PplWare Mobile

Microsoft lança distribuição Linux baseada no Debian

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Joao Torres says:

    que medo

  2. Daiquiri says:

    Meanwhile, Microsoft has said it “has no plans to sell SONiC to customers or provide any network engineering or development support.” It also stressed that “SONiC is a collection of networking software components required to have a fully functional L3 device that can be agnostic of any particular Linux distribution. Today SONiC runs on Debian.”

  3. apache says:

    Que dor de cabeça para os fanboys da MS / Linux haters.

    • Paulo says:

      e fazeres um comentário construtivo não? Linux haters n existe, existe pessoal que trabalha e o linux é demasiado limitado para o que pretendem fazer.

      • PR says:

        O linux é demasiado limitado? XD claramente ha aqui quem nao saiba do que fala…

        • jorge santos says:

          O Paulo só entende como trabalho as coisas que se fazem com o MS Word. Tudo o resto é entretenimento.

        • NT says:

          É pois… infelizmente. Uso o linux para quase tudo mas é LIMITADO por exemplo quando quero jogar o BF4(battlefield 4). Se tens solução para correr o BF4 no linux, partilha aí que gostaria de tirar essa limitação. Todo o resto faço em linux (e em alguns casos tive que me adaptar)

          Agora não entendo para quem quer um pc para o mail, o facebook, guardar fotos e ver filmes porque é que raio quer instalar windows e o office (ainda por cima software pirateado) quando tem um sistema(linux) gratuito, que é mais rápido (na tarefa em questão) e porque não usar o libreoffice que é 99% compatível com os powerpoints manhosos que enviam no mail…

          • webber says:

            entao vc nao sabe nstalar , o game … por que qualquer game eu instalo no linux mint , ,,, tanto que instalei o doom 2016 , e ate o doom 3 que todos fala que nao tem como instalar … so basta a pessoa saber como fazer …

      • ARF says:

        Uppps limitado como???? Se disseres que há quem o saiba usar e quem prefira janelas (GUI) ou que existe algum software específico sem a correspondente “versao” Linux estamos de acordo mas a limitiçao nao é do Linux

      • Rafael says:

        lolol.
        Se o Badaró te tivesse conhecido teriam feito uma dupla fantástica!

      • Rafael says:

        O que tu devias querer dizer era “O pessoal que eu conheço é demasiado limitado para trabalhar com Linux”.

      • TA says:

        O Linux é tão limitado como o Windows. Há coisas em que cada um tem vantagens. Se alguém diz que faz tudo com Linux, é bem capaz. Mas faz tudo o que precisa, para o seu trabalho. Certas ferramentas infelizmente só existem para Windows. E por vezes as concorrentes em Linux não servem para um nível profissional, ou requerem tempo para aprendizagem. Apesar de quase só usar Linux, admito que há ferramentas que só existem em Windows. Ou um gabinete de projecto, instalam o autocad em Linux. É possível, usando o wine. Em termos de licença a coisa fica logo complicada, e algumas funcionalidades podem ficar comprometidas. E o autocad é o standard do mercado.
        Depois se uma pessoa usa uma aplicação que faz tudo o que precisa, é limitada por não perder tempo para substituir essa aplicação por outra, ou muitos casos várias, para poder fazer o mesmo? Pode ser o caso do seu tempo ser muito valioso, para andar a explorar novas ferramentas.
        Depois como eu, há muita gente que precisa do computador, para trabalhar, e usa os dois sistemas, e não vê a coisa como uma questão de clube. Isso é mais para o departamento da Apple.

      • Samuel Silva says:

        Paulo, já uso Linux desde os finais dos anos 90. Desde que entrei para a empresa onde estou a atualmente a trabalhar que uso Linux, e já lá vão 7 anos! Tenho o Windows numa outra partição apenas para testar equipamentos e algum software. Em minha casa o sistema operativo principal é também Linux.
        A “limitação” vai depender do uso que lhe damos, e para o uso comum de uma boa parte dos “mortais”, o Linux é mais do que suficiente.

        Cumps.

      • EU says:

        Demasiado limitado!??!?!?!?! Bem, se falas em jogos e office suites ainda vai que aceito, agora no resto, toma juízo.

    • Mark says:

      Se soubesses alguma coisa de tecnologia sabias que isto não é novidade nenhuma. Há vários anos que se fala disto.

      E não há fanboys MS ou Linux haters, há pessoal que trabalha com MS e pessoal que trabalha com MS.

    • Mikes says:

      Porquê?! Se calhar é mais uma dor de cabeça para os Linux fanboys cegos que para os fanboys da MS – que muitos até têm dual-boot no PC com distro Linux

  4. Hugo says:

    Q. Is SONiC a Linux distribution?

    A. No, SONiC is a collection of networking software components required to have a fully functional L3 device that can be agnostic of any particular Linux distribution. Today SONiC runs on Debian

  5. Tecnical says:

    É um cenário que me agrada. Desde que a Microsoft não nos faça depender dela, por mim está excelente. Ou isso ou deixar de dar suporte. Vamos ver o que acontece…

  6. RubenS says:

    Acho uma grande iniciativa da microsoft e o linux so tem a ganhar. Alem de poderem aproveitar o poder do linux que é um sistema livre, ainda estao a elevar mais o nome linux no mundo.

  7. marco lopes says:

    So o windows 10 Mobile é. Que não consegue.

  8. dcw says:

    é o fim do mundo

  9. Mario Junior says:

    Chupem essa, freetards!

  10. Asdrubal says:

    bem, para routers, switches, deve ser interface apenas cli.

  11. Asdrubal says:

    offtopic:

    alguém sabe me explicar se ter o site principal do pplware com este aspecto será normal? http://i.imgur.com/E1m6RRA.png

    aqui nesta notícia e noutras está normal.

  12. dj says:

    Microsoft? kill it with fireeeeeee!!!!

  13. Emanuel Vitorino says:

    Gotta go fast

  14. Ace says:

    Não será software para equipar um tipo de hardware que controle por ex. Automação doméstica com IoT?

  15. CMatomic says:

    Talvez a próxima versão do windows tenham uma versão kernel Linux .

  16. Tiago says:

    Esperem só pelo PSbash 😀

  17. Edexote says:

    Pessoal, o dia 1 de Abril ainda não chegou xD Se me contassem não acreditava!

    • Mikes says:

      É porque andas distraído. Sai da toca

    • Mark says:

      Há 2 anos atrás numa das conferencias da MS para Developers falaram disto e chegaram a mostrar como a coisa funcionava.

      Na ultima que fui tiveram a dar workshops de Java e a mostrar a integração das ferramentas deles em Ambientes Open Source.
      São noticias perfeitamente normais para quem esteja a acompanhar o que se faz em tecnologia.

  18. OscarAlho says:

    Enquanto isso os fanboys da maçã comida ficam a assistir à evolução tecnológica

  19. yaclicka says:

    Mark Russinovich, CTO da Azure, a Microsoft falou sobre a jornada da empresa open source de mais de 10 anos e as contribuições significativas e crescentes para projetos de código aberto desde então – particularmente na Microsoft Azure. Ao descrever por que a Microsoft é um membro da OCP ele declarou: “É vital Fazemos isso para compartilhar os projetos e tecnologias que alimentam a nossa própria infraestrutura de nuvem de classe mundial, para permitir uma abordagem aberta, conduzida pela comunidade para a inovação e para ajudar a desenvolver um ecossistema robusto para a indústria de Networking. “Mark também propôs uma inovação para inclusão OCP chamado Software para redes Open in the Cloud (SONIC). Fiel ao seu nome, o Sonic é sobre a velocidade de nuvens e escala – e porque pode facilmente estender com outra fonte aberta, terceiros, ou componentes de software proprietário, que em última instância pode acelerar o tempo de comercialização e melhorar significativamente a eficiência do data center.
    Não vivemos momentos de confiança, mas vamos acreditar nas boas intenções…………….

    • lmx says:

      A parte que te faltou no teu comentario, é que…Não ha boas intenções..

      A MS apregoa SqlServer e outros productos e no Azure usa OpenSource, este é o problema para a MS, que mesmo a nivel de clientes os vê partir para outros SO’s..

      São mexidas que a MS tem que fazer para suportar o seu negocio, sem ser acusada de utilizar linux, quando diz mal do mesmo.

      A fraze “O linux é como um cancro”, não foi dita assim a tanto tempo..
      Em 2010 também vieram dizer que eram amigos do Linux porque…”doaram” mais de 10k linhas de código ao mesmo..

      Quando se soube não doaram, pelo contrario USURPARAM código sobre licença GPL e fecharam-no no Windows, e quando se descubriu, começaram a haver movimentos no sentidpo de fazer cumprir a licença..a mesma exige a abertura de todo o código, por isso é que a MS se apressou a libertar esse código apenas, para não ter que ser obrigada a abrir todo o SO, que era o que deveria ter acontecido.

      Mais uma vez..boas intenções?Aonde?

      • That Guy says:

        Estavas a ir bem até escreveres “fraze”… Já agora sabes que quem disse essa frase? Pois o mercado muda, e sim, a MS é uma máquina de fazer dinheiro. E depois? Queres ter trabalho e ser pago por isso? Tens de ter negócio. É uma empresa agressiva no mercado? Sim, claro. Isso resulta? Podes crer que sim. Qualquer empresa que queira ter sucesso no mercado não pode ter os tais “fanboys”. É necessário ter gente de mente aberta que sabe que, para apertar um parafuso é necessário uma chave de fendas e para martelar um prego é necessário um martelo. Uma empresa que tenha um parque diversificado e que escolha um S.O. eficiente para cada uma das suas necessidades terá certamente o melhor retorno do seu investimento. Não é um assunto simples, pois é sempre necessário um estudo aprofundado que calcule tanto fatores objetivos e mensuráveis tal como fatores empíricos, como facilidade de administração, suporte, etc… Não há uma resposta simples. Não há Windows é melhor que Linux ou Linux é melhor que Windows. Isso é ver preto e branco. Tal como uma sociedade, todos temos a ganhar com a diversidade. Portanto… este passo é natural para a MS, não se esqueçam da abertura do .NET, por exemplo. Mais distribuições virão certamente. Já instalei Servidores Windows, Linux, Unix, ainda tenho clientes em AS400 que é para ficar, servidores de impressão em NT4 porque tem placas dedicadas para grandes formatos, etc… Já pus clientes em Linux e tive de trocar de volta para Windows porque as pessoas não se adaptaram, já pus clientes em Linux que adoraram e ainda hoje trabalham com esse sistema e estão contentes. O BYOD é um exemplo disso. Diversidade. Os fanboys tanto de Windows, Linux ou MAC ou o que quer que seja são como os “White Power” ou “Black Panthers” ou o “Daesh” ou qualquer outro grupo radical. São os anti-semitas do IT e nunca trazem nada de bom. A MS agiu menos bem em algumas alturas…? Claro que sim! Tal como a Apple, Alphabet, etc… E mesmo a comunidade. Quem não tem pecado que lance a primeira pedra. Mas lembrem-se sempre que ter a visão a preto e branco e ter apenas um caminho, uma via e um veiculo apenas nos leva a ser o que sempre fomos sem sequer imaginar ou pensar no que poderíamos ser.

  20. Nome says:

    “Microsoft loves Linux” é uma mentira à Hitler.

    • That Guy says:

      Do comentário anterior:
      “…Os fanboys tanto de Windows, Linux ou MAC ou o que quer que seja são como os “White Power” ou “Black Panthers” ou o “Daesh” ou qualquer outro grupo radical. São os anti-semitas do IT e nunca trazem nada de bom. A MS agiu menos bem em algumas alturas…? Claro que sim! Tal como a Apple, Alphabet, etc… E mesmo a comunidade. Quem não tem pecado que lance a primeira pedra. Mas lembrem-se sempre que ter a visão a preto e branco e ter apenas um caminho, uma via e um veiculo apenas nos leva a ser o que sempre fomos sem sequer imaginar ou pensar no que poderíamos ser.”

  21. Ajr says:

    Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.

    Mahatma Gandhi

  22. yaclicka says:

    100% – Ao comentário do ” lmx ” porque não aborda a questão de quem é o melhor, mas sim a verdade vs realidade. Em relação ao ” That Guy ” gostava de deixar aqui a minha postura e a de outros. Exemplo: Estavas a ir bem até escreveres “fraze”… este tipo de comentário nem é susceptível de apreciação, principalmente vindo de uma pessoa que tenta demonstrar ou ter ou querer ter algum conhecimento da área. Outro exemplo: Já pus clientes em Linux e tive de trocar de volta para Windows porque as pessoas não se adaptaram, em resposta a este pedaço digo o seguinte, existem muitos professores catedráticos com largo conhecimento e muita experiência, mas muito poucos têm vocação para lecionar (dar lições ou explicações). Muito, obrigado.

  23. gr33nbits says:

    Sonic não é uma distro Linux, Sonic corre em cima do Linux e é uma aplicação de rede Linux.

  24. Stefan says:

    É engraçado como as grandes corporações não dão o mínimo apoio quando surge uma idéia nova e revolucionária, e no entanto querem lucrar (sem nada investir) com a mesma quando ela é consagrada pelo esforço, dedicação e perseverança dos inovadores em torná-la popular. Quem usa Linux há aproximadamente 20 anos sabe do que estou falando.
    Não creio que seja salutar para a filosofia aberta e colaborativa do Software Livre que uma corporação que tem no lucro sua principal “filosofia” imiscuir-se nesse meio. Acho que vai acabar estragando o que já é excelente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.