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ERSE aprova descida de tarifas na mobilidade elétrica, pois prevê aumento de carregamentos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Tarifas de roubo says:

    Acho bem. As tarifas atuais são um roubo. Carregamentos fora de casa, com taxas e taxinhas, e mais isto e aquilo, ficam quase ao preço de abastecer um veículo térmico. E quando se vai a ver, o carregamento propriamente dito, nem sequer leva a esmagadora parte do que se paga, parte substancial são impostos e taxas.

    • Veritas says:

      E o facto de um veículo eléctrico custar mais do que um veículo a combustão, a juntar ao facto de que os carregamentos fora de casa custam em média 0,50€ por kW, fazem dos veículos eléctricos sugadores de dinheiro.

      A ajuntar ao preço do kW, como você diz e muito bem, há que adicionar as taxas e as possíveis multas se deixar o veículo estacionado no espaço do carregador para além do tempo de recarga.

      Ou então, aguarda uma hora em média até carregar completamente a bateria junto do veículo.

      Veículos eléctricos são mimos lol

      • JL says:

        Nesse caso mete o carro a carregar num posto lento. Já agora, o carro e o carregador avisam quando termina a carga.

        • Anung says:

          Nada demais, já que como dizes no máximo demora uns 5 minutos a carregar o carro completamente em qualquer local.

        • Veritas says:

          Evidentemente, comprar um veículo eléctrico, é um péssimo negócio actualmente.

          Para recuperar o investimento da compra de um veículo eléctrico, por causa da diferença de preço entre eléctrico e a combustão interna, o preço por kW teria de custar no máximo 0,10€ já com taxas incluídas, isto para recuperar o investimento dentro do limite de vida útil do veículo eléctrico.

          A matemática é uma ciência exacta, e contra factos, não há argumentos.

          Mas o que vai acontecer é, maior demanda por electricidade, irá resultar em aumentos sucessivos do preço da electricidade.

          • JL says:

            Existe limite de vida ? Onde ? Mostre lá ?

            A matemática é uma ciência exata, quando se usam os números corretos, quando são incorretos a conta sai certa com conclusões erradas.

        • Fusion says:

          Claro porque todas as pessoas têm tempo para estar a espera 5 a 8 horas para carregar um carro não é?

          Sabes qual é o teu problema JL? Só olhas para o teu umbigo e não percebes que a grande maioria das pessoas não consegue ter dinheiro para comprar um elétrico.

          Depois esqueces que as pessoas podem não ter local para carregar em casa (o meu caso) e por fim os preços exorbitantes para carregar o carro.

          No fim das contas o preço de um elétrico a juntar a todas estas nuances faz que os elétricos sejam proibitivos e fiquem até mais caros.

          Agora podes dizer, mas existem esses carregamentos lentos que são mais baratos. Não estou dentro dos preços, mas até pode ser que tenhas razão, mas diz-me, nessas situações achas que é fazível uma pessoa ter que deslocar até a um carregador desses, que por vezes pode ser bastante longe de casa e ficar lá 5 horas a espera?

          Muita malta trabalha e só pode fazer isso ao fim do dia, vai deixar a familia e os filhos para ir carregar um carro e ficar lá dentro do carro a espera?

          Eu tendo as condições certos como tu tens (painéis solares e essas coisas todas que tens) até não me importaria de ter um elétrico. Tendo dinheiro para isso até poderia depois ter um carro a combustão para as viagens grandes, mas a realidade é que em Portugal essas condições não são para todos, aliás a maioria das pessoas não consegue suportar monetariamente isso.

          Como já te disse 300 vezes, as pessoas não são contra os elétricos (acho), mas neste momento ainda é algo para um nicho de pessoas e é isso que tens que perceber, coisa que tu não queres perceber ou fazes de conta que não percebes (exemplo disso é os 10 segundos que dizes que demoras para carregar o carro elétrico, que é só um dos teus takes mais polêmicos e sem sentido, que tu no fundo sabes isso, gostas é de picar).

          Quando a tecnologia for mais acessível, e os carregamentos otimizados para se conseguir carregar a bateria no máximo de 5 minutos a conversa ai será outra, até lá a tecnologia ainda tem que evoluir muito.

          Dito isto, fico a espera do teu contra-comentaria a dizer o quão errado eu estou e tu certo.

          • JL says:

            E precisam de esperar porquê ?

            Não trabalho, não dorme ?

            E o seu problema é só olhar o seu umbigo ?

            E eu disse que todas têm de ter ?

            Se não é contra eléctricos não entendo tanto ódio.

    • Veritas says:

      Se fizermos um cálculo simples, tendo em conta o consumo de kws por KMS, sendo a média 1 kW para 3,63 KMS, e tendo cada kw um custo de 0,50€ em média, sem taxas, o que sempre existem, então 100kms têm um custo de 13,77€ + o custo das taxas.

      No meu carro a gasolina, o custo por 100 KMS é metade do custo de um veículo elétrico.

      De relembrar que um veículo eléctrico custa em média o dobro do de um a combustão interna.

      • JL says:

        A medis não é essa, a media em Portugal é de 16.9 kWh por cada 100 KMS..

        E o preço médio também não é esse.

        Nesse caso com essas médias faça a conta a 10 litros de gasolina por cada 100 KMS.

        Também não custa o dobro.

        Não conseguiu acertar uma.

      • Antonio Ferreira says:

        carrego o meu plug-in em casa a 0.10€/KW, sendo que a carga completa custa 1.33€ e dá para 63km, ou seja, qualquer coisa como 2.1€ para percorrer 100km. O meu carro anterior, um diesel para os mesmos 100km gastava 9€. Neste, com cerca de 1100km feitos, media de 1.7l/100, e não sendo um EV puro, garantidamente não custou o dobro do meu carro anterior a diesel.

      • Miguel says:

        O meu carro electrico gasta praticamente metade disso, pouco mais de 6 Km por kWh (ou 16kWh/100km). Carrego em casa, que fica a 0,18€ por kWh (ja com impostos), sem bi-horario, senão ficava ainda mais barato. Carregar nos postos rápidos na rua tem de ser a excepção, e não a regra. Sei que nem todos têm essa possibilidade, e isso é mesmo o maior entrave. Viver em apartamentos sem garagem, ou com condominios que se arrastam, é uma chatice.

  2. Antonio Couto says:

    Mobi.E o tacho que arranjaram para “roubar” os utilizadores de carros elétricos.
    Como utilizador esporádico da rede pública apenas meto nos Superchargers e no Continente. O resto é tudo preços bastante inflacionados com taxas e taxinhas para alimentar a Mobi.E.

    E deixem.se de tretas em proibir a instalacao de novos Superchargers com a desculpa que tem de estar ligada à rede Mobi.E. Instalem os vossos postos e deixem as outras empresas instalar os deles.

  3. Antonio Vasco says:

    Tem que se dar tachos aos fun boys, portanto a Mobi.E não vai nunca dar essas autorizações, a Tesla conseguiu algumas, agora nunca mais lhes deram autorização. Quem sofre? O utilizador, claro

  4. Manuel says:

    A Mobi.E tentando salvar-se. Os tacheiros dessa entidade estão a ver a contestação da população a aumentar e tiveram que agir. Mesmo assim acredito que é apenas uma questão de tempo até que este modelo de extorção acabe.

  5. Anung says:

    Acham as taxas muitas? Esperem até a bagalhuça que vem dos combustíveis começar a diminuir….

  6. Miguel says:

    Essas contas estão mt exageradas…27,5KW / 100KM ? É mt…A não ser que anda só em AE e acima dos limites legais… No meu faço 15.6kw/100.

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