Vídeo da Google sobre RCS no iPhone mostra o que utilizadores Apple vão ganhar
Ainda existem alguns pontos-chave e problemas a resolver, mas o RCS está de facto a chegar ao iOS e ao iPhone. Depois de toda a campanha da Google, isso abre caminho para conversas avançadas entre o Android e o iOS sem a necessidade instalar uma aplicação de mensagens de terceiros. Um novo vídeo veio mostrar o que os utilizadores da Apple vão ganhar.
Google satisfeita porque o RCS chega ao iPhone
Após a agressiva campanha publicitária Get The Message da Google ter ajudado a pressionar a Apple a adicionar a funcionalidade ao iOS 18, a empresa retribui o favor. Para isso apresentou um novo vídeo, bem ao seu estilo, em que celebra este marco.
A Google publicou o novo anúncio RCS no canal oficial do Android no YouTube, mas, ironicamente, é mais uma montra de novidades para o iOS 18 do que outra coisa. O vídeo começa por proclamar que o “RCS está finalmente a chegar ao iPhone” e depois explica os benefícios desta mudança para os utilizadores de Android e iOS.
O suporte RCS na app Mensagens do iOS 18 levará a muitas das mesmas melhorias que os utilizadores do Android têm. Estes tiveram o primeiro acesso quando o suporte RCS foi adicionado pela primeira vez à app Mensagens Android, que é o padrão deste sistema.
Vídeo mostra o que os utilizadores Apple vão ganhar
Para aqueles que ainda não experimentaram as funcionalidades, o novo vídeo da Google esclarece que podem esperar. Como pode ser visto, fica claro que “chega de fotos desfocadas”, “chega de chats de grupo interrompidos” e “recibos de leitura e indicadores de digitação entre o Android e o iPhone”.
É interessante ver que o tema encriptação de ponta a ponta foi omitido. Este vídeo é dirigido a utilizadores recentes e por isso faz sentido manter as coisas simples. Claro que ainda que a encriptação básica esteja incluída na implementação do RCS da Apple, esta é apenas encriptação em trânsito, não de ponta a ponta.
Depois de todo o trabalho que a Google fez nesta frente, a gigante das pesquisas merece pelo menos parte do mérito desta novidade da Apple para o iOS 18. Tal como relata o vídeo lançado, o resultado traz “melhores fotografias, melhores vídeos, melhores conversas de grupo”, o que irá traduzir-se em “melhores mensagens para todos”.
O que é o RCS (Rich Communications Service)?
O RCS (Rich Communications Service) é um novo protocolo de comunicação, que funciona da mesma forma que o SMS. Tira proveito da infraestrutura das operadoras de comunicações. Basicamente é como um serviço de mensagens instantâneas, padronizado e atualizado.
A vantagem desta nova tecnologia é trazer os mesmos recursos que as aplicações de mensagens mais populares:
- Envio de mensagens com mais de 160 caracteres;
- Suporte a mensagens de áudio e vídeo;
- Envio de ficheiros, imagens e adesivos;
- Suporte à criação de grupos de conversa;
- Possibilidade de usar o Wi-Fi;
- Possibilidade de ver outro utilizador a escrever, etc.
“É interessante ver que o tema encriptação de ponta a ponta [end-tp-end] foi omitido.”
E por que será?
Porque a Google usa no Android o protocolo RCS + a sua encriptação adicional ponta a ponta.
E a Apple disse que, no iOS 18, a app Mensagens incluirá, além do SMS e do seu serviço de mensagens iMessessage, também o protocolo RCS – mas sem encriptação adicional. E que colaboraria com a GSMA, a promotora do RCS, no desenvolvimento de encriptação ponta a ponta.
Em resumo, até lá, não haverá mensagens RCS com encriptação adicional entre Android e iOS, e isto se a Google abandonar a sua.
Continua a ser mais simples e prático usar serviços de comunicações multiplataforma, como o WhatsApp ou o Telegram.
Sim…acreditem no Pai Natal e pensem que WhatsApp ou o Telegram são encriptados ponta a ponta…neste momento é mais seguro usar o Element que usa o protocolo descentralizado Matrix.
“encripted”, they said…
Bem vindos a 2014
Realmente os utilizadores de iPhone devem sentir falta do RCS como de pão para a boca…
Finalmente
O único e grande problema do RCS é necessitar de dados móveis , no Portugal profundo onde por vezes o 2G é sufrível só mesmo o SMS funciona. Mas isso é outra história eu sei, a culpa não é da Google nem da Apple ou outra fabricante é mesmo dos operadores que já não olham para o antigo anúncio da Telecel do “Tou shim, é um momento, é p’ra mim” onde supostamente havia rede no meio da serra onde o pastor pastava as ovelhas, agora há um da NOS que diz que estão todos os conselhos cobertos por 5G, pois há conselhos no Alentejo que nem a sede de conselho está completamente coberta. Como eles dizem sinais dos tempos, não dá dinheiro não se investe lá.