Apple lança finalmente o iOS 18.2, mas sem IA para os portugueses!
O iOS 18 foi a porta de entrada da Apple na Inteligência Artificial com a sua plataforma Apple Intelligence. E, não temos dúvida, que a IA dominará os próximos anos. Contudo, a UE "barrou" a chegada destes recursos aos utilizadores europeus. Portanto, os portugueses não vão ter como "agarrar" as novidades que serão apresentadas dentro de poucos dias no iOS 18.2 e nos restantes SOs.
Depois de 4 versões beta e duas RC, o iOS 18.2 está pronto e vai chegar a todos... ou quase a todos!
A tecla é a mesma. Portugal e restantes países da UE não têm ainda acesso às novidades que fazem do iOS 18 um sistema potencializado por IA. Isto quer dizer que ainda não teremos acesso às novidades Apple Intelligence.
Por que razão a Apple não disponibiliza na UE o Apple Intelligence?
A Apple lançará os novos recursos importantes nesta versão do iOS 18. Tal como foi afiançado em junho, no WWDC 2024, os dispositivos Apple iriam receber algumas ferramentas potenciadas por várias plataformas de Inteligência Artificial, debaixo do chapéu chamado Apple Intelligence.
Estas funcionalidades, contudo, não irão chegar imediatamente à União Europeia, porque a empresa norte-americana diz temer “ incertezas regulatórias causadas pela Lei dos Mercados Digitais (DMA) ”.
O impasse entre a Apple e a Comissão Europeia não é novo, mas até agora nunca tinha levado a marca a bloquear novos produtos na Europa. A gigante de Cupertino espera, sem dúvida, que os seus utilizadores do Velho Continente pressionem a UE para que esta relaxe a sua política. Questionada, a Comissão Europeia, que por várias vaezes condenou já a Apple por violar o DMA, vê as coisas de forma diferente.
Do seu ponto de vista, a capitulação da Apple é uma vitória para a regulamentação europeia.
Today we open a new case + we adopt preliminary findings against @Apple under the DMA.
👉We are concerned Apple's new business model makes it too hard for app developers to operate as alternative marketplaces & reach their end users on iOS.
More🗞️: https://t.co/nYm5fW61jp
— Margrethe Vestager (@vestager) June 24, 2024
Apple está a defender-se dos processos milionários da UE
Bruxelas faz questão de sublinhar que esta decisão não se deve a qualquer ação da sua parte, uma vez que Bruxelas não segue os anúncios comerciais da Apple.
A Apple decidiu unilateralmente não lançar funcionalidades na União Europeia. Não podemos comentar sobre as funcionalidades sem as vermos.
Disse o porta-voz da Comissão Europeia, Thomas Regnier.
Thomas Regiernama recorda que as grandes plataformas são obrigadas a fornecer relatórios e demonstrações às equipas responsáveis pela conformidade com a DSA e a DMA.
Em resumo, a UE criou um regulamento que tem visado a Apple e as multas são de milhões de euros. Como tal, a empresa de Cupertino, defende-se bloqueando as funcionalidades IA, potencialmente controversas perante a Leis de Mercados Digitais, nos países da União Europeia.
O que há de novo no iOS 18.2?
No entanto, para quem já tem, estas são as novidades Apple Intelligence suportadas pelo iPhone 16 (toda a linha), iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max:
Image Playground
- Uma nova aplicação que permite criar imagens divertidas e criativas em vários estilos, usando conceitos, descrições e pessoas da sua biblioteca de fotos.
- Deslize pelas pré-visualizações e escolha enquanto adiciona conceitos ao seu espaço de criação.
- Escolha entre estilos de animação e ilustração ao criar a sua imagem.
- Crie imagens no Mensagens, Freeform e em aplicações de terceiros.
- As imagens são sincronizadas na biblioteca do Image Playground em todos os seus dispositivos com iCloud.
Genmoji
- O Genmoji permite-te criar emojis personalizados diretamente a partir do teclado.
- Os Genmoji são sincronizados na sua gaveta de autocolantes em todos os dispositivos com iCloud.
Suporte para ChatGPT
- O ChatGPT da OpenAI pode ser acedido diretamente a partir da Siri ou das Ferramentas de Escrita.
- Compor nas Ferramentas de Escrita permite criar algo do zero com o ChatGPT.
- A Siri pode recorrer ao ChatGPT, quando relevante, para te dar uma resposta.
- Não é necessário ter uma conta no ChatGPT, e os seus pedidos serão anónimos, não sendo usados para treinar os modelos da OpenAI.
- Inicia sessão com o ChatGPT para aceder a benefícios da sua conta; os pedidos estarão abrangidos pelas políticas de dados da OpenAI.
Image Wand
- Transforma esboços e notas manuscritas ou digitadas em imagens nas Notas.
Descrever alteração
- Permite sugerir como quer que algo seja reescrito, por exemplo, como um poema.
Controlo de Câmara (iPhone 16, iPhone 16 Plus, iPhone 16 Pro, iPhone 16 Pro Max)
- A Inteligência Visual com o Controlo de Câmara ajuda-lhe a aprender sobre lugares ou a interagir com informações ao apontar o iPhone para um objeto, com a opção de usar a Pesquisa Google ou o ChatGPT.
- O obturador de duas fases do Controlo de Câmara permite bloquear o foco e a exposição ao pressionar ligeiramente.
- Categorização de e-mails: organiza as suas mensagens para priorizar as mais importantes.
- Vista de resumo: agrupa todas as mensagens de um remetente num único conjunto para navegação facilitada.
Fotografias
- Melhorias na visualização de vídeos, incluindo a capacidade de avançar fotograma a fotograma e uma opção para desativar a reprodução automática em loop.
- Melhor navegação em coleções, incluindo a capacidade de deslizar para a direita para voltar à visualização anterior.
- Histórico dos álbuns “Visualizados Recentemente” e “Partilhados Recentemente” pode ser limpo.
- O álbum Favoritos aparece na coleção Utilitários, além das Coleções Fixadas.
Safari
- Novas imagens de fundo para personalizar a página inicial do Safari.
- Importação e exportação de dados de navegação entre o Safari e outras aplicações.
- Prioridade HTTPS para atualizar URLs para HTTPS sempre que possível.
- Atividade de Transferência de Ficheiros em direto, mostrando o progresso na Ilha Dinâmica e no ecrã inicial.
Melhorias e Correções:
- Gravações no Memórias de Voz agora suportam camadas, permitindo adicionar vocais sobre ideias musicais sem auscultadores. Os projetos de duas faixas podem ser importados diretamente para o Logic Pro (iPhone 16 Pro, 16 Pro Max).
- Partilhar Localização de Item no Encontrar permite partilhar a localização de AirTags com terceiros de forma segura.
- Pesquisa por linguagem natural no Apple Music e Apple TV.
- Sudoku em três níveis de dificuldade disponível para assinantes do News+.
- Suporte para funcionalidades auditivas dos AirPods Pro 2 em novos países, incluindo França e Espanha.
- Correções para problemas com visualização de fotos capturadas recentemente e exposição em modo Noite (iPhone 16 Pro, 16 Pro Max).
A questão do Apple Intelligence aplica-se não só ao iOS 18 como aos restantes sistemas operativos do ecossistema Apple. Portanto, não iremos para já ver as novas funcionalidades de IA no iPadOS 18.2, macOS Sequoia 15.2.
Concorda com esta decisão da Apple?
Uiii. Vai ser bonito. Nem estou a ver como os portugueses, vão conseguir viver, sem a IA.
a maioria dos portugueses nem mexer num telemóvel sabem, quanto mais IA.
True story!
Pois eu agora proprietário de um Iphone 13, ainda ando às voltas de como passar os meus contactos, apenas contactos, com as imagens que estavam associadas nos contactos do android. Falar de inteligência artificial quando o que eu queria era apenas passas os contactos com imagens.
Saiu para os programadores e public beta tester
Para os restantes utilizadores há-de sair…
Já é público e recebi no 13
Já é público e recebi no 13
Que raiu de noticia, a versão final ainda não saiu.
Lê o artigo. Só o título não diz tudo! 😉
Vítor o que o Ricardo quis dizer é que mesmo sem IA a nova atualização 18.2 ainda não está disponível para ser descarregada, mesmo depois de ontem dia 10/12 ter sido oficialmente lançado oficialmente. Mesmo sem as funções de IA a atualização deveria ter sido disponibilizada e “até agora pelo menos que eu saiba” ninguém a conseguiu instalar exceto quem tenha o perfil beta e use as versões beta
Basicamente a versão está pronta, developers e public betas já a estão a usar. Mas ainda não saiu para o público em geral. Mas o artigo versa nos motivos da não disponibilidade das ferramentas IA, neste caso, o Apple Intelligence. Por que razão não está disponível já agora aquando da saída do iOS 18.2. Quando sair a versão final, o título dirá “Apple lança o iOS 18.2 para todos”: https://bit.ly/3ZLCXxX
Se o fabricante ainda não libertou a versão final do 18.2 o titulo “Apple lança finalmente o iOS 18.2” é falso. O resto são detalhes.
Isso é o que tu sabes 😉 mas a versão está pronta. 😉 a RC 2 já tem tudo pronto. O resto que dizes… é apenas o que tu sabes 🙂
Para o efeito do artigo, o importante são as causas da não inclusão do Apple Intelligence. E o que isso poderá implicar em termos de utilidade dos novos dispositivos.
Zé guita 😉 https://pplware.sapo.pt/apple/apple-lanca-o-ios-18-2-para-todos-mas/ percebeste que não sabias o que dizias? 🙂
Não. O título diz que já saiu. O artigo diz que ainda não saiu. Também caí nessa. Horrível!
Mas saiu, sim, 😀 primeiro para developers e recebemos isso e agora para todos, como também referimos: https://pplware.sapo.pt/apple/apple-lanca-o-ios-18-2-para-todos-mas/
Só têm de ler o que está escrito no artigo.
Não ter IA parece mais uma vantagem do que desvantagem
Era o que estava a pensar… e de qualquer das formas o IA será só para os iPhones 16, porque a Apple tem que vender… ahh perdão, é o processador que não aguenta.. é muito fraquinho, temos que se comprar o novo e maravilhoso deste ano!
O problema neste momento ainda não é a regulamentação europeia, já que nem em inglaterra funciona. A apple ainda não disponibilizou para outros paises. Para 2025 quando a apple expandir para outros paises é que se vai colocar a questão da regulamentação europeia.
A maioria da legislação europeia tem equivalência no RU e apesar do o RU ter saído da EU antes da aprovação da DMA eles tiveram presentes durante grande parte do período de discussão e como tal aprovaram também internamente uma lei semelhante DMCC, as regras não são exatamente iguais por isso não quero afirmar com certeza mas digamos que não ficaria surpreendido que se a Apple Intelligence não venha para a EU por causa da regulamentação então também não chegará ao UK.
Azeiteiro antes de comentares de coisas que não percebes ao menos vai ler!!! O Apple inteligence não funciona nos modelos “antigos” por causa de processadores mas sim pela memória RAM.)necessário no mínimo 8gb. se fosse por processadores o teu querido OPPO OU XIAOMI não saberia o que era inteligência artificial visto que todos os Android ainda não chegaram sequer ao nível de processamento do iPhone 15 quanto mais do modelo mais recente! Só para te informar o iPhone 15 pro que já tem 8gb de ram é compatível com inteligência artificial…
Dfs o Apple inteligence sim funciona em Inglaterra(basta saíres da Zona Euro e o telefone deixa ativar)mas sim só está disponível em inglês E a Apple só para 2025 começará a fazer as suas traduções para funcionar noutros países.e por causa da regulamentação os países europeus se nada mudar não serão prioridade..
Com o IOS 18.2 sai o inglês Uk.
O Português está previsto para Abril 2025.
https: //9to5mac.com/2024/10/28/apple-intelligence-language/
Contasse que nessa altura o problema esteja resolvido, se não tiver funciona nos Mac
Contasse que nessa altura
O artigo ao invés de se focar em passar a imagem que a UE é má e não deixa os utilizadores terem AI, deveria focar-se no que essas funcionalidades trazem ao nível de recolha e processamento de dados para a Apple achar, ou passar a ideia, de que iriam infringir legislação. Seria interessante em vez de pedirem aos utilizadores para pressionar a UE para “relaxar” leis, dizerem exatamente que leis é que os impedem de lançar o produto.
Interessante como outras empresas de com soluções de AI integradas nos seus produtos não se sentiram inibidas pela legislação da UE para os lancar, como é o exemplo da microsoft com o Copilot…
Ai não? 😀 https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/mex_24_2681 o caro BA é que desconhece. Mas a Microsoft está igualmente a lutar para não ser multada. A Apple evitou (assim como outras empresas) correr o risco de receber mais uma multa multimilionária.
A UE não é má, é desorganizada, complexa, atrasada nas decisões, atua em modo reativo. É o problema. O que tem feito com o Facebook, Google, Apple, Microsoft, etc etc etc? Multa, multa, mas não traz soluções que sejam de facto proativas.
Devias ler mais, estás desinformado 😉
“A UE não é má, é desorganizada, complexa, atrasada nas decisões, atua em modo reativo” por um motivo: o direito (do qual os regulamentos são um instrumento), não cria novas realidades. Esse papel cabe à ciência e à sociedade em geral. A quem legisla, cabe perceber a realidade e regulamentá-la, mas só o pode fazer quando ela existir. A UE não está atrasada nestas matérias. Aliás, até reage bastante rápido (e sim, tem de ser por reação, porque se constituíram novas situações de facto). Tomara que a UE e os Estados, o fizessem tão atempadamente em todas as matérias.
Continuamos com uma UE lenta, que não dá suporte a essa tal “ciência e à sociedade em geral” para criar ferramentas e tecnologias que fazem falta. Tudo o que está nas mãos das pessoas em grande destaque não é europeu. Ou é americano, ou chinês. Legislam sobre a privacidade relacionada às redes sociais. Tudo é americano ou chinês.
Legislam para tentar controlar a perda de identidade, mas dependemos dos sistemas operativos americanos. Dispositivos de marcas americanas ou chinesas. Havia tanto a falar!
Mais uma em que a Apple ficou a ver o comboio, a IA. Anda as aranhas, usa a tecnologia dos outros e limita-se a coletar biliões dos idiotas uteis.
Basta irem procurar o update que vai aparecer, eu já o recebi, ainda não instalei pl estou em viagem mas chegando a casa.