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Incêndio em Prior Velho! Fogo terá começado num carro elétrico

                                    
                                

Autor: Pplware


  1. Santos Mota says:

    Mentira os electricos sáo seguros.

    • Hugo says:

      NADA é totalmente seguro.

      • 2 dedos de testa says:

        Verdade,mas ainda bem que se pode escolher entre um risco alto e risco baixo, no caso de baterias deitio, existem muitos números quq qualquer um pode consultar e tirar conclusões.

    • Medina says:

      Efectivamente os elétricos são mais seguros.
      A informação pode ser consultada aqui:
      https://www.motortrend.com/features/you-are-wrong-about-ev-fires/

      • Zé Fonseca A. says:

        Em teoria talvez, na prática está à vista de todos, da um passeio pelo YouTube e vês

      • Yamahia says:

        @Medina, é ao contrário.
        A relação de carros ardidos anda nos 1 combustão para 10 elektros.
        Se te quiseres dar ao trabalho de fazer contas com nrs oficiais, arderam em Lisboa em 2023 8 carros elecktros contra 105 a combustão, a informação é do subchefe principal do Regimento de Sapadores dos Bombeiros de Lisboa divulgada em entrevista de vídeo pelo ACP.
        Há 1% de carros elecktros a circular em PT. Agora é fazer contas.

        • Fernando+Meira says:

          Isso não é assim tão elementar.
          Os últimos dados oficiais conhecidos totalizam cerca de 250k VE com bateria de um total de cerca de 7,5 M veículos.
          É só fazer as contas!

        • Fernando+Meira says:

          Com o acidente de ontem foi mais 1 VE e mais cerca de 199 veículos a combustão.
          Total em Lisboa:
          9 VE e 304 de combustão.
          Exactamente os mesmos cerca de 3% do parque automóvel.
          Contas feitas!!!

          • Yamahia says:

            Nop. Ontem não entra na contabilidade de Lisboa. Aquilo ali é Loures.
            E de certeza que só foi um elektro à vida?

        • JL says:

          M;as não são 1 %, portanto começou logo mal nos números.

          • Yamahia says:

            Então qts % é?

          • Yamahia says:

            E então? Continuam a arder mais elektros que combustão.
            Mas já agora baseou-se em quantos elektros esses 1,87%?

          • JL says:

            Onde ? mostre lá ?

          • Yamahia says:

            Onde o quê? Em quantos elektros se baseou para chegar a esses 1,87%?
            Acho que a questão é bem clara.

          • JL says:

            Baseei-me nos artigos que saíram sobre isso, ou agora o jornalismo não vale ? só vale quando dizem o que quer ?

            Sim, a questão é bem clara que está mais que desmistificada.

          • Yamahia says:

            VC deve ter-baseaso é nas estatísticas do ZeBigodes lá no site da UVE. Só soma os que são vendidos, NC subtrai os que são perdidos ou saem para outros países.

            Para ter 1.87% precisava ter em 2023 140000 elektros a circular por ai e o que é facto é que não tinha. Qt muito tinha 110000.

            Adiante mesmo que foss m 1.87% a relação de carros elektros ardidos passava de 7.7 elektros para cada 1 a combustão ardido, para 4.12 elektros ardidos para cada 1 combustão ardido.

            Conforme já lhe tinha dito 3ou 4 posts acima, os elektros continuariam com uma taxa de incêndios superior aos combustão, a exemplo do já verificado na CN e no UK.
            Arrivederci

          • JL says:

            Números compilados tem estes e com fontes.

            https://www.warpnews.org/transportation/fewer-fires-in-electric-cars-compared-to-fossil-fueled-cars-in-the-worlds-country-with-the-highest-share-of-electric-cars/

            Agora quando nem sabe o número de incêndios de uns, e nem o número total de carros, só dá mesmo para rir.

          • Yamahia says:

            Outra vez o Norueguês q concluiu q os elektos ardem mais q os híbridos? Mas vc não pára de postar esse link? Ainda não reparou como é ridículo? E vc está a fazer a mesma figura de cada vez que posta esse link looolooolool

          • JL says:

            Em certa altura sim, agora já não.

            Pelo menos os mostro, números, aqueles que você não tem e não são inventados por si.

          • Yamahia says:

            Nop, os nrs q lhe mostrei são .gov (LIS, UK e CN).

            Já vc vem para aqui repetidamente com esta alarvidade que quer provar q se optar por um híbrido que trabalha com motor a combustão e com bateria de iões de lítio passa a ser mais seguro do que carros que trabalham só com motores a combustão ou carros que trabalham só com baterias de iões de litio.
            Mas isso cabe na cabeça de alguém?
            O que preocupa ainda mais é q vc acredita e quer q os outros acreditem.

          • JL says:

            Os números do US são os dos seguros, os tais onde os eléctricos incendeiam 200x menos.

            Do UK e da China não têm os ICE.

            Tanto não passa a ser mais seguro um híbrido que estão ali os resultados, só multiplicam várias vezes os números dos eléctricos, isto nos EUA.

            Na cabeça de pessoas que vêem os números como eles são, não.

        • kmlml says:

          O factor que contribui mais para que carros ardam é a IDADE, independentemente se são eléctricos ou combustão.
          Isto é afirmado por carradas de relatórios disponíveis na Internet.
          Ainda não há parque de eléctricos com IDADE suficientemente numeroso para se poderem tirar conclusões claras sobre quem se incendeia mais.

          • JL says:

            O que influi a idade num eléctrico ? Ganha fugas de combustível e óleo para cima de equipamentos que trabalham a centenas de graus ?

        • Antonio says:

          Exactamente amigo

    • Tiagoj1981 says:

      Os carros a combustão também ardem, mas normalmente em andamento.
      Já os elétricos manifestam esta tendência quando estão parados.

      • JL says:

        Este também estava a circular ?

        https ://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-destruido-pelas-chamas-em-parque-de-estacionamento-de-praia-em-alcobaca

  2. Costa says:

    Começou num elétrico, mais propriamente num Tesla. Mas contra factos, vamos ter de seguida, os evangelistas dos EVs a dizer que é tudo mentira.
    Vai ter um aí, que vai dar bastante ao dedo.

  3. Santos Mota says:

    A uns anos os carros a gaz não podiam entrar em locais fechados os electricos que são bombas relogio com rodas não tem problemas olha acontecer num tunel com engarrafamento ou no shoping num dia que esteja cheio mas ninguem quer saber estão preocupados em cumprir com as agendas maçonicas 2030

  4. Paulo Rodrigues says:

    E foi um Tesla que originou o incêndio!
    E ainda há quem diga que os elétricos são o futuro….
    Só se for “dos incêndios”…

  5. Zé Fonseca A. says:

    Tesla

  6. kmlml says:

    Parece-me haver uma correlação.
    Não me lembra de ouvir falar de casos de Teslas a incendiarem-se. Os poucos que havia nem eram notícia.
    Desde que começaram a ser Made in China, ouve-se com significativamente mais frequência Teslas a pegarem fogo.
    O controlo de qualidade deve ter ido por água abaixo… ou pela fogueira a dentro!

  7. Nirelle says:

    Estes VE são tão seguros como um colete à prova de balas a tentar parar um míssil.

  8. luisa says:

    Num parque de automoveis com dezenas de carros a combustão e alguns electricos e sem dados que confirmem o que originou o incendio, acho ridículo dizer que é electrico!
    Qualquer gajo vê um carro a arder e diz logo que é electrico, no entanto o que não falta é carros a combustão a arder… mas pronto

    • Tiagoj1981 says:

      Sim mas neste caso foi um elétrico e testemunhas não faltam.
      Tesla ao sol num dia de altas temperaturas, queimou a junta da colaça e pufff….

      • JL says:

        Então onde estão as testemunhas ?

        O comandante da Proteção Civil a falar na TV, todos os jornalistas a insistir que começou num eléctrico e ele dizia sempre :” não temos essa informação”.

        Enfim, é sempre eléctrico, até o camião com tomates que tombou.

        • Tel says:

          A sério que ainda vez dar uma de não foi como está a ser noticiado em todos os telejornais, redes sociai, forums, blogs, e tu queres provar que não foi um eletrico da tesla a causa…

          Fantástico não podias bater mais no fundo…

        • rafael nunes says:

          Não se pode estragar os negocios nem tocar em agendas, depois os comprometidos politicos davam-lhe logo um pontapé no fundo das costas e isso é visivel hoje os jornais nem mostram o assunto.

        • Zé Fonseca A. says:

          Conheço o dono do stand que me confirmou ter sido um tesla

          • JL says:

            Então não conhece, porque não era um stand, mas deixe lá, já ouvimos outras invenções como a sua.

          • Zé Fonseca A. says:

            É stand sim, alugam viaturas a valores low cost e vendem carros da frota após X kms ou anos, o proprietário é o Sr Alberto Dias, todos os amigos que vêm de fora visita Portugal aluga carro la por minha indicação, muitas alugam teslas 😉

          • JL says:

            Qual é o nome da empresa ?

          • Yamahia says:

            @JL em modo desespero looolooolool

          • JL says:

            O que eu neguei, diga lá ?
            Então não sabem o nome da empresa ? conhecem tudo e não sabem algo tão simples ? qual o medo ?

          • JL says:

            Desesperados estão vocês com tanta invenção e estão a ver a coisa com perna curta.

          • JL says:

            Então já sabe o nome da empresa do amigo ?

            E já agora não alugavam veículos, nem vendem, porque esse não é trabalho deles.

            Quando quiser eu deixo aqui o nome da empresa.

    • Jorge says:

      Comprovado que foi num Tesla…..Sabe ler???

    • Mário says:

      Tbm havia fobia dos GPL que explodiam quando na verdade até são mais seguros que os carros a gasolina.

      • GM says:

        Um carro a GPL é também a gasolina…..

        • Paulo Rodrigues says:

          Sim por cá é assim… em determinados países são apenas a gpl. Possuem um sistema que substitui o evaporador. Engraçado que possui um veículo a GPL (continuo com este combustível) ainda com sistema manual de permuta, onde podia o colocar de imediato a funcionar a gpl…

          Um veículo a gpl, se apenas tivesse este combustível, nunca explodiria… o depósito possui válvula de descarga em caso de alta temperatura/pressão.

          Curioso… ontem estive a falar com alguém que terá gasto cerca de € 180 nas férias com o carregamento do seu veículo elétrico… eu disse-lhe que o meu a gpl não gastaria mais de € 100….

        • Mario says:

          @Sr. Prior aka JL, vê-se mesmo que nunca andou num carro a GPL. Sim é muito mais económico e ecológico que outros a combustão sim. E mais seguro, porque não sei se sabe mas é preciso fazer uma inspeção do tipo B quando se instala um kit GPL, e se o carro tiver sido acidentado nornalmente não leva o kit porque a probabilidade de não passar numa inspeção do tipo B é elevada. Mas vá, o que eu digo é mentira e o Sr. é que sabe, porque antes dos elétricos andava a pé. com 12€ de gás há 10 anos fazia 400 km por semana com ele num clio 1.2

          • JL says:

            Sr prior aka Mário. Já andei sim.

            Mostre e prove que é mais ecológico ?

            É na inspeção tipo B que provam que é mais ecológico ?

            Antes dos eléctricos andava com diesel, já que está sempre a perguntar.

            Eu com 12 euros há 10 anos fazia mais de 1000 KMS, e hoje faço mais mais de 500.

          • Yamahia says:

            Tudo é mais ecológico que BEV @JL
            Deixe de espernear.

          • JL says:

            Então prova lá que é ?

    • Yamahia says:

      @Luisa, foi um Tesla.
      Fica aí um vídeo com o resumo de algumas notícias em diversos canais;
      https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrb1bt6MvPsVMhU-G_A?e=MRallB

      • JL says:

        Claro que foi, até o comandante da Proteção civil dizer que não se conhecia a origem. Looool

        • Avelino says:

          JL, Luísa, estou cada vez mais baralhado. Use um Nick e não vários .. triste

        • Yamahia says:

          É a retórica própria das autoridades e nc cospem cá pra fora as conclusões, em nome dos superiores interesses dos vendedores de elektros
          Claro que ele não sabe, não estava lá, estava na tasca a beber umas bjecas e a comer uns tremoços, quem viu é que sabe e foram muitos a ver.

        • Aves says:

          Há protocolos de investigação das causas dos fogos. Antes dessa investigação os bombeiros e a Proteção Civil nada dizem sobre a causa de um fogo.
          Agora, alguém há de ter visto o fogo a começar num Tesla e isso chegou aos jornais. Mas pode ser uma mentira? Poder pode, mas ia mentir para quê?

  9. PTO says:

    Mais uma torradeira com rodas que deu curto-circuito 😀 😀

  10. rafael nunes says:

    Aquele edificio não vai ficar em condiçoes temperaturas de 1000ª e facil atingir nos electricos depois agua com fartura talvez agora as pessoas pensem quando colocam carros electricos nas garagens dos condomios o perigo que pode representar para o predio e se tem capital para suportar os custos se acontecer um incendio destes.

  11. SF says:

    Tanto ignorância junta que até mete medo. Primeiro não está provado que foi num elétrico, alguém acha que foi e toda a gente transmite a notícia como se já estivesse confirmado. Segundo, mesmo sendo num elétrico é uma situação que não é normal, senão com a quantidade de elétricos que existe em Lisboa e as temperaturas dos últimos dias já todos tinham ardido. A ser num elétrico algo de grave se passava com o elétrico, provavelmente a bateria estava fisicamente danificada. Mas quero esperar para ver porque não é primeira vez que acusam um elétrico e afinal a razão era outra.

  12. Luís says:

    Quem quer comprar carros elétricos, ponha o dedo no ar?
    De um momento para o outro um gajo fica sem carro!
    Tem seguro? Quanto passará a custar um seguro depois de se ouvir falar em tantos casos? E abrange os carros todos, da garagem de um condomínio?

  13. jota says:

    Vamos ter muitas sabotagens por parte das petrolíferas e gasolineiras, mas os elétricos vão vingar, já não há volta a dar!

  14. JL says:

    Um facto tão simples que nem sequer são esclarecedoras, se é um parque pago de estacionamento, se é um armazém de uma rent-a-car. Mas sabem logo que foi um tesla.

    É como o fogo de Sintra, era o Tesla que tinha ardido, mas depois o fogo era do Opel Astra, e aqui dá para ver onde veio o fogo.

    https://ibb.co/vY9f13q

  15. PorcoDoPunjab says:

    Coitado do JL, tudo lhe acontece.

    Um fogo destes num estacionamento subterrâneo, tipo dos centro comerciais e etc como é que se combate as chamas se os veículos dos bombeiros não conseguem entrar ou se entram é com dificuldade?
    Já para não falar na massiva acumulação de fumos que torna a presença humana impossível… É deixar arder.
    Qualquer dia os eléctricos não entram nos parques subterrâneos, como os veículos a gás.

    • JL says:

      E se alguém vieres dizer que o fogo começou num a combustão ? Como ficamos depois ?

      • PorcoDoPunjab says:

        JL,, li recentemente uma notícia qualquer que na Coreia do Sul andam a arder demasiados veículos eléctricos.
        Parece que o governo já tomou medidas e quer saber o que se passa com as baterias.
        Vou procurar e se encontrar meto aqui o link.

      • PorcoDoPunjab says:

        JL, aqui está https://insideevs.uol.com.br/news/729896/coreia-incendio-carros-eletricos/.

        Fogo num Mercedes.
        Danificou seriamente o prédio e arderam 140 carros.
        Já deve ter acontecido diversas vezes porque o governo reuniu-se para discutir o que se pode fazer quanto a isto.

        • Yamahia says:

          Aqui o Pplware tb tinha dado nota desse facto.

        • JL says:

          Então afinal foi só um ?

          Curioso, porque cá também já houve incêndios que alastraram em muitos carros, dou um exemplo, festival de Andanças, também foi um eléctrico que fez arder 400 carros ?

          • Yamahia says:

            Foi a erva seca à qual alguém decidiu pegar fogo.
            No entanto foi um carro elektro que pegou fogo ao Felicity Ace que destruiu um navio inteiro e 4000 carros.

          • Hugo says:

            Qual foi mesmo a causa??

          • JL says:

            Ah ok, se tivesse lá um eléctrico tinha sido a bateria. Lol

          • Yamahia says:

            “…Vamos apresentar um conjunto de prova que demonstra que não houve limpeza correta do espaço – a erva seca foi cortada mas ficou no local -, que havia um alerta para o risco elevado de incêndio, que no plano de segurança não foram cumpridos vários requisitos legais…”

          • JL says:

            Como sabe que foi um carro elétrico ? foi como este, ninguém confirma que foi, mas como apetece a si e alguém dizer que foi, é porque foi. LOL

          • JL says:

            Portanto se não foi fogo posto, foi o mais comum, um carro que ateou fogo a todos os outros.

            https://expresso.pt/sociedade/2017-02-02-Arquivado-caso-do-fogo-no-festival-Andancas

          • Hugo says:

            JL a ser desonesto, como é habitual.
            “Os procuradores revelaram algumas das conclusões do caso. Entre eles que o fogo teve início no interior do parque de estacionamento e na proximidade de três viaturas que ali se encontravam estacionadas, “excluindo-se que o mesmo se tivesse ficado a dever a qualquer causa eléctrica e/ou mecânica desses veículos”.”
            Já te disse que mentir é feio e ainda que o fogo tivesse origem num veículo a combustão é apenas ignorância usar um caso para provar a regra. Acidentes acontecem a qualquer um, elétrico, combustão ou assim assim…mas mentir és tu que o escolhes fazer…

          • JL says:

            Onde é que fui desonesto ?

            Onde disse que foi um a combustão ?

          • Yamahia says:

            É só pq ele quer no seu imaginário de horizontes estreitos. Vulgo PALAS.

          • JL says:

            Mas onde dizem que foi a erva ? E onde disse que foi um a combustão ?

            Até perguntei se foi elétrico.

            E ?

          • Yamahia says:

            Não vou postar novamente, vá lá ver.

          • JL says:

            Mas não está lá escrito que foi a erva, você é que inventou isso.

          • Hugo says:

            Então se não querias insinuar que foi um a combustão o que querias dizer? Que existem incêndios que não deflagram em elétricos? LOOOOOOL

          • JL says:

            Queria dizer o que está lá escrito, bastava ler.

          • Hugo says:

            Tens de aprender a escrever melhor porque, segundo tu, ninguém entende o que queres afinal dizer e, para variar, não vais explicar ou vais baralhar ainda mais o texto como se fossemos todos maluquinhos como tu, que já vais com quase 200 comenários neste post LOLOL Mas és tu que estás bem…o resto é uma cambada de burros e clones que decidiram embirrar contigo 😀

          • JL says:

            Então mas afinal não é diferente dos outros, sou isto, sou aquilo, tenho muitos posts, mas afinal não consegue dizer ou provar aquilo que me acusa.

            Enfim, eu é que sou doente. Looool

          • Hugo says:

            Tens alguns 200 comentários e queres provas de que tens um transtorno compulsivo? LOLOL

          • JL says:

            Tem a certeza que sabe o que é um transtorno compulsivo ?

            E se fossem 400, era diferente?

          • Hugo says:

            Não desvies o assunto.
            Está à vista a tua paranoia. Ninguém tem dúvidas lol

          • JL says:

            Então mais uma vez fala por todos ? Isso é que é presunção e água benta.

            Eu mudei de assunto ?

            Ok, vou colocar mais alguns.

          • Hugo says:

            Não falo por todos, falo por muitos que já se manifestaram.
            Se há tanta gente com uma opinião formada sobre ti talvez seja fruto do teu comportamento. Não ralhes comigo, a culpa não é minha.

          • JL says:

            Eu não ralho com ninguém, como já disse sou a paciência em pessoa.

            Esteja descansado, porque vai continuar tudo na mesma. Lol

    • JL says:

      A mim não me aconteceu nada, obrigado pela preocupação.

    • PM says:

      O seu comentário demonstra profundo desconhecimento acerca de SCIE. Em primeiro lugar, um carro de combate a incêndios nunca entra num edifício em chamas. Segundo, existe a obrigação de projeto de medidas contra incêndios onde são definidas os meios e técnicas de prevenção, deteção e combate a incêndios que devem estar implementaras e vistoriadas pela ANEPC, nomeadamente sistemas de deteção, desenfumagem e extinção, seja por água, CO2 ou outro.
      O que acontece muitas vezes é um dado edifício estar dimensionado para uma dada utilização e essa utilização não corresponder à utilização real, levando a que a carga de incêndio seja diferente da prevista em projeto, levando depois a que os meios existentes sejam completamente insuficientes para um combate inicial.

      • PorcoDoPunjab says:

        PM, que um carro dos bombeiros não entra num edifício em chamas isso sei eu.
        Até porque mal se aproximasse o calor seria insuportável e o carro pegava fogo, a começar logo pelos pneus.
        O que eu quis dizer é que se há carros a arder num parque subterrâneo alguém vai ter que lá ir e com os fumos e calor não vai ser qualquer um que se possa aproximar

    • Mario says:

      A ele acontece lhe tudo, mas depois troca se todo naquilo que diz…. Conheço imensos vendedores assim, um dia comprei um Renault e ele ah isto é muita bom e n sei que mais.
      Anos.mais tarde apanhei o na Peugeot, e ele ah isto é muita bom, Renault não presta.
      Confrontei o e ele lá teve que engolir em seco.
      Amanhã se disserem que os carros a gasolina são o futuros o JL compra logo 3 ou 4

      • JL says:

        Onde me troquei, mostre lá sff ?

        PS: e sim, vou continuar.

        Não compro, porque não pertenço a nenhum rebanho, onde um diz e os outros obedecem, o Mário é que está habituado a isso, eu não vou nessas manias.

        • Mario says:

          eu não… o Sr. é que é o maior galo da sua aldeia, que se pavoneia de elétrico a dizer “eu sou o maior”.
          O sr. é que vai atrás do rebanho dos elétricos…. e já agora… se preserva o ambiente, já ligou para a EDP para desligarem as centrais a gás? Eu enterrava-me se o meu carro andasse com 1 kwh produzido por energia suja.

          • JL says:

            Então não sabe responder ? Começa logo a inventar mais ?

            Eu faço novamente a pergunta

            Onde me troquei, mostre lá sff ?

  16. Medina says:

    Aliás as estatísticas indicam que por cada 100.000 automóveis a percentagem de incêndios ocorridos é superior nos carros de combustão.

  17. Luis Sousa says:

    Uma catástrofe está à espreita. Um dia destes um destes carros vai-se auto-incinerar dentro da garagem de um prédio durante a noite ou num estacionamento de um shopping num domingo de inverno.à tarde…. mas sim, continuarão a querer enfiá-los pela goela abaixo das pessoas, quer estas queiram quer não queiram…e é precisamente aqui que devemos desconfiar…..alguém falou nos carros a GPL, nunca ninguém obrigou ninguém a comprar um carro a GPL. Se os eléctricos fossem assim tão bons não seria preciso onrigar ninguém a comprar

  18. Vitor Afonso says:

    Todos os carros ardem, sejam a combustão ou elétricos!

  19. Camoes says:

    Os carros a combustao ardem tanto como os eletricos, mas com uma pequena diferença.
    Geralmente os a combustao ardem (nas estradas) porque estão ou estiveram muito recentemente em movimento, enquanto os eletricos ardem quando estao parados (garagens).

  20. Aves says:

    O fogo destruiu mais de 200 carros.
    No seguro automóvel: “O que é a cobertura de incêndio, raio ou explosão?
    Esta cobertura garante-lhe uma indemnização ou a reparação dos danos causados no seu carro em caso de incêndio, queda de um raio ou explosão. Mesmo que o carro esteja na garagem ou qualquer outro local.”
    A empresa era de estacionamento mas duvido que tivesse um seguro que cobrisse os danos dos veículos em caso de incêndio. Quem não tinha seguro de “incêndio, queda de um raio ou explosão” tramou-se.

    • Seal says:

      Se determinarem qual foi o automóvel que deu inicio à desgraça será o seguro desse a pagar tudo, não ?

      • Aves says:

        Fiz a minha quota parte de pesquisa na net. Muitas notícias sobre incêndios em garagens de prédios e estacionamentos. Mas sobre os seguros nada dizem.
        No seguro de responsabilidade civil automóvel (“contra terceiros”) diz-se que um automóvel que já não circula continua a constituir um risco e por isso deve ter seguro. Assim, neste caso, o carro parado/estacionado continua a constituir um risco – e o maior é de se incendiar e de incendiar outros e, por isso, será o seguro do carro que se incendiou a pagar (até ao valor da da responsabilidade civil do seguro).
        Mas continuo a achar estranho em tantas noticias sobre incêndios em garagens e estacionamentos nada se dizer sobre seguros.
        E a empresa que recolhia os carros não tem seguro e responsabilidade civil neste caso?
        O caso do Festival Andanças (link), que atingiu 458 carros, não ajuda, porque não se conseguiu determinar a origem do fogo. A organização do festival e a sua seguradora foram absolvidas porque os carros nesse estacionamento não estavam à sua guarda.
        https: //www.dn.pt/pais/festival-andancas-absolvido-no-incendio-que-atingiu-458-carros-10582484.html/

        • Yamahia says:

          Neste país vale tudo.

        • Aves says:

          Só um complemento, não há duvidas:
          Artigo 503.º, n.º 1 – (Acidentes causados por veículos)
          “Aquele que tiver a direcção efectiva de qualquer veículo de circulação terrestre e o utilizar no seu próprio interesse, ainda que por intermédio de comissário, responde pelos danos provenientes dos riscos próprios do veículo, mesmo que este não se encontre em circulação.”
          O risco de incêndio é um risco próprio do veiculo, por isso, mesmo parado/estacionado, o seu proprietário (e a sua seguradora) responde pelos danos causados.

  21. Profeta says:

    De facto a comunicacao gosta de inventar. Isto foi fogo posto por um individuo. Agora obviamente que atingiu varias coisas, mas a ideia que da e que um electrico comecou a incendiar-se sozinho e nao foi o caso.

  22. Luis Henrique Silva says:

    Os elétricos estão a ter má imagem ppr alguns arderem, e no entanto pelo que parece são só mais os da marca da Tesla, de outras marcas ainda não ouvi falar.
    A evolução deste tipo de veiculos está a ser feita, mas há sempre os do contra, principalmente quem quer deitar abaixo este tipo de veiculos ppr medo de o negócio do combustivel acabar.
    Não devemos temer esse tipp de veiculos, também não andam a arder assim em todas as esquinas, ou os outros tipos de veiculos também não ardem?
    O problema é que ainda é uma tecnologia recente e ainda tem de se aprimorar muito.
    Nós temos vários equipamentos a bateria e estão também sujeitos ao mesmo problema, também querem meter telemóveis a gasolina? Por causa do medo das baterias?
    Para mim essa percebtagem que ardem pode ser mesmo algum defeito que faz com que ardem, enquanto não houver melhor evolução e descobrir a maior causa deste problema as pessoas continuam com o gostinho de apontar o dedo ao que ainda têm medo.

  23. NEO says:

    Caros amigos, esta discussão nunca terá um fim, mas vamos a alguns factos:
    – É verdade que percentualmente existem mais incendios em carroa a combustão do que em carros elétricos, no entanto, tem sido preocupante o nª de incêndios a crescerem nos carros elétricoe e existem potenciais consequências graves nos condominios.
    -Permitam-me partilhar algumas situações reais. Não sou um leigo na matéria, já que durante vinte e cinco anos trabalhei em três grandes grupos multinacionais, dois deles da área eletrónica e envolvidos no desenvolvimento de sistemas de gestão e controlo das chamadas “baterias” para carros elétricos e o terceiro o maior construtor de automóveis mundial.
    – Também desde 2010 faço parte da administração de um condominio, de grande dimensão numa zona nobre da cidade do Porto, no qual, existem estacionados regularmente mais de 200 viaturas.
    – Como este condominio tem cerca de trinta anos, ainda não aplicou na rede de distribuição de energia da garagem, os regulamentos hoje existentes para a dimensão minima das cablagens a utilizar nas mesmas.
    Assim após uma análise detalhada, permitimos a instalação de cinco postos de carregamento, nem mais um, dada a incapacidade da rede suportar mais carros ligados em simultâneo.
    É este aspeto, que se não for devidamente cuidado, que cria as situações de risco associados aos carros eléticos. Os incêndios de carros elétricos nas garagens começam nas ligações, desde que não adequadas e depois transmitem-se aos carros.
    Isto não quer dizer que o risco de incêndio num carro eletrico não exista, ele é bem real, aliás talvez não no nosso país , mas noutros mais a Norte, a venda de carros elétricos está em lena queda, porque os carros elétricos reagem muito mal ao frio e por isso os nórdicos, o norte dos EUA o Canadá etc, bem como os alemães que deixaram de subsidiar os carros elétricos assim decidiram.
    Espero ter contribuido com alguma informação

    • JL says:

      Curioso, porque no pais mais a norte na Europa, que também é o mais frio, é o que mais de vende.

      • Yamahia says:

        Mas não são os que mais andam.

          • Yamahia says:

            O que diz aí é que a procura por combustíveis rodoviários na NO permaneceu relativamente estável mesmo com a crescente adopção de elektros papagueda pelo governo.
            O que quer provar com isso? Só está a dar-me razão.
            Vc anda mesmo desorientado looolooolool

          • JL says:

            Então leu mal.

            Primeiro, reduziu 10 %, e está explicado porquê:

            “In addition to rising fuel demand from trucks and buses, a growing population and increasing reliance on passenger vehicles are also factors behind the resilient consumption trend. The Norwegian driving-age population – people over 20 years old – has grown by 800,000 since 2005, and the number of passenger cars has increased from 0.65 to 0.75 per person over the same period. This means that the average Norwegian is more likely to own a car, resulting in total fuel sales being stretched over a larger number of vehicles.”

            E pode ver no gráfico, o consumo dos veículos ligeiros passageiros diminui e aumentou nos outros veiculos.

            E o que queria mostrar é que os elétricos fazem mais kms.

            “Since 2018, the average BEV in Norway has driven more miles than passenger cars of any other fuel type. In 2022, the average BEV drove 12,950 kilometers (km), surpassing for the first time the average distance of 12,000 km for diesel passenger vehicles”

  24. AL says:

    As VERDADES que não te contam sobre os carros ELÉTRICOS
    https://www.youtube.com/watch?v=uNlB3-T6k74

  25. Luis Henrique Silva says:

    Aliás basta uma pesquisa e pode se constatar que não ardem assim tantos, o problema é que cada vez que sai mais é npticias de cada vez que um arde, dá-se uma diemnsâo maior do qie é real.
    Se sai-se tbém noticias dos outros veiculos que ardem teriamos a mesma impressão.
    Enfim o problema é a ignorância das pessoas, tantos outros equipamebtos estão suneitos a isso basta ter bateria não é?
    Tudo que é novo e ainda pouco conhecido tebta-se arranjar desculpa dos receios que por vezes não existe assim tanto.

  26. Andre says:

    O que já me ri com certos comentários, sempre do mesmo. Já foi dito que é infantil e além disso usa informação falsa. Mas para ele, apenas um conselho. Pode vir para aqui todos os dias, com todos os seus comentários, que elétrico esse, comigo, nunca! E como eu, a grande maioria.

  27. Joaquim silva says:

    O Dono do Tesla que provocou a destruiçao de 199 carros vamos ver como vai pagar a despesa !
    A companhia de seguros vai fazer tudo para escapar.

  28. Joaobarros says:

    Alguem vai ter de pagar, isso é indescutivel quem perdeu o carro vai olhar para onde começou.

  29. Mascotes electricas nao obrigado. says:

    Já viu que você incompatibiliza-se com todos aqui?

    Já se tornou motivo de gozo essa sua doutrina eléctrica e a defesa dos carros eléctricos.

    Todos os carros podem pegar fogo é claro mas é ridículo negar que nestes ultimos dias todos os carros que pegam fogo sao electricos.

    Ja agora…ardeu mais um a poucas horas a frente do NorteShopping por isso…pode por na conta.

    Abraço e saudações eléctricas.

  30. Historiador says:

    Estou seriamente a ponderar escrever uma extensão para o Firefox ou Chrome para quando vier aqui ler noticias sobre EVs ocultar os comentários do JL.

    Este senhor é incapaz de parar para pensar bem nas coisas que diz.
    A tecnologia relacionada com os EVs está muito longe de ter os níveis de fiabilidade dos veículos a combustão.

    Facto: veículos a combustão também se incendeiam!

    Facto: as razões porque a larga maioria dos veículos de combustão se incendeia prende-se com a manutenção do veiculo por parte do seu proprietário. Incêndios causados por falhas técnicas diretamente relacionadas com a parte mecânica ou elétrica são residuais.

    Facto: Nos EV as causas dos incêndios são na largamente causadas por questões relacionadas com a relação entre o software > sensores > baterias. Outras razões prendem-se com fatores climatológicos, acidentes e por ultimo, má utilização por parte do utilizador.

    Facto: A tecnologia de propulsão elétrica ainda está longe de ter os níveis de fiabilidade da propulsão dos veículos a combustão.

    Facto: Todos os sistemas que são comuns a ambas plataformas apresentam níveis de fiabilidade semelhantes.

    Façam as vossas pesquisas e tirem as vossas conclusões.

    PS: Colaboro com uma marca automóvel europeia que produz e comercializa EVs nos seus sistemas AUTOSAR C++14

    • JL says:

      Força, depois uso o mesmo para esconder os seus.

      Por parar para pensar é que digo o que digo, e não emprenho pelos ouvidos como você.

      Mas já mudou de nick novamente ?

      Você não vê que mesmo que mude de nick a maneira como escreve é sempre a mesma ?

      Ah sim, então mostre lá provas do que diz ?

      A tecnologia até é mais fiável, apesar dos carros terem tido alguns problemas, muito poucos foram devido à tecnologia elétrica, mas sim em relação aos sistemas infotaiment.

      Se é facto, prove.

      • Joaquim silva says:

        O pior cego é aquele que não quer ver.

      • Historiador says:

        “Mas já mudou de nick novamente ?”

        Pergunta ao Vítor M. Ele consegue dizer-te

        Quanto ao resto: existe aquilo que é difundido por aí e depois existe a realidade. Nenhuma marca de automóvel que produza EVs atualmente vai confirmar eventuais problemas, muito menos governos ou associações que estão a forçar a mudança para os EVs. Depois existe a realidade e essa só consegues ter uma perceção falando com os engenheiros por detrás destes sistemas. Já agora porque razão é que algumas marcas desaceleram a produção de novos modelos e atrasaram a data para abandonar os motores de combustão? Por razões meramente comerciais? Please!

        • JL says:

          Ele não sabe, pode registar outro Nick com outro email.
          E porque as marcas haveriam de assumir ?

          Estão a forçar ? Onde ?

          Os engenheiros é que vendem carros ? Curioso.

          Simples, porque as normas de emissões reduziram ou nada se alteraram e permitem a estás vender mais uns anos os a combustão que lhes dão mais lucro.

          Por ambas as razões.

          • Historiador says:

            “Os engenheiros é que vendem carros ? Curioso.”

            Tens grandes dificuldades em compreender Português, não tens? Vai lá ler o que escrevi de novo.

            Se fosses uma pessoa sensata e inteligente, olhavas para a tua participação nesta noticia e irias refletir um bocadinho se a tua postura se coaduna com o adulto que dizes ser. Uma pessoa equilibrada já teria parado de reagir a tudo e a todos, como eu também vou parar de responder a ti a partir de agora.

            ps: podes alterar o email as vezes que quiseres, que o Vítor M. irá conseguir sempre saber quem é quem.

          • JL says:

            Ou então voce tem imensa dificuldade em explicar.

            Então uma pessoa que questiona sobre um acontecimento e não vai em cantigas antes de haver uma investigação com resultados conclusivos sobre o que realmente aconteceu, não é ser adulto ?

            Eu não reagi a tudo e todos, fiz apenas perguntas aos que sabem mais que os bombeiros e proteção civil, e outros que inventaram algumas informações que já se revelaram falsas.

    • Tel says:

      Quando escrever essa extensão, disponibilize aqui que nós agradecemos, pode ser que se veja este blog mais limpo na secção de comentários…

    • Mendes says:

      Acho que deveriam ter mais atenção aos comentários desse utilizador JL, pelo facto de postar informação falsa ou sem qualquer base credível

  31. Zé Fonseca A. says:

    Threat top, quase 300 comentários e 200 são do JL.
    De certeza que vai comentando enquanto espera que o tesla carregue 😀

  32. Fernanda L says:

    “Incêndio em Prior Velho! Fogo terá começado num carro elétrico”…que novidade..

    O pior é que as pessoas responsaveis vão ter que partilhar obrigatoriamente espaços com esses kamikazes..
    Felizmente não morreu ninguém , certo?

  33. LR says:

    O JL faz-me lembrar do saudoso Hélder, que por aqui andava há uns anos. Quando era para defender o iPhone, o homem até espumava, e esperneava por todos os lados.
    Caro JL, respira fundo, conta até 10, faz um pouco de meditação, vais ver que ajuda, No fundo, a forma como defendes as tuas posições e argumentos (mesmo que alguns estejam certos) e a maneira como “atacas” os que não concordam cegamente com o que dizes e que te contradizem, transforma-te num extremista, com tudo o que isso possa implicar. “Quem não está comigo, está contra mim”.

    • Mascotes electricas nao obrigado. says:

      Deixe parabeniza-lo por este excelente comentário, o JL deve ser a pessoa que mais se sente atacada neste website.

      Julgo que têm algo a ver com défice de atenção (com todo o respeito por quem sofre dessa doença), sente necessidade de responder a tudo e todos como se os EV’s fossem a salvação resolução dos problemas do mundo.

      Calma homem e respira que o mundo é mais do que EV’s 🙂

      Abraço

      • Paulo Rodrigues says:

        +1

      • JL says:

        Só me sinto atacado pelas mentiras que alguns postam aqui, depois quando são confrontados, ficam como você:”Bla Bla Bla não fiques assim, estas muito nervoso, vê lá se acalmas”. Ridículos.

        Responder ? Mas você saber ler ? Em praticamente todas as intervenções fiz foi perguntas. Aprenda a ler.

        Tenho calma sim, bem mais que a maioria aqui que se dedicou a inventar.

    • JL says:

      Mas onde estou a espumar ? Vocês é que estão, tanto que tentam arranjar todo o tipo de desculpas.

      Ha aqui um que até veio dizer que conhecia o dono, que era uma empresa de aluguer de veículos, e afinal é mentira, é um parque de estacionamento para quem vai de viagem se avião, outros que juram a pés juntos que é isto ou aquilo.

      Viu me a defender alguma coisa ? Mostre lá onde ?

  34. Diogo says:

    Recorde de comentários! Evidente que o desequilibrado precisa de ajuda médica, paranóico, depressivo. Você vai acabar mal.

    • Yamahia says:

      Depois de ler a declaração da Aprose fico ainda mais preocupado com os carros elektros. Então quer dizer, estaciona um elektro ao lado do meu carro, o elektro arde e pega fogo ao meu carro. Fico sem carro e o seguro de responsabilidade civil do causador do dano não me indemniza? Fdx, afinal o que é a responsabilidade civil, só conta quando o causador do dano está a conduzir? Aí que caraças . Cada vez mais elektros é fugir deles.
      Ok, se algum condutor de elektro resolver estacionar ao meu lado ou tira o carro ou leva um bilhete que cai redondo. Pelos vistos vai ter que ser assim.

      • JL says:

        Então e se for o contrário, se o seu arder ? nesse caso você paga ao outro ?

        Nesse caso temos de fugir dos a combustão, já que são os que mais ardem.

        Provavelmente ele pega no bilhete e mete no lixo, de diz-lhe “quem está mal que se mude.”

  35. Joaquim silva says:

    Depois de se ler o acima descrito cheiram-me que muitos que não teram direito a nada vão-se juntar e espetar em tribunal o dono do carro que começou o incendio tem tudo para correr bem azedo.
    E os donos dos electricos se forem inteligentes podem ver nas costas dos outros e mudar rapidamente de veiculo.

  36. JL says:

    É eles falarem com a CMTV.

    • andré matias says:

      Não se esqueça que os veiculos electricos são todos iguais e todos sofrem do mesmo colocar a cabeça na areia não anula o problema e todos eles são uma roleta russa nunca se sabe que é o próximo nem o momento de virar tocha ou choque para os que gostam de correm riscos não se esqueça que quando utilizar e levar familiares ou amigos está a coloca-los em risco , pense nisso.

      • JL says:

        Qual problema ?

        Então primeiro são iguais e depois já é uma roleta russa ?

        Curioso, já viu os incêndios que houve ontem e hoje em carros ?

        E quando leva os familiares nos carros que mais ardem, também pensa nisso ?

        Então qual foi o Kia na correia do sul que fez um incêndio que destruiu 140 carros ?

        • Yamahia says:

          Os carros que mais ardem são os elektros, facto agravado com o poder destruidor que envolve o incêndio num elektro. Começando na temperatura atingida 3x superior a um combustão, passando pelos gases que libertam no processo que são altamente inflamáveis e terminando na impossibilidade de os apagar pq não precisam de O2 para a combustão.

          • JL says:

            Tanto não é que todas as estatísticas indicam o contrário.

            É diferente do pode destruidor da erva seca ?

            Mas não é vezes superior, em 50% é.

            Os gases do combustível nos depósitos são diferentes ?

            Se há impossibilidade, porque o apagaram ? Melhor, porque apagaram tão depressa o incêndio do camião com teslas ?

          • Yamahia says:

            Outra vez? Mas vc é autista?

          • JL says:

            Não, sou realista, basta ver as noticias e os artigos.

        • andré matias says:

          Aconselho o amigo a ir até a escolha aprender a interpretar o que lê.

    • Yamahia says:

      Só CMTV, @JL?
      Onde fica a SIC, a TVI, a RTP…pelo menos estes são unânimes a divulgar a informação confirmada de q a causa foi um elektro

      • JL says:

        A CMTV foi a primeira, os outros copiaram, mas também há os que deram as informações que tinham das autoridades, já deixei aqui algumas.

        Quem confirmou ? Mostre lá ?

        • Aves says:

          O dono do carro onde começou o incêndio (e a respetiva seguradora) é responsável pelos danos, o que é uma grossa maquia. Repetes e voltas a repetir que o chefe dos bombeiros não confirmou que o incêndio começou no Tesla. Tal como noutros fogos, não confirmou nem pode confirmar enquanto a investigação não estiver concluída, porque o que disser é de grande responsabilidade. Tal como no caso do Festival Andanças em que o fogo atingiu 458 carros, foi chamada a Polícia Judiciária para investigar.
          A comunicação social deu a notícia que o fogo começou no Tesla, por certo porque alguém viu e lhes disse. E ia mentir para quê? Para chatear o JL, já se vê 😉

  37. andré matias says:

    Pois é o caso e serio e apesar de o comentador JL vir defender com unhas e dentes os carros electricos está mais do que documentado em video e descriçoes como isto e bastante frequente ocorreu o mesmo ainda a dias na Koreia do Sul por 2 vezes uma delas com um Kia e foram 140 carros danificados.
    Pode-se perguntar então e o que fazer por exemplo dos proprietários com carros recentes que ainda os estejam a pagar e agora vèm-se privados do mesmo, perda total e o seguro apresentar valores ridiculos de indeminização como vai ser ? Talvez venhamos a ter queixas colectivas em tribunal contra a companhia do carro por onde começou o incendio e esta companhia vai olhar pra quem ? cheira-me que para o dono.

  38. TM says:

    https ://observador.pt/2023/12/05/electricos-ou-a-combustao-que-carros-ardem-mais-estudos-esclarecem/

    10 segundos e facilmente têm um estudo….

    Se os carros eléctricos fossem de facto mais propícios a incêndios, as seguradoras seriam as primeiras a aumentar os prêmios dos seguros, mas o pessoal treinador de bancada quem nem têm um EV acha que sabe mais que a indústria seguradora que por nada deste mundo perderia dinheiro…Eu já doce uma dezena de carros a combustão, mudei para eléctrico e sim, têm algumas coisas pior do que combustão mas não fica atrás em nada porque tmbm têm muitos pontos positivos

  39. Hugo says:

    Bem o JL está em ácidos neste post…..e ninguém responde às centenas de perguntas retóricas, e absurdas, que ele faz, senão tinha mesmo um esgotamenteo lol

    • JL says:

      Eu ? Sou dos mais calmos que está por aqui, parece que a malta está bem nervosa.

      Pois não respondem, porque não as têm, e não são retóricas.

      Mas como vê, já descobri algumas mentiras por aqui. Agradeça.

      • Hugo says:

        Eu não vejo nada, achas mesmo que alguém tem pachorra para seguir mais de 2 ou 3 conversas. És o único que vai a todas lol

        • JL says:

          Mas eu sou a paciência em pessoa, não lhe disse já que sou programador de sistemas ? essa malta sem paciência mais vale dedicar-se a outra profissão.

          Sim, e vou continuar a ir a todas.

          • Hugo says:

            Personalidades agora estão indexadas a profissões? LOOOL Sempre a aprender.
            Paciência é ferver e contestar todas as centenas de comentários de anónimos na internet? LOOOOL Devias ser estudado

          • JL says:

            Há profissões onde se tem mais sucesso com certas características, um relojoeiro por exemplo, caso não tenha paciência e autodomínio.

            Se tivesse paciência não estava a ferver, portanto também não sabe o que é paciência.

            Aqui todos são anónimos, além de ter muita paciência, eu sou muito curioso.

  40. TS says:

    ISTO É SÓ RIR! Ardem milhares de carros a combustão por ano e nunca é notícia. Ainda não há confirmação que o que originou o fogo foi um EV e vêm para aqui meio mundo revoltar-se contra os eléctricos. A percentagem de carros eléctricos por cada 1000 que ardem comparativamente com os de combustão é superior a 10X MENOS!

    • Yamahia says:

      Vcs decidam-se. Já vi 60, já vi 20 e agora vejo 10.

      • JL says:

        Depende do país, não somos como você que usa os números de um país para justificar o que acontece noutro.

        • Yamahia says:

          Ahhh ok se passar a fronteira da NO para a SE o elektro arde menos. Percebido

          • JL says:

            Ninguém falou na Suécia.

          • Yamahia says:

            EUA já serve ou ainda não?
            hutacars

            9mo ago
            Model 3 Performance
            “Can confirm… if anything forces me to sell my car, it’ll be insurance. I’m now at $1100/6 mo, whereas when I bought it in 2019 I was at $400/6 mo. I shop around about every other renewal. My last jump alone was $400.”

            Já deu para ver a sorte que vos aguarda ou quer com mais molho?

          • JL says:

            Mais uma que não tem nada a ver com o assunto, até porque o seguro pouco tem a ver com o carro, mais com o dono.

    • Pois, Pois says:

      Não sei se ardem mais bev’s ou ic’s, mas dizer que percentualmente ardem 10x menos bev’s em cada 1000 que ardem é curto para tirar alguma conclusão. Por exemplo, em Portugal as viaturas elétricas em circulação são cerca 1.9% do total. Admitindo que são 2%, para facilitar as contas, significa que se arderem 98 ic’s e 2 bev’s no período de tempo em análise, a probabilidade de arder um ic é igual à de arder um bev.
      Como disse, não tenho números para tirar conclusões, mas não sei se arderão mais de 98 ic’s por cada 2 bev’s que ardem.
      Nesta abordagem poderia ainda entrar-se com a idade média das viaturas que arderam, já que as mais antigas terão, em princípio, maior probabilidade em ter uma ignição que origine um incêndio.

      • JL says:

        Ardem 10x menos no mesmo universo.

      • Yamahia says:

        @Pois, Pois, tens nrs q finalmente alguém teve coragem para deitar cá para fora:
        -Cada 8 BEV arderam 105 combustão (2023)
        -Cada 4 BEV arderam 50 combustão (2024)

        • Pois, Pois says:

          Se esses números estiverem correctos e se se referirem a um universo como o Português, então os bev ardem mais do que os ice

          • jose Santos says:

            Pois convem ler os dados não se pode cmprar . Claro que temos mais carros a combustão ardidos qual é a percentagem a circular se calhar são 95 a combustão para 5 electricos mas se for efectuar a percentagem de viaturas que arderam a combustão e electricas a percentagem é maior nos electricos tenho 85% pra 5% depois se retirarmos o filtro de particulas dos veiculos a combustão a queda dos incendios é brutal , porque um filtro de particulos imposto pela UE gera temperaturas de 600º uma peça que NUNCA devia ter sido permitida no carro com passageiros ,mas os politicos que temos são muito fraquinhos não se pode esperar muita qualidade são muito bons a fazer merd..a e serem bem pagos nisso são os maiores.

          • rafael nunes says:

            O Resultado de 10% de 1000 não é a mesma coisa de 10% de 100

            pode parecer igual mas não é.

          • JL says:

            A comparação é feita por cada 100 mil unidades vendidas de cada tecnologia, portanto o universo é o mesmo.

          • Yamahia says:

            A oportunidade dessa notícia dá que pensar. Poucas horas depois do incêndio por culpa do carro elektro, surge a notícia com os argumentos da praxe e já bem conhecidos e gastos, incluindo a clássica opinião da seguradora nórdica que diz que os combustão ardem 60x+ que os elektros.
            Essa notícia deve estar em no backup em diversas linguagens e sempre q é preciso desculpar o carro elektro é só fazer copy+paste e publicar aleatóriamente.
            Suspeito q saiu uma notícia semelhante na KR aqui há uns dias na sequência do elektro que fez arder 140carros e destruiu um bloco de apartamentos.

          • JL says:

            Exato, tentaram logo culpar as minorias, mas depois como viram que a mentira tinha perna curta, mudaram logo de assunto e agora parece que preferem esperar pelas pericias.

            Pois, está a ver, essa é a narrativa, como sabem que já não conseguem enganar ninguém, passam a dizer que os números já são de um arquivo e tal, enfim o costume dos negacionistas.

          • Yamahia says:

            Aos anos que leio esses argumentos. Esses e o outro do outro nórdico q diz que os híbridos ardem menos que elektros e ainda menos q carros a combustão.
            São parte integrante da Bíblia elektra desde os primórdios do carro elektro da era moderna.

          • JL says:

            Aos anos não, os dados são de 2023, não há mais de 8 meses.

            Tanto que não ardem que estão lá com números maiores, os padres da combustão é que nem números sabem ver.

          • Yamahia says:

            Deixe de ser abrunho, vá lá ver os dados da sua fonte.
            https://pplware.sapo.pt/motores/incendio-em-prior-velho-fogo-tera-comecado-num-carro-eletrico/comment-page-1/#comment-3507889
            Todos os anos arderam mais elektros q híbridos. Só em 2023 as coisas se inverteram ligeiramente.
            Resultado final 5-1, os elektros perderam de goleada para os híbridos no q diz respeito a segurança contra incêndios.

          • JL says:

            No último ano foi o contrário. Não se esqueça que híbridos são veículos a combustão.

          • Yamahia says:

            Sim tal coo já tinha dito, no último ano foi ligeiramente ao contrário no entanto os 5 anos anteriores até 2022 os elektros arderam sp mais (de acordo com a SUA fonte) e claro q não me esqueci q os híbridos são carros a combustão.

      • Yamahia says:

        Convém acrescentar que os dados foram divulgados foram transmidos pela informação do subchefe principal do Regimento de Sapadores dos Bombeiros de Lisboa e está no ACP.
        E obviamente são nrs referentes apenas à cidade de Lisboa

    • Paulo Rodrigues says:

      Bem o que vou escrever, vale o que vale… As conclusões oficiais ainda não são conhecidas. Possivelmente, quando aparecerem (se aparecerem) já este tópico está “enterrado”. Mas, o que posso trazer aqui, é que conheço alguns dos elementos que estiveram no combate ao incêndio… todos dizem o mesmo, a origem foi no Tesla… foi neste, podia ter sido num veículo a combustão. Aparentemente a dimensão do incêndio terá ocorrido por uma má avaliação pela primeira equipe a chegar ao local… aparentemente.

      Uma curiosidade: nessa noite estava a jantar num conhecido estabelecimento em Loures (cidade), tendo sido a este que foi efetuada a encomenda de 100 frangos assados para os bombeiros que estavam a combater este incêndio… é normal uma encomenda desta “magnitude” neste estabelecimento… não é “do pé para a mão” que se responde a esta quantidade.

      • JL says:

        Curioso o comandante deles não saber. Looool

        A encomenda dos frangos deve ter sido ” 100 frangos para os bombeiros que estão a combater o fogo do tesla.” Lol

  41. andré matias says:

    Depois da reportagem da RTP o caldo esta instalado como eu dizia todos vão olhar para o dono do causador do incendio e perguntar como é que é ! quem paga.
    Nunca mais se vai levantar sem dizer mal do dia em que comprou o electrico.

  42. r41m31 says:

    https: //pt.euronews.com/my-europe/2024/08/17/cerca-de-200-carros-arderam-em-incendio-junto-ao-aeroporto-de-lisboa
    https: //www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/novas-imagens-mostram-mais-de-200-carros-destruidos-apos-incendio-em-armazem-perto-do-aeroporto-de-lisboa
    No primeiro link a notícia pela euronews, que quem avançou como origem do incêndio num elektro foi a imprensa local (devem ter estado no interior a ver como deflagrou).
    No 2º link para terem uma ideia que não era um estacionamento normal, era um depósito de carros que pela disposição poucas hipóteses tinham de o incêndio não alargar da forma que foi, e como os vizinhos estavam cheios de combustível ….
    Quem deve estar a suar em bica é o dono do “parque de estacionamento” que provavelmente não estava licenciado para tal e nem devia ter as medidas obrigatórias de segurança, eventualmente a empresa responsável pelo “depósito” automóvel.
    Agora se pesquisarem em vez de falarem de cor ou por ódio encontram a informação independente da realidade de que tipo de viatura tem tendência a se incendiar … considerem o país com mais eléctricos como exemplo…

    • JL says:

      E não estava licenciado nem podia ter carros no terraço, já saiu uma noticia sobre isso.

      Até houve aqui quem dissesse que era uma empresa de aluguer de veículos e que conheciam o dono, veja bem os disparates que se encontram por aqui.

    • Pois, Pois says:

      Estava a concordar com tudo o que escreveste, era sensato, mas considero, eu, que a última frase passou a tendenciosa. Não me parece razoável considerar como exemplo o país que mais bev tem (admitindo que te estás a referir à Noruega). É que temperaturas altas ajudam ao aparecimento de incêndios, mesmo nos carros, e se fores ver as temperaturas médias e máximas na Noruega vais ver que são bem baixas. Acho que a avaliação sobre que tipo de veículo tem mais tendência para se incendiar terá que se basear numa amostra mais abrangente, sob todos os aspectos.
      Continuo sem ter a certeza de quais têm mais propensão para se incendiar…

      • R41M31 says:

        Não era para ser tendencioso, de facto as temperaturas são bem mais baixas e, nesse ponto ajuda, mas não deixa de ser o país com o maior número de veículos em uso. Muitos dos incêndios até são em veículos à carga ou em sobrecarga. Se o factor temperatura fosse o maior problema então haveria muitos mais incêndios em todos o tipo de dispositivo com bateria. E bastaria uma.

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