Quantcast

Segundo doente da Neuralink joga Counter-Strike 2 apenas com o pensamento

14 Comentários

A Neuralink de Elon Musk alcançou mais um marco significativo. O segundo ser humano que recebeu o seu chip cerebral está agora a utilizar o implante para jogar Counter-Strike 2, o conhecido jogo de PC.

Cirurgia mudou a vida de Alex

O paciente, conhecido como Alex, sofreu uma lesão na medula espinal que resultou na perda de controlo sobre os seus membros. No mês passado, Alex foi submetido a uma cirurgia para receber o chip cerebral, e os resultados já estão a fazer furor.

De acordo com a Neuralink, esta tecnologia avançada promete que indivíduos com deficiências físicas graves, como a tetraplegia, recuperem um certo grau de autonomia, ao operar dispositivos controlados por computador apenas com o pensamento.

A capacidade mais recentemente descoberta de Alex para jogar Counter-Strike 2 com o implante da Neuralink representa uma melhoria significativa em relação à sua configuração anterior. Antes do chip cerebral, Alex dependia de um controlador operado pela boca chamado QuadStick, que limitava a sua jogabilidade a mover ou apontar a arma de uma só vez – nunca as duas em simultâneo.

Agora, é diferente:

Posso olhar de um lado para o outro, e não preciso de mover o QuadStick para a esquerda e para a direita. Eu posso olhar e ele vai para onde eu quero. É de loucos.

Partilhou Alex, numa publicação do blog da Neuralink.

Esta publicação inclui um vídeo que mostra a jogabilidade de Alex, onde ele demonstra a sua capacidade de navegar facilmente e de se envolver com o ambiente do jogo, realçando a melhoria significativa na sua experiência.

[Vídeo original]

Chip da Neuralink vai muito além dos jogos

Para além dos jogos, Alex utilizou-o para desenvolver desenhos 3D em software CAD, incluindo a criação de um suporte personalizado para o carregador elétrico do seu implante Neuralink, que foi depois impresso em 3D. Isto mostra que o chip cerebral pode ajudar numa variedade de tarefas digitais e criativas, e não apenas nos jogos.

Além disso, a Neuralink planeia permitir que o chip cerebral interaja com o mundo físico. Isto poderia potencialmente permitir aos utilizadores controlar braços robóticos ou cadeiras de rodas. O objetivo é ajudar os utilizadores a realizar tarefas quotidianas de forma mais independente.

Musk mencionou que estaria disposto a implantar o chip no seu próprio cérebro, o que reflete o seu empenho em alargar os limites desta inovadora tecnologia.

 

Leia também:

Astronautas da Starliner regressam a casa em fevereiro numa SpaceX Crew Dragon

Comentários

14
  1. TM
    Técnico Meo

    +1

  2. NA
    Naodou

    A neurolink não inventou nada, roubaram o desenvolvimento a outro cientista.

    1. CO
      Contador

      A quem é que roubaram?

  3. B8
    B80

    Apesar de ser uma grrande avanço e ser um “milagre” médico com capacidade de ajudar muita gente, imaginem um sujeito caprichoso como o Musk à frente desta empresa. Hoje apetece-lhe andas, não lhe apetece não andas, pagas x mexes os braços, pagas x+y mexes braços e pernas, queres piscar os olhos pagas mais z. Pensas de forma diferente da dele nunca mais te mexes.

    1. RU
      Rui

      Aquilo não está ligado à internet calma.
      Andam a ver muitos filmes

      1. PO
        PoPeY

        Olha que… Nao ficaria surpreso. Depois de ver o que se passou com a Monsanto, não me admira que tentem pelo menos fazer semelhante com a NeuroLink.

    2. LC
      Luís+Costa

      O que é que está a fazer os não eleitos pelo povo na UE neste preciso momento quando não pensas como eles?

    3. VP
      VpokaFP

      Subscrições para o paciente poder respirar.

  4. B8
    B80

    Apesar de ser uma grrande avanço e ser um “milagre” médico com capacidade de ajudar muita gente, imaginem um sujeito caprichoso como o Musk à frente desta empresa. Hoje apetece-lhe andas, não lhe apetece não andas, pagas x mexes os braços, pagas x+y mexes braços e pernas, queres piscar os olhos pagas mais z. Pensas de forma diferente da dele nunca mais te mexes.

  5. SU
    supersilva

    Que bom existir alguém muito rico investindo em dispositivos que ajudam a humanidade e não somente em manipulação e poder. Ou, quando tem algo bom nas mãos, e não te concorrência, evita inovações.

  6. NU
    Nuno

    Vindo de quem vem, vale o que vale, muita parra e pouca uva na maioria das coisas que “inventa”. A humanidade aguarda pela prova.

    1. RU
      Rui

      – Os tesla já andam na estradas já meteu todas as marcas europeias a trabalhar nos eletricos
      – Já reinventou os foguetões e já mete pessoas no espaço ainda agora vai lá salvar 2 à ISS que a boeing entalou lá.
      – Já está a dar os primeiros passos para melhorar e muito as pessoas com paralesia como está aqui o caso
      Queres mais o que ? A cura para o cancro fds há mais 8 biliões de pessoas no planeta não tem de ser sempre o mesmo

      1. QF
        Quim Formação

        Sistema de satélites pra disponibilizar internet rápida a um nível global especialmente a zonas sem infraestrutura

        mas MUSK BAD pq não gosto como ele gere o twitter!

    2. VP
      VpokaFP

      Ele apaga as más notícias sobre as suas empresas. A Tesla tem sido uma fantochada e agora quer fazer crer que a A Neuralink faz milagres e é a 8º maravilha do universo.

      Ainda à pouco apagou post do blog da Tesla em que prometia que os carros tinham hardware para o futuro…
      Quando não lhe convém muda a narrativa e o cliente que se amanhe.

Deixe um comentário