Cientistas afirmam: tentar inverter as alterações climáticas não nos vai salvar
As empresas de tecnologia estão a explorar ferramentas de ponta para remover o dióxido de carbono da atmosfera, na esperança de inverter as alterações climáticas. No entanto, uma investigação recente lança dúvidas sobre a ideia de que o arrefecimento do planeta depois de ultrapassados os limiares críticos de temperatura pode atenuar totalmente os danos climáticos.
Alguns danos são irreversíveis!
O estudo sublinha que muitos dos danos causados pelas alterações climáticas, como a subida do nível do mar e as deslocações devido a condições meteorológicas extremas, são irreversíveis.
Este facto torna ainda mais urgente que os governos e as indústrias reduzam agora as emissões de combustíveis fósseis, em vez de dependerem de futuras tecnologias de captura de carbono. Como explica Carl-Friedrich Schleussner, o principal autor do estudo, "cada grau de aquecimento tem consequências irreversíveis".
Várias startups estão a trabalhar em soluções para capturar as emissões de carbono do ar ou dos oceanos, ou para prender o CO2 em materiais como o betão. Mas a escalabilidade destas tecnologias continua por provar.
Gigantes tecnológicas como a Microsoft e a Google, que se comprometeram a atingir emissões líquidas zero, estão entre os maiores apoiantes de projetos de captura de carbono. No entanto, as pegadas de carbono destas empresas aumentaram, em grande parte devido à expansão de centros de dados que consomem muita energia para o desenvolvimento de IA.
Embora as técnicas de remoção de carbono possam ajudar a abrandar as alterações climáticas, combatendo a poluição histórica, não substituem a redução direta das emissões. Os cientistas sublinham que o recurso a estas tecnologias pode atrasar a necessária transição para fontes de energia mais limpas.
O Acordo de Paris sobre o clima exige que as emissões globais atinjam o valor zero até 2050 para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C. No entanto, com temperaturas globais já superiores a 1,2°C, estamos a aproximar-nos rapidamente deste limite, e as consequências estão a tornar-se mais evidentes com o aumento da frequência das catástrofes relacionadas com o clima.
Alguns defensores da remoção do carbono esperam que esta possa inverter o aquecimento se ultrapassarmos o objetivo de 1,5°C, mas a investigação recente adverte que os danos não desaparecerão simplesmente.
Por exemplo, o degelo dos glaciares continuará a aumentar o nível do mar durante séculos, deslocando as comunidades costeiras. Além disso, não é claro como é que os climas regionais irão reagir mesmo que as temperaturas globais sejam reduzidas.
E os mais pobres são os mais afetados pelas alterações climáticas...
A destruição causada por furacões recentes como o Helene e o Milton sublinha a urgência de uma ação imediata. Os custos humanos e económicos dos fenómenos meteorológicos extremos só aumentarão se as emissões não forem reduzidas. Os atrasos na abordagem das alterações climáticas também suscitam preocupações éticas, uma vez que os países mais pobres são frequentemente os mais afetados pelos seus efeitos.
Além disso, os modelos climáticos podem subestimar o aquecimento que poderá ocorrer. O "orçamento" de carbono que acreditamos ser suficiente para evitar que se ultrapasse 1,5°C pode não ser suficiente, exigindo potencialmente uma remoção de carbono ainda maior do que a prevista.
Mas aumentar a escala para os níveis necessários pode ser impraticável. As instalações atuais só conseguem capturar uma pequena fração do CO2 necessário, e a um custo muito elevado.
Não podemos desperdiçar a remoção de dióxido de carbono na compensação de emissões que temos a capacidade de evitar. A prioridade deve ser reduzir as emissões agora, em vez de apostar em soluções futuras para desfazer os danos.
Adverte Gaurav Ganti, coautor do estudo.
Leia também:
Pplware, na minha opinião o vosso titulo acaba por enganar e induzir as pessoas numa perspetiva que já não nos salvamos.
Embora seja verdade que alguns danos sejam irreversíveis, agir agora para reduzir as emissões é essencial para evitar que a situação piore. Portanto, a ideia de que as tentativas de mitigação são inúteis(titulo tentar já não nos salva) ignora a importância das ações que ainda podem ser tomadas.
Cump´s
Nunca tivemos salvação, o Sol um dia vai “apagar”, o planeta terra vai morrer e no fim vai ser engolido pelo Sol aquando da sua expansão.
Nesse ponto de vista o Pplware não está muito enganado 😀
exacto
Só um parolo acredita que sim, para fazer alterações climáticas teriam que
A) Acabar com as fábricas na China onde a poluição é intensa e todas as outras fabricas com alta taxa de poluição
b) Teriam que regressar ao fim da Revolução Industrial
c) Menos Madeira e Casas
É impossivel reverter as alterações climáticas se não voltarmos aos tempos antigos… Podem gritar, chorar, fazerem o que quiserem, teriam que acabar com a revolução industrial e voltar aos tempos antigos.
Não vale a pena e se valer, quem é o que o fará? Podem jogar as tintas que quiserem, a humanidade não vai deixar de usar. Façam manifestações que quiserem (que são inúteis na maioria dos casos) os grandes problemas nem estão em PT mas em paises mais poluentes que o nosso.
Mesmo que voltássemos aos tempos antigos pré-industriais… o clima continuaria a evoluir exactamente do mesmo modo. Mesmo que a humanidade nunca tivesse vingado e nunca tivesse sequer bufado, o clima estaria exactamente na mesma.
A natureza liberta significativamente mais CO2 do que todos os países juntos. O aumento do CO2 na atmosfera podemos agradecer ao vulcanismo, aos lagos, às albufeiras e a tantas outras coisas mais… mas em especial aos oceanos!
O aquecimento global renomeado alterações climáticas é a maior fraude que já nos impingiram a nível mundial!
ui o que foste dizer…
Tem de ser dito, a humanidade não tem qualquer influência no clima. Tudo o que se passa com o clima tem origem em processos naturais.
já não há nada a fazer. a solução é abraçar a catástrofe.
Os catastrofistas já a abraçaram há muito tempo… as alegadas catástrofes é que teimam em nunca devolver o abraço, isto é, teimam em nunca chegar. Vá-se lá saber porquê!
Sendo os catastrofistas os supra-sumos do clima só podem estar certos, portanto… o clima é que deve estar errado. Malandro do clima que não lhes faz a vontade!
Reduzir emissões a bem ou a mal, acabar com os ricos para acabar com os pobres ao mesmo tempo para ninguem ficar para trás ou então será um genocidio pior que os do passado.
«Acabar com os ricos para acabar com os pobres»… mas ao menos sabe o que aconteceria se um dia deixasse de haver ricos?
Certamente não julgará que ficaríamos todos ricos já que isso iria contra a sua ideia de acabar com os ricos.
Talvez julgue então que ficaríamos todos na média… algures entre o ser-se rico e ser-se pobre. Que teríamos todos uma vida em que nada nos faltaria para sermos contentes e felizes.
Puro engano! A partir do momento em que deixasse de haver ricos os primeiros momentos seriam de festa de arromba por parte de alguns pobres, não duvido… mas depressa se instalaria a anarquia e passaríamos a ser todos pobres, pobres, pobres mesmo! Mas pobres do estilo em que cada um teria de se desenvencilhar sozinho, em que todos passaríamos a ter de guardar muito bem as nossas coisas e a pouca comida que conseguíssemos armazenar não fosse haver alguém ainda mais desesperado do que nós a querer levar-nos o que tivéssemos.
Sem haver ricos o dinheiro deixaria de ter valor já que todos o teríamos na mesma quantidade.
Para quê então trabalhar se as pessoas seriam todas igualmente ricas?
Eu reformulo:
Para quê trabalhar se as pessoas seriam, na mesma, todas igualmente pobres?
Trabalhar para outros só para aquecer? Não me parece que alguém fosse nessa cantiga!
Deixa de ser genocida e começa a pensar em um novo sistema mais justo mas pelos vistos tens um cerebro demasiado enviesado, se não és a solução tambem não devias de nos empatar, um futuro melhor virá.
Agora, olhe-se ao espelho e leia tudo isso que acabou de escrever!
A ideologia do X já matou mais de 100 milhões de pessoas. Nada matou mais pessoas que os socialismos.
Porta-te bem wuuu senão ainda levas uma tareia https://www.youtube.com/watch?v=hONV6GQl0ow
“Cientistas afirmam: tentar inverter as alterações climáticas não nos vai salvar”
O que será tentar inverter? Alguns esperam que a “remoção do carbono possa inverter o aquecimento” global.
Em vez disso, “A prioridade deve ser reduzir as emissões agora, em vez de apostar em soluções futuras para desfazer os danos”.
Pois, as experiências de remoção do carbono da atmosfera não têm resultado. A única solução é reduzir as emissões.
Já cá faltava o piar deste personagem………
tecnologia revolucionaria para eliminar dioxido de carbono da atmosfera: plantas
Não estão a dar vazão
Por isso têm que se arrasadas para dar lugar a painéis solares.
Achas que são umas centenas/milhares de árvores a mais ou a menos que fazem a diferença? Que “Monsanto é o pulmão de Lisboa?”. Nem as árvores da Amazónia têm um peso por aí além. Têm muito mais importância em fixar o oxigénio da atmosfera, através da foto-síntese, as micro-algas na camada superficial dos oceanos, que está a ficar mais ácida.
O mais engraçado é o rebanho ler uma coisa e defende-a até à exaustão. Depois dizem-lhe outra completamente diferente e defende-a até à exaustão. Até morrer claro.
Só vamos inverter se todos comprarem um Tesla, mas tem que ser todos ok?
E para viagens interpaíses o teletransporte…
Ca ganda burro. Mas alguma vez alguém disse que as alterações climáticas eram reversíveis? Há dois extremos…e ambos errados. E sim, será sempre melhor poupar o planeta do que ajudar enterrar ainda mais, mesmo sabendo que tem um fim anunciado e iremos todos morrer brevemente 🙂
n precisa ser brevemente, pode ser daqui a trilioes de anos, mas vai acabar na mesma =)
Ai é o fim do mundo ai jajus e agora o que vamos fazer
Procurei no artigo e não encontrei “o fim do mundo”.
a mensagem está entendida: fiquem com medo do bicho papão pois vamos ter de vos controlar ainda mais! Tem de ser!
E pronto, continuam com teorias da conspiração e pseudo-ciência.
Os carros elétricos agravaram a situação. Agora há ainda mais poluição.
As farsas da mentira ! tem de se continuar a encher mentes vazias e ocas com mentiras.
Hehe.
Mais uma noticia religiosa, daqueles que têm uma fé inabalável na religião politica que lhes diz que consegue controlar o clima da terra. Os fieis acreditam.
Não desistem, são carraças autênticas!
Enterrar a cabeça na areia e fazer de conta que não se passa nada é sempre mais fácil, percebo
O Cabo das Tormentas e o Adamastor já foram consequência do fumo emanado pelos tubos de escape.
Se fosse possível controlar o clima não havia a mínima preocupação com isso. Tentar não estragar mais é diferente .
Mas isso é um bocado como a reciclagem é sempre mais fácil dizer que é treta, que não faz diferença nenhuma e não ter trabalho
Acabem imediatamente com as taxas de carbono
E voltem a permitir que se fume em todo o lado, afinal vamos todos morrer LOLOL
Ah tansos….
Gostava de ver o planeta na era em que os vulcões estavam activos… no tempo daqueles lagartos grandes… segundo os entendidos (todos menos eu) provaram que o planeta sempre sofreu arrefecimentos globais… veja-se o meteoro que matou aqueles lagartos grandes por exemplo… a diferença aqui é a dissipação entre o CO2 do lado do meteoro e o CO2 do humano…
Podemos fazer algo? Claro…
Os lagartos puderam? Claro que não…
Já foi escrito aqui que já passamos do ponto de não retorno e mesmo que se aposte na redução das emissões será inútil. Agora é preparar para o que aí vem. Quando houver a troca de polos tudo irá piorar e poderá haver uma nova idade do gelo logo a seguir à troca.
Os calotes polares estão a derreter e com isso o nível da água vai e está a aumentar, mas a Antártida não foi, há dezenas ou centenas ou milhões de anos, habitável, com árvores, etc?
Então onde estava a água que está lá agora congelada?
Taxa de carbono, estes matemáticos são uns génios.
Alterações climáticas sempre houveram e sempre haverão.
Nas taxas de carbono, já contabilizaram as provocadas pelas guerras atuais, o material necessário para deitar abaixo e voltar a construir futuramente
O planeta é um ser vivo e nós somos o parasitas que nele habita. E depois, teremos um dia o Sol, tembem outro ser vido a fazer das suas … Pensar que nós é que alteramos tudo é de uma extrema arrogância….
Um guarda sol gigante translucido ja reduzia o aquecimento global, se houvesse um acordo entre os países em que estes aplicavam uma percentagem que gastam na defesa militar nesse projeto ja conseguiam construir um numa década.
Outra solução é acabar com a china e a índia…talvez justifique melhor o investimento militar…
“E os mais pobres são os mais afetados pelas alterações climáticas…”
Os pobres são os mais afetados com as medidas dos governos para travar as alterações climáticas…
Ora nem mais! Ao tentarem controlar o incontrolável apenas estão a tornar ainda mais pobres aqueles que já são pobres.
Se em vez de gastarem a quantidade verdadeiramente absurda de dinheiro que gastam em alegadas medidas anti-aquecimento global o gastassem no desenvolvimento económico dos países, estaríamos todos bem melhor e em especial os mais necessitados pois haveria mais recursos para ajuda.
As alterações também podem ser naturais, o ritmo do próprio planeta, é verdade, como aqui foi dito. Agora, não me digam que os milhões de carros, de barcos, aviões e jatos provados, destruição da natureza, agricultura intensiva, invasão dos polos pelo homem, toda a indústria, a queima incessante e aumentada de carvão, as populações, chinesas, mexicanas, colombianas, indianas, sem controlo, o consumismo e a globalização não fizeram nadinha ao ambiente!
Pois mas o ambiente é o ambiente, basta existirmos para o influenciarmos e quantos mais formos mais o influenciamos, não há aqui volta a dar.
Mas outra coisa é o clima que depende de tantos e tantos factores que ainda hoje se vão descobrindo novos. No meio de todos esses factores… nós humanos somos uma migalha, um grão de areia numa escala que é muito, muito maior do que nós!