Três pessoas morreram após o Google Maps ter dito para passarem por uma ponte inacabada
O Google Maps é a ferramenta de navegação de muitos utilizadores. Num caso insólito, três pessoas não conseguiram chegar ao destino, pois a aplicação orientou-as para uma ponte inacabada.
O caso ocorreu na Índia e envolve três homens, que viajavam de uma cidade para outra, a caminho de um casamento.
Conforme contado pelo Economic Times, citando um jornal local, as três pessoas morreram, depois de o Google Maps ter dado instruções ao táxi em que viajavam para atravessar uma ponte inacabada. Os passageiros circulavam de noite, pelo que "não tinham conhecimento do estado da ponte".
O local do acidente foi descoberto pelos habitantes locais cerca de um dia após o carro ter caído sobre a borda da ponte, quando o veículo foi visto deitado sob a estrutura inacabada.
Um funcionário local disse aos jornalistas que o carro navegava com o Google Maps no momento do acidente, enquanto um membro da família de uma das vítimas culpou, também, a aplicação pelo acidente mortal.
Estavam a verificar o percurso com o Google Maps e caíram da ponte incompleta. A estrada devia estar bloqueada, mas não estava. Os mapas não deviam ter mostrado que a ponte estava completa.
Google Maps já se enganou antes
Segundo a imprensa, esta não foi a primeira vez que a aplicação da Google disse a um utilizador para conduzir até um local, encaminhando-o para um acidente mortal.
Normalmente, estes acidentes ocorrem à noite, quando o utilizador não consegue ter plena visibilidade do contexto, depositando total confiança na aplicação.
No ano passado, aliás, a Google foi processada pela família de um utilizador da Carolina do Norte, que morreu, em 2022, depois de o Google Maps lhe ter dito para atravessar uma ponte que tinha caído anos antes. O advogado da família alegou que o Google Maps "orientou mal o motorista" para uma estrada destruída "há anos".
Outros incidentes, não fatais, motivaram, também, ações judiciais contra a Google, ao longo dos anos.
Em resposta a um pedido de comentário feito pelo Futurism, a Google disse o seguinte:
As nossas mais profundas condolências vão para as famílias.
Estamos a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades e a dar o nosso apoio para investigar o problema.
O google maps pode ter estado mal, mas também deveria haver (ou faltar) sinalização na estrada.
Na empresa onde trabalho temos um acesso privado (com portões) que atravessa toda a propriedade de um lado ao outro e tem +/- a mesma largura que uma estrada estreita. O google diz que é uma estrada através da nossa propriedade. Não nos faz qualquer diferença, mas é um erro.
Exatamente o Maps é apenas uma ferramenta de orientação e não uma ferramenta para confiar cegamente. Por exemplo da Arrabida para o Cabo espichel o maps mandou-me por caminho de terra batida. xD
Uma vez na serra da estrela em manteigas tambem andei por caminho de terra batida por seguir o maps. A verdade é que embora sera uma ferramenta de orientação, temos que ser nós a tomar a decisão final. xD
Certa vez estava à espera da minha ex numa quinta no meio do nada. Eu fui de um lado e ela do outro. Ela nunca mais chegava… o google maps mandou-se atravessar um riozito, sem ponte… lol
Mas já andei por caminhos manhosos, normalmente sem GPS. Tem mais piada. Uso o GPS para sair dos buracos 😀
Não, o título tá errado. Devia ser: 3 pessoas morreram de ataque súbito de estupidez. Andam nas estradas muitos com esta doença crónica. Mas quando ataca de forma súbita, dá nisto …
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Não digo que sim, nem que não. Se não houvesse sinalização adequada, não é fácil ver um “buraco” numa ponte a tempo de travar o carro. Obviamente que a culpa não foi do GPS, mas também pode nem ter sido das pessoas. Acima de tudo, há que respeitar as vítimas.
Algumas zonas têm sinais de trânsito a alertar os condutores de camiões para não seguirem por determinadas estradas. É normal um condutor que não conhece uma zona seguir o GPS. Mas num camião grande, pode chegar a certo local e não conseguir passar (e ter imensas dificuldades para dar a volta ou fazer marcha atrás). Obviamente que a grande falha é da sinalização que deveria ter em atenção a largura das estradas. Ou, ao invés, indicar percursos mais relevantes para camiões. A sinalização muitas vezes “esquece-se” dos camiões. E concessão e construção da estradas também. É cada cruzamento ou zona de rotundas onde os camionistas se vêm greguinhos para passar. E curiosamente, inclusivamente em zonas industriais.
Não teria dito melhor
Se tivessem usado um mapa em papel teria sido evitado se a ponte lá estivesse mencionada?
A culpa é de quem deveria ter vedado a estrada.
Mas as pessoas não olham para a estrada?
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De noite não é fácil. Quantas vezes já passámos por cima de um buraco ou de algo na estrada sem ter tempo de ver?
E quando o GPS faz aquele itinerário errado que em vez de ser o mais curto da um com centenas ou milhares de quilometros, eles também iam seguir sem pensar?
A malta é toda profissional, mas dependendo do angulo e velocidade uma pessoa pode não conseguir reparar se há estrada em frente ou não. Pelo que parece isto aconteceu à noite e, pelo que parece, o local não deve ter luminosidade nenhuma. Agora digam-me se, a andar normalmente na estrada, durante a noite , iria dar 100% de certeza que não iriam cair na mesma situação. O GPS diz “continua”, está escuro e só vês até onde os farois permitem (e dado ser uma ponte em construção/danificada, até as linhas da estrada devem ser abstratas), admira-me terem sido os unicos acidentados.
Aqui os culpados nem é google e, até certo ponto, o condutor. O problema está na vedação e segurança do local.
Três homens dentro dum carro, nenhum viu a falta da ponte? Estavam os 3 a olhar para o mesmo tlm ao mesmo tempo? Mais uma história mal contada. De certeza que iam todos bêbados para o casamento, mas essa parte não contam.
Olha outro Zé!
Foi de noite. Se não houver luzes na estrada quase não se vê e uma “ponte inacabada” é tão escura como o asfalto.