Nova Siri incorporará a melhor funcionalidade do ChatGPT: o Modo de Voz avançado
A Apple está a preparar-se para elevar as funcionalidades da Siri, integrando uma nova capacidade de conversa fluente. Esta mudança tem como objetivo transformar a assistente virtual numa parceira de conversa mais real, copiando o "Modo de Voz avançado" do ChatGPT.
O salto da Siri em direção à IA conversacional
De acordo com a Bloomberg, a Apple está a trabalhar ativamente numa atualização da Siri que muda a sua funcionalidade para além de seguir comandos de voz. Em vez disso, a nova assistente foi concebida para facilitar conversas naturais, semelhantes às humanas.
Com funcionalidades semelhantes ao Modo de Voz avançado do ChatGPT, a Siri será capaz de manter discussões fluidas e fornecer respostas precisas com o mínimo de atraso, oferecendo uma experiência mais intuitiva.
Para tal, a Apple está a utilizar os seus Large Language Models (LLM). O jornalista Mark Gurman refere que a Siri atualizada irá aproveitar estas tecnologias avançadas para rivalizar com ofertas como o ChatGPT da OpenAI e o Gemini da Google.
As atualizações planeadas para a Siri representam um salto significativo em relação aos anúncios anteriores da Apple sobre IA. Numa apresentação anterior da Apple Intelligence, foram destacadas as novas funcionalidades da Siri, como a capacidade de interpretar o conteúdo no ecrã e reunir o contexto de outras aplicações ou serviços.
Embora os esforços da Apple para melhorar a Siri estejam bem encaminhados, o cronograma para seu lançamento sugere uma abordagem paciente. Gurman indica que a Siri conversacional pode ser revelada em 2025, potencialmente durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) anual. No entanto, a atualização poderá não estar amplamente disponível até ao lançamento do iOS 19 e do macOS 16 em 2026.
Este atraso deve-se em parte ao foco da Apple em refinar o seu modelo de linguagem de segunda geração, que é essencial para fornecer as funcionalidades sofisticadas que os utilizadores esperam. O CEO da Apple, Tim Cook, enfatizou o compromisso da empresa com a qualidade em detrimento da velocidade, afirmando:
Acontece que demora algum tempo até ser realmente fixe. É preciso muita iteração. Temos de nos preocupar com todos os pormenores. Às vezes demora um pouco mais para fazer isso.
Afirmou.
Leia também:
Como já tenho e utilizo o Chat GPT , alguém me sabe dizer se vale a pena o pago ? são cerca de 22 euros mensais . Quais são as diferenças para o gratuito ? Já lhe fiz a pergunta e fiquei pouco esclarecido …
Tens aqui este artigo da CNET que explica muito bem as diferenças entre a versão gratuita e a versão paga do Chat GPT: https://www.cnet.com/tech/services-and-software/chatgpt-free-vs-chatgpt-plus-worth-the-20-upgrade/
Mas, basicamente, para quem tem a conta gratuita, limita o número de respostas dada pela versão 4o. Dependendo do tráfego e uso da plataforma, pode reverter os utilizadores não pagantes para a versão 3.5 se existir muitos acessos e solicitações.
Outra das limitações é o acesso ao gerador de imagens DALL-E. Muito limitado ou inacessível para quem tem conta gratuita. Todavia, não te faltam alternativas IA gratuitas para gerar imagens (Adobe Firefly, por exemplo).
Não tens acesso a GPTs costumizados na versão gratuita, mas podes perfeitamente “treinar” um GPT na versão gratuita para se adaptar facilmente ao tipo de solicitações que submetes.
depois das gratuitas passam para a versão 4o- mini
Subscreve a versão paga durante um mês.