Synaptic – Instalação replicada de pacotes
Depois da boa introdução sobre o gestor de pacotes Synaptic no nosso screencast, trago-lhe hoje uma dica mais avançada. Quer replicar de uma forma fácil os seus pacotes/aplicações instalado(a)s na sua máquina, noutra máquina onde acabou de instalar o Ubuntu? Saiba como fazê-lo no Synaptic.
Este processo de replicação de pacotes instalados não poderia ser mais fácil. Como já vem sendo natural, poderá em Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic, aceder a este magnífico canivete suíço de instalação de software.
Uma vez lançado este último, pode escolher no menu ficheiro, a opção Gravar Marcações.
Agora, esteja atento ao seguinte pormenor, na caixa de diálogo se deseja fazer a replicação de todos os pacotes da máquina actual para a máquina destino deve seleccionar a opção "Gravar o estado completo, não apenas as alterações".
Caso apenas pretenda fazer a replicação de apenas alguns pacotes que tenha marcado para instalar ou actualizar no synaptic, deve deixar a opção anterior desactivada.
Pode guardar o ficheiro num formato .txt numa pasta pessoal ou mesmo pen drive (para transportar para o computador destino).
Eu neste caso guardei o ficheiro numa pasta que está partilhada em rede com o PC alvo das alterações em bloco.
Agora dirija-se à máquina alvo das alterações, (no meu caso dirigi-me à minha outra máquina onde tenho instalado o Xubuntu) e invoque no synaptic a opção Ficheiro > Ler Marcações e procure na caixa de diálogo que lhe irá aparecer o ficheiro de extensão txt que gravou anteriormente.
O Synaptic demorará algum tempo a verificar as alterações e a tentar satisfazer todas as dependências das alterações presentes no Ficheiro de marcações. Depois desse processo, fazendo scroll no synaptic poderá verificar todos os pacotes que serão instalados / actualizados.
Neste caso na máquina do Xubuntu, não tinha por exemplo o Openoffice instalado e como este já vem por defeito instalado no Ubuntu (que foi a máquina de pacotes replicados), o Synaptic detectou essa alteração. Caso deseja proceder à instalação dos pacotes marcados, carregue no botão Aplicar da barra de ferramentas do Synaptic, como de resto seria necessário.
Aqui está, como lhe prometi não custou nada, pois é tão simples quanto parece. Deixo o alerta que apenas deve utilizar este mecanismo de instalação massiva de pacotes, em mesmas versões do Ubuntu. Ou seja, poderá replicar a instalação de pacotes de uma máquina ubuntu 8.10, para uma máquina onde tenha instalado, o (K)(X)Ubuntu 8.10.
Este mecanismo já não será aconselhável para versões anteriores (8.04) ou versões posteriores (9.04) do ubuntu. Que espera agora para replicar tudo o que tem instalado na sua máquina, para uma instalação novinha em folha?
Este artigo tem mais de um ano
Sorte minha tenho o 8.10 em LiveCD e posso instalar…
1º Comment
Grande dica sim senhor. Isto não é só útil para replicar os pacotes para outro computador como pode ser muito útil para quem está a formatar a partição do sistema ou todo o computador.
Assim, guardando o ficheiro antes da formatação, podemos voltar a ter todas as aplicações instaladas e o sistema igualzinho ao que tínhamos antes de formatar! Muito bom mesmo 😉
[ http://www.revolucaodigital.net ]
Continuem a divulgar mais coisas sobre linux, a ver se mudamos mentalidades. Continuem o bom trabalho !!
Abraço
off-topic
Hitler e o Twitter em Portugal
https://www.youtube.com/watch?v=rZCq_6k2AcM
De facto poderá ser muito útil nas situações em que vai formatar o computador para voltar a instalar o Ubuntu.
Só que daqui a poucos dias irá surgir uma nova versão do Ubuntu e muita gente irá instalar essa versão. Provavelmente até de raiz. Dava jeito poder instalar os pacotes nessa nova versão… não há forma de se conseguir isso, pois não?
@José Fonseca
Poderás tentar o procedimento que testei, porém se houver pacotes que tenham sido removidos, ou mudado de nome não irão ser detectados no novo Ubuntu. Eu disse no texto que não era aconselhável porque não testei e não posso garantir que irá funcionar. Embora possa funcionar sem problemas.
Espero ter sido esclarecedor.
Uma dica assim não se encontra todos os dias…
muito boa mesmo…
Tenho uma pequena duvida…tendo o ubuntu instalado poderei actualiza-lo para a proxima versão no dia 23 desse mes ficarei com todos os pacotes que tenho instalados certo? assim poderei utilizar essa dica para guarda num ficheiro txt os meus pacotes, ate ai tudo bem.
O que eu gostaria de saber e se existe alguma ferramenta que me permita ver os pacotes que eu tenho instalados desnecessários?
Dou um exemplo, certa vez queria instalar um player (XMMS) no ubuntu so que por algum motivo ficou mal instalado, resultado fiquei sem som no ubuntu nos outros players, apenas tinha som no sistema e nos browsers…
@Alexsandro
Sim, os programas que tens instalados no upgrade irão se manter, e caso haja novas versões, irão sofrer uma actualização.
O Ubuntu 9.04 irá trazer uma ferramenta gráfica denominanda computer janitor, que permite te limpar os pacotes orfãos, i.e. os pacotes que não estão a servir de dependência a nenhuma aplicação e podem ser removidos.
Hum…
Oki obrigado pela resposta.
Nesse caso só poderemos ter isso na versão mais actual do ubuntu, valeu pela dica e pela resposta de certo que essa seria a duvidas de outras pessoas tambem 😉
Grande post! Muito útil… Parabéns!
Abraço,
——–
http://www.best-cine.com/
@Rui Oliveira
Uau, grande dica! Não fazia a mínima ideia, nunca tinha experimentado.
Parabéns!
Bela dica!
Já agora gostaria de saber… tenho o Ubuntu 9.04 RC instalado no meu portatil ( e tremendamente satisfeito!). Agora dia 23 com a versão final bastará fazer update, ou é mesmo melhor fazer isto (para ficar com a instalação igual à que tenho) e backup de documentos e reinstalar de novo?!
Estas pequenas dicas são como a cereja em cima do bolo…fenomenais.
Este procedimento tinha-me dado uma grande ajuda meses atrás,agora já sei como.E tem mais uma ferramenta para limpar o “lixo”,tudo para ajudar o utilizador e manter o SO mais limpinho…venham mais dessas.
Rui Oliveira,bom post,muito útil para aqueles que ainda agora começam a ganhar raizes no mundo Linux.
Continuem.
Cumps,
Tijó
À partida basta salvar as marcações de pacotes, e no final da instalação de raíz do 9.04 ler as marcações e instalar.
De notar que se instalaste algum programa sem ser pelo synaptic, ou fora dos repositórios do ubuntu, o mesmo não deve ficar disponível. Eu por exemplo instalei o MatLab…
Abraço
@ Ricardo M
Sim, é claro que este processo é útil para pacotes que se encontram nos repositórios, é para isso que o Synaptic serve.
Nem me fales em Matlab… acabei há minutos um laboratório inteirinho em Matlab, já não o posso ver à frente :X
Muito Bom trabalho, estou a desenvolver a integração de novas mentalidades no meu local de trabalho, efectuando a formação e integração deste sistema operativo fabuloso. Se o 8.10 é bom o 9.04 é extraordinário.
Sempre acompanho as atualizações do Ubuntu a cada seis meses. Dessa vez terei menos trabalho com essa excelente dica.
Valeu! Obrigado!
para fazer esse procedimento é necessario ter o acesso com a internet