Actualização do Windows 8 ….acaba com o Linux?
A tecnologia tem evoluído significativamente nos últimos anos. No entanto, se analisarmos os PC’s, especialmente quando estes arrancam, vamos chegar à conclusão que pouco ou nada mudou até há relativamente pouco tempo. No sentido de ultrapassar a limitações da BIOS e permitir novas funcionalidades, foi criada uma nova interface de firmware à qual foi dada o nome de UEFI.
A adopção desta nova interface gerou vários conflitos entre defensores do Windows e Linux…mas com o tempo, tudo acalmou e hoje a UEFI faz parte do “mundo da computação”. No entanto, parece que o tema vai voltar a aquecer, isto porque há vários utilizadores que se queixam que uma actualização do Windows 8 remove o Grub2 e altera a UEFI para Secure Boot.
De acordo com vários testemunhos na Internet, uma actualização do Windows 8 detecta os sistemas Linux instalados e activa por omissão o secure boot sem qualquer intervenção ou permissão por parte do utilizador. Além disso, a actualização apaga também o GRUB , impossibilitando assim que o utilizador volte a entrar na sua distribuição Linux.
Muitas das queixas podem ser encontradas no site Reddit. Segundo um dos primeiros testemunhos, o utilizador refere que o Windows 8 o informou que havia um problema com sistema e que necessitava de actualizar o sistema. Depois da actualização, reparou que o GRUB2 tinha sido removido e o o modo de booting tinha sido alterado para Secure boot.
Went through a W8 update. After it was done doing that, grub2 had been removed, and UEFI booting had been set to ‘secure boot’ -which it wasn't prior to the update. Note: it was not the infamous W8->W8.1 update. Also, during the update, W8 mentioned ‘there is a security problem with your computer’ that needed to be ‘fixed.’ At no point could I intervene, true to MS form,”
Apesar de ser um problema caricato, o mesmo tem solução. Para isso basta que o utilizador use uma versão LIVE CD de qualquer Linux e reponha o GRUB2.
O UEFI (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado) é uma interface de firmware padrão para PCs, concebida para substituir o BIOS (basic input/output system). Este padrão foi criado por mais de 140 empresas tecnológicas como parte do consórcio UEFI, incluindo a Microsoft. Foi concebido para melhorar a interoperabilidade do software e contornar as limitações do BIOS. O UEFI oferece algumas características interessantes como a protecção contra bootkits (será que há assim tantos???), rapidez no boot (…se tivermos um disco SSD), etc etc. A verdade é que as queixas do mundo Linux relativamente a todo este mecanismo têm sido muitas.
Resumo das principais características da UEFI são:
- Melhor segurança ao ajudar a proteger o processo de pré-arranque contra ataques de bootkit.
- Velocidade de arranque e retoma de hibernação mais rápida.
- Suporta unidades superior a 2,2 terabytes (TB), o que a BIOS não suportava.
- Suporta controladores (drivers) de firmware de 64 bits modernas.
- Podemos utilizar a BIOS com hardware UEFI.
Para quem nunca experimentou Dual Boot no seu sistema com UEFI, o Pplware tem aqui um super tutorial passo a passo.
Também teve algum problema com actualizações do Windows?
Este artigo tem mais de um ano
Nao me espanta nada, desde que ja tive varios computadores na mao com o problema da actualizacao do 8 para 8.1! o 8.1 a meu ver esta sim muito bom mas eles fizeram c**** em muitos computadores quando fizeram o update!
Notícias de reddit? No comments…
Primeiro de tudo, o UEFI + GPT são extremamente modulares. Como tal, ao invés de ter o MBR, de 440 bytes no início que dão sensivelmente para um bootloader (grub ou syslinux ou o windows boot manager) passa a usar a partição de EFI (denominada ESP) que tem n aplicações (efi shells, memtests, bootloaders que coexistem).
A ordem de boot é dada por umas variáveis especificas: efivars.
O Windows e a sua atualização não removem o Grub. Quanto muito o que faz é atualizar o seu bootloader, que em alguns computadores faz mudar a ordem das variáveis de EFI. E portanto se a ordem é GRUB, Windows, CD Drive, esta passará a Windows, Grub, CD Drive.
Para solucionar o problema, repor o GRUB2 não soluciona. O Grub está instalado, a variavel está no sítio. O que funciona é mudar a ordem das variáveis de UEFI com o efibootmgr – em qualquer distro decente está isso incluído ou eliminar a variável de efi do Windows Boot Manager.
Cumprimentos
Tiraste-me as palavras da boca, mas enfim, daqui não esperava nada menos.
So vêm Apple a frente e não pensam duas vezes quando podem rebaixar as outras empresas/marcas a volta.
Devias ter visto o autor do texto antes de colocar esse comentário.
Sempre vi textos do Pedro “pró-Linux” por isso não faz muito sentido o teu coment.
Quanto ao comentário do distj: +1
De qualquer forma, não deixa de ser uma intrusão no teu próprio PC, mas vindo da MS é normal 😉
“440 bytes no início que dão sensivelmente para um bootloader” wrong… 510 bytes+2bytes(Sinatura do bootloader ’55AA’). Estes 512 são fixos a não ser que se altere o tamanho dos setores para 1024bytes. Os sectores normalmente tem cada 1 512bytes. esses 440 são ridículos e não faz sentido porque o BIOS irá ver no primeiro sector (0,0,0) os 2 últimos bytes (boot signature).
Apenas isto 😀
Desculpem, não me exprimi bem:
O MBR tem 512 bytes (obrigado int3);
No primeiro estágio de arranque é que ele carrega +- 440 bytes 😉
http://en.wikipedia.org/wiki/GNU_GRUB
(apenas falei desta parte porque muitas pessoas pensam que o UEFI é tal e qual o BIOS, quando na verdade o UEFI permite ter vários 😉 )
esses animais querem é acabar com o hackintosh, mas não dá hipotese há sempre alguém mais inteligente. Comprei um ultrabook asus e é mesmo rafeiro, mas ao menos consegui tirar o vírus chamado win8 e meter lá o Mac OS X. In your ass microvirus.
Minha nossa senhora… a gente leva com cada uma… hahaha
E depois instalaste o parallels para trabalhar.
lololololollololol
WIN
Para usar o quê? Office?! LOOL
I had Parallels…once! Na universidade, para correr Packet Tracer nas aulas! Duas cadeiras depois recuperei 30Gb de espaço por ter eliminado a partição do Windows 😉
Tenho as ferramentas todas que preciso para trabalhar no OS X. Esta ideia de que é preciso Windows para trabalhar é de gente pouco informada…
Como dizem os tugas, Passaste de cavalo para burro.
É viável o hackintosh?
tens acesso ao software de desenvolvimento para iOS?
Hackintosh é apenas playground… pior ferramenta para ter como principal SO, a começar pelo suporte de drivers, e isto basta para nao ser alternativa.
LOL
Que comentário idiota. É pior ferramenta se não tiveres uma máquina minimamente compativel. Caso contrário corre top!
No meu caso tenho a sorte de ter um t410 e foi praticamente straightforward por o Mountain Lion a correr aproveitando todas as funcionalidades.
PS: Sim tens acesso ao XCode, tens que ter conta na apple e pagar a fee de 100$ anuais.
Sim tens tal e qual como um mac original. Updates, app store… tudo funciona se tiveres hardware compatível.
Deu uma passadinha no Insanelymac, Tonymacx86 ou Oralila, antes de tentar instalar?
É da maneira que se formata logo o computador e acaba-se com o windows 8.
Final da historia : se quiser usar linux nao instale windows!
Simples, desentala-se o Windows 8 e usa-se o linux
Exacto, e depois sempre podes fazer umas contitas de calcular e escrever uns textitos.
Eu cá como quero jogar os ultimos titulos e os melhores softwares desenta-lo é o linux e mantenho o 8.1 que é bem bom! =D
Admitindo que ainda tens idade para andar a brincar com jogos, podes sempre comprar uma consola.
WIN!!!
LOL porque os jogos são só para as crianças, afinal estamos a tentar que elas não joguem os jogos direcionados para adultos e agora vens me dizer que afinal sempre foram direcionados para elas..
Para não falar no juizo pessoal idiota que fizeste à cobardia
Admitindo que tens idade para usar o computador sózinho devias ganhar juizo
+1
Vou admitir que tens inteligencia suficiente para saber que um computador é bem mais do que as tretas à anos 90 que o Linux faz.
Aparte disso, jogo e muito, e fartar-me-ei de jogar por muitos anos, e a idade nada tem que ver com isso, e não quero uma consola, quero o meu PC que é o que se está aqui a discutir, PC’s e sistemas operativos, mas enfim, como não tens mais argumentos para contrapor o assunto em questão, vens comentar sobre o que cada um faz nos seus tempos livres, o tipico.
Mas vindo de ti comentários sobre a idade são sempre bem aceites, certo, “Piruças”?
concordo contigo na parte dos jogos mas na parte do linux só fazer “tretas à anos 90” é que te enganas. nada contra a tua opinião mas sim contra os argumentos que usas-te. falas assim porque talvez a única experiência que tiveste,se tiveste, com linux foi naquelas torradeiras da insys, os gameforce, mas linux não se resume à insys. para não falar que, para mim, é o melhor sistema operativo para se trabalhar sem sombras de duvidas
Tem graça, em há 15 anos que uso *só* Linux e não tenho problemas nenhuns de coisas há “anos 90”. E em relação a jogos, posso-te dizer que no último ano já gastei mais em jogos que nos outros anos todos antes 😉
Essa piada já está demasiado usada que até já cheira mal.
Querem mudar um pouco o sarcasmo? Usem ao menos inovação e humor pá!
+1
Finalmente uma noticia que confirma o que me pareceu….
Portátil novo e não consegui nenhuma maneira de instalar uma distro linux mesmo usando vários modos na linha de comandos… Desinstalei o win 8, alterei a bios: BUM, bye bye windows
Sinceramente, não percebo a dificuldade. Um pc que já vinha com o windows 8.1, desactivei na bios o secure boot, o quick-boot no windows, e instalei sem problemas o Ubuntu. Num pc mais antigo, instalei o 8.1, fiz o que sugerem aqui com o live cd, neste caso uma pen, e novamente, tudo a funcionar. Fazem um bicho de sete cabeças do que não é. The grass’s always greener on the other side…
Haters gonna hate
Também não entendo porque tanto ódio assim com o windows. Tenho dual boot com ubuntu e roda normal, mesmo com todas as atualizações atuais do windows. O 8.1 ficou muito prático mesmo com seus erros que todos os OS tem. O problema é sempre querer achar o MELHOR, e não saber aproveitar o melhor de cada um.
A MS parece que anda a dormir faz muitos anos…
Eu cá não tenho desses problemas. Só uso linux mesmo. Não quero cá misturas!
Windows 8?! Acho que nem sequer é para levar a sério.
Uso Windows 8.1 porque tem de ser, enfim paga o salário :p, mas faz já 3 anos que também uso o Arch. O windows é o Windows e podemos fazer o nosso trabalho dentro do que ele permite mas vejo-me a fazer n configurações só para conseguir ter coisas elementares a funcionar sem problemas.
E a tua solução é o Arch linux? uma distro (muito boa, nada contra) onde o que tem de awesome é tu teres de configurar tudo à tua maneira? fiquei sem entender para ti o Windows é bom porque partilha a necessidade de fazer n configurações..
Com Arch já perdi horinhas a instalar o X drivers da nvidia à pata… no windows por acaso nao tive de fazer nada disso sabe-se lá…
É caso para dizer, YADIW! (You are doing it wrong)
No meu caso foi assim olha:
pacman -S nvidia; reboot
Pronto, já está a funcionar.
No mac, eu só tenho que carregar no botão de ligar, e já está…
haha true story, mas também o osx não é o jardim de éden que pintam já me deu alguns cabelos brancos (não tanto como o windows). Pessoalmente o OSX para mim é muito bom para trabalho (pela sua organização e fluxo de trabalho), por outro lado não me substitui o windows de maneira alguma.
E não confundir windows com mac, se compararem windows comparam OSX, até porque podemos ter windows em macs, o que pessoalmente acho que torna o windows bem mais bonito 😛 talvez pelo ditado (diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és).
Para mim, o OSX substitui o WINDOWS e o LINUX.
Cabelos brancos? Hackintosh? Isso é forçar relações extra-conjugais no OSX 😛
Windows bonito? Desculpa lá… aquilo cada vez está mais feio, com aquelas janelas todas transparentes, com letras pequenas e mal definidas, uggggh!
E no fim podes ir ao facebook, escrever uns textitos e editar umas imagenzitas, depois e só carregar no botão de desligar e já esta. Depois podes deixar na secretaria a segurar os papéis caso tenhas a janela aberta.
Sim, mais um daqueles que vêm com o argumento “mac’s aren’t for real work”…
…quando muitas das maiores empresas mundiais e instituições de renome usam OSX para trabalharem.
Espalha lá ao mundo o que é que fizeste de tão extraordinário no teu PC, que não pode ser feito num Mac, melhor até?
Deixa-me adivinhar? Jogar joguinhos DirectX? Isso é o teu trabalho?
Então agora diz-me o contrário.
O que é que fazes no teu Mac que eu não possa fazer num PC com Windows ou Linux, melhor até?
E não vamos falar de jogos e joguinhos, só da vertente profissional.
É um computador, faz tudo o que faz os outros computadores.
Só que a experiência de utilização, a qualidade de construção, não tem nada a ver…
Preço por preço? TUDO!
Mac = overpriced crap. Um PC faz TUDO o que um Mac faz, e se metermos um orçamento na mesa, bem pode o mac ir enfiar-se num buraquinho… E já que queres levar as coisas para esse nível, PC+Linux = OWN.
Fanboys são mesmo ridículos..
Só carregas no botão de ligar e tens logo à disposição Linux e Windows 8? Diz aí o segredo!
Eu não, mas…
http://glandium.org/blog/wp-content/uploads/2012/11/MBP-boot-manager-with-Debian.png
Tens aí a tua cena…
http://glandium.org/blog/?p=2830
Então tu não “é só carregares no botão”… depois de configurados os PCs para o dual boot também “é só carregar no botão”… -.-
Rodinhas na bicicleta, o ex-líbris dos imberbes 🙂
Que rodinhas na bicicleta?
Bem se vê que não sabes de que falas…
O MBP já têm isso a muito tempo… não é novo.
Este modo de ser diferente e mais seguro até tem boas intenções mas para quem procura ser ágil, prático e rápido a resolver problemas é uma dor de cabeça.
Pelo menos até se encontrar uma forma de poder criar imagens que possam compatibilizar discos diferentes.
Antigamente, fazia uma imagem, guardava e quando o disco avariava sempre tinha a opção de repor a imagem num disco diferente e tudo funcionava bem. Bastavam poucos minutos para resolver problemas.
Agora, fazer uma imagem com este modo, só serve mesmo para o disco original.
Até haver uma alternativa válida, prefiro formatar o disco novamente e instalar tudo de novo sem a UEFI ativada.
se usares o dd do linux não resulta? eu fiz isso no meu asus e repõe-me tudo
Não sei o que é o dd mas tudo me leva a crer que nao leste o que escrevi.
“Agora, fazer uma imagem com este modo, só serve mesmo para o disco original.” o que tambem me leva a crer que é so o que isso faz. Se tiveres que comprar outro disco, “bye bye maria ivone”
o dd é uma ferramenta da linha de comandos do linux que te cria um clone do disco. não sei é se dá para fazer a copia para outro disco e ficar a funcionar com o modo UEFI. no meu funcionou mas como foi para o mesmo disco não sei se da para outro
O dd não é bem isso…. Mas é umas das coisas para o que é mais usado sim 😉
Máquina virtual é sempre uma boa opção… por vezes até melhor.
Micro$oft no seu melhor…
Sinceramente, UEFI e GPT so acabaram por complicar as coisas, até os backups parecem coisas de outro mundo.
Não, não fazem…
O Mac usa GPT+UEFI há quase 10 anos, e nunca foi complicado…
se usares o dd da linha de comandos fica muito mais fácil fazer um backup. nem te dá dores de cabeça 😀
Easybcd no windows não resolve? Fica o Windows a tomar conta da coisa e pronto:-D
Pois esta situação já me aconteceu e confesso que fiquei irritado com o Windows.
Tinha instalado o Ubuntu 12.04 em dual boot com o Windows 8, e assim que actualizei o Windows, o boot menu deixou de aparecer, e iniciava sempre o Windows.
O que fiz para solucionar o problema foi entrar no Ubuntu com o live CD e reinstalar o Grub. Ficou logo a funcionar 😛
Depois entrei no Windows 8 e desactivei todas as actualizações. Já lá vão uns 6 meses e está tudo a funcionar bem!
Curioso… Então não é malta das comunidades Linux, que gosta de desafios informáticos e de andar sempre a fazer experiências, bem como ultrapassar problemas de instalação/software/compatibilidades e afins?
Pelo o que pude analisar, este tipo de situação, tem uma resolução simples, comparada a outros problemas que ocorrem em sistemas linux.
Esta reclamação… é só porque sim, e apenas mais uma desculpa que serve para falar mal da Micrososft.
Enfim…
Tu é que queres minimizar o que a Microsoft fez. O SO não tem que andar a mudar o bootloader por defeito. Apenas o deve fazer se existir algum problema no arranque do computador ou então ao instalar o SO. Tudo o resto é inadmissível. Se este problema acontecesse antes com o Linux, de certeza que vinhas logo para aqui queixar-te.
Apenas uma observação acerca da redação do artigo. Dado que BIOS significa “Basic Input/Output System”, deve ser referenciado como “o BIOS” e não “a BIOS”.
Okapa, registado.
Um off topic…
Depois de saber que os 3 gigantes AMD, Nvidia e Intel querem o DX morto e usar o OpenGL segundo eles o poder gráfico é de 7 a 15 melhor… Por isso o Windows para jogos tem seus dia mais que contados.
“That’s because OpenGL can cut through the driver overhead that has been a frustrating reality for game developers since the beginning of the PC game industry,” wrote Nvidia’s Ashu Rege. “On desktop systems, driver overhead can decrease frame rate.”
Abraços.
Já é mais que tempo do DX morrer… A microsoft continua com a mania e a vontade de empurrar o DX, mas vai-se queimar… à vai vai…
O windows 8 só durou 2 horas no meu portatil.
Olha, no último que comprei nem sei quanto tempo durou, porque o tempo que lá esteve foi só o tempo que o portatil teve dentro da caixa. Assim que saíu, levou logo com linux 😉