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“Caixa negra” em carros novos obrigatória a partir de amanhã

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Naodou says:

    Vai ajudar em muitos acidentes onde não existe testemunhas

  2. George Orwell says:

    Eu pensava que um carro era propriedade privada, afinal agora é um sistema de bufaria, para denunciar o seu proprietário/condutor às autoridades e enterrá-lo perante as seguradoras. Privacidade, vsite-a, o costume. Obviamente, tudo inconstituicional, mas isso não interessa pra nada, carros mais seguros, pro seu dono ou mais seguros pras bestas vigilantes?

  3. JL says:

    Há carros que já têm isso há mais de 10 anos.

  4. Anung says:

    Os carros já estavam baratos….

  5. João says:

    Entretanto, e no ordenamento jurídico português, as câmaras nos carros que efectuam gravações dos acidentes ainda não são admissíveis como prova (são unicamente circunstanciais) perante as seguradoras.

  6. ElectroescadaS says:

    Também verifica a quantidade de vezes que os donos dos ditos cujos não fazem os piscas quando mudam de direção?

    • nunof says:

      Perdi o tempo a ver a lista de parâmetros e não, os piscas não parecem estar incluídos, o que parece uma grande falha. Muitos a acidentes ocorrem pela falta de utilização dos mesmos, não consigo entender como, por exemplo o EDR regista os dados de ecall, mas os piscas não! Uso dos piscas é tão obrigatório como o uso do cinto, seria muito fácil registar esses dados. Não consigo entender a lógica

      • ElectroescadaS says:

        O mais curioso é que quando se tira a carta de condução, aprende-se a usar os ditos piscas (atualmente tem outro nome eu sei) mas depois no caos que é conduzir ninguém quer saber. Até me admiro como param nos sinais de transito luminosos…

      • Yamahia says:

        E a faixa do meio?

  7. AlexS says:

    Quanto custa esta lei e a quem?

    Quando burocratas custa isto?
    Continua a complexificação de tudo, segue-se cada vez mais entropia, estagnação e decadência.

  8. saraiva says:

    Seria uma boa ideia colocar também algo nas habitações que permitisse a gravação audio. Seria muito util para combater o flagelo da violência doméstica /s

  9. Grunho says:

    Só tenho uma objecção: o cliente é que tem de pagar isto. O resto da privacidade e outras tretas , estou-me a borrifar.

  10. Luis Almeida says:

    A Europa na sua estupidez maior. Trabalhei como tripulante de ambulâncias onde fiz transportes emergentes e urgentes. Cheguei a fazer 42 horas e 1.400 kms ao volante de uma ambulância onde não é obrigatório o Tacógrafo. Não há o minimo controle numa profissão regulada onde tripulantes são reduzidos à condição de escravatura total. E agora querem controlar (ainda mais) os privados.

  11. PJA says:

    O sistema mede “as dimensões dos ocupantes”… muito bom. Já agora isto é para quê?

  12. Jose Silva says:

    as cmpahias de seguros estao a esfregar as maos.
    Num acidente vão pedir os dados da cx negra se apnharam um gajo a circular acima da velocidade da via vão saltar fora.

  13. LA says:

    Só é pena não ser obrigatório, para os carros que têm cameras, a gravação de imagens durante a condução, do veiculo. Ai é que as seguradoras iam bufar. Aliás as seguradores e quem efetua manobras perigosas.

  14. Yamahia says:

    A cxa negra não vai conseguir determinar quem teve culpa do acidente pois em principio não vai conseguir monitorizar o comportamento do carro q provocou o acidente que vão ser a larga maioria nas estradas.
    Quem vai pagar as favas é o gajo que tem caixa negra no carro caso siga a 1 km/h a mais do que o que é permitido.

  15. Marcos says:

    Supostamente seria esses os dados a ser recolhidos mas na realidade e serem usados para tentar esclarecer as circunstâncias do acidente mas na realidade o que vai acontecer é os dados de tudo o que se passa no veículo serem usados para tudo o que for conveniente e inconveniente, se bem que em táxis e transportes públicos por causa dos assaltos deve haver um mecanismo de controle….

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