Ubuntu – Como instalar a versão estável de software Mozilla
Antes de mais, queria agradecer ao nosso leitor Red_Acid pela dica! Ainda ontem vos falei de como instalar o Firefox 3.6 no vosso Ubuntu, no entanto, e porque naquele processo se tratavam de builds diárias (ou seja, a última novidade, mas não estável), decidi mostrar-vos como instalar a última versão estável do Firefox, e de mais software da Mozilla, como o Thunderbird e SeaMonkey.
Este método de que vos vou falar irá possibilitar a instalação no vosso Ubuntu da última versão estável do Firefox, Thunderbird e SeaMonkey, para que não tenham que esperar que a Canonical a actualize nos repositórios oficiais, o que é um processo demorado, para garantir que não existem quaisquer bugs e a integração dos mesmos no vosso Sistema Operativo é a melhor.
Para o Ubuntu Jaunty e Karmic (9.04 e 9.10): (para as versões anteriores têm um link mais em baixo) Vou abordar aqui o processo de instalação pela consola/terminaç, pois é mais rápido, mas podem fazer estes passos através de ambientes gráficos.
echo -e "\ndeb http://downloads.sourceforge.net/project/ubuntuzilla/mozilla/apt all main" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list > /dev/null |
Com este comando adicionam o repositório.
sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com C1289A29 |
Com este comando autenticam o repositório que adicionaram.
Agora podem escolher manter-se no terminal e escrever:
sudo apt-get update |
ou abrir o Synaptic, actualizando o software disponível (para aparecer o firefox-mozilla-build, thunderbird-mozilla-build e seamonkey-mozilla-build)
No terminal, para instalar o Firefox, escrevam o seguinte:
sudo apt-get install firefox-mozilla-build |
ou no Synaptic, procurar pelo firefox-mozilla-build e instalar.
No terminal, para instalar o Thunderbird, escrevam o seguinte:
sudo apt-get install thunderbird-mozilla-build |
ou no Synaptic, procurar pelo thunderbird-mozilla-build e instalar.
No terminal, para instalar o SeaMonkey, escrevam o seguinte:
sudo apt-get install seamonkey-mozilla-build |
ou no Synaptic, procurar pelo seamonkey-mozilla-build e instalar.
Aproveitem então agora o novo software Mozilla já disponível no vosso Ubuntu!
Nota: Para versões 64bits vejam esta secção no site do projecto Ubuntuzilla na SourceForge.
Nota 2: Este método substitui os atalhos do firefox original para a nova versão, pelo que não têm de alterar nada para usar a nova versão.
Nota 3: Para desinstalar, desinstalem os pacotes que instalaram, ou seja, firefox-mozilla-build e/ou thunderbird-mozilla-build e/ou seamonkey-mozilla-build.
Para mais informações, incluindo o processo de instalação noutras versões do Ubuntu, vejam no site do projecto Ubuntuzilla.
Este artigo tem mais de um ano
Fica em Inglês e as extensões não são compativeis…
Basta adicionares no browser a língua, como farias em qualquer outra situação, indo até https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/browse/type:3 e escolhendo o Português.
Actualmente é que ainda não está disponível esse language pack, mas não deverá demorar muito (no entanto o dicionário para verificação ortográfica já está disponível).
Quanto às extensões, também é uma questão de esperar que fiquem disponíveis, mas até lá, se quiseres “aldrabar” um pouco a situação, podes fazer o que o Red_Acid sugeriu aqui.
aqui tenho tudo em pt-PT.
Localizations
The packages in the repos are ‘en-US’ (US English) versions. To install any other translations:
Download the appropriate language pack add-on .xpi file,
Install it from within Firefox/Thunderbird/Seamonkey (as you would with any other add-on).
Enable it by setting the preference general.useragent.locale to the name of the locale that you want to use. The name of the locale is the same as the name of the language pack that you installed.
Restart the application for the setting to take effect.
Firefox language packs are at
http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases//linux-i686/xpi/
Thunderbird language packs are at
http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/thunderbird/releases//linux-i686/xpi/
Seamonkey language packs are at
http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/seamonkey/releases//langpack/
Realmente, esqueci-me desse facto. Como utilizo os meus SOs e aplicações sempre em inglês, nem me lembrei disso.
Felizmente, o Bruno Bernardino e o bruno já te explicaram todos os procedimentos. =D
Bons dias!
Estou com um problema no centro de software ubuntu, 9.10, nao me deixa instalar nada porque no tem publickeys. Alguem me poderia dar uma ajuda?!?!Sou novato no mundo do linux, alias tenho um dia ehheh mas a ideia que tenho é que se tem de adicionar a publickey para cada companhia de software, isto é verdade!?!?
Eu sei que aqui nao é o lugar para isso…..
Olá Edgar,
Coloca o teu problema no fórum, por favor, e adiciona screenshots ou texto com os erros exactos que te aparecem, para te podermos ajudar.
Se adicionas um repositório não oficial, tens de o autenticar, caso contrário aparecem-te esses erros.
“Mega” parabéns Red_Acid… 😉
Tass, obrigadao!!!!
Gostaria de saber que tema é esse que nos é apresentado nos screenshots da demonstração???
Desde já, obrigado!
É o Mac4Lin (ícones, fundo e tema).
Obrigado.
O Mac for Lin é muito lindo e foi a porta de aceitação do Gnome, antes dele só usava o KDE (aliás, bem que poderia ter ele para o KDE)
http://sourceforge.net/projects/mac4lin/
Instalei o Firefox 3.6 (versão não estável) no Ubuntu e hoje instalei esta versão estável, mas continuo com um problema no Flash Player. Não consigo ver os videos do youtube ou qualquer outra aplicação que utilize esse plugin. Ja tentei reinstalar contudo o Firefox diz-me que ja está instalada a versão mais recente…
Alguem me consegue explicar como resolvo isto?
Obrigado.
@Pedro Dias
Coloca o teu problema no Fórum, com imagens ou texto com os erros exactos e os problemas em concreto, de forma a te podermos ajudar.
bem… a mim dá me erro no update das fontes. Mas acho que isto se deve à minha versão do ubuntu ser 64bits. No entanto no anterior “tutorial” (como instalar o Firefox 3.6 no vosso Ubuntu) instalou-me uma versão 3.6.1 e já aparecia no Synaptic uma versão 3.7, provavelmente uma versão alfa, que alem de estar em inglês aparecia com outros icons e um novo nome, namoroka (que eu pensei ser um “codename” mas que o blog da Mozilla refuta(?): http://blog.mozilla.com/blog/2009/12/16/namoroka-its-not-just-the-code-name-for-firefox-3-6/)
Quanto à situação do flash player, eu acho que isso vai continuar a ser assim, porque em grande parte o problema é de responsabilidade da adobe. O que era bom realmente era que o HTML5 já tivesse sido lançado (primeiro draft oficial para 2012) e assim não ficaríamos tão dependentes do flash e da relutância da adobe em abrir parte do código do flash player. Mas talvez haja uma solução para o que te acontece com os vídeos em flash. Isto porque a mim foi isso que aconteceu. Sendo o caso em que tu clicas no vídeo flash para ele começar e ele parece que carrega o filme mas não anda, ficando só uma tela preta. eu descobri (não sei se alguém também reparou nisto) isto acidentalmente mas quando isto acontece costuma bastar carregar na tecla de espaços (aparentemente ao clicares na tela do flash fazes play e pause ao mesmo tempo), não valendo a pena continuar a clicar na tela porque nada acontece. E sinceramente espero que este ultimo parágrafo não tenha sido muito confuso a nível de português.