PplWare Mobile

Análise: Nokia N97 mini

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Kekes says:

    Em termos de qualidade de som, como é isso? Falo em musica e tal? E que normalmente os nokias não desiludem nessa area, pelo contrario sao muito bons.

    Anyway uma boa review, fala do basico do estelele, é que eu só recomendo Nokias apesar de não ser um utilizador intensivo, actualmente, a sua facilidade de uso é acima de qualquer um. Symbian um bocadinho obsuleto, mas é tão simples que no fundo acho que é mesmo o trunfo dele.

  2. José Xavier says:

    Diz-me onde sentis-te a necessidade de um Processador melhor, é que durante toda a análise não te referes a lentidão nem nada que se pareça e chegas ao final e diz que um contra é o processador, só porque há telemóveis que precisam de processadores melhores para funcionar e por isso têm processadores melhores então todos tem que ter processadores de 600Mhz? Mais um pouco e vocês querem que ele tivesse um i7. Se tivesse um processador melhor a diferença ia ser 0 e o preço ia ser maior.

    Quanto ao browser é mau o da Nokia mas existem muitas soluções gratuitas e muito boas por isso embora se possa considerar um contra existe solução sem custos!

    Se isto fosse no teu blog pessoal tudo bem, mas agora analises destas no pplware, eu às vezes penso que mais vale ficarem pela apresentação de software pois é para já o único motivo que me faz vir cá para além das sextas-feiras 😉

    • Kekes says:

      Nisso do CPU tens razão alem disso a duração da bateria seria muito inferior, a Nokia eu considero um telemovel, um verdadeiro telemovel, ao contrario de muitas outra que se quer potencia, e mais potencia, a Nokia prima por outras qualidades mais uteis ao utilizador comum.

    • Tiago Ribeiro says:

      Posso te garantir que a falta de processador nota-se e bem, juntamente com a memória (mais este ultimo se calhar). Se um dos “pecados” do Iphone é não ter Multitask, o pecado deste é ter Multitask e não ter características para se manter estável. Eu tenho um n97 há já uns meses, e já me aconteceu de tudo: bloqueios; reiniciar do nada; pessoas a ligarem-me e não conseguir atender;… só para falar de alguns. Às tantas, acho que é um melhor leitor de música e GPS do que telemóvel (se bem que a antena do GPS que trás é uma… vá… porcaria. Para andar no carro tive que comprar o adaptador Bluetooth). Se estou a ouvir musica, e lembro-me de ligar o GPS, e pelo meio recebo uma mensagem… esqueçam!
      Mas no geral, e fazendo uma gestão da memória com uma aplicação que se chama HandyTaskman, comporta-se razoavelmente bem. Tem também características interessantes.
      Acho que a análise podia ter sido mais aprofundada… era importante falar do GPS e da aplicação, (que agora é grátis whiii 🙂 ) do OVI Maps; Características de conectividade;… I’m just saying!

    • Senti a falta de processador no multitask, ou quando queria abrir e fechar aplicações depressa. Não é que seja assim tão mau mas vendo o conjunto todo era uma característica (avaliando pelo resto do mercado) que podia e devia ser melhor.

      Quanto ao browser, podem existir melhores (e não é preciso muito) mas não era o objectivo desta análise. Aliás, se fosse, tinha falado em todas as aplicações que acompanham o dispositivo, que não foi o caso.

    • Vítor M. says:

      Até quase ao final ainda vi utilidade no teu comentário. Depois, destapaste a fachada oca que há nos teus conhecimentos sobre este telefone.

      Primeiro: Era desnecessário, além de inútil, teres atacado quem apresentou uma análise consistente e sustentada.

      Segundo: Conforme viste a tua opinião vale o que vale porque outros têm uma diferente da tua, logo juízos de valor faz-los ao hamster lá de casa.

      Terceiro e para finalizar: É ridículo quando se critica, dizendo que não tem fundamento determinada afirmação, de seguida com esta frase “Mais um pouco e vocês querem que ele tivesse um i7. Se tivesse um processador melhor a diferença ia ser 0 e o preço ia ser maior.” acabas por dar razão ao autor do post 😀

      Mais 33 segundos de reflexão antes de comentar, era bem mais útil 😀

      Mas, como te disse, até quase ao final, tive a tua opinião como muito válida… pena no final teres atirado tudo a perder.

      • José Xavier says:

        O meu teve utilidade até quase até ao final, o teu nem no inicio nem no fim, pois acabas-te só por me criticar sem dizer nada em relação ao que tinha dito.

        • Vítor M. says:

          Se entendo que estavas errado, para que copiar por ti 😀

          Mas repara, eu nunca disse que tinha conhecimento de causa em relação ao telefone analisado, tu é que disseste!

          Eu apenas comentei a parte analítica do artigo ao qual tu atacaste com argumentos falaciosos.

          Depois e para veres como não é uma questão de injustiça perante o teu comentário, fui ler por esse mundo fora algumas análises a este equipamento e a opinião do João é muito semelhante a um vasto leque de outros bloggers que analisaram também o N97 mini 😀

          Mas, para que fique registado, agradeço a tua participação, penso que foi interessante até te despistares em criticas parvas ao João.

  3. Breno Peck says:

    saudações aqui do Brasil, via N95 velho de guerra.

    João, bela análise. Acho que faltou apenas dizer na parte sobre o navegador que apesar dele ser um tanto ruim, tem suporte a flash e dá pra usar o Youtube e vários outros sites “normalmente”. Isso compensa um pouco a lentidão e a relativa incompetência dele.

  4. Ricardo Almeida says:

    Existem mais diferenças entre o N97 e o N97 mini, mas não me vou alongar. Acho que a análise não está muito objectiva e podia ter mais pormenores. Ex.: que RAM tem o N97, entre outros. Mas também não posso esquecer que este não é um blog sobre telemóveis, por isso, também não posso pedir muito.

    • em termos de características, tirando a duração da bateria, o tamanho, o teclado e a memória interna, não vejo muitas diferenças de hardware.
      Mas tens de ver também que eu tive com um N97 nas mãos durante meia hora e não tive tempo para ver tudo. Mas pronto o ecrã é maior no N97 e o botão físico do menu é um pouco diferente.

  5. BlinZK says:

    Nunca tive nenhum na mão, mas… a “patilha” lateral, não serve para desbloquear o teclado, mas sim o ecrã.
    Pelo menos costuma ser assim nos modelos touch.

  6. MOr says:

    Mais um a dizer que o Symbian é obsoleto e blah blah blah…
    Esta malta só vai parar de dizer esta treta quando o Symbian tirar cafés ou fizer bl*w j*bs. Enfim, é mais um mito urbano.

    Quanto ás especificações/aplicações esqueceste-te do GPS com Nokia Maps 3 gratuito com licença vitalícia. O Nokia Maps 3 tem ambos os modos online e offline para poderes usar sem gastar tráfego ao contrário do Google Maps que é só online. Pois mas isto para ti deve ser a parte da falta de inovação…

    • Kekes says:

      MUAHAHAHAH, um telemovel com essas caracteristicas tinha de ter um carregador maior 😀

      O que me fizes-te rir agora, sim symbian é “obsuleto” mas bastante competente naquilo que faz, isso é um facto.

    • Vítor M. says:

      Se é mais um… então é porque onde há fumo… há fogo.

      De facto a Nokia tem perdido terreno no novo conceito de smartphones, acho que pela rigidez do symbian a Nokia não consegue responder conforme deveria, tendo em conta a qualidade do hardware.

    • Hum… Olha que eu experimento muitos telemóveis e noto que o symbian está obsoleto, com a agravante de não tirar cafés!

      Mas pronto é a tua opinião…

  7. Pedro says:

    Parece-me muito bom! Tenho o 5800XM e só não mudo pq não quero mais teclados físicos 😀 Que venha o X6!

    mais ou menos off-topic:

    Alguém me sabe dizer onde comprar (caso exista) uma extensão para micro-usb?
    Tipo, fêmea micro-usb e macho micro-usb.

    Cumps.

  8. Daniel C says:

    Sinceramente nãoi curti a análise realizada.

    Primeiro, o bacano que fez a análise, está habituado a outros sistemas operativos, se usou nokia já foi há alguns anos atrás…
    Estamos a falar de um produto de topo da nokia e deve ser tratado como tal e não deitar abaixo na primeira impressao.

    É do tipo quando dou o meu nokia pra mão de outras pessoas elas nem sabem abrir o menu e deixam-me milhares de aplicações a correr no fundo….

    Quando o João faz a análise á camera, tira fotos desfocadas, mesmo que seja pra testar o flash podias ter mais cuidado…

    A verdade também seja dita, a nokia, nestes ultimos modelos, lança-os com vários bugs e mm com alguma lentidão na sua utilização, mas isto é corrigido posteriormente com actualizações de firmware…

    Quando chegar a casa vou ler o artigo com mais cuidado e talvez continue o meu comentário

    • Vítor M. says:

      Tens de ler muito bem, pois acho que estás a ser impreciso com a análise. Há aspectos de mencionas no inicio e que no final contradizes-te. 😀 Acho que sim que deves ter esse cuidado de ver com minúcia pois o João tem testado vários equipamentos nos últimos meses, desde Windows Mobile até Android e sem esquecer o SO da Nokia… ou um deles o Symbian 😀

    • Para começar, um dos meus telemóveis principais é um Nokia, logo, uso Nokia à muitos anos e continuarei a usar. Apesar de não gostar do sistema operativo, a Nokia tem, e continua a ter um telemóvel para toda a gente.

      Não deitei a baixo na primeira impressão. Li muitas coisas más sobre ele, mas assim que estive com um na mão tive uma reacção extremamente positiva. É efectivamente um produto de topo que tem certas falhas, e eu tenho de mencionar tanto as coisas más como as boas!

      lê todo o artigo por favor e volta a fazer um comentário, pois todas as criticas são bem-vindas.

      • Daniel Coelho says:

        Voltei a ler o artigo embora já não me desiluda tanto, ainda me sabe a pouco…
        Penso que deverias ter ido mais longe, tu tiveste ambos os modelos na mão e ficaste um pouco pelos aspectos mais básicos, mais superficiais.

        Cheguei ao fim do artigo com a sensação de desilusão, isto é, se eu tivesse 400 e tal € (podias referir o preço) não iria comprar o telemovel após ler o artigo.

        Reparei em pelo menos uma gafe, o N97 tem protecção da câmara traseira…
        Espero que compreendam que é chato colocar fotos desfocadas num review sabendo que o telemovel tem um boa câmara

        Penso que podias referir alguns aspectos que tornam o N97 um telemovel de 400 e tal €, como por exemplo, o fm transmitter, a ligação com a TV, falas da qualidade das fotos mas não falas da qualidade do video, o browser que suporta java e flash, bussola (que na minha opinião deve ser muito util na navegação em gps), etc etc etc…

        Penso que dizer:”apercebi-me logo que os designers da Nokia foram beber à fonte da Apple” não é um comentário feliz… é quase como dizer que um porche tem as linhas de um ferrari. O n97 tens uns cromados, mas mm assim está longe de se parecer com um iphone, se assim fosse apple tinha imitado o design do meu antigo alcatel 735i 😀

        Também teria sido mais interessante um review do novo N900 em vez do n97.

        Talvez tenha sido um pouco agressivo no primeiro comentário, mas parece que sinto sempre um pequena tendência pro Iphone aqui no pplware (calma Vitor, eu sei que não é verdade, mas é a sensação que fica, mas sei que voces andam a tentar mudar as coisas!)

        Continuação de um bom trabalho 😉

        • Para começar, só tive acesso ao N97 mini. O N97 não é meu e só tive com ele cerca de meia hora.

          Se não ias gastar 400€ neste telemóvel é porque não gostaste do que disse dele. É estranho achares que depois de ler uma análise tenhas vontade de comprar o artigo em causa.

          Em relação à câmara, dei uma vista de olhos rápida, e falei que o N97 mini não tem protecção da câmara traseira. Quanto ao N97 não falei, até porque a análise não é sobre ele.

          Em relação ao GPS tenho de concordar contigo. Testei muito pouco e o que vi mais foram os mapas, que sinceramente nem me surpreenderam tanto. Já ao resto… epá são coisas que tu achas que são muito importantes e que podem chegar outros e dizer que isso não tem importância nenhuma. São opiniões e eu respeito todas, como é óbvio.

          Tu deves ter-me percebido mal. Eu ODEIO com todas as letras o iPhone(antes de me chamarem nomes eu já testei e aquilo não é um telemóvel/smartphone, apesar de ser uma máquina multimédia fantástica). Agora não posso deixar de fazer uma afirmação que para mim me parece óbvia!

          Quanto ao N97/N900, não sei se reparaste mas eu tenho feito vários artigos sobre esse dispositivo. O que é certo é que era óptimo uma análise a esse mas não somos propriamente nós que escolhemos. Fica aqui o pedido…

          Obrigado pelo teu comentário que me vai ajudar em futuras análises.

          • Daniel Coelho says:

            Eu não me expressei bem em relação á compra por 400€, o que eu queria dizer, é que após ler o artigo, eu não dava mais de 150€ por ele.

            Em relação ás caracteristicas, o que tu consideras importantes para os outros não interessa, tens de perceber que existem um universao de utilizadores muito variado, desde mulheres k gostam apenas do aspecto, a putos que querem é jogos, a homens de negocios que querem o telemovel para trabalhar. Eu, por exemplo, uso o fm transmitter 5x por semana (Nokia N78).

            Ainda bem que odeias o Iphone porque eu também 😉 lol

            Ainda bem que ajudei 😉
            Ficamos á espera de mais análises!

  9. Jorge Rodrigues says:

    a pergunta é um bocado offtopic mas alguém pode recomendar um bom telemóvel com GPS integrado, é que tenho Nokia 6110 Navigator mas está a dar problemas e já está fora da garantia. obrigado.

    agora referente ao Nokia N97 mini acho-o um dispositivo porreiro e também fizeram um bom review deste aparelho… referindo as características mas marcantes.

    • Rodrigo says:

      HTC Magic, p.e.

      • Jorge Rodrigues says:

        mas ai vou pagar uma batelada no GPS pk é google maps… e só dá se tiver ligado à net… ou estou enganado?

        Obrigado pela sugestão.

        • Rodrigo says:

          Tens várias apps que te possibilitam navegares sem usares net, como o NDrive ou o CoPilot

          • viperbruno says:

            Mas para isso porque nao o Nexus One ou o Hero? Apesar do Magic ser o mais suportado no XDA nao é isso que o faz ser uma boa escolha neste caso…

            E GPS é WinMO, visto que a plataforma (WinCE) é tambem utilizada nos PNAs (GPS a seria para o caso de nao saberes)

          • Rodrigo says:

            viperbruno

            Só dei um exemplo de um tlm que tenho e que adoro. Claro que Nexus é muito melhor, mas também é mais caro e ainda não está disponível em Portugal.

            Mas sim, também eu adorava ter um Nexus.

            Quanto ao GPS não posso fazer comparações, pois não sei, mas não precisas de ser tão arrogante, tá… Cresce e aparece…

          • Jorge Rodrigues says:

            Obrigado pela dica 🙂

          • viperbruno says:

            Cresce tu tá…

          • Tiago Dias says:

            O Nexus One já está disponível em Portugal…acabei de estar com um na mão…nem há 15 min…

          • Tiago Dias says:

            Peço desculpa, agora fiquei na dúvida se era mesmo o Nexus One.. foi muito à pressa que o vi.. Alguém me sabe dizer se é possível que seja mesmo? Lembro-me que o preço era 899 €.. um abuso =O e não me parecia o magic… mas como não os conheço bem agora fiquei na dúvida =S

    • viperbruno says:

      HTC touch cruise II.

      Mesmo sendo de 2009 vale bem a pena a sua compra. Por 300€ consegues arranja-lo.

      Outro bom telemovel com GPS integrado mas deste segmento (N97 e afins) é o HTC Touch Pro 2. Recomendo a todos.

      Tens o N900 tambem mas esse apenas tem o Sygic e o Ovi Maps. Se para ti chega é uma opção a considerar.

  10. op says:

    o x6 e que era mas tambem goato deste por enquanto ainda ando com o meu n95 8g que gosto velha maquina.

  11. Machadix says:

    já agora o que é que usou para fazer screenshots do Nokia?

  12. Di says:

    Boas

    Podem me dizer como se reactiva a transição do menu inicial (ambiente de trabalho se lhe quiserem chamar :D), tipo basta deslocar o dedo para a esquerda ou para a direita para activar os widgets, só que o meu tlm depois de um deep reset ficou sem essa transiçao que dava mais vivacidade ao tlm, a transição assemelha-se à do menu de fotografias.

    cumps

  13. André D3S says:

    Quanto é que custa mesmo?

  14. Boa iniciativa, mas acho que devias ter aprofundado mais a review, está muito superficial, não dá para tirar conclusões…

  15. Pedro says:

    O meu N900 no teste do Acid3 fez 93/100 🙂

  16. Horacio Cardoso says:

    Caros amigos,
    efectivamente é um equipamento muito tentador e interessante. Porem adquiri um no dia 27 de Dezembro na Fnac de Coimbra, no dia 13 de Janeiro pura e simplesmente queimou … deixou de ligar, morreu para a vida.
    Dirigi me a FNAC e foram impecáveis comigo e deram me um novo N97Mini… no dia 16 fui troca lo pq a bateria aquecia e o equipamento desligava sistematicamente. Dirigi me novamente a fnac e trocaram mo pelo e72, graças a boa vontade dos jovens que trabalham naquela empresa.
    Como tal a minha opinião sobre este equipamento como imaginam é tudo menos positiva! Não estou a dizer q o equipamento e mau… agora q tive imenso azar (OU NÂO) tive!!! Fica apenas a minha opiniao.

  17. op says:

    o meu n95 tambem tem bugs sempre que ligo ele tenta intalar qualquer coisa e diz que o sof e indefenigno ou coisa do genero, mandei para a garantia e veio na mesma. lol
    a ca cada coisa. mas continuo a gostar da nokia e maquina sa tens as suas coisas. talvez compre outro mas nao sei. agora so ando a ver, ouvir a opinao da malta

  18. Miguel Pipe says:

    O design deste telemovel é mesmo muito bom!

  19. Di says:

    nao sabem o que poderá ser? quanto à questão que coloquei acima 🙂

  20. Nuno Gomes says:

    Alguém sabe onde se desbloqueia o Nokia N97 Mini?

  21. Cristina says:

    Eu tenho um nokia mini n97 e a bateria dura mto pouco, sabem-me dizer se isso é normal? ex. hj pouco mexi no tlm e agr ja tava só com 2 traços de bateria! acabo por ter q carregar tds os dias! obrigada!

  22. Rafaela says:

    o telemovel é lindo e parece bom, mas ouvi dizer que tem muitos defeitos e avaria com facilidade, é verdade?

  23. jaime says:

    qual e o preco do nokia n97 mini?

  24. maria says:

    Olá bom dia, não sei até que ponto a minha questão poderá ser respondida…
    eu tenho um n97 e ele dá imensos problemas, por exemplo desliga-se do nada, alguem me sabe responder a causa disso?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.