Trocar um pneu em segurança? O ChatGPT ensina…
Já alguma vez precisou de trocar um pneu do seu veículo? Será que o fez em segurança? Trocar um pneu não é uma tarefa difícil, mas há alguns pormenores que deve saber. O ChatGPT dá uma ajuda.
Trocar o pneu de um carro em segurança é uma ação importante e fundamental para qualquer condutor. Seguindo os passos corretos e tomando as devidas precauções, é possível trocar um pneu em segurança em tranquilidade.
Material necessário para trocar um pneu
Para trocar um pneu não precisa de muito material. Aqui fica o essencial:
- Pneu sobressalente (ou pneu suplente)
- Macaco
- Chave de rodas
- Calços (às vezes pode ser necessário para uma melhor segurança).
Em seguida...
Antes de levantar o carro use a chave de rodas para desapertar ligeiramente os parafusos do pneu furado, girando-os no sentido anti-horário. Não retire os parafusos completamente nesta fase, apenas desaperte ligeiramente.
Para posicionar o macaco, verifique no manual do carro os pontos específicos onde deve ser colocado, geralmente perto da roda danificada. Já com o carro levantado, remova completamente os parafusos e retire o pneu danificado.
Para colocar o pneu suplente, alinhe-o com os furos dos parafusos e coloque-o no eixo. Coloque os parafusos e aperte-os manualmente para fixar o pneu no lugar.
A seguir desça o carro com o macaco até o pneu tocar no chão, mas sem colocar o peso total do carro sobre ele. Use a chave de rodas para apertar os parafusos em cruz (apertando um parafuso, depois o oposto), de forma a garantir uma fixação equilibrada.
Com o carro já no chão, dê um aperto final nos parafusos para garantir que estão firmemente fixados.
Coloque o pneu furado, o macaco e a chave de rodas no porta-bagagens, garantindo que tudo está bem guardado. Não se esqueça de verificar a pressão do pneu suplente.
Totalmente correto. Se não tem pneu suplemente peça uma boleia para a oficina. Conheço quem voltou e encontrou o carro assente num cepo … e um papel no vidro do carro: “O macaco foi às bananas” (estórias de Angola).
Parafusos de segurança com código único. São caros, mas evitam chatices como ver as jantes serem roubadas.
Então mas o chatGPT não muda o pneu sozinho? Ora bolas!
Nas escolas de condução ensinam isto?
Só na teoria mas acho que deveria ser na prática também
Para maior segurança, enquanto sobe o carro com o macaco (ai se o PAN sabe disto…) coloque a roda suplente por baixo do carro, ao lado do macaco. Faça o mesmo quando tira a roda furada, coloque debaixo do carro junto ao macaco. Isto serve para o caso em que o macaco possa descair ou cair, evitando que o carro bata com o disco no chão. Assim tem espaço para voltar a colocar o macaco em segurança.
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Exatamente isso..
Assim tem mais lógica meter que é o chatgpt que faz o artigo.
E foi, até podes desafiar o ChatGPT a dizer-te quantos Rs tem a palavra Strawberry 😉 e obriga-o a dar a resposta certa. Ele aprende, assim como nestes temas, vemos como está a aprender, para poder ajudar até nas coisas que para muitos são as mais básicas. E não tenhas dúvidas que cada vez mais não precisas de Google e afins, com uma app instalada de AI e tens as respostas diretas ao que procuras. Desde que aprenda a ajustar-se com a evolução da sociedade, tecnologia, ciência, etc… 🙂
Sim, só falei porque tem aí artigos ultimamente que é bem perceptível que são do chatgpt.
Também uso no dia a dia mas tem muito a melhorar pois dá muitos erros básicos, diria que é mais uma fonte de informação para complementar com outras.
Mas diz no título. “O ChatGPT ensina”… e é fonte de informação cada vez mais fiável.
Se precisam de uma máquina para explicar como trocar um pneu deixo aqui um conselho: Vendam o carro e utilizem transportes públicos
Pode não parecer difícil (e não é para quem já o fez), mas há estudos que dizem que 70 a 80% das pessoas que conduzem nunca trocaram um pneu na sua vida. E garanto-te que para quem faz pela primeira vez… por mais simples que seja, há muitas coisa ali a perceber, como saber a sinalização certa em caso de fazer a troca numa via de circulação, travar o carro em segurança, colocar o macaco no sítio certo do carro, saber onde está o pneu de reserva, saber se está em condições (porque muitos de estarem há tantos anos parados, estão sem a pressão certa ou até estão vazios), saber onde está a chave de rodas e como se usa, dado que os parafusos (em muitos casos) estão tão apertados que grande parte das pessoas não os consegue desapertar… entre vários outros aspetos (até que velocidade podem rodar com o pneu de reserva, porque muitos têm limitações de velocidade).
Pode parecer fácil, mas muitos dos que estão aqui a ler NUNCA trocaram uma roda 😉
@Vítor M., o único ponto em que estou de acordo contigo e mesmo assim com alguma relutância na “dificuldade” de desapertar uma roda, de resto é algo que um condutor quando se faz a estrada já devia de saber como e onde estão as ferramentas, visto estar tudo no manual do carro.
Acho que há uma coisa ainda mais complicada que nem foi referido quando a jante do carro está “colada” devido a ferrugem e sujidade, e que convém dar uns pontapés de um lado e de outro para ver se a jante descola.
No manual do carro está tudo, onde colocar o macaco, onde estão as ferramentas o pneu suplente, por isso é obrigação do condutor saber.
Da mesma maneira quando se viaja deve-se ver os níveis de oleo e água e preção dos pneus antes da iniciar a viagem.
Na minha altura era ensinado nas escolas de condução a troca de pneus, não sei se ainda é assim ou não.
Esporo que o chatgpt, explique que é conveniente que o carro estava parado para substituir o pneu 🙂 🙂 🙂
oh oh oh…
😀 não tenho dúvidas que não é assimc omo referes. Por exemplo, muitas pessoas não sabem que o seu carro não tem pneu de reserva. Tem um pequeno compressor e uma lata de selante. Não sabem que, em caso de furo, têm de ver se o furo é pequeno suficiente para usar o selante. Garanto-te que grande parte dos condutores nunca usou o selante nem sabe como e em que circunstâncias o usar. Mais ainda como o colocar na roda, mexer o pneu para o espalhar e só depois de alguns minutos usar o compressor para encher o pneu.
E mais, isso não vem no manual e eles saber do manual é uma sorte.
Mas há mais. Por exemplo, como deves saber, há sítios específicos para a colocação do macaco. Os chamados pontos de apoio. Se não acertares lá, podes mesmo furar ou partir áreas moles, como as embaladeiras. É mato isso acontecer em quem, pela primeira vez, acha que mudar uma roda é só colocar o macaco 😉
Alem dos carros terem uma pequena seta a indicar o sitio correto para colocar o macaco, o manual tem de certeza a explicação.
É como digo, é dever do condutor saber o mínimo dos mínimos sobre o veiculo que conduz.
Mas acredito que há condutores que nem sabem que o carro tem rodas, ainda a tempos passou uma senhora num Mercedes descapotável já com a jante no alcatrão e ela lá seguia o caminho dela, despreocupada da vida.
Sim, alguns têm, mas não são a maioria. Além de que, nalguns casos, a seta já nem se vê. Claro, nada como espreitar para baixo do carro. Mas não tenhas dúvidas, muitas pessoas nem sabem o que fazer quando furam. Agora os seguros já têm essa modalidade, ligas e eles aparecem para mudar um pneu.
Ficarias surpreendido com a quantidade abismal de pessoas que, a ser necessário trocar um pneu, “encalham” a meio do processo ou simplesmente nem sabem por onde começar.
Nos dias que correm não vejo que isso seja um problema, já dizer que essas pessoas deviam vender os carros parece-me um pouco exagerado Lol
O mais frequente é o pneu esvaziar, muito ou pouco, geralmente por causa de um furo, uma cavilha (parafuso ou prego) cravada num pneu. Em casa e em viagem uso um compressor que dá para encher o pneu, pelo menos até chegar à oficina.
Os chineses vendem, barato:
– arrancador de bateria (quando o carro não pega)
– compressor. Quando o compressor é portátil costuma ser também arrancador
– carregador de bateria.
Imprescindível é engatar primeira ou a marcha atrás e travar com o travão de mão. Sem isto pode dar desastre.
Felizmente os furos que tenho tido no meu carro têm sido os chamados furos lentos provocados por pregos, parafusos ou similares e nestes casos um compressor portátil ou uma passagem numa bomba de combustível para encher o pneu até ir à oficina resolve o problema sem ser preciso trocar o pneu.
Caso seja um furo lento não se deve retirar o prego, parafuso ou similares do pneu até chegar à oficina porque ao retirar o furo deixa de ser lento, isto desde que não impeça o carro de andar normalmente como é óbvio.
Julgava que os pneus suplentes tinham caído em desuso. Parece que certos carros elektros não têm pq o espaço faz falta para os cabos de carregamento e mais uns pós na bateria.