afundar-se, pois para pagarem, principalmente à China e Índia, já não há euros, dólares e yuan. Já precisam do Azerbaijão, para comprar moeda estrangeira.
      Foi para isso, que organizaram uma super cimeira, onde esteve o Guterres, para negociarem formas de operacionalizar os câmbios. Até o Afeganistão recusou esse acordo. Ontem surgiu a proposta, para a DUMA, câmara alta do parlamento russo, retirar os talibans, da lista de terroristas, onde estão desde 1966.

  5. SergioA says:

    Desafio aceite.
    Acabava-se ja com a(s) guerra(s) (sim, a Ruzzia anda a fazer das suas por terras de Africa tambem) e voltariamos a ter paz outra vez.
    Durava menos de 3 dias para resolver a coisa!

    • Fernandes says:

      Duravamos exactamente 72 minutos..a coisa ficava resolvida de vez.
      Nós estamos a abusar da bondade dos outros, e olhamos para essa bondade como sinal de fraqueza…

      Esta jogada, é uma forma legal que a Russia tem de que alguém que aceite o duelo…pois é!!
      Isto foi dito destta forma para não chocar ninguém..

      Mas a coisa está mesmo mal.
      Este duelo que o Putin fala é sobre o desaparecimento de cidades de cada vez..

      • Manuel da Rocha says:

        O Kinzhal também voava a 15000kmh, afinal nem aos 1500kmh chegou, nos 230 lançamentos, identificados. Mudaram para outro míssil, este já vai a 50000kmh e consegue fazer mudanças de alvo, em meio segundo, aquela velocidade.
        Curiosidade: o novo míssil é uma versão do “perigoso” Energia. Sim, o foguetão russo, que lança a Soyuz, para a ISS, é a base desse novo míssil. É disparado para o espaço (cerca de 120km-160km), manobrando, na reentrada, largando as ogivas, logo após a fase de plasma. Atinge velocidades altas, já depois de reentrar na atmosfera. Nesse ponto é verdade, que os sistemas antí-missil não o conseguem parar. Por outro lado, a precisão é igual à dos ICBM. Apontado ao palácio de belém, atinge Santa Apolónia.

  6. Lasers says:

    O Oreshnik pode ter 10 vezes a velocidade do Som, mas mesmo assim é uma tartaruga comparado com a velocidade da Luz. E para quem não está a perceber, refiro-me a baterias Laser anti-misseis balisticos e intercontinentais. E a Ucrânia já tem um protótipo a pouco tempo de se tornar ativo… Se for eficaz, esse Oreshnik e outros da sua classe podem ir para o lixo.

  7. Ambush says:

    A Ucrânia não vai ganhar em nada. É claro como ás águas. Não têm homens suficientes para a linha da frente.

    Qual é o problema? Muitos tentam enganar-se a si próprios pela Europa a fora do género “sim sim, a Ucrânia tem sim! Não digam disparates!”

    Claro que tem, até agora não recuperou nada. Nem com permissões de misseis de longo alcance.
    Repito a Ucrânia não tem como recuperar os territórios sem ajuda de algum pais da NATO a agir militarmente na Ucrânia.

    A frontline da Ucrânia esta em total desgaste enquanto a Rússia tem em seu dispor um maior numero de militares que podem substituir, alterar. Fora os que ainda não foram chamados e os restantes. Ah e fora os da Bielorussia. É só fazer as contas 1+1.

    Acham mesmo que Putin vai recuar? Não vai. A Ucrânia vai ter que se sentar e aceitar as perdas ou então continua a lutar e a perder mais território mesmo com ajudas. Não me parece uma via viável.

    Boa sorte aos iludidos! Triste realidade, mas é o que é.

    • Kracker says:

      Em 10 dias a criminosa Rússia ia tomar Kiev, ocupar a Ucrânia, anexar 0o Donbass, desarmar o exército Ucraniano, e talvez por um Lukaschenko II no Poder. 3 anos depois, anexou 1 das 4 regiões que diz serem delas, em todas as outras a guerra continua, 80% da Ucrânia permanece livre e a lutar, e já levou a luta para o território da mamã-ursa. E o Povo ucraniano não dá sinais de querer desistir. Acho que aqui o iludido és tu!

    • Grunho says:

      Quando a Ucrânia se sentar já vai ser sem o zé lenços da voz de bagaço.

    • Fernandes says:

      Pois claro, mas isso já se sabia desde o inicio, sim em 2014.
      A Ucrânia mudou de estratégia, com os ataques terroristas, copia todos os métodos usados pelos Alemães, e isso é estupido, porque os Russos acabaram a marchar em Berlin.

      Agora está desesperada para que se desenrole uma guerra nuclear, assasina todo e todos desde civis de todos os tipos, quer seja jornalistas, blogers, politicos,etc, rapta civis nas ruas para enviar para o picador de carne e o ultimo prego para o caixão foi o Assasinato de uma figura chave que eles não podiam mesmo ter tocado…

      Só estas ultimas acções, está a gerar uma onda de revolta….em Itália, pois…os Russos é que ajudaram os Italianos a ultrapassar o covid, dezenas de milhares, se não mesmo centenas, de militares Russos das forças de protecção Quimica,Biologica,Nuclear foram para Itália, e ajudaram a salvar milhões e milhões de vidas…
      Quem é que estava á cabeça dessas Forças??

      Pois é…Igor Kirillov,
      Ele é considerado um heroi, e é muito querido pelos Itálianos, e na Russia em geral, tinha multiplos Doutoramentos, e era uma pessoa do mais profissional e Racional que há.
      A iniciativa da Russia ajudar Itália, partiu dele e foi ele que a cordenou..

      Vão rolar cabeças.. a guerra já estava perdida, mas com estas coisas vai ser pior..

      • Manuel da Rocha says:

        Refere-se aos 313439 Russos que se suicidaram, ao atirar-se de prédios, aos escorregarem na banheira ou caírem para a frente de camiões ou comboios?
        Nos dados oficiais, da federação russa, depois do álcool, está o suicídio. Em 2021, o suicídio nem aparecia no top50.
        Será mesmo que os Russos são tão perfeitos?

    • Stanley says:

      Só a morte do Putin para a guerra. Se fosse com os Israelenses já estaria liquidado.

    • Manuel da Rocha says:

      Aí é que está: a Rússia já perdeu muitíssimo mais do que alguma vez imaginou perder. Inflação (real) de 600%, anuais. Ter de andar a mendigar, para as ex-colónias, adquirirem produtos europeus, para lhes vender, aceitando valores, em rublos.
      O Putin ter ido a correr, a Astana, para negociar as vendas de gasolina, terá doido muito mais do que a guerra.
      Da Bielorrússia, não conte com eles. O líder só está no poleiro, porque tem pago aos líderes militares. Se faz uma mobilização, para ajudar a Rússia, é deposto (ou executado, se não fugir para Moscovo) de imediato. O Putin sabe disso, daí ter ido buscar meio milhão de norte coreanos, já tendo 11000 em Kursk, para não tirar tropas das frentes sul e leste. Em Março, há o rumor que serão 1.4 milhões de norte coreanos, a invadir a Ukrânia, pela área de Kharkiv.
      A Rússia, irá dar tecnologia nuclear e treinar norte-coreanos, a construir misseis e outras armas, em troca de lhes fornecerem militares e armamento, maioria que a URSS lhes doou, nos anos 70 e 80.

  8. PopEY says:

    Entao mas… O homem nao da conta da Ucrania, “perde” a Siria. Vem desafiar o resto para uma batalha quando ele anda a desarmar o Irão e a CN? XD

    • Nuno says:

      O melhor era não se mexer nas abelhas! Mas ha quem ache que temos de mexer nelas e correr o risco de sairmos todos picados, enfim!!! falar da casa dos outros é muito muito fácil.

    • João Manuel says:

      Não da conta da Ucrânia e Perde a Síria ? Opa é cada uma …

      • Manuel da Rocha says:

        Em 2012 enviou 63000 militares, para ajudarem os milicianos iranianos, a manter o Assad. Em 2018, perdeu 5300 Spetznaz, ao terem atacado forças americanas, no deserto da Síria. Essas perdas fizeram muita falta, no início da guerra da Ucrânia.
        Se hoje, precisam de meio milhão de Norte coreanos, você diz que o Assad fugiu para Moscovo porque quis, se calhar porque podia ter executado os rebeldes, com os aviões russos, que já lá não estavam. A Rússia só tinha 2 Mig-27, na base aérea. Depois de bombardearem Alleppo e Hama, a própria Rússia mandou retirar os aviões, primeiro para a Turquia, depois para Servia e daí para a Rússia. Os IL-26 também estão a retirar material militar, assim como as 2 corvetas e o draga-minas, estão a caminho de Gibraltar, onde devem passar amanhã, a caminho da Rússia, com 16 navios de combustível (supostamente também com 1 submarino). O que chama a isso? “Retirada estratégica para reforçar a frente ucraniana.” Opa é cada uma…

  9. tito portugal says:

    É memos um filho de uma fruta este Putin.

  10. Rick IT says:

    A europa ja tem uma arma muito superior ao nuclear que se chama Particula de Deus e criada no CERN atraves de colisao de protoes. Lancada em moscovo metia os russos com o rabo entre as pernas

  11. freakonaleash says:

    Um desafio já ganho não é um desafio é uma bazófia de um autocrata.

  12. Grunho says:

    Tudo se encaminha para um bonito empate nuclear, a menos que consigam limpar a tempo o sebo ao zé lenços da voz de bagaço. O Trump já viu o filme todo e não vai deixar chegar às cenas dos próximos capítulos.

    • Anung says:

      O sebo do putin é que deve ser limpo. Não se pode tolerar um maniaco que vê inimigos em todo o lado e que chora qurante décadas a queda da união soviética.

      Se o Zé lenços se for continuamos a ter nos levantar para ir trabalhar, mas se for o Putin a ir-se continuamos a fazer o mesmo mas com noites mais tranquilas.

  13. Nuno says:

    Apenas leio desejos, opiniões e muitos poucos factos. Apenas pergunto assim, se fosse em vossa casa como seria? Vamos imaginar o cenário, batem a vossa porta uns matulões armados até aos dentes e dizem “saiam de casa que agora é nossa” O que voces iriam fazer? defender a vossa casa e familia com facas de cozinha?? Tenham juízo ok? Olivença nao é nossa? Porque não e recuperam?? FALAR da casa dos outros é muito mais fácil. Metam uma coisa na cabeça, haja ou não razão por parte de Putin, a lei internacional apenas serve quando existem forças equiparadas, eu não quero ir para a guerra nem quero levar nenhuma ameixa em cima, quero la saber se A ou B tem razão ou nao, entendem?? Russia e EUA mandam e PONTO FINAL! A Russia não quer misseis da NATO na sua porta, tal como os EUA nao quer misseis Russos na sua porta, qual a vossa dúvida?? Zelensky deu cabo do seu país e seu povo por uma teimosia, porque não se fizeram já eleiçoes na Ucrania?? se ganhasse alguem que fosse PRO Russia e ja nao quisesse mais matança, era um problema nao era?? É claro que a Ucrania tem de ter alguem PRO Russia, tal como outros paises tem alguem PRO ocidente, qual a dúvida?? a parte leste da Ucrania tem mais a ver com a Russia do que com o ocidente, mas alguem ainda nao percebeu isso?? tanto que o maior número de refugiados da Ucrania foram para a Russia!!!! O que seria importante era acabar a matança, ou será que nao? Resumindo e concluindo, quando a guerra terminar, qual o pais que mais ganhou com isso??? qual o pais que mais tem interesse em continuar a facturar?? haja paciencia!

    • freakonaleash says:

      A Rússia não tem eleições verdadeiras à décadas pois é uma ditadura com uma oposição fantoche para dar ilusão de democracia.
      A Ucrânia não voltou a ter eleições porque está a sofrer uma invasão como tentativa de genocídio do seu povo, identidade e cultura.
      Percebe a diferença…ou tem gosto em vir fazer esta figura para aqui?

      • Nuno says:

        Mas você quer falar de democracia?? quantos partidos Zelensky suspendeu do parlamento ucraniano? onde esta a oposiçao a Zelensky? nao sabe? investigue… O mandato de Zelensky acabou em Maio, caro amigo!!!! Não existem eleiçoes com medo que alguem acabe com a matança!!! o povo é que esta a pagar a factura, até ao ultimo ucraniano, incrivel!!! ainda vem falar que na Russia é ditadura? Somos ocidentais, o que se passa na Russia, o que nos importa??? Com tantas sançoes e em Moscovo vive-se melhor que em Lisboa, nao sabia??? agora na Ucrania, o nosso dinheiro esta a ir para la a rodos!!! um buraco sem FUNDO, todos temos de pagar essa guerra que nao é nossa!! Veja la quantas empresas Alemãs estão de calça na mao e sabe muito bem quando a Alemanha se “constipa”, como ficam os outros paises da Europa, nao sabe?

        • B@rão Vermelho says:

          @ Nuno, Skyscaner, vende viagens para Moscovo, lá vives assim também nem percas tempo a responder, segue em direção ao Aeroporto, boa viagem.

        • Manuel da Rocha says:

          Na Rússia, qualquer candidato precisa de conseguir passar por lambe-botas, para os membros do governo. Por isso é que muitos tentam concorrer, possuem apoio popular e são recusados. Se recorrem aos tribunais, ups, bebeu 5 litros de vodka, numa tarde, escorreu e caiu da varanda do 16 andar, quando morava no 1 frente.
          Vá viver para Moscovo. “Única forma de viver melhor que em Lisboa” é se for lambe-botas, de alguém ligado do governo. Pois se não for, pode ter de passar 18 horas, sem dormir, para conseguir comprar 1 alface, meia dúzia de ovos e 1 tomate. E esqueça os pepinos. Consegue pagar 500 litros de gasóleo, pelo preço que lhe fica cada pepino, se conseguir informação de onde vão ser vendidos.

    • jotabê says:

      Em relação aos misseis da NATO tenho 2 novidades par ti, Finlândia e Suécia, quanto à Ucrânia está impedida de fazer o mesmo desde 2014, Um país em conflito não pode entrar na NATO e nunca foi discutido anular essa regra, bastava ao Sr. Putin manter-se na Crimeia.
      Essa conversa é para consumo interno do Sr. Putin, e para alguns fãs do mesmo incluindo em pt o nosso “querido” pzp.
      Falas em partidos suspensos na Ucrânia, mas lidas bem com o facto da nossa constituição, após 1974 proibir, e bem, partidos fascistas, cada país legisla conforme a suas dores.

  14. Stanley says:

    O Putim adora jogos de guerra. Cassino não tem mais graça pra ele. Usar homens como peças no jogo perverso lhe dá mais motivação.

  15. palex says:

    E se for ao contrário: podemos escolher um alvo em Moscovo, pode ser aquele palácio em que o Putim está sentado numa mesa de 10 metros, e disparamos um míssil e o Senhor Imperador fica sentadinho à espera que os sistemas anti-míssil russos destruam a ameaça…

    • Nuno says:

      Se fosse fácil já se tinha feito o mesmo que se fez na Sérvia, sabe o que foi não sabe??

    • Manuel da Rocha says:

      O Putin (e os cães de fila) só ameaçam com o nuclear, pois sabem que não podem passar a Ucrânia. Aqueles vídeos de lançarem 6000000 mísseis, “que demoram 40 segundos a chegar a Londres e 30 minutos a Nova York” é para consumo interno.
      A Rússia tem uma fragilidade gigantesca: a rede de electricidade. A Ucrânia está a aguentar-se, pelos grandes investimentos feitos da sua grelha eléctrica. A Rússia, mesmo em Moscovo e nas grandes cidades, maioria ainda é a grelha, construída em 1982-1986. Basta rebentar com uma centena de centrais transformadoras, 90% da população fica ás escuras e demorará anos, a conseguirem repor. A Ucrânia mudou a grelha, para interliga com a da Polónia, o que lhes permite mudar de estações, sem perigo de as danificar. A Rússia sabe que não pode fazer isso. Começaram a imitar, só que os chineses não foram por esse lado, só mudaram transformadores, para mais potentes. Só depois, de pedirem orçamentos, a empresas europeias, viram que a grelha era a mesma, só com mais potência disponível. Havia planos para começarem a modernização, em 2023 até 2048, ao mesmo tempo que construíam 22 novos reactores e fechavam 18 antigos. Os encerramentos foram cancelados e os novos, 2 já entraram em operação, os outros, maioria pararam as obras.

  16. anderson las casas says:

    uma coisa e certa,os estados demonios unidos mandan e os eurocapachos se ajoelham e odebescem,com relacao ao genociodio na Palestina nenhum pio,e sinal verde para exterminarem totalmente os palestinos

    • Gonçalo says:

      Não é só a Palestina..
      Israel, está na Ucrânia, no Libano, na Syria, na Russia, na EU e nos EUA.
      Nos EUA é incrivel, quem achas que é o blinken,sulivan,nuland dos bolinhos,etc??
      São eles que controlam o governo americano…ou seja Israel.

      Os Alemães sabiam o que faziam nos anos 40…os Russos é que discordaram… e olha o que Israel está a fazer aos Russos…pois é.
      Uma Lição de vida…primeiro deves arrumar a casa,mas os Russos baseados no Socialismo, e nas regras civilizadas, são uns monges, ainda não aprenderam nada..
      Os Alemães também falharam ai, resolveram arrumar a casa e ao mesmo tempo atacar meio mundo…
      Primeiro deve se arrumar a casa e só depois é que resolves outros problemas.

  17. semerodk says:

    O Putin e o Zelensky são farinha do mesmo saco. Andam a rebentar o dinheiro todo da Europa e E.U.A.

    • Quitério says:

      O zé lenços sim claro, mas o Putin é um politico, e tem obra feita.Não tem nada a ver.A Russia é uma democracia, a Alemanha já não é.
      O zé lenços, o Hitler, o Milei, o Jolanio, entre outros são todos terroristas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.