“Caixa negra” em carros novos obrigatória a partir de amanhã
Os carros têm tecnologia que os permitem ser cada vez mais seguros. A partir de amanhã, há novidades em todos os carros novos vendidos na União Europeia. Saiba em que consiste as caixas negras, ou aparelhos de registo de eventos (EDR, em inglês).
Em 2022 começamos a falar que, um estilo de "Caixa negra" iria chegar aos automóveis. Este sistema vai passar a equipar os automóveis e terá funções idênticas ao que já existe nos aviões.
A partir de 7 de julho de 2024 entra em vigor o novo regulamento de segurança de veículos, conhecido como GSR2. Na prática, a partir de amanhã, todos os automóveis recém-registados na União Europeia terão de estar equipados com um EDR... Esta "obrigatoriedade" aplica-se aos veículos de passageiros com até nove lugares assim como aos veículos comerciais que não excedam os 3500 kg.
Caixa Negra regista dados de telemetria...
Segundo o Automóvel Clube de Portugal (ACP), nos automóveis, a caixa negra, oficialmente designada “Event Data Recorder” (EDR), irá registar vários dados de telemetria, tais como:
- A pressão no acelerador ou as rotações do motor;
- O ângulo de viragem e a velocidade angular em graus;
- A velocidade nos últimos 5 segundos;
- O recurso aos travões;
- A direção do Delta V (aceleração positiva ou negativa);
- A ativação dos airbags e pré-tensores dos cintos;
- O uso dos cintos de segurança e as dimensões dos ocupantes;
- A variação da velocidade à qual o veículo foi submetido após o impacto;
- A aceleração longitudinal em metros por segundo ao quadrado.
De acordo com a informações recentes, o sistema será capaz de registar vários parâmetros, tanto cinco segundos antes da colisão como 0,3 segundos após o impacto. O EDR irá registar dados de velocidade, travagem e até a resposta dos sistemas de segurança do automóvel.
Os dados registados pelo EDR apenas estarão apenas disponíveis às autoridades competentes, sendo que os mesmos são registados de forma a assegurar a proteção de dados
Vai ajudar em muitos acidentes onde não existe testemunhas
Eu pensava que um carro era propriedade privada, afinal agora é um sistema de bufaria, para denunciar o seu proprietário/condutor às autoridades e enterrá-lo perante as seguradoras. Privacidade, vsite-a, o costume. Obviamente, tudo inconstituicional, mas isso não interessa pra nada, carros mais seguros, pro seu dono ou mais seguros pras bestas vigilantes?
Então quer dizer que nos aviões também é inconstitucional?
O avião não é propriedade tua, sou a favor em veículos onde aceitem passageiros agora em veículos privados não tem muita lógica.
veículos privados transportam so o conductor? O resto é bonecos?
Veículos privados que circulam em vias públicas e que NÃO são propriedade do condutor, mas que muitas vezes se comportam como tal…haja viés nos argumentos….
Vai servir para os seguras se colocarem de fora em 75% dos acidentes! A partir de agora vai ser uma autêntica mamadeira por parte das seguradoras!
Bem dito !
Isto!
Completamente de acordo.
Se é propriedade privada que não circulem na via pública. Assim já não se sabe o que fazem
Seguir o Código da Estrada também deve ser inconstitucional, atropelar, matar, danificar propriedade dos outros por erro de condução é tudo no seu direito constitucional, na sua mentalidade.
Mentir e ser desonesto para encobrir o que aconteceu em caso de acidente rodoviário também devia ser inconstitucional, não achas!
O EDR não regista sequer o VIN – número de quadro – completo da viatura, é obrigatório que os dados sejam anónimos, as seguradoras não podem usar estes dados….mas não se deu ao trabalho de se informar, é mais fácil vomitar ideias preconcebidas…
Então para que serve a caixa negra, de não é para utilizar? Quem vai ter poderes para a consultar?
Em caso de acidentes graves e o caso vá a tribunal estes dados serão utilizados como elemento de prova, se são elemento de prova a seguradora irá usá-los em seu beneficio certamente. Ou pensa que as seguradoras vão ignorar uma maneira tão simples de se livrar de uma possível indemnização?
Há carros que já têm isso há mais de 10 anos.
Mas perdem para-choques em dias de chuva e quase chocam contra comboios por não terem Lidar.
Por isso cada vez menos pessoas compram Teslas. Estão muito datados e perigosos.
Tem juizo, é o primeiro e o segundo carro mais seguro do mundo, vê os crashs testes
Se não meterem piscas e quadrante, já está prometido que passam a ser os mais inseguros!
Os carros já estavam baratos….
Entretanto, e no ordenamento jurídico português, as câmaras nos carros que efectuam gravações dos acidentes ainda não são admissíveis como prova (são unicamente circunstanciais) perante as seguradoras.
Tanto quanto sei, apesar de não servir em tribunal, servem para as seguradoras.
As seguradoras não podem ter acesso aos dados do EDR…mas se as deixarmos entretanto fazer lobby repticiamente como já deixamos que estas recolham muitos mais dados. Por exemplo como o governo vai permitir que os dados do SNS sejam partilhados com o Grupo CUF
*sub-repticiamente
Não tem nada a ver uma coisa com a outra
Também verifica a quantidade de vezes que os donos dos ditos cujos não fazem os piscas quando mudam de direção?
Perdi o tempo a ver a lista de parâmetros e não, os piscas não parecem estar incluídos, o que parece uma grande falha. Muitos a acidentes ocorrem pela falta de utilização dos mesmos, não consigo entender como, por exemplo o EDR regista os dados de ecall, mas os piscas não! Uso dos piscas é tão obrigatório como o uso do cinto, seria muito fácil registar esses dados. Não consigo entender a lógica
O mais curioso é que quando se tira a carta de condução, aprende-se a usar os ditos piscas (atualmente tem outro nome eu sei) mas depois no caos que é conduzir ninguém quer saber. Até me admiro como param nos sinais de transito luminosos…
E a faixa do meio?
Quanto custa esta lei e a quem?
Quando burocratas custa isto?
Continua a complexificação de tudo, segue-se cada vez mais entropia, estagnação e decadência.
Seria uma boa ideia colocar também algo nas habitações que permitisse a gravação audio. Seria muito util para combater o flagelo da violência doméstica /s
Só tenho uma objecção: o cliente é que tem de pagar isto. O resto da privacidade e outras tretas , estou-me a borrifar.
A Europa na sua estupidez maior. Trabalhei como tripulante de ambulâncias onde fiz transportes emergentes e urgentes. Cheguei a fazer 42 horas e 1.400 kms ao volante de uma ambulância onde não é obrigatório o Tacógrafo. Não há o minimo controle numa profissão regulada onde tripulantes são reduzidos à condição de escravatura total. E agora querem controlar (ainda mais) os privados.
O sistema mede “as dimensões dos ocupantes”… muito bom. Já agora isto é para quê?
as cmpahias de seguros estao a esfregar as maos.
Num acidente vão pedir os dados da cx negra se apnharam um gajo a circular acima da velocidade da via vão saltar fora.
uma boa lição para não andar acima da velocidade.
quem está lixado é quem carro novo. até na merd.
Só é pena não ser obrigatório, para os carros que têm cameras, a gravação de imagens durante a condução, do veiculo. Ai é que as seguradoras iam bufar. Aliás as seguradores e quem efetua manobras perigosas.
A cxa negra não vai conseguir determinar quem teve culpa do acidente pois em principio não vai conseguir monitorizar o comportamento do carro q provocou o acidente que vão ser a larga maioria nas estradas.
Quem vai pagar as favas é o gajo que tem caixa negra no carro caso siga a 1 km/h a mais do que o que é permitido.
+1
Supostamente seria esses os dados a ser recolhidos mas na realidade e serem usados para tentar esclarecer as circunstâncias do acidente mas na realidade o que vai acontecer é os dados de tudo o que se passa no veículo serem usados para tudo o que for conveniente e inconveniente, se bem que em táxis e transportes públicos por causa dos assaltos deve haver um mecanismo de controle….