Carros elétricos: 4 tipos de tomadas para carregamento
O segmento dos carros elétricos tem vindo a crescer, assim como o ecossistema de carregamentos. No entanto, tal como acontece em outros segmentos, ainda não há uma uniformização. No que diz respeito ao carregamento de carros elétricos, existem quatro tipos de tomadas. Conheça-as.
Como já referimos, é possível carregar um carro elétrico numa tomada normal, no entanto, há outras soluções mais "ajustadas". Existem diferentes tipos de tomadas e conectores para carregar carros elétricos, que variam conforme o padrão regional e o tipo de carregamento (lento, semi-rápido ou rápido).
Tomadas para carregamento de carros elétricos
Tipo 1 (SAE J1772)
Este padrão é usado principalmente na América do Norte e Japão. No que diz respeito à capacidade, permite carregamento lento ou semi-rápido (AC) até 7,4 kW. É compatível com redes de corrente alternada (AC) e é comum em veículos como o Nissan Leaf, Toyota Prius Plug-in Hybrid ou Mitsubishi Outlander.
Alguns destes veículos trazem uma segunda ligação - CHAdeMO - que permitem que o carro se ligue a postos de carregamento rápido.
TIPO 2 - Mennekes
Este é o padrão mais comum na Europa. Suporta carregamento AC de até 22 kW e pode chegar a 43 kW em algumas versões trifásicas. Este tipo de tomada é usada em muitos veículos europeus, incluindo marcas como BMW, Audi e Tesla (versão europeia).
CHAdeMO
Este padrão foi desenvolvido no Japão e é bastante comum em veículos asiáticos. Permite carregamento rápido DC de até 100 kW (algumas versões mais recentes podem ir até aos 400 kW). Usado em carros como o Nissan Leaf e alguns modelos da Mitsubishi e Kia.
O nome "CHAdeMO" é uma abreviação de "CHArge de MOve", que significa algo como "carregamento para movimentação". A versão mais recente do CHAdeMO, conhecida como CHAdeMO 3.0 ou "ChaoJi", foi desenvolvida em colaboração com a China
CCS (Combined Charging System)
O CCS usa um conector que combina os pinos para carregamento em AC (corrente alternada) e DC (corrente contínua). Isso significa que o veículo pode ser carregado em diferentes tipos de estações de carregamento, desde as mais lentas (AC) até as estações de carregamento rápido (DC). O conector para corrente alternada é o Tipo 1 (América do Norte) ou Tipo 2 (Europa), enquanto os dois pinos extras na parte inferior são usados para o carregamento rápido em DC.
CCS Tipo 1 inclui um conector de carregamento de 7 pinos. Suporte para carregamento de até 80 kW em corrente contínua e até 43 kW em corrente alternada.
CCS Tipo 2 inclui um conector de carregamento de 7 pinos, suporte para carregamento de até 350 kW em corrente contínua e até 43 kW em corrente alternada.
Compatível com uma grande variedade de carros, incluindo modelos da Volkswagen, Audi, BMW, Ford e mais.
A escolha do conector adequado depende tanto do tipo de veículo quanto da infraestrutura de carregamento disponível no país ou região.
Bem vamos lá corrigir os diversos erros! Vou simplificar ao uso actual, pois até já existem versões melhoradas de cada um destes tipos.
TIPO 2 – Mennekes
Tem um limite máximo de 43kW.
CHAdeMO
400kW
CCS
Existem dois tipos o 1 e o 2 (combimados com o type 1 e type 2)
No type 2 o limite aactual é 350kW
To type 1 não sei
Boas Nuno…
Obrigado pelo comentário.
Bem… erros é algo que está errado. Não é o caso:
TIPO 2 – Mennekes
Tem um limite máximo de 43kW.
ARTIGO: Suporta carregamento AC de até 22 kW e pode chegar a 43 kW em algumas versões trifásicas.
CHAdeMO
400kW
ARTIGO: Permite carregamento rápido DC de até 100 kW (algumas versões mais novas podem suportar mais). Ok, seja os 400kW
CCS
Existem dois tipos o 1 e o 2 (combimados com o type 1 e type 2)
No type 2 o limite actual é 350kW
ARTIGO: Não referenciei os tipos. Mas acrescentei:
CCS Tipo 1 incluem um conector de carregamento de 7 pinos. Suporte para carregamento de até 80 kW em corrente contínua e até 43 kW em corrente alternada.
CCS Tipo 2 incluem um conector de carregamento de 7 pinos, suporte para carregamento de até 350 kW em corrente contínua e até 43 kW em corrente alternada.
Boas Pedro. Quando li não tinha estes dados, posso jurar pois reli para ter a certeza!!!!!
Inclui os ultimos.
Não percebi, mas para esclarecer acredito que tenha sido o meu browser a cortar parágrafos inteiros, não me perguntes como. Ainda assim, o artigo podia estar melhor. Pelos comentários ias entender que o pessoal ficou confuso e não entendeu que o CCS é uma extensão do type 1 e 2.
Nos telemóveis estão a obrigar (e bem) o mesmo tipo de entrega de carregamento para todos, aqui não, já vai em 4 diferentes!
Não, basicamente Type 2 é a norma na europa, CCS adiciona 2 pinos e está feito, type 1 é o mesmo protocolo do Type 2 e um adaptador de 60€ chega para dar compatibilidade. A diferença é que um suporta monofasico e outro trifasico, por exemplo no US tradicionalmente e type 1 pois lá é raro haver instaçãoes trifasicas, na europa como era mais comum optaram pelo type 2.
no caso do chademo, está em saida, tanto quanto sei carros novos já não usam, isto na europa claro.
Já agora no US está tudo a passar para NACS que é o sistema desenvolvido pela Tesla que é superior a todos estes…
O NACS não é superior ao CCS2 nem ao CHADEMO
Mais pequeno, tranca está no carro, mais potencia e versatilidade de usar o mesmo adaptador para AC/DC, para alem de não usar arrefecimento liquido…
Menos potência que AC quer DC, a mesma tranca, não faz trifásico, CCS é só um adaptador na prática, não usa arrefecimento liquido não é bom, pois o arrefecimento liquido permite secções menores, e nem tem nada a ver com o adaptador em si podendo se fazer exactamente o mesmo em CCS.
O eléctrico é o futuro e não tenho duvidas disso no entanto ainda falta fazer muito para tornar a transição um sucesso.
Primeiro as baterias tem que ter um standard imposto pela UE, por exemplo as baterias normais de 12v quando chegam ao fim de vida temos forma de as substituir já que existe um standard com poucos modelos logo existe centenas de marcas a vender o mesmo tipo de bateria e nos carros eléctricos tem que ser igual criar vários standard dependendo do tamanho do veículo.
Outra situação é as tomadas tem que ser standard.
Se não resolverem isto vão ver carros abandonados ao fim de 6 a 9 anos de vida e mais cedo para aqueles que fazem uso mais profissional.
Isso nesta fase seria péssimo, ainda não tens consilidação tecnologica, logo criar agora regras só ia complicar o desenvolvimento.
Deixa a EU sossegada com os seus regulamentos que eles já inventam demais…
Tantos Types. Isto está pior que os telemóveis do tempo da maria carqueja.
Finalmente um tópico de jeito para aprender algo e não para aturar as azias dos interveninetes do costume
Agora é obrigar os dementes como se obrigou nos telemóveis , carregador de encaixe único! Então como se combate desperdício com tanto tipo tipo diferente? As pessoas que estão a utilizar assim estão limitados a onde podem ou não efectuar os seu carregamentos, não tem jeito nenhum, é obvio que se sabe que as potências são diferentes.
Mas isso não implica que os encaixes não sejam todos iguais e os mais potentes usam mais pinos e os menos potentes tem lá a ranhura para poder encaixar mas estão desactivados, o que resulta em usar menos potência……..
Epa isto realmente a indústria é do pior, aproveitam-se de tudo tal como nos telemóveis (agora compra adaptador disto agora compra daquilo, ainda me lembro de cabos power e transformadores diferentes nas tv’s mais antigas…mesma história, ciclos repetitivos) que palhaçada, ninguém regula coisa alguma.
O artigo está feito de uma forma que engana, o type 1 e chademo está de saida, já não há modelos novos a serem lançados com eles na europa, o type 2 e CCS é compativel entre si, um carrega lento o outro rapido e está feito.
Esclarecendo o CCS 1 e 2 são simplesmente o type 1 e 2 mas com conectores DC.
O type 1 não é usado na Europa mas sim nos EUA e estará de saída em favor do superior NACS.
O Chademo é o japonês (tb usado na China) e não esta de saída em nenhum destes sítios pois é bastante bom e tem levado com updates para as novas potências.
Na Europa temos o CCS2 com o type 2 (menekes), que num só conector faz o AC e DC. É superior ao NACS da Telsa apesar de ser mais feio e pesado. Se tiveres num posto AC o cabo vai ser o type 2 mas se tiveres posto DC vem com o Cabo CCS. Ambos vão dar no mesmo carro pois o conector Menekes entra no CCS. o CCS usa os Pins do Menekes para a comunicação. Tirando o pessoal que tem Nissan LEAFs (e mais 2-3) toda a gente na Europa tem CCS2
MOBILIDADE ELÉTRICA: QUEM LIGOU O COMPLICOMETRO!
Boa noite a todos os comentadores!
Pelos vários comentários a este tema verifico uma coisa muito interessante: A mobilidade eléctrica está tornada numa grande UTOPIA! Ao que tudo indica as empresas do sector combinadas entre si decidiram o seguinte: vamos dividir para reinar! Ora pensem comigo: a eletricidade é uma energia universal. Um Volt de energia na Europa e exatamente o mesmo que nos USA, no Japão e até em Marte! É simples: Os fabricantes de automóvel combinados com governos dos principais blocos mundiais decidiram criar diferentes tipos de tomadas e protocolos para os seus diferentes veículos para atrasar o desenvolvimento da mobilidade elétrica. Isto porque ainda há muito petróleo para vender!
O que deveria ser feito é muito simples e todos eles sabem isso muito bem: método científico! Hoje em dia qualquer inovação para ser apresentada em estudo científico ou que se baseou em estudos científicos tem que ter o mesmo método científico. Portanto deveria á partida ter sido desenvolvido um sistema universal, para uma energia universal e para um sistema de locomoção universal: método científico! E ainda que pudesse vir a sofrer updates: método científico! Era fácil era só olhar para a indústria automóvel concorrente e dominante: uma ponteira de gasolina é universal e standard , aqui na europa, nos states e no Japão! Então se temos um sistema universal para um sistema de locomoção que se baseia em um método científico, porque é que toda a indústria se comportou como se tivéssemos no princípio do século XX quando o Engenheiro Nicolas Tesla nos estados unidos. competia com o Marconi em Itália para fazer a primeira transmissão intercontinental? Estamos no século XXI amigos! Quando a indústria começou a estudar e a desenvolver todos estes diferentes protocolos já existia internet há décadas! Fizeram tudo diferente para atrasar a mobilidade elétrica meus amigos! A inovação vem do universal, do método científico que é igual em qualquer parte do mundo! Ainda há muito petróleo para vender, essa é a verdadeira razão por todas estas diferenças de tomadas! É ridículo ver nas autoestradas, fila para os carregadores CCS2 e as tomadas CHAtoMo livres sem poderem ser utilizadas: isto é inovação? Em pleno 2024! Por amor ao Divino não me façam rir!
Os meus melhores cumprimentos
Alexandre Rodas
Boas Alexandre. Na realidade a eletricidade de universal não tem nada. Desde frequências a tipologias e entre outros, as redes no mundo são diferentes. Dito isto em Portugal e na Europa só existe na prática um conector o CCS2. O CCS2 é o Menekes com mais dois conectores DC. O menekes entra num conector CCS2 e não é preciso mais nada na Europa. O Chademo já não se usa na Europa mas ainda se instalam alguns postos com esse connector, pois não vamos deixar na mão os Nissan LEAF que foram os grandes responsáveis iniciais. Nesses postos não dá para usar um Chademo e um CCS ao mesmo tempo porque na prática aquilo é só um posto a usar todo o mesmo sistema nomeadamente o retificador AC-DC que é a componente mais cara (muiiiito cara mesmo). Qd se está a usar um CCS não está a ocupar um Chademo e viveversa, está a ocupar aquele posto, é isso.