Safari for Windows 4.28.16.0 Beta
A Apple, como atenta que anda, avançou com o seu novo browser. Pela inactividade do Firefox e pela apatia da nova versão do IE, a Apple vê aqui oportunidade e faz dessa oportunidade trampolim para promover o Safari 4
Um interface partilhado com o Chrome O interface é muito sóbrio e desde a última versão está mais moderno. Há claramente uma intenção de mudança, um extremo adaptar ao estilo Aero. Está menos cinza pálido, nota-se uma colagem à imagem do Windows 7 onde predominam as sombras suaves e transparências maduras.
Está mais prático, deixa ali à mão uma barra de favoritos simples mas muito útil. Há também algumas ideias que foram já implementadas no Internet Explorer 7 e posteriormente no 8: a função que oculta os menus (normalmente pouco utilizados). São ocultados permitindo aumentar a área de visualização.
Na primeira amostra do Safari 4, disse que tinha ficado surpreso, desta vez fiquei, acima de tudo, curioso por testar uma versão mais aberta a criticas logo mais afinada e polida. Quero comparar com o Firefox, com o Opera e com o Internet Explorer, pois continuo a acreditar no potencial deste browser. Este sim, tem todas as condições de ser o melhor browser de todos, mas...
Desenvolvimento conjunto e sustentado Ao contrario do Opera (o melhor da actualidade) este tem uma empresa por trás que domina o marketing. Este, ao contrario do Firefox (a maior promessa que não avança), tem novas e sustentadas ideias implementadas. Este ao contrario do Internet Explorer (cheio de preocupações na segurança e rígido na evolução) tem mais maturidade na sua construção e uma tecnologia por trás capaz de gerir plugins e extensões de forma controlada e experimentada.
Plataformas abrangidas Este browser tem uma "tentacularidade" útil e necessária. Nos Mac OS corre perfeitamente, pois foi desenhado à medida. Com a expansão para os ambientes Windows ganhou aqui também uma sóbria equidade face aos demais existentes. Para Linux, utiliza o suporte do Wine e também aqui tem uma pequena mas fiel quota de utilização. Integração de favoritos Este browser apresenta um gestor de favoritos, que disponibiliza um esquema bem mais organizado e minimalista que a concorrência, além disso, o navegador integra vários serviços da Apple, como o QuickTime; permite também acesso para vários serviços iTunes.
Separadores de navegação Para uma navegação moderna e segura este browser oferece um novo local para abrir os separadores (tabs), caixa de pesquisa Google, preenchimento automático de formulários, gestor de passwords, verificador ortográfico, pop-up ad blocker, entre outros aspectos de segurança anti-pishing.
Desde o seu lançamento, para Windows, que o Safari tem cativado utilizadores de forma expressiva, provavelmente será pela inércia dos seus concorrentes directos.
12 razões para gostar do Safari:
- É o browser mais rápido do mundo em qualquer plataforma.
- Elegância da estética, padronizando uma limpeza gráfica.
- Facilidade de cativar os favoritos, organização e usabilidade.
- Bloqueio efectivo de Pop-up.
- Primazia nas pesquisas.
- Navegação por separadores (Tabbed browsing).
- Rapidez em voltar a vasculhar material arquivado resultante das visitas anteriores.
- Preenchimento automatizado de formulários.
- Leitor RSS integrado.
- Redimensionamento do campo de texto.
- Navegação privada com apenas um clique.
- Segurança
Depois de tudo o que foi dito, resta-me referir que o motor do Safari, o Webkit consegue um pleno 100/100, no famoso teste de renderização de padrões web, Acid3.
Não são, no entanto, só rosas, há ainda espinhos que deverão ser removidos. Na minha opinião e suportando a mesma num aproximar recente entre o Google e a Apple, este browser será um desenvolvimento comum (Chrome+Safari), vamos ver o que daqui sai!!! Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download: Safari for Windows 4.28.16.0 Beta [25.46MB] Download: Plugins para o Safari Homepage: Apple
Este artigo tem mais de um ano
inactividade do firefox?
Pelo menos para mim no Windows 7, o Safari ficou muito mais lento a carregar as páginas Web.
Mais rápido até que o IE :S
Alguma sugestão?
Cumprimentos,
Daniel
Pode ser muito compatível, muito rápido e não sei que mais. Mas com todos os buracos de segurança que tem, ainda vai faltar muito até que os “Windowsêses” tomem o safari como um browser realmente bom. Muito melhor o Opera ou o Firefox. Ao menos funcionam.
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
*Mais lento até que o IE :S
O browser está mais leve?
A versão anterior estava meia pesada (60/70mb na ram em idle)
Se estiver mais leve mudo! xP
Ok… uma vez mais a versão pc desilude.
Pesadota e (ainda) com alguns bugs.
Para mim, não justifica a mudança.
Prontos, testei e estou bastante surpreendido, bem, leve está, e muito!
Bonito? Sim também, só não entendo porque é que os botoões Minimizar e Maximizar não aparecem! (Win XP)
Ao escrever nas caixas de texto (pelo menos estas aqui do pplware) arraste-se um pouco, as letras demoram a aparecer.
Depois, é o corretor ortográfico, como ainda não há em PT aparece tudo com um traço vermelho por baixo! lol
De resto, tá bom. Está muito mais rapido a navegar e a carregar os sites.
Nota: esqueçam o que disse sobre estar leve! lol Agr, no fim de escrever o comentário, passou dos 17 para os 61mb..! :X
Boas People….
Alguem me sabe dizer como inserir o tipo de letra e qual o tipo de letra do safari3?
Ficaria imensamente agradecido!!!
Cumprimentos
Hugo Costa
Boas
Alguém me sabe dizer como guardo um site na barra dos meus favoritos? Quando faço “add to bookmark” ou ctrl+d aparece para escolher o nome e onde quero guardar, mas na segunda caixa nao me da nenhuma opção, quando faço enter depois nao acontece nada nem aparece em lado nenhum. Isto acontece com mais alguém?
Obrigado
Cumps
Rapida?
Nem para Mac OS é….-.-‘
no youtube…é lennnnnntttttooooo a carregar os videos do youtube em comparação com o firefox! :/
[]
Não concordo, para mac é o melhor browser do mundo…
É o meu browser de eleição
As versões Beta do Safari para Windows costumam estar cheias de problemas, se bem me lembro de outros posts. Tomem, por isso, atenção que esta versão também é um Beta.
Já agora, uma estatística que fui ver. Dos computadores que acedem aos sites através dos quais o marketshare.hitslink.com determina as quotas de mercado:
– 9,9% têm sistema operativo Mac
– 8,3% usam o Safari, mas os 8% são versões para Mac e os 0,3% são versões para Windows.
Ou seja, quase todos os que usam Mac usam o Safari. Muito poucos dos que usam Windows usam o Safari.
http://marketshare.hitslink.com/browser-market-share.aspx?qprid=2
Eu ando a ver se encontro algum browser melhor que o Firefox mas está difícil fiz uns testes para ver a ram que ocupavam e abri 10 abas com a pagina inicial da Google e o Firefox ficou com 37 e o safari ficou com 135 (Windows vista) e sem abas ficou 23 para Firefox e 37 para safari
No carregamento da pagina ta ele por ele se calhar até o safari está ligeiramente a frente mas não vou contar com isso porque instalei á pouco tempo e o meu Firefox já está bastante modificado lol
..mas gostei do safari é um estilo diferente show top site está engraçado..vamos la ver se vai haver em P
lixo
Firefox…
Não tem rival…
http://alhoscombogalhos.blogspot.com/
Ora ca esta o belo exemplo que explicava no outro post…
nao vou mandar acendalhas … ja ha muito lume 🙂
abraço , e obrigado por me dar razao.
o post em questao foi este https://pplware.sapo.pt/2009/02/24/firebug-140-alpha/
Estes números são muito diferentes dos apresentados pela Market-Share, referidos pelo aver…
@luminoso
lixo é o teu comentário…
Eu cá prefiro o Firefox…
Abraço,
——–
http://www.best-cine.com/
Oh Miguel Guerra
Tás a por em causa a integridade da netapplications?
Eu perfiro IE, mas respeito quem gosta dos outros browser, pois afinal não podemos gostar todos do mesmo, né?
Miguel Guerra
Acho que vamos passar a vida na guerra das fontes estatísticas Marketshare/w3Schools. Ao menos as guerras de browsers ou de sistemas operativos são mais divertidas.
Ambos usam o mesmo método – através do acesso a um site ou conjunto de sites determinar a frequência (quota de mercado) de cada browser ou sistema operativo.
Noutro dia, o site alemão que desenvolveu o Chrome Portable, dizia que a frequência de acesso de utilizadores do Chrome era de 40% (claro que de gente que procurava actualização). Se se fizesse a quota de mercado a partir desse site o Chrome tinha 40%.
O W3Schools determina as quotas a partir dos acessos ao seu próprio site com a seguinte advertência:
“W3Schools is a website for people with an interest for web technologies. These people are more interested in using alternative browsers than the average user. The average user tends to use Internet Explorer, since it comes preinstalled with Windows. Most do not seek out other browsers.
These facts indicate that the browser figures above are not 100% realistic. Other web sites have statistics showing that Internet Explorer is used by at least 80% of the users.
Anyway, our data, collected from W3Schools’ log-files, over a five year period, clearly shows the long and medium-term trends”.
Qual foi a parte que não percebeste ?
Pelo contrário. Os números do Marketshare são obtidos a partir de um conjunto mais amplo de sites, o que corresponderá a um conjunto mais diversificado de utilizadores. Por alguma razão, mesmo imperfeitos são os geralmente aceites.
Aprende a distinguir opiniões, desejos e factos. Lê com atenção o que diz a w3Schools dos seus próprios números e vê se faz algum sentido continuares com a questão.
O safai é muito bom, mas nada me faz abandonar o firefox 🙂
Boas,
quero dizer que nunca experimentei Safari na vida, talvez espere pela versão final para experimentar.
Desde sempre usei Firefox (devo ter usado IE meia-dúzia de vezes quando aprendi a mexer num pc) e até hoje nunca vi nada que desse, sequer, luta ao FF. Já experimentei o tão aclamado Opera e querem que vos diga? Não é rápido não senhor! O meu FF é bem mais “veloz”. É verdade que o Opera é mais leve.. mas não é assim tanto! E para quem tem 1Gb de ram como eu, a diferença de 20/40 Mb não é nada. E não há dúvidas que o FF tem um conjunto de aplicações (add-ons) que o põem anos-luz à frente de qualquer outro browser (que eu conheça). Já em relação ao Chrome… é infantil ainda. Talvez venha a melhorar, mas actualmente não passa duma “jovem promessa dos relvados da internet”.
Assim sendo, vou decerto experimentar o Safari, pode ser que encontre um adversário à altura do FF.
Afinal de contas, a competição é tudo! Ela é que motiva o desenvolvimento!
Cumprimentos
@aver
Calma. Eu não quis entar em nenhuma “guerra das fontes estatísticas”. Nem fazia ideia que existia essa guerra.
Eu não tinha lido a parte final a que te referes e, achei estranha tanta diferença. Só isso!
Depois de ter lido, compreendo agora o porquê dessa diferença e concordo com o que dizes.
Sendo assim, é claro que os números da Market-Share são mais realistas.
@Vasco Silva
Onde é que tu vês no meu comentário eu a por em causa integridade da netapplications ou a preferência por algum browser?
Encontrei o que penso serem dois erros no texto.
Quero comprara com o Firefoz, com o Opera e com o Internet Explorer, pois continuo a acreditar no potencial deste browser.
Penso que será “comparar” e “Firefox”.
Ca em casa estou numa de usar browsers que consigam ter positiva no teste acid3. Opera 10 e safari 4 sao obrigatorios mas como ja tenho o habito do firefox… Tambem o tenho. O ie8 so o tenho para os jogos. Este novo safari esta bonito, a imitar o google chrome mas mais pesado que o ie8. Chegou ao ridiculo de pesar 168mb na ram. A medida ronda os 60mb-80mb que ja por si e muito… La esta, criticam os outros de copiar coisas (microsoft) e depois copiam o google chrome (so que numa versao muito mais pesada).
Não esqueçam que isto é uma beta.
Miguel Guerra
Cada vez que falo em números vindos do site marketshare.hitslink.com (Net Applications) aparecem os números da W3Schools. É certo que também já aconteceu o contrário.
De facto a “discussão” mais engraçada foi com o @ racoq no comentário do link seguinte. Ao menos de 1% de quota de mercado para o Linux, contrapunha ele os 2% da W3Schools e, tenho que tirar o chapéu pela imaginação D: acrescentava
“Estes estudos são irrealistas porque nunca contabilizam essas máquinas que estão offline, por isso digo, mete-lhe para aí mais 1% e já vamos em 3%.”
https://pplware.sapo.pt/2009/02/08/microsoft-preocupada-com-ubuntu/#comment-181983
Esse versão 4 me surpreendeu, realemente muito rápida no entanto cheia de bugs. Por enquanto o velho e bom Firefox quem sabe com uma versão mais estavél e com a maior diponibilidade de plugins o Safari não me atraia.. Pelo menos é um navegador que está tentando algo novo coisa que o Firefox parece ter parado nem a versão final 3.1 ainda temos…
Lembrome que expriemntei uma versao anteriro do safari e deus me livre, bugs bugs bugs, que mais posso dizer, pode ser que tenham melhorado entretanto mas, a mim nao me puxam mais, perfiro o IE ao safari depois do que vi, serio nunca tive tantos problemas com um software como aquele, ainda tentei dar o beneficio do azar, mas 2 semanas cheio de problemas… Agora so Firefox, e quem sabe depois se testo o IE8 quando sair… Mas a realidade e que o Opera e de facto 5*
Pessoalmente gosto bastante do Opera muito rápido e neste momento acho que supera o Firefox.
@Spulva
Recomendo-te vivamente que exprimentes o Internet Explorer 8, não para que fique como teu browser principal, mas por vezes não temos escolha e temos que usar o I.E.. E agora recentemente o IE teve o se RC1 e digo-te está muito melhor, mais rápido e já possui a ferramenta: “InPrivate” para navegar em privado, mas, claro que nada substitui o Opera 😛
Ora viva a todos, penso que o Safari é para mim o melhor Browser de sempre, não quero com isso dizer que o FireFox não seja também um excelente Browser, e ainda bem que existem outras empresas para que haja concorrência, se não tínhamos que gramar com o que as empresas nos dessem, sem qualquer qualidade. Eu tentei instalar o novo Safari 4 Beta no meu Powerbook G4 com o sistema operativo Tiger 10.4.11, mas não funciona, quando abro o Browser, este vai abaixo, não sei se isto aconteceu a alguém por aqui, se aconteceu e conseguiram resolver o problema, gostaria que me ajudassem. Um bem aja a todos!
A única vez que tive de usar o Safari foi porque um cliente se queixava de que determinada função não corria bem em certos computadores… Eram mac’s com Safari. 🙁
Instalei o dito no windows e aquilo desagradou-me desde o primeiro momento…
Sabem o que acho? Acho que estas coisas dos browsers é como as mulheres. A nossa pode não ser a mais bonita mas de nos dedicarmos a ela, certamente conseguiremos muito mais do que andando a fazer olhos a todas as que passam na rua.
Se um browser não está cheio de problemas, vale mais continuarmos a usá-lo do que passarmos a vida a instalar outros e mais outros e, a dada altura, está o computador todo lixado com tanta coisa que se instala e desinstala.
http://aospapeis.blogspot.com | http://maidenbootlegs.com
Queria partilhar convosco o seguinte link http://www.macrumors.com/2009/02/25/safari-4-tips-tricks-and-special-effects/
contem um benchmark da Cnet , Demos CSS Animation e 3D , e ainda alguns truques .. como por ex.: para aqueles que ainda nao se habituaram ou não gostam do lugar das tabs … podem por de volta à “old fashion way” .
( Confesso que depois de 24h.. ja me habituei. )
Não esquecer tambem que isto é apenas uma Beta e ainda ha muita coisa a alimar … como a memoria excessiva e alguns breaks.
E atençao que isto ( ALEM DE BETA ) é para Windows XP e Windows VISTA. Se estao com problemas em Windows 7 , temos pena …
Os utilizadores de MAC , ( alguns ) podem continuar a ter problemas com Flash mas trata-se de um problema do lado da Adobe e é de dominio publico.
Cumps,
e usem e abusem do ” Report Bugs ” button.
http://geracaohd.com
O Safari 4 em Mac está rapidíssimo!
@Vitor M.
Esta afirmação não faz qualquer tipo de sentido (ou sou eu que estou a ficar disléxico?) 😉
“Corre em Windows, originalmente desenvolvido para os Mac, logo está como peixe na água…”
Dark Raider sim havia ali alguma incongruência, resultante de uma “realtime publishing” que não abonada nada na qualidade, mas é o possível a esta altura.
Aproveitei e melhorei alguma informação, permitindo uma leitura mais sóbria e ajustada à realidade, fornecendo alguns pormenores extra quanto à possível e cada vez mais clara fusão com o Google.
12 Razões para odiar:
1º- (de certeza) que o código base e igual ao do google chrome
2º- Inteface igualzinha ao Google Chrome
3º- Inteface igualzinha ao Google Chrome
4º- Inteface igualzinha ao Google Chrome
5º- Inteface igualzinha ao Google Chrome
6º- Inteface igualzinha ao Google Chrome
7º- Inteface igualzinha ao Google Chrome
8º- Inteface igualzinha ao Google Chrome
9º- Inteface igualzinha ao Google Chrome
10º- Inteface igualzinha ao Google Chrome
11º- Inteface igualzinha ao Google Chrome
12º- A GRANDE INOVAÇÃO DA APPLE
Bom, eu sou um feliz utilizador do Mac, um ex Switcher do Windows e só posso dizer maravilhas do novo safari 4. No mac comporta-se muito bem e é mais rápido do que a versão anterior. Não testei na versão win pois não me apetece andar de “cavalo para burro” embora estes estejam actualmente em extinção (os burros é claro). Não me deixa surpreendido uma vez que a Apple felizmente já nos vem habituando a um padrão e qualidade que não encontro em mais nenhum lado, mesmo assim fiquei fascinado pelo design intuitivo e organização minimalista que proporciona, uma alternativa inteligente uma vez que ficamos a ganhar mais área para a apresentação da página web.
Cumprimentos e parabéns á equipa do pplware pelos artigos, também estes nos acostumaram a grande qualidade e rigor.
Deves de te achar muito importante… Porque que a grande maioria que usa Mac é arrogante ou convencido?