Banco de Portugal quer “travar” aumento de comissões do MB WAY
O MB WAY é atualmente um sistema amplamente utilizado pelos portugueses. A facilidade e funcionalidades que oferece, tornou-o num sistema preferencial para pagamentos. Sabendo que as comissões do MB WAY podem aumentar, o Banco de Portugal (BdP) quer evitar tal cenário.
O BdP quer evitar o aumento de comissões do MB WAY e pediu ao Governo que legisle. De acordo com o que é revelado, o BdP sugeriu a introdução de alterações na legislação para manter os limites às comissões e assegurar o nível atual de proteção dos consumidores.
Atualmente, a legislação que está em vigor limita as comissões cobradas por transferências realizadas em aplicações como o MB WAY, desde que essas operações sejam feitas através de cartões bancários.
De relembrar que a SIBS vai permitir que os clientes MB WAY associem uma conta, não sendo necessário ter um cartão bancário. Tal cenário pode levar a novos preços nas comissões. Hoje em dia é possível fazer transferências até 30 euros por operação, 150 euros por mês, ou 25 transferências mensais sem custos. Além disso, foram estabelecidos tetos máximos para as comissões a cobrar quando esses limites são ultrapassados: 0,2% sobre o valor da operação com cartão de débito e 0,3% com cartão de crédito.
O MB WAY é a solução MULTIBANCO para fazer compras online e em loja, criar cartões MBNET, utilizar Caixas MULTIBANCO, enviar dinheiro e dividir contas com os seus amigos.
De relembrar que o Banco de Portugal disponibilizou o SPIN. O novo serviço permite fazer transferências usando o número de telemóvel ou o NIPC do destinatário (SPIN). O SPIN permite aos utilizadores de serviços de pagamento iniciar transferências a crédito e imediatas utilizando o número de telemóvel (se for um particular) ou o NIPC (se for uma empresa) do beneficiário, em vez do IBAN - saber mais aqui.
O banco de Portugal alguma vez travou alguma coisa?
É tão inútil! Comissões abusivas….falências danosas de bancos…supervisão inexistente ou apenas uma formalidade…
Há tempos denunciei um caso de abertura online de conta no BAI que era descaradamente e comprovadamente um roubo de dados por parte desse banco e a resposta foi que lamentavam a situação mas não tinham poder de agir perante o banco! O costume, o típico por cá, nenhuma autoridade regulação tem autoridade para regular, pois o regulador tem menos poderes que o regulado!
Se se refere concretamente ao BAI, ele é regulado pelas autoridades angolanas. Ou estarei a confundir? Sendo assim, o BdP não tem autoridade ou supervisão sobre ele. De resto, concordo consigo!
Todos os bancos que tenham sucursal em Portugal são regulados pelo BdP. O BAI Europa tem sua sede em Lisboa.
Sim, é o angolano, mas é a filial europeia e está sediado em Portugal, nas Amoreiras, como atua em Portugal, tem NIF português, é supervisionado pelo Banco de Portugal. O que me responderam foi que o regulador não tem poder de interferir numa relação abusiva Banco cliente, teria de recorrer a uma ação judicial…ou outras entidades.
Mais uma vez só se vê Portugal a dormir, uma empresa como a SBIS andou a dormir, agora com a concorrência toda que existe viu uma oportunidade de dar cabo de uma das apps mais usadas só para xular a malta, mas se calhar vai ter uma agradável surpresa a morte do MBWAY quando menos espera.
Aumentam ou criam comissões? Simples, deixar de usar.
E assim se destrói uma bela app…
Como sempre fazem tudo para que as pessoas que acomodem a um determinado serviço/produto, tornando-o gratuito e prejudicando todas as alternativas ( neste caso balcões bancários fechados, limitação de horários de depósitos, falta de pessoal, etc) se seguida espetam com a faca no lombo do burro (cliente/ contribuinte), mas uma dia o burro revolta-se.
Por falar nisso, hoje em dia há coisas que já quase só se podem fazer por internet ou telefone….para quando a isenção de IVA nas facturas de internet e telefone, tornara-me um bem de primeira necessidade, quase essenciais ao funcionamento da máquina pública
Este “esquema” de “as primeiras doses são de graça” já é mais que conhecido. O cliente tem tudo para fazer a sua escolha e ninguém é forçado a usar.
Pois…primeiro viciam-nos e depois vêm-nos dizer que não somos forçados a usar!
Parabéns pela sua análise.
A sua vida é simples e pura!
Pedro António, eu uso MBWAY todos os dias.
No dia em que pagar comissão apago a app do telefone.
Simples.
Se eu posso fazer isso os outros tb podem.
Exato!
Sim, nesse caso, talvez volte para o Google Play!