Falha informática massiva afeta empresas de todo o mundo de vários setores
Uma falha informática massiva está a ser avançada pela imprensa nacional e estrangeira, dando conta de um problema que está a afetar empresas de todo o mundo de vários setores, desde companhias aéreas e bancos até empresas de telecomunicações e restaurantes. Portugal também está a ser afetado.
Conforme avançado pela Sky News, que não conseguiu realizar a sua emissão em direto, empresas como bancos, companhias aéreas, empresas de telecomunicações, emissoras de rádio e televisão, supermercados, entre outros, ficaram offline na sequência de uma falha informática global.
As principais companhias aéreas norte-americanas ficaram em terra, enquanto o aeroporto de Berlim informou que suspendeu todos os voos até às 10h00 locais (8h00 GMT), devido a uma falha técnica. No Reino Unido, a falha informática está a afetar o funcionamento dos comboios, e em Espanha foram registados constrangimentos em vários aeroportos.
Os utilizadores do subreddit da empresa de cibersegurança Crowdstrike relataram problemas na Índia, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia.
Na Austrália, por sua vez, os utilizadores começaram a reportar problemas no início desta sexta-feira, afirmando que tinham sido impedidos de aceder aos seus postos de trabalho, além de estarem a ser partilhadas falhas nas telecomunicações.
Em Portugal, o Hospital Amadora-Sintra está sem sistema, com os processos e pedidos de exame ou consulta a serem feitos em papel.
Conforme avançado pela ANA - Aeroportos à SIC Notícias, as operadoras MEO, NOS Vodafone também estão com falhas. Até ao momento, nenhum dos aeroportos portugueses está a ser afetado.
A interrupção parece estar a afetar os PC com Windows em todo o mundo.
Atualizações aqui:
O estagiário cortou o cabo errado.
Ou fez um deploy em ambiente de Produção sem o testar em Dev ou Qulidade…
Se calhar foi isso, mas já lançaram solução. A solução é ir a todas as máquinas e apagar um ficheiro .sys
Eu acho que está bem para uma sexta feira com um sol maravilhoso.
Aeroporto de Lisboa a fazer check in manual no momento. Parece que já há problema.
Por aqui tudo normal.
já vi isto acontecer num filme 🙁
O problemas afeta equipamentos Microsoft, mas não foi causado pela Microsoft
https://www.theregister.com/2024/07/19/crowdstrike_falcon_sensor_bsod_incident/
Vai dar ao mesmo, a responsabilidade é da Microsoft em último caso. Então quer dizer existe uma actualização que corre mal de um anti virus e o sistema vai ao ar? Há algo de errado nisto tudo.
então a MSFT é responsavel quando instalas um software no PC que dá asneira?
Depende. Se o Windows dá demasiadas premisões a nivel de Kernel que não deveria, sim, é culpa da Microsoft. Imagina que qualquer antivirus com uma actualização pode quebrar o Windows, a culpa é só do software antivirus? Nada é preto e branco só.
Claro, claro. A culpa é sempre dos outros… É moda agora.
Põe mais tabaco nisso!
Se o pneu do teu carro estourar por uma anomalia no fabrico de um determinado lote a responsabilidade é do fabricante do carro ou do fabricante do pneu?
Do fabricante do carro, claro, pois não implementou o sistema de ir buscar o pneu suplente ainda em movimento
Desta vez foi o CrowStrike o culpado
ou o Putin :-))))
Os EUA está entregue à apple e microsoft a nível empresarial e do Estado, isto contra os linux da China e Russia. Quem acham que está em vantagem? LOL
Comigo, Açores… o meu PC não se queixou!