Cuidado com esta avó digital! Foi criada para combater burlas telefónicas e usa a IA
Cada vez mais as burlas telefónicas acontecem. Dada a sua sofisticação, as vítimas nem sempre são as mais óbvias e podem acontecer a todos. Para combater este flagelo, surge agora a dAIsy, uma avó digital, criada para combater burlas telefónicas e recorre à IA.
Cuidado com esta avó digital, quer enganar burlões
A O2 lançou a dAIsy, uma inteligência artificial criada para combater as burlas telefónicas. Esta avó virtual apresenta-se como uma pessoa idosa vulnerável, fazendo com que os burlões percam tempo com conversas sem sentido. A iniciativa procura proteger os utilizadores e destacar a importância de estar atento a possíveis fraudes.
Segundo a O2, a dAIsy foi desenvolvida em colaboração com o YouTuber Jim Browning, conhecido por expor redes de fraudes. A IA está ligada a números que circulam entre os burlões, que acreditam estar a contactar uma vítima fácil e acabam presos em longas e infrutíferas conversas.
A dAIsy utiliza frases lentas e respostas cheias de pormenores fictícios para prolongar a conversa. Numa das suas interações mais memoráveis, um burlão frustrado exclamou passado quase uma hora: “Perdi uma hora da minha vida!”. A dAIsy, implacável, continuou com o seu discurso, cumprindo o seu propósito de desperdiçar o tempo do agressor.
Criada para combater burlas telefónicas com a IA
No último ano, a empresa bloqueou mais de 250 milhões de transações suspeitas, equivalendo a intercetar uma tentativa de fraude a cada dois minutos. Para quem suspeita de chamadas fraudulentas, a O2 recomenda que as reportem para o número 7726, que corresponde a “SPAM” num teclado numérico, para as operadoras poderem tomar medidas.
O dAIsy não só combate os burlões, como também educa o público sobre como identificar e evitar fraudes. Com esta ferramenta inovadora, a O2 oferece uma solução tecnológica para um dos problemas mais persistentes do mundo digital.
Certamente que esta será apenas a primeira avó digital a surgir e que em breve esta poderá ser uma forma para nos defendermos de todas as tentativas de burlas telefónicas. A utilização da IA poderá ser uma arma útil e eficiente para proteger todos os que estão na Internet e não só.
Isto levou a um patamar sério…As pessoas estão a não confiar nas chamadas de todo, falo de telemarketing abusivo (Scam calls incluido). Cada vez mais, não atendo chamadas de números desconhecidos a menos que estou à espera de uma encomenda…a ansiedade de atender telefone de números estranhos tornou-se comum nos dias que decorrem.
Uma sugestão para quem passa pelo mesmo que eu:
– “Autoriza a gravação da chamada para fins comerciais…bla bla bla”
Respondam sempre “não…” e são obrigados a terminar a chamada.
Ai não desligam não…..
Não autorizes não a gravaçãp se um dia te entalares e em tribunal precisares dela já te fostes, o tribunal dá logo razão ao serviço em nem se quer autorizares gravares a chamada pra efeitos de prova mais tarde.
Não venhas com a treta de privacidade e tal porque mesmo sem gravação já expões dados na mesma.
Eu fiz sempre isso e terminam a chamada…
Se não o fazem é porque mudaram a estratégia…ainda mais agressivo se tornaram…
O último recurso é mesmo seres tu, o receptor, pedir licença e terminar a chamada…
Então o que te protege de ativarem serviços abusivos em teu nome, e dizerem que não aceitaste a gravação da chamada?
Ou mesmo que aceites a gravação da chamada, dada a mesma ser inconveniente dizerem que não existe porque não autorizaste.
Faz o que eu faço, mas apenas tenho tempo/paciência para 10 minutos…
Fixe!
Gostaria de saber se esse nº 7726 é válido em portugal