Aviões não voam em linha reta? Saiba qual a razão…
Já andou de avião? Reparou, que nos aviões usados para viagens mais longas, é apresentada a rota e a mesma não é uma linha reta? Qual a razão para os aviões não fazerem uma linha reta entre a origem e o destino, pois aparentemente será essa a rota mais curta?
As rotas de aviões não são linhas retas devido à curvatura da Terra e também por causa de outros fatores práticos relacionados à navegação aérea. Embora num mapa plano as rotas retilíneas pareçam a forma mais curta entre dois pontos, a Terra é uma esfera, e a menor distância entre dois pontos na superfície de uma esfera é chamada de "geodésica" ou arco de círculo máximo. Mas há outros fatores.
Por exemplo, um voo de Nova York para Madrid, mostrado no site Melhores Destinos, dá uma melhor ideia do que estamos a falar. Olhando para o exemplo seguinte, parece óbvio que a rota mais rápida é a linha reta.
No entanto, como referimos, o mundo não tem duas dimensões. Considerando o globo terrestre, é possível ver que certamente a rota a usar é a rota geodésica, pois é a mais curta possível dentro de uma curvatura.
O facto das rotas não serem linhas retas pode também dever-se ao facto dos aviões poderem aproveitar ou evitar correntes de vento, como as correntes de jato (jet streams), que podem aumentar a eficiência de combustível, reduzindo o tempo de voo.
Além disso, há alguns países ou regiões que têm zonas de exclusão aérea, onde aviões comerciais não podem voar por razões políticas ou militares, exigindo desvios nas rotas.
Por norma, as companhias aéreas seguem rotas aéreas estabelecidas. Essas rotas são pré-determinadas para facilitar o controlo de tráfego aéreo, garantindo segurança e eficiência no uso do espaço aéreo.
Resumindo... as rotas dos aviões não são uma linha reta. As rotas de aviões seguem uma combinação de eficiência, segurança e adaptação às condições práticas do espaço aéreo.
Correcto.
Pesquisar por Great Circle Mapper para saber mais e ver as rotas entre aeroportos com mapa
Têm razão em indicar outros motivos (correntes, zonas de exclusão, etc) mas basicamente a explicação é que num mapa planificado uma rota ortodrómica (caminho mais curto na esfera) é uma curva, e não uma recta. Aqui foi usado o termo geodésica; está correcto, mas mais especificamente usa-se em navegação o termo ortodrómica para o caminho mais curto.
Levas já com os terraplanistas que isso não pode ser. 🙂
ENFIM, alguém que fala porque sabe e não PORQUE SIM.
Mas a terra não é plana? 😮
/s
Tambem existe outro detalhe interessante, por exemplo na Europa, a Viagem Lisboa-Berlim faz o arco via Zurique e no regresso via Paris. Quase sempre e assim, ida por baixo, regresso por cima.
Talvez para uniformizar os sentidos dos voos?
Não sei se é um mito urbano ou não, mas dizem que um avião comercial não pode estar a mais de 2 horas de um aeroporto, por motivos de segurança / avaria e dai as rotas utilizadas sofrerem alterações, mas é como digo, não sei se é um mito ou não.
Já alguém tinha ouvido falar nisto?
Tem a ver com a certificação da aeronaves bimotor. Há vários tipos e vem evoluindo ao longo dos tempos. Pesquisa por ETOPS
Pode ser para alguns modelos , certamente não todos ou então não atravessas o Atlântico.
Julgo que até aos anos 80 só era permitido quadrimotores travessar o Atlântico. Com o aumento de potência e fiabilidade que permitem alguns bimotores manterem a altitude só com 1 motor isso passou a ser possível também com os bimotores.
Se a terra for plana, sim, voam em linha recta. Lol
Também não. Há que subir e descer, o que faz com que a rota nunca seja uma recta.
Visto de cima passa a ser uma recta.
Mas se for assim, também num globo é em linha reta.
negativo, mesmo com a terra plana, temos 3 dimensões (para os terraplanistas devem existir umas 5 dimensões…), e para ganhar altitude irá fazer uma curva.