Brutal! Este camião elétrico da Mercedes consome pouco mais do que um SUV
A Mercedes-Benz tem a certeza de que o futuro dos transportes é elétrico e acaba de iniciar uma das viagens mais importantes para o seu futuro. Esta viagem tem um objetivo em mente: demonstrar que o transporte de longa distância com um camião elétrico será possível.
A viagem em questão será de Frankfurt ao Cabo Norte da Noruega, o ponto mais setentrional da Europa, para acabar em Tarifa, em Espanha. Esta viagem permitir-lhes-á, entre outras coisas, conhecer em pormenor o consumo do seu camião elétrico de 40 toneladas.
eActros 600 European Testing Tour 2024
Este é o nome dado ao teste individual mais extenso da história da empresa. No percurso descrito, a empresa testa dois dos seus camiões elétricos Mercedes eActros. Trata-se de dois veículos muito semelhantes ao futuro veículo de produção em série, com o objetivo de demonstrar que o transporte de longa distância com camiões elétricos será uma realidade.
O teste irá cobrir uma distância de mais de 13.000 quilómetros, com ambos os camiões totalmente carregados até à sua capacidade máxima. A grande questão neste cenário é clara: quanto é que estes camiões consomem?
De acordo com a Mercedes, estes camiões estão equipados com um conjunto de três baterias, cada uma com 207 kWh. No total, estamos a falar de uma capacidade combinada de 621 kWh de capacidade total. As baterias deste camião utilizam células de fosfato de ferro e lítio (LFP) e podem ser carregadas com corrente contínua a uma potência de 400 kW.
Consumos deste camião da Mercedes: 111 kWh por 100 quilómetros
A Mercedes está a trabalhar na norma MCS para que esta potência possa ser duplicada para recarregar a bateria de 20 a 80% em 30 minutos. Considerando que as paragens obrigatórias para os camionistas são de 45 minutos, isto seria mais do que suficiente para a carregar quase completamente.
Os dados recolhidos durante a viagem informam-nos de um consumo de 111 kWh por 100 quilómetros. O valor a frio pode não dizer muito, mas se considerarmos que a equivalência energética é a mesma que 10,13 litros de gasóleo, a história é diferente. Um consumo de 10 litros por 100 está muito mais próximo do de um automóvel. Para contextualizar ainda mais, um camião com um consumo médio de combustível pode utilizar entre 30 e 40 litros de gasóleo a plena carga.
Tendo em conta a capacidade das suas baterias, este camião pode percorrer pouco mais de 500 quilómetros com uma carga completa. Ainda é muito longe do que os camiões convencionais podem percorrer, mas considerando o preço do combustível, a alternativa faz sentido.
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Um camião bom para o JL
Não sou camionista. Lol
Teste de 13.000 quilómetros e assume paragens de 30 minutos para carregar as baterias. Fail, ninguém para nas viagens
A maioria dos pessoal não compra carros electricos porque não permitem 1.000km/1500km sem paragens (utilizacão diaria).
O camiao deve ser testado sem paragens também, deveriam ser 13.000km mas sem paragens.
Nem mais. Lol
Ninguém para numa viagem de 13000Km? Grande fail mesmo
E quem é que faz diariamente 1000/1500Km sem paragens? Mais um grande fail lol
Experimenta saires de Lisboa ás 9:30 horas para estares em Vila real de Santo António ás 12:30! Depois assim que lá chegas o teu amigo ao receber-te diz logo “como é que è? Vamos almoçar ao tamuje que ainda dá tempo?
Dás-me boleia?
Isto num tesla…..
Férias sempre a fóssil….senão não são férias para mim. Mas o culpado fui eu. Para o resto chega e sobra, mas compreendo as dificuldades de quem não tem garagem.
+1
Portanto, fizeste 400km…
Exacto, os motoristas nem tem limites no tempo que podem conduzir por dia e nem no tempo seguido…
Não sou grande amante de elétricos, mas também é preciso ter algum bom senso
Toni, os motoristas de pesados (passageiros e mercadorias) têm que, ao abrigo da lei, fazer paragens para descanso de 45 minutos a cada 4 horas de condução. Além disso, só podem conduzir 9 horas por dia – 2 vezes por semana podem conduzir 10 horas. Adicionalmente, têm que ter pausas entre turnos (dias de trabalho) de 11 horas, excepto 2 vezes por semana que pode ser reduzido a 9 horas.
Como podes ver, são horas suficientes para carregar baterias
Então mas não era o hidrogénio que era bom ?
Não, bom é diesel.
Diesel não é bom, senão não estaria pela hora da amargura.
Está porque querem. Mete o combustivel ao preço da Venezuela e nem diesel havia, só gasolina. Ok, para offroad diesel é melhor 🙂
Claro faz bem aos pulmões e cérebro .
economia circular com elétrico não… é preferível queimar petróleo… Tristeza
Os motoristas são obrigados a parar ao fim de 4,5 horas de condução, têm de fazer 30m + 15m de descanso ou, 45m seguidos de descanso.
O problema é que esses 45m de descanso podem ser em qualquer lugar sem condições para recarregar a bateria, o ideai seria fazer as 9 horas ou 10 horas do turno sem recarregar a bateria mas, é bom começarem a fazer testes…
Comentários realista. Parabéns pela lucidez, ao contrário de outros…