WinGet: A forma mais simples de instalar apps no Windows ganhou novidades únicas
Há ferramentas que se pode tornar essenciais no Windows e que todos deviam conhecer e usar de forma constante. O WinGet é um desses exemplos, sendo uma das formas mais simples de instalar apps. A partir de agora, o Windows Package Manager (WinGet) 1.8 está disponível e já deixa usar a loja de apps da Microsoft em offline.
WinGet: A forma mais simples de instalar apps
O WinGet é um utilitário de linha de comandos criado para automatizar a instalação e atualização de aplicações no Windows 10 e Windows 11. Esta ferramenta funciona com diversas fontes, permitindo pesquisar e explorar facilmente novas aplicações. A grande novidade é ter recebido a funcionalidade WinGet Download.
O WinGet Download entra em cena, permitindo distribuir aplicações da Microsoft Store offline. Este é um desenvolvimento significativo, uma vez que substitui a funcionalidade Microsoft Store for Business Enterprise Offline. Simplifica e melhora o acesso a esse processo. Então, como se começa a usar o WinGet 1.8 para descarregar estas aplicações?
É muito simples. Dever ser garantido que está a ser usada a versão mais recente do WinGet. Esta está disponível no GitHub e é também possível atualizar o App Installer através da Microsoft Store.
Windows ganhou novidades únicas em offline
Depois disso basta usar o comando para uma aplicação da Microsoft Store. Por exemplo, a execução deste comando: widget download Calculator -s store irá descarregar a aplicação Calculadora da Microsoft Store. O resultado da execução deste comando é que cria uma nova pasta no diretório Downloads, onde pode localizar os pacotes de aplicações descarregadas.
Após isso, pode copiar este pacote para um dispositivo diferente e prosseguir com a instalação. Para isso deve usar o comando powrshell Add-AppxPackage. O ideal é mesmo usar a documentação do Gestor de Pacotes do Windows e da ferramenta Winget para compreender como pode ser usado.
Esta novidade vem mudar completamente as capacidades do WinGet e o que este oferece. Passa a poder ser usado em modo offline e assim garantir a instalação do melhor software em cenários onde o acesso à internet é difícil ou em repetições constantes.
O winget é a imitação do apt no Linux. Não funcionam da mesma forma em certa medida, mas são basicamente similares.
Após décadas, a Microsoft parece estar a dar o braço a torcer…
Cada vez mais o Windows está a ficar como o Linux. Não tarda a falhas passam a ser resolvidas numa semana mas para isso é preciso despedir os incompetentes que trabalham na Microsoft.
Está a permitir que os mais nerds tenham o mesmo tipo de ferramentas no modo de texto que tem no linux.
Dar o braço a torcer seria só se a maioria dos utilizadores usasse o Winget em vez da Microsoft Store do modo gráfico e isso dificilmente irá acontecer.
Também já existem alternativas no modo gráfico ao APT em várias distros linux desde há já muitos anos, sendo assim tb podemos dizer que o pessoal do linux está a dar o braço a torcer usando o modo gráfico em vez do modo de texto.
Não confundas alhos com bugalhos! Antes da Microsoft Store ter sido criada já existiam as lojas nas distros.
Existem o Synaptic (distros baseadas em Debian) e no OpenSuSE no YaST dá para instalar packages em modo gráfico. Qual é o espanto? Ferramentas desse calibre existem desde há largos anos.
Há muito que isto existe, bem como o “Chocolatey”…