ERSE aprova descida de tarifas na mobilidade elétrica, pois prevê aumento de carregamentos
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carga uma redução de 61,7%, segundo avançado pela imprensa.
Num comunicado, citado pela imprensa, a Mobi.E, Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) informou que, a partir do dia 1 de janeiro, a tarifa aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e aos Operadores de Pontos de carregamento (OPC) vai baixar 37,1%.
Por sua vez, os valores a aplicar aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) "serão reduzidos de forma ainda mais acentuada", em 61,7%.
A decisão foi anunciada recentemente pela ERSE. Segundo o comunicado, no próximo ano, "a tarifa EGME a suportar, tanto por CEME como OPC por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor era de 0,2499 euros".
Já no caso dos DPC, "aos quais é aplicada atualmente uma tarifa diária de 0,0423 euros, diminuirá para 0,0162 euros".
Conforme esclarecido pela ERSE, estas reduções significativas devem-se, sobretudo, "ao aumento do número de carregamentos previstos para 2025" e a uma evolução controlada dos custos da EGME.
Além disso, a Mobi.E indicou, segundo a ERSE, que "o impacto no custo de carregamento das tarifas EGME em 2025, para um carregamento médio de 9,5 quilowatts hora, irá variar entre 4,5% e 5,5%, dependendo se o mesmo é efetuado em Média Tensão ou Baixa Tensão".
Esta redução é o reflexo do esforço da Mobi.E em aumentar a sua eficiência, bem como o resultado da consolidação e franco crescimento da mobilidade elétrica em Portugal e permitirá dar ao mercado uma maior folga, para que se torne ainda mais competitivo, ajudando a acelerar a transição energética da mobilidade no nosso país.
Disse Luís Barroso, presidente da Mobi.E.
Acho bem. As tarifas atuais são um roubo. Carregamentos fora de casa, com taxas e taxinhas, e mais isto e aquilo, ficam quase ao preço de abastecer um veículo térmico. E quando se vai a ver, o carregamento propriamente dito, nem sequer leva a esmagadora parte do que se paga, parte substancial são impostos e taxas.
E o facto de um veículo eléctrico custar mais do que um veículo a combustão, a juntar ao facto de que os carregamentos fora de casa custam em média 0,50€ por kW, fazem dos veículos eléctricos sugadores de dinheiro.
A ajuntar ao preço do kW, como você diz e muito bem, há que adicionar as taxas e as possíveis multas se deixar o veículo estacionado no espaço do carregador para além do tempo de recarga.
Ou então, aguarda uma hora em média até carregar completamente a bateria junto do veículo.
Veículos eléctricos são mimos lol
Nesse caso mete o carro a carregar num posto lento. Já agora, o carro e o carregador avisam quando termina a carga.
Nada demais, já que como dizes no máximo demora uns 5 minutos a carregar o carro completamente em qualquer local.
Nem é 5 minutos é no máximo 20 segundos.
Evidentemente, comprar um veículo eléctrico, é um péssimo negócio actualmente.
Para recuperar o investimento da compra de um veículo eléctrico, por causa da diferença de preço entre eléctrico e a combustão interna, o preço por kW teria de custar no máximo 0,10€ já com taxas incluídas, isto para recuperar o investimento dentro do limite de vida útil do veículo eléctrico.
A matemática é uma ciência exacta, e contra factos, não há argumentos.
Mas o que vai acontecer é, maior demanda por electricidade, irá resultar em aumentos sucessivos do preço da electricidade.
Existe limite de vida ? Onde ? Mostre lá ?
A matemática é uma ciência exata, quando se usam os números corretos, quando são incorretos a conta sai certa com conclusões erradas.
Claro porque todas as pessoas têm tempo para estar a espera 5 a 8 horas para carregar um carro não é?
Sabes qual é o teu problema JL? Só olhas para o teu umbigo e não percebes que a grande maioria das pessoas não consegue ter dinheiro para comprar um elétrico.
Depois esqueces que as pessoas podem não ter local para carregar em casa (o meu caso) e por fim os preços exorbitantes para carregar o carro.
No fim das contas o preço de um elétrico a juntar a todas estas nuances faz que os elétricos sejam proibitivos e fiquem até mais caros.
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Agora podes dizer, mas existem esses carregamentos lentos que são mais baratos. Não estou dentro dos preços, mas até pode ser que tenhas razão, mas diz-me, nessas situações achas que é fazível uma pessoa ter que deslocar até a um carregador desses, que por vezes pode ser bastante longe de casa e ficar lá 5 horas a espera?
Muita malta trabalha e só pode fazer isso ao fim do dia, vai deixar a familia e os filhos para ir carregar um carro e ficar lá dentro do carro a espera?
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Eu tendo as condições certos como tu tens (painéis solares e essas coisas todas que tens) até não me importaria de ter um elétrico. Tendo dinheiro para isso até poderia depois ter um carro a combustão para as viagens grandes, mas a realidade é que em Portugal essas condições não são para todos, aliás a maioria das pessoas não consegue suportar monetariamente isso.
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Como já te disse 300 vezes, as pessoas não são contra os elétricos (acho), mas neste momento ainda é algo para um nicho de pessoas e é isso que tens que perceber, coisa que tu não queres perceber ou fazes de conta que não percebes (exemplo disso é os 10 segundos que dizes que demoras para carregar o carro elétrico, que é só um dos teus takes mais polêmicos e sem sentido, que tu no fundo sabes isso, gostas é de picar).
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Quando a tecnologia for mais acessível, e os carregamentos otimizados para se conseguir carregar a bateria no máximo de 5 minutos a conversa ai será outra, até lá a tecnologia ainda tem que evoluir muito.
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Dito isto, fico a espera do teu contra-comentaria a dizer o quão errado eu estou e tu certo.
E precisam de esperar porquê ?
Não trabalho, não dorme ?
E o seu problema é só olhar o seu umbigo ?
E eu disse que todas têm de ter ?
Se não é contra eléctricos não entendo tanto ódio.
Se fizermos um cálculo simples, tendo em conta o consumo de kws por KMS, sendo a média 1 kW para 3,63 KMS, e tendo cada kw um custo de 0,50€ em média, sem taxas, o que sempre existem, então 100kms têm um custo de 13,77€ + o custo das taxas.
No meu carro a gasolina, o custo por 100 KMS é metade do custo de um veículo elétrico.
De relembrar que um veículo eléctrico custa em média o dobro do de um a combustão interna.
A medis não é essa, a media em Portugal é de 16.9 kWh por cada 100 KMS..
E o preço médio também não é esse.
Nesse caso com essas médias faça a conta a 10 litros de gasolina por cada 100 KMS.
Também não custa o dobro.
Não conseguiu acertar uma.
carrego o meu plug-in em casa a 0.10€/KW, sendo que a carga completa custa 1.33€ e dá para 63km, ou seja, qualquer coisa como 2.1€ para percorrer 100km. O meu carro anterior, um diesel para os mesmos 100km gastava 9€. Neste, com cerca de 1100km feitos, media de 1.7l/100, e não sendo um EV puro, garantidamente não custou o dobro do meu carro anterior a diesel.
O meu carro electrico gasta praticamente metade disso, pouco mais de 6 Km por kWh (ou 16kWh/100km). Carrego em casa, que fica a 0,18€ por kWh (ja com impostos), sem bi-horario, senão ficava ainda mais barato. Carregar nos postos rápidos na rua tem de ser a excepção, e não a regra. Sei que nem todos têm essa possibilidade, e isso é mesmo o maior entrave. Viver em apartamentos sem garagem, ou com condominios que se arrastam, é uma chatice.
Mobi.E o tacho que arranjaram para “roubar” os utilizadores de carros elétricos.
Como utilizador esporádico da rede pública apenas meto nos Superchargers e no Continente. O resto é tudo preços bastante inflacionados com taxas e taxinhas para alimentar a Mobi.E.
E deixem.se de tretas em proibir a instalacao de novos Superchargers com a desculpa que tem de estar ligada à rede Mobi.E. Instalem os vossos postos e deixem as outras empresas instalar os deles.
Tem que se dar tachos aos fun boys, portanto a Mobi.E não vai nunca dar essas autorizações, a Tesla conseguiu algumas, agora nunca mais lhes deram autorização. Quem sofre? O utilizador, claro
A Mobi.E tentando salvar-se. Os tacheiros dessa entidade estão a ver a contestação da população a aumentar e tiveram que agir. Mesmo assim acredito que é apenas uma questão de tempo até que este modelo de extorção acabe.
Acham as taxas muitas? Esperem até a bagalhuça que vem dos combustíveis começar a diminuir….
Mas se ninguém quer carros eléctricos isso não vai acontecer.
Ninguém quer é verdade, estão é a ser obrigados a querer.
Metam o combustivel a metade assim como o IUC e apenas tu tinhas carros electricos.
Quem está a ser obrigado ? Qual é o seu ?
Metam os carros a metade do preço e os carregamentos também e depois vemos a conclusão !
Essas contas estão mt exageradas…27,5KW / 100KM ? É mt…A não ser que anda só em AE e acima dos limites legais… No meu faço 15.6kw/100.