Filtro de partículas: é melhor não retirar do seu veículo
Um filtro de partículas é um componente utilizado entre a linha de escape dos motores turbodiesel (e nos mais recentes motores a gasolina) e evita a emissão de partículas nocivas para a atmosfera. Se o seu veículo tem, é melhor não retirar. Saiba a razão.
Retirar o Filtro de partículas é ILEGAL...
Se o seu veículo tem filtro de partículas é melhor não inventar e retirar. Se retirou o filtro de partículas do seu carro é melhor repor, pois, pode chumbar na inspeção. O inspetor pode considerar que o seu estado ou o da sua carga não permitem a realização de todos os ensaios e verificações sem colocar em risco a sua integridade física ou a de terceiros ou provocar danos em equipamentos de inspeção, nas instalações ou no próprio veículo.
O filtro é uma peça que custa algum dinheiro. Quando começa a dar problemas, alguns condutores tendem a retirá-lo do veículo, apesar de ser ilegal em Portugal e em outros países da União Europeia. A remoção do filtro compromete o cumprimento das normas de emissões de poluentes estabelecidas por regulamentações ambientais, como o Regulamento Euro 6, e pode acarretar várias consequências legais e práticas. A legislação portuguesa proíbe explicitamente alterações nos sistemas de controlo de emissões dos veículos.
O filtro, geralmente feito de cerâmica ou metal poroso, retém as partículas presentes nos gases de escape. Periodicamente, o filtro aquece as partículas retidas (normalmente de forma automática) e queima-as, transformando-as em gases menos nocivos, como CO₂. Esse processo é chamado de regeneração.
A regeneração pode se ativa ou passiva. No caso da regeneração ativa, esta é controlada pela central eletrónica do carro, injetando combustível extra para aumentar a temperatura. A passiva ocorre durante viagens mais longas, quando a temperatura do escape é naturalmente elevada.
Hmnnn dar 20€ a mais na inspeção ou correr o risco da mulher pegar fogo ao carro e manutenção do FAP Acho que vou pelos 20€ a mais mesmo. Literalmente a unica vantagem de ficar com o FAP é o meio ambiente, porque des resto se o inspetor não chumbar por isso vai ser por outra coisa…
Não de esquece que das partículas potencialmente cancerígenas.
O meu Corolla D4-D não tem nada disso.
Menos uma dor de cabeça.
ja somos dois 😀
Quase á 20 anos que se anda a ouvir esta lenga, lenga….
Retirar o filtro de partículas pode provocar redução de consumo, redução de problemas, aumento de rendimento…Melhor só fazer o pack, EGR+FAP
check! +1
Eu tirei do meu a diesel e ficou outro carro baixou os consumos em 2lt, não manda fumo preto nem nada, e na inspeção por estúpido que pareça ao medir a poluição baixou. Antes fazia com 20€ 200km/220km, agora faz 250/270. Ainda e um diferença considerável. Além da manutenção ser mais barata.
O meu reduziu de 5lt/100 km para -10 litros / 100
Nasce gasoleo no tanque.
Qual é a surpresa tudo o que estiver no sistema de escape reduz potência, e por consequência aumenta consumos.
Opel Astra de 2010, filtro de partículas na marca custa €2900
Á anos que os portugueses andam a remover o miolo do filtro de partículas(o Filtro continua lá, mas não faz nada). E continuam a passar nas inspeções. Não existe legislação para combater essa prática falou-se á anos que iria ser criada mas nunca andou para a frente.
“A remoção do filtro compromete o cumprimento das normas de emissões de poluentes estabelecidas por regulamentações ambientais, como o Regulamento Euro 6.”. Frase muito bonita mas falta dizer que as marcas chutaram os custos da regulamentação ambiental para cima dos clientes. Uma regulamentação que visava produzir carros mais “limpos” transformou-se não na produção mas na utilização. Não falando na chatice de regenerar o FAP à hora que “carro” decide, ter que andar em autoestradas (mais um custo inerente) para regenerar o bicho não lembra a ninguém. Isso ou andar a 120 nas estradas nacoonais. Ridículo. Aquando da compra, o funcionário do stand deveria perguntar: “Está a pensar andar em autoestrada?”, “não?”, “Então lamento, este carro não é para si. Este carro é para andar em autoestradas. Experimente um em segunda mão com, pelo menos, 25 anos.” Lá se vai o ambiente. Parem de enganar as pessoas. Se a norma é para cumprir, então não ponham os custos em cima do cidadão comum. Nem que todos os cidadãos tivessem o dobro ou triplo dos rendimentos. Esta prática por parte das marcas é simplesmente uma prática nada ética. Ao fazerem isto, ao menos as marcas tenham a dignidade de admitir que o FAP foi uma das formas de tornear a regulamentação. Sim, UMA das formas. Nem julgo necessário desenvolver o tema das informações falsas dadas às instituições competentes para monotorizarem o cumprimento das normas ambientais.