Alerta: página falsa rouba dados de clientes do Banco
Os esquemas fraudulentos que envolvem serviços da banca estão cada vez mais afinados e os resultados conseguidos pelos burlões devem ser também melhor. Recentemente passou a circular uma página falsa cujo objetivo é roubar dados de clientes do Banco Santander. Esteja atento.
Burla em nome do Banco Santander...
As burlas que usam nomes de bancos são bastante comuns. Os burlões têm conseguido enganar as pessoas e isso pode traduzir-se em roubo de dinheiro. Se recebeu um e-mail a dizer que...
Devido a recentes problemas de segurança, precisamos que você verifique as informações da sua conta. Como parte de nossas medidas para proteger as informações dos nossos clientes, implementamos um processo de verificação obrigatório.
Registramos que este processo ainda não foi concluído para a sua conta. Para evitar um bloqueio temporário do acesso à sua conta, a verificação deve ser concluída até 31/12/2025. Recomendamos que você tome as medidas necessárias imediatamente para garantir acesso ininterrupto aos nossos serviços.
Por favor, conclua o processo de verificação o mais rápido possível seguindo o link abaixo. Isso ajudará a manter sua conta segura e a preservar o acesso aos nossos serviços"
Atenção, é BURLA!
Seguindo a página indicada, o utilizador é levado até uma nova página onde são solicitadas as credenciais de acesso ao banco e é aqui que a fraude acontece. Ao preencher os dados solicitados, os mesmos são roubados pelos burlões.
Neste final de ano redobre a atenção ao que recebe por e-mail e por SMS. As burlas que circulam são muitas, e basta uma pequena desatenção para que "partilhe" dados sensíveis com os burlões.
Burlas dessas há diariamente e o banco mais apetecível é a CGD porque é a que tem mais clientes, e a que tem os clientes com menos literacia, portanto mais fáceis de enganar.
As credenciais na CGD mudam de posição constantemente, de nada serve facultar a terceiros.
O que muda de posição são os botões do teclado virtual onde se insere as credenciais, as credenciais em si são sempre as mesmas.
No entanto, existem malwares que tiram um print ao ecrã e depois memorizam as coordenadas dos cliques… sendo depois possível chegar facilmente às credenciais.
Além disso, muitas destas burlas são bem mais básicas que isso e apenas têm uma cópia da página original, o utilizador carrega no teclado e do outro lado recebem logo as credenciais… (por isso é que é bom ter o link para o site do banco nos favoritos e só aceder através dos favoritos).
A CGD tem vindo a investir cada vez menos no site e está a apostar mais na aplicação, o que obriga as pessoas a terem a aplicação instalada e pode abrir outras portas…
Dominios dns dos bancos por regra nao tem dnssec.
santander.pt tambem nao.
.pt to santander INSECURE
https://dnsviz.net/d/santander.pt/dnssec/
E o que em Portugal se gasta.
A malta dos bancos com o FIDO/ FIDO2/ WebAuthn sempre protegeria alguns clientes de caírem que nem uns patos.
Por outro lado não poderiam ter métodos alternativos que permitissem ultrapassar essa segurança, ex.: telefone.
De que serve dar as credenciais se elas mudam constantemente
Há pessoas que simplesmente não deviam ter acesso a novas tecnologias.
Tenham um telemóvel exclusivo para utilização de apps bancárias. Não façam mais nada nele.
Nestas mensagens só caem mesmo os patinhos. Primeiro, não admito que me tratem por você, segundo, a palavra registrar, registro e outras que tais, não se usam em português de Portugal.