MB WAY ou SPIN: qual a diferença entre os dois serviços?
Com o MB WAY a ser já imprescindível para muitos portugueses, o Banco de Portugal lançou o SPIN, que permite fazer transferências bancárias, por via do número de telemóvel ou o NIPC do destinatário. À primeira vista, os serviços parecem semelhantes. Contudo, há alguns aspetos que os diferenciam, bem como vantagens e desvantagens associadas. Entenda a diferença!
Desde 24 de junho, 14 bancos portugueses disponibilizam o SPIN, permitindo aos utilizadores de serviços de pagamento realizar transferências a crédito, utilizando o número de telemóvel (se for um particular) ou o NIPC (se for uma empresa) do beneficiário, em vez do IBAN.
O objetivo passa por facilitar o processo, melhorando a experiência do utilizador na realização de transferências, permitindo que sejam iniciadas com base em identificadores do beneficiário conhecidos ou fáceis de memorizar (como o número de telemóvel).
Sendo um serviço sem custos adicionais, à semelhança do já conhecido e amplamente adotado MB WAY, importa perceber as diferenças entre ambos, bem como as vantagens e desvantagens associadas a cada um deles.
MB WAY e SPIN não são o mesmo e explicamos-lhe em que diferem!
Embora tenham sido desenvolvidos para facilitar as transferências entre indivíduos, evitando toda a logística de saber e adicionar um IBAN, por exemplo, o MB WAY e o SPIN diferem em alguns aspetos.
Desde logo, a sua gestão:
- Por um lado, o MB WAY é um produto da SIBS, uma empresa que disponibiliza serviços financeiros, designadamente na área dos pagamentos, e "responsável pela gestão das Redes MULTIBANCO, nos seus múltiplos canais – desde Caixas Automáticos e Terminais de Pagamento Automático, aos meios online ou telemóveis – e ATM Express".
- Por outro, o SPIN é uma evolução das transferências bancárias disponibilizadas pelo Banco de Portugal, que é um organismo público.
Depois, a identificação do destinatário. Embora ambos os serviços permitam transferir dinheiro usando o número de telemóvel do destinatário, a implementação difere:
- No caso do SPIN, este permite procurar um destinatário na lista de contactos e fazer a transferência sem introduzir o IBAN.
- Apesar de o MB WAY utilizar, também, o número de telemóvel para transferências, baseava-se originalmente em cartões bancários, o que implicava o pagamento de anuidades e outros custos associados. A chegada do SPIN terá trazido a identificação do destinatário para o MB WAY.
Vantagens e desvantagens do MB WAY e do SPIN
Conforme reunido pelo site Literacia Financeira, há vantagens e desvantagens associadas aos dois serviços, pelo que pode usá-los em simultâneo ou optar por aquele que lhe for mais profícuo.
Vantagens
SPIN | MB WAY |
Serviço público e sem custos adicionais, pelo qual os bancos não podem cobrar | Ampla adoção, contando com 5,6 milhões de utilizadores em Portugal |
Sem limite de número de transferências | Oferece funcionalidades adicionais, como pagamentos de compras e levantamentos sem cartão |
A segurança é reforçada, uma vez que foi desenvolvido com foco na prevenção de fraudes | Oferece muita flexibilidade, permitindo realizar transferências e pagamentos em diversas plataformas e dispositivos, incluindo o uso de caixas Multibanco, homebanking, e apps móveis |
Transferências imediatas |
Desvantagens
SPIN | MB WAY |
Adoção (ainda) limitada, sendo que, para já, apenas 14 bancos disponibilizam. A adoção completa está prevista para setembro | Limite de transferências que pode ser inconveniente para alguns utilizadores: 750 euros por operação, 2500 euros por mês, e um máximo de 50 transferências recebidas por mês |
Para ser imediata, a transferência pode ter custos associados, caso seja feita entre bancos diferentes | Potenciais custos, uma vez que está associado a cartões bancários, que podem ter anuidades e outras taxas |
SPIN procura combater a fraude
Embora, atualmente, a maioria dos bancos use o MB WAY nas suas aplicações bancárias, com o lançamento do SPIN é possível que os bancos mudem para este novo serviço, associado ao Banco de Portugal.
Em entrevista à CNN, Nuno Mateus Coelho, especialista em cibersegurança, explicou que "não podemos olhar para este novo sistema como uma alternativa ao MB WAY, não é isso que se propõe; é um sistema completamente diferente".
Conforme esclareceu, o SPIN será mais seguro do que as transferências bancárias como as conhecemos através do homebanking, pois "sabemos que o contacto que ali está [apresentado, aquando da transferência] é o contacto que está efetivamente ligado à conta bancária de quem vai receber o dinheiro". Esta associação tem de ser feita pelo titular da conta.
Se eu usar o MB WAY, o MB WAY apenas informa se aquela pessoa tem ou não tem MB WAY com ela [...] disponibiliza apenas a informação sobre se tem ou não tem uma conta com o MB WAY.
O que o Banco de Portugal quer disponibilizar aos nossos bancos tradicionais é que, quando nós introduzimos o número de telefone, retorne o NIB de quem vai receber o dinheiro e o nome completo de quem vai receber o dinheiro.
Na sua perspetiva, "a segurança acrescida está no facto de o número de telefone que nós temos quando vamos introduzir na aplicação vai retornar um número oficial de quem realmente é o titular da conta". Neste momento, no MB WAY, não dispomos dessa informação: "Vamos à nossa listagem de contactos, aparecem todos eles, mas não sabemos quem está do lado de lá, a não ser uma espécie de voto de fé".
Considerando os mais alienados em matéria de tecnologias, o SPIN pode ser, portanto, uma solução eficaz na prevenção de fraudes.
Leia também:
Gostava de saber e de um artigo sobre como pagar com o telemóvel com NFC no resto da europa/mundo.
O MBWay só funciona em portugal infelizmente.
anexar um ou mais cartões ou através do google pay ou apple pay
yep, pago pela europa fora com nfc com o google pay com vários cartões lá à escolha.
Também tenho os cartões bancários (como o Revolut, por exemplo) na Carteira do iPhone e, no estrangeiro, uso para os pagamentos quase todos.
obrigado cross 🙂 vou dar uma olhadela então nesse google pay
já usei este ano o mbway em espanha, frança e itália
Como ? a mim não funciona em nenhum outro país…. Alguma artimanha?
não, simplesmente tentei para perceber se funcionava e funcionou mesmo…
Eu também já paguei com o MB WAY em Espanha. Top!
Fazer uma pergunta que julgo ser pertinente, se não for as minhas desculpas.
Nas transferências através do sistema SPIN que utiliza o telemóvel do destinatário, se esse mesmo destinatário tiver contas no banco A e no banco B, como se processa a transferência? Existe logo a possibilidade de escolha?
Cada um só vai poder ter uma conta associada ao telemóvel?
Julgo que cada conta, de bancos diferentes tem de ter um contacto associado, logo no caso do mesmo titular, o mesmo contacto.
Creio que sim, Miguel, que cada número de telefone só pode estar associado a um IBAN. Segundo o Banco de Portugal, “o funcionamento do SPIN pressupõe que, em cada momento, um determinado identificador do utilizador (número de telemóvel ou NIPC) apenas possa estar associado a um identificador da conta de pagamento (IBAN)”. Mais info aqui: https://www.bportugal.pt/page/faq-spin
OBRIGADO!!!
Bem o Spin vai mudar muitas coisas sobretudo em transferências que finalmente vou saber quem está a receber do outro lado, uma situação que é recente no MBWAY porque se tornou obrigatória, de resto não há muito a dizer para compras online o MBWAY vai continuar a ser usado já para as transferências é quase certo que o novo Spin vai passar a ser o mais usado…
Só acho engraçado referirem a desvantagem do mb way em precisar de um cartão associado e isso poder ter custos numa altura em que os bancos nos passaram a “obrigar” a ter cartões para fazer pagamentos quando até aqui não era preciso…
Independentemente disso, mais uma vez transparece a ideia que apesar de haver imensos bancos onde não se paga absolutamente nada para ter conta, cartão, transferir dinheiro, etc… as pessoas ainda continuam agarradas ao banco onde os pais lhe abriram conta em criança e pagam manutenção mensal, anuidade de cartão, transferências, etc…
Por SPIN a transferência é imediata a semelhança do MBWay? Se não for, é um caso para colocarem nos prós vs contra.
Bem-visto! Parece-me funcionar como uma transferência bancária normal (com custos associados, caso seja feita entre bancos diferentes).
A partir de janeiro todas as transferências vão ser imediatas e gratuitas em Portugal…
Com o SPIN já o são.
Deveria ser com o número de contribuinte.
Devia ser pois seria mais seguro. O telemóvel pode ser roubado e por esse numero numa conta que não pertença ao dono.
Qual foi a parte em que se tem acesso ao nome de quem recebe o dinheiro que não foi entendido?
Mesmo quente roubem o telemóvel e tenhas o mesmo sem qualquer tipo de proteção e o ladrão o associe à sua conta bancária, vais saber sempre que estás a transferir o dinheiro para o ladrão quando te aparecer o seu nome completo…
Vocês estão a criticar um serviço que desconhecem por completo, certo?
O SPIN é um grande problema de privacidade -> Lista de numeros de telemovel com nome associado. É mesmo bom para fazer scams. Tenham em atenção este “pormenor” antes de aderirem a esse serviço.
Tens noção da estupidez que acabaste de dizer?
Não custa nada saber um nome a partir de um numero de telemovel com este serviço. Basta tentar fazer uma transação de 0.01€ e fico com o nome da pessoa que tem o numero … a seguir é só continuar a obter informação (com o nome obtem-se de forma “legal” muita informação) e depois as pessoas espantam-se de serem enganadas.
Daqui a uns meses com as pessoas a aderirem a esse serviço vamos ver quem tem razão. Eu garantidamente não vou aderir… não preciso. Se eu quiser que alguém me faça uma transferência dou-lhe o meu IBAN.
Muito bom.. mas continuo sem perceber. Pelo IBAN tb sabes o nome.. o teu num dás a quem queres.. mas sim pode haver um problema de privacidade idade ao tentarem transferir com o NUM associado.. é em Portugal, a privacidade prevalece à segurança.. olha o exemplo das dashcams. Abraço
Os vossos números e nomes foram publicados na net quando houve a fuga de informação nas 3 grandes operadoras nacionais. De resto, é capaz de haver centenas de formas mais fáceis de obter essa informação.
Ainda assim fico curioso em saber qual o problema de se saber o nome do dono de um telemóvel ou de que forma é isso falta de privacidade ou segurança…
Algum exemplo?
Sabes que com o teu IBAN também temos acesso ao teu nome e nem precisamos de transferir dinheiro nenhum, certo?
E volto a dizer, a MEO, a NOS e a VODAFONE tiveram as bases de dados largadas na NET!
Quem quiser perder 2 minutos e algumas centenas de gigas pode obter números de telemóvel, IBAN, nif, morada, email, etc e tudo de borla…
E já nem falo dos CTT…
Os números de telefone não são sequenciais. É difícil a alguém, ao calhas, encontrar um nº de telefone que exista de facto. E, presumo que ao fim de se introduzir uns poucos números que não existam o sistema bloqueie.
A TMN gabava-se há uns anos de ter 6 milhões de clientes pelo que se tentares números de telemóvel sequenciais vais acertar maior parte…
Mas é mais fácil sacar a base de dados deles e a da nos e vodafone que assim fica-se com muito mais informação sem trabalho nenhum…
boa sorte com essa query 😀
Vocês estão todos a esquecer-se que as 3 principais operadoras nacionais tiveram as suas bases de dados expostas na NET, e ainda se encontram disponíveis pelo que saber o nome de alguém associado a um número de telemóvel é do mais básico com ou sem spin…
Só conheço o “spin-a-roonie” do Booker T.
“Neste momento, no MB WAY, não dispomos dessa informação: “Vamos à nossa listagem de contactos, aparecem todos eles, mas não sabemos quem está do lado de lá…” … não é verdade .. o MBWay já retorna o nome completo do detentor da conta se o numero de telefone estiver associado.
Querias dizes “com o Spin”, certo!!?
Não queria dizer no MBway .. independentemente do nome que eu tenha associado ao contacto (exemplo um diminuitivo), quando vou passar dinheiro por MBWay aparece o nome completo da pessoa a que está associada a conta. Ao contrário do que é dito como referenciei …
E reparei nisso porque o meu contacto não era o primeiro titular da conta e aparecia-me um nome que eu desconhecia …
Quando não tenho o numero de alguém que me ligou, adoro o MBway para descobrir o nome.
E agora com o SPIN também dá.
A grande diferença é que com o Spin estamos cada vez mais controlais controlados pelo gov. Uma vez que se trata de uma transferência efetuada diretamente pelo banco central, não é necessário nenhum pedido de informação a qualquer entidade, tudo é gerido e controlado pelo Gov.
isso também é uma grande verdade!!
Qual governo? É apenas uma tabela com o IBAN associado aos telemóveis.
É uma transferência bancária igual às outras mas não precisas de saber o IBAN. Só isso.
Que manias da conspiração. Nem sei como é que conseguem dormir com a cabeça embrulhada em papel de alumínio…
Boas, o Spin não é serviço do Banco de Portugal, notícia incorreta, o SPIN é um serviço a nível europeu, é criado pelo BCE. Não está apenas em 14 Bancos está nos Bancos do sistema Bancário.
Boa tarde! Pode partilhar a fonte dessa informação?
Explica lá como envias dinheiro para um IBAN estrangeiro com o SPIN sff…
Olha eu quero instalar o Spin, não encontrei foi a APP, MB way pouco ou nenhum sigilo tbm tem e ainda bem que passou a ser obrigatório o nome, para além de serem chulos…. além disso está sempre controlado se o gov quiser, só que andam por aí uns espertalhões a fazer burlas e tendo nome completo mesmo não fazendo queixa oficial, fica muito mais fácil referenciar nas autoridades e estas por sua vez perceberem se foi um acto esporádico ou se é recorrente e aí o gajo lixa se….
O SPIN não é uma app, mas uma funcionalidade integrada, por exemplo, nas aplicações dos bancos. Quando precisar de fazer uma transferência bancária, pode optar por fazê-la por SPIN.
Segundo o Banco de Portugal, “os utilizadores de serviços de pagamento podem utilizar esta funcionalidade nos mesmos canais em que o seu prestador de serviços de pagamento disponibiliza a iniciação de transferências, a crédito e imediatas, sejam canais remotos (por exemplo, homebanking ou aplicação móvel) ou presenciais (por exemplo, balcões)”.
https://www.bportugal.pt/page/faq-spin