PplWare Mobile

Volkswagen: com o potencial fecho das fábricas na Alemanha, como fica a Autoeuropa?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Anung says:

    A UE, liderada por gente mimada que nunca fez nada da vida, conseguiu destruir as fronteiras, segurança e agora a indústria da UE.
    Como não chegasse, querem resolver o problema da poluição (todos sabem que a UE é o maior poluidor do mundo) com os bolsos dos europeus e a dar biliões á china 🙂

    O vale é a crise da habitação que deu para fazer um bom pé d e meia.

  2. Pulito says:

    Portugal se quer crescer economicamente devia olhar para os paises de leste e baixar as taxas de investimento estrangeiro. A Polonia fabrica carros, comboios, barcos, baterias e ate chips da intel. Portugal fechou ate o estaleiro de viana do castelo. E um pais sem rumo e ve se aqui nos comentarios a maioria das pessoas a dizer que teslas e iphones sao caros quando aqui em Varsovia ha mais teslas e iphones que em Portugal inteiro. E algo banal em quase toda a europa

  3. Rodrigo says:

    Mão de obra mais barata da UE por isso deve ficar tudo igual.

  4. JC says:

    Os alemães a provam agora o que foi querer impor reduzir as taxas de coarbono… sim, é o sabor da natureza!

  5. fait says:

    A UE quis combater a poluíção causada pela indústria deslocalizando a produção para países que não querem saber da poluíção.
    Agora, esses países ficaram com o know how e produzem mais barato do que nós, piorando ainda mais o problema da poluíção.
    O caminho deveria ter sido o de manter cá a produção, tornando-a cada vez mais sustentável.
    Agora já vamos tarde.

  6. David Guerreiro says:

    A Autoeuropa já tinha os anos contados. É só confusões com os sindicatos, exigências e greves. A VW está farta dos sindicatos na Autoeuropa. Vão acabar por ir todos para o olho da rua, agradeçam aos sindicatos.

  7. Zé Fonseca A. says:

    façam mais greves apoiadas pelo PC e BE, depois queixem-se que fechou a galinha dos ovos de ouro

    • Grunho says:

      Os sindicatos apoiados pelo PC e pelo BE são meninos do coro ao lado dos sindicatos alemães. Basta ver que em igualdade de trabalho e horas os alemães estão a levar para casa mais do dobro do que se paga aqui.

    • Grunho says:

      Os sindicatos apoiados pelo PC e pelo BE são meninos do coro ao lado dos sindicatos alemães. Basta ver que em igualdade de trabalho e horas os alemães estão a levar para casa mais do dobro do que se paga aqui.

    • paulo g. says:

      O capitalismo não quer saber disso, vai por onde paga menos e recebe mais.
      Neste caso, por muito boa que seja a AutoEuropa a produzir carros a combustão, se não os vende para China, porque eles já não os querem, se não produzir bons carros elétricos a curto prazo, o que não vai acontecer, pois a VW é muito lenta a adaptar-se, vai acontecer o mesmo que a toda a VW, vai à falência, tal como as empresas Japonesas. Quem não se adapta à mudança é comido.

  8. Grunho says:

    Entre o PREC e o fim da contingentação 2 anos a seguir à entrada na CEE contavam-se pelos dedos os vw que cá se vendiam. Ninguém morreu por causa disso.

  9. says:

    Europa a afundar como esperado

  10. Andreas Noack says:

    O principal problema é que já não há gás russo.

    • paulo g. says:

      Não precisamos dele. Precisamos é de mais painéis solares e baterias. Porque sol, temos muito e até vento.

      • PorcoDoPunjab says:

        paulo g, não precisa do gás Russo vc, porque os alemães estão em derrocada pela falta dele.
        Onde antes pagam 1 euros agora pagam 4 ou 5 pelo mesmo.
        Jogada genial…
        E quer saber a melhor? Duvido muito que após a guerra os Russos voltem a vender o gás aos alemães só para os rebentar economicamente.
        Ou se venderem será a preços muito superiores ao de antes…
        O tempo da energia barata Russa terminou definitivamente e não estou a ver bem como é que os Alemães vão impedir as indústrias pesadas, que consomem quantidades brutais de energia, a mudar de ares.
        Sempre podem meter uma ventoínha em cada chaminé, como diz o paulo g, mas duvido que a energia obtida por esse meio seja suficiente para o gasto…

        Enfim, logo veremos no que isto vai dar…

    • Jaquim says:

      Há gás em muito lado, e esse não é o caminho, pois também polui como os outros combustíveis. Brevemente até Marrocos vai exportar gás, Mocçambique, etc. Claro que o transporte fica mais caro…

      • PorcoDoPunjab says:

        Jaquim, pois há gás em muito lado.
        O problema é o transporte do mesmo, que é caríssimo.
        Faço ideia quanto cobra uma empresa seguradora para segurar um navio cheio de gás…
        Fora o resto das despesas, claro…

        Alemanha por cada euro que pagava à Rússia, paga agora 5 aos EUA.
        Agora vc como gestor de uma fábrica que gasta quantidades enormes de gás diga-nos como vai atenuar esta enorme despesa.
        Aumentar o preço dos produtos? Má ideia, depois ninguém os vai comprar.
        Esperar que a tormenta passe e o gás barato Russo volte a fluir?
        Isso não vai acontecer nunca mais.
        Solução? Sair da Alemanha o quanto antes…

        É isto que está a acontecer…

  11. majpa says:

    Europa e o seu declínio, dependentes na energia, alimentação, matérias primas etc.
    Indústrias tradicionais europeias perderam competitividade global, ficamos para trás em relação aos EUA e a Ásia em alguns setores de alta tecnologia e população cada vez mais idosa impacta a produtividade e a inovação!
    Somos só um sitio para se visitar (turismo) e mesmo assim! Olhando para certas cidades Europeias (Paris como exemplo) já não é que era, muito lixo, pouco brilho!
    Já em 1974, o chanceler alemão Willy Brandt previu que a Europa Ocidental teria apenas mais 20 a 30 anos de democracia antes de deslizar para a ditadura. Essa previsão, embora não se tenha concretizado, parece ecoar em alguns aspetos da realidade atual.

    • Sergio J says:

      Ou seja, queres regredir civilizacionalmente para seres competitivo com preços baixíssimos? Ou queres preços baixos e, ao mesmo tempo, um emprego das 9h às 17h, em ambientes limpos, com serviços de saúde e educação de qualidade? Não adianta ter apenas mentes brilhantes em matemática, se depois se tornam isolados do mundo.

      • majpa says:

        Não estou a defender um regresso a um estado mais primitivo, estou a dizer que precisamos adaptar-nos ao cenário global em mudança.
        Não podemos apenas sentar e esperar que as coisas sejam como sempre foram, precisamos ser pro ativos e encontrar novas formas de ficar competitivos. E sim, isso pode significar fazer alguns sacrifícios, mas acredito que os benefícios serão valiosos no longo prazo.

    • PorcoDoPunjab says:

      majpa, infelizmente não é só Paris.
      Veja o que se passa nas outras capitais europeias e verá que o problema é geral..

  12. Joao M. says:

    É um risco, mas, a ver bem, a AutoEuropa já esteve em risco de fechar noutras alturas.
    A Industria Europeia já está em risco desde há muitos anos – quando se começou com as coisinhas ambientais, aumento de impostos sobre as empresas e as taxas por todo lado. O que os empresários fizeram? exportaram a industria para países mais baratos – como a china por exemplo. Agora a europa está a penar pelos erros das decisões do passado e, infelizmente, parece não querer mudar de tragetória.
    As empresas de cá ficaram a dormir à sombra do nome que tinham e agora, com o mercado chinês a entrar em força (entre outros), ficaram para traz.

    O problema em Portugal não será apenas a autoeuropa mas as bosch e outras empresas similares que fazem peças e partes para a industria automovel europeia e que, agora, ou olham para outros mercados ou irão ter também graves problemas. Tipo aquelas empresas em que o único cliente que têm é a TAP e quando se começou a falar em vender a TAP começaram todas a suar. Quanto só colocas os ovos num cesto, se esse cesto fica roto, perdes os ovos todos.

    Portugal, como um todo, apenas tem colocado ovos no turismo e serviços. A Europa quase a mesma coisa. Em tecnologia – como IA por exemplo, nem no topo da lista de inovadores andamos – É tudo APAC e EUA. O Velho continente se não muda de estratégia irá ficar apenas como um bom sitio para turistar, filosofar sobre politica e reformar (os ricos).

  13. jorgeg says:

    kakaka!!! Lideres fracos da nisto.
    EUA explodem com a NS2 e os inuteis do gov Alemao prestam vassalagem pelo acto , nao e normal!

    • PorcoDoPunjab says:

      Jorge, e como se isso não bastasse, a ministra Baerbeck ou lá como se chama, disse que não quer saber dos alemães.
      Primeiro estão os Ucranianos.
      Não tenho pena deles.
      Votam em janados, resultado é o esperado.

  14. João says:

    Os amigos dos chineses vão resolver esse hipotético problema, instalam lá uma marca chinesa eléctrica.

  15. Nasp says:

    Vê-se bastante por exemplo as marcas asiaticas de automoveis a dar 10 anos de garantia…e a mão de obra na europa central e carissima por isso há emigrantes. É normal nem a Alemanha se aguentar

  16. Focabm says:

    Os chineses vão comprar a Europa inteira daqui a umas décadas.

    • PorcoDoPunjab says:

      Focabm, provavelmente daqui a umas décadas não haverá Europa… ou se houver já não será bem Europa, será outra coisa qualquer, bem pior.
      Veja os sinais, veja os sinais…
      Não deixe os outros dizerem-lhe o que deve ver ou pensar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.