PplWare Mobile

Dual Boot com Windows 8 e Ubuntu 12.10 + UEFI


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

153 Respostas

  1. Jorge Grave says:

    Aqui está um tema que eu desconhecia por completo. Não tive oportunidade de interagir com o Windows 8 e já há muito que não configuro dual boot’s. De qualquer maneira surgiram-me 2 perguntas enquanto lia o artigo:
    1. /boot em ext2? Porquê?
    2. o UEFI dá assim tanto problema na criação de um dual boot?

    Teoria da Conspiração: Parece-me que os fabricantes querem prender as pessoas a software pago..

    • Pedro Pinto says:

      Boas Jorge,
      Aqui vão as respostas:
      1. Porque é o file system menos complicado
      2. Pois, dá mesmo. Depois de saber os “truues” todos é facil…mas até lá, muita atenção para não se perder tudo o que temos na máquina.
      Para teres uma idea…a certa altura desliguei a UEFI e instalei o windows via bios (normal)…criei as partições e tal…e depois quando metia o Linux ele nao detectava as partições…voltei a meter o windows 8 , com UEFI, e quando chega a hora de criar/formatar as partições o Windows diz-me que não consegue apagar aquelas partições pois fazem parte do mbr…o que dizem….um homem fica desesperado..
      Mais uma vez, o Linux salvou o Windows

      • Jorge Grave says:

        Obrigado pelo feedback. Continuem o ótimo trabalho que fazem! 🙂

      • Mart says:

        eu já estraguei um disco à pala disso… Várias vezes deu certo ao instalar Windows 7 e Ubuntu no mesmo computador, até que uma vez, um simples passo dado em falso, ou seja, na instalação das partições, também ficou assim como dizes, não detecta as partições, por causa do mbr… tentei todo o tipo de msoftware e nunca consegui recuperar essas partições,,, era um disco de 300 GB, e daí prá frente só dava pra usar 160 GB… ficou inutilizada a outra parte por causa da brincadeira… enfim, muito cuidado…

      • Carlos Carvalho says:

        Pedro ,

        Boa tarde , como sabes eu também estou com esse problema num portátil e ainda por cima da empresa , também como tu meio desesperado fiz e desfiz um sem número de vezes , até ao ponto que começas a cometer sistematicamente os mesmos erros , quando estava a ler agora mesmo o teu tutorial e a preparar-me para por a mão na massa , eis que surge-me esta noticia nos meus feeds , aqui fica o link para consulta :

        http://sejalivre.org/linux-foundation-lanca-seu-sistema-de-secure-boot-open-source/

        Eu sempre disse que a comunidade haveria de arranjar uma forma fácil de tornear esta palhaçada da Microsoft , agora vou tentar perceber um pouco melhor o que é que este boot seguro Opensource significa e vou-me por a aventura , o pior que pode acontecer é ter de pagar o portátil .

        Abraço a todos

        Carlos Carvalho

      • telmo says:

        boas
        também tenho o mesmo problema
        estou a tentar instalar o MINT num toshiba satellite u940-112 e no preocesso de criar as partições, não me detecta o disco.
        o portátil foi comprado no inicio deste mês.

        NEEDING HELP

    • boa tarde, unico tutorial que eu consegui instalar o Ubuntu com o Windows 8 em UEFI, o unico problema q ocorreu que o Grub apareceu uns 20 itens pra mim iniciar e vou ter que resolver amanhã

  2. Só erraste na escolha da opção “Something Else”, devias ter escolhido a opção de cima 🙂

    Muito bom artigo!!!

  3. Richard says:

    Atenção: a instalação do Ubuntu nalguns Samsung causa o brick (i.e, para já, o bloqueio irremediável) do computador, sendo apenas reparável com o envio da máquina para o fabricante:
    ver https://bugs.launchpad.net/ubuntu-cdimage/+bug/1040557/+index?comments=all

    Este problema não é do Linux (mas sim da implementação UEFI destes portáteis), mas manifesta-se aquando da instalação do Ubuntu, nomeadamente porque alguns núcleos têm um driver que tenta obter magic numbers no firmware. Este problema existe já há bastante tempo, e encontra-se parcialmente resolvido em builds diárias do UBUNTU, embora haja relatos de que pode continuar a acontecer mesmo com o fix incluido em alguns núcleos…
    Nos samsung mais recentes, recomenda-se sempre que se faça a instalação no modo de compatibilidade BIOS, perdendo o dual boot com o Windows…

  4. Slyder says:

    Este UEFI veio definitvamente para derrubar o linux, isto numa empresa teria consequencias enormes.

    bom tuto 😉

  5. Pedro says:

    Parabéns pelo artigo e pela divulgação do Linux 🙂

  6. Ricardo says:

    Uma ajuda para o pessoal com laptops samsung:

    “Just to add, on UEFI machines that got bricked like this I removed the battery and disconnected the CMOS NVRAM battery and this restored the machine to the factory default and fixed the issue for me.”

    • Richard says:

      Eu diria que continua a ser perigoso. Mais abaixo, na mesma página:
      “I tried to clear cmos by removing the battery inside but it was no use.
      Connecting to another screen didn’t help as well.
      I also tried to long press the power button without any power supply (cable or battery).”
      e ainda:
      “removed nvram battery – no reaction”

    • quimkaos says:

      o velhinho Reset BIOS… que nos portáteis costuma ser complicado…

    • dbrenha says:

      só afecta se tentarem instalar com o secureboot activo, se desactivarem como explica o passo 1 deste tutorial em principio não há problema(não dou certezas, quando li o bug report foi a ler depressa).

  7. EuMesmo says:

    Grande artigo, no entanto surgiu-me uma dúvida: Existindo já a instalação do Win8, e partições vazias de swap e para o ubuntu, é possível fazer a instalação mantendo o que já existe?
    Obrigado

    • quimkaos says:

      mas queres manter algum ficheiro que tenhas na partição ou estão as as partições simplesmente já criadas noutro programa de particionamento?
      se quiseres recuperar algum ficheiro tens que usar um live CD (ou pen) se só tiveres as partições e as quiseres utilizares basta ires ao “Something Else” e dizeres quais são os pontos de montagem: seleccionas a partição e fazes change seleccionando /swap para o swap e / para o sistema ubuntu.
      Se for UEFI provavelmente tens que criar a partição boot por este método tal como está no artigo.

      • EuMesmo says:

        Não percebi metade do que disseste :). Já tenho o win8 instalado. Também, na altura da instalação do win8, deixei 2 partições para futura instalação de Ubuntu. O sistema corre com o UEFI. Assim a minha questão é: Ao seleccionar “Something Else” e mantendo as partições que já estão criadas (para Win8/Dados/swap/ubuntu) vou conseguir instalar o ubuntu e manter o acesso ao Win8 sem danificar nada do que existe?

        • Alexsandro says:

          E possivel sim, vai depender da forma como esta configurada as tuas partiçoes…

          Pelo que eu percebi so tens o win8 instalado e criaste partiçoes a pensar numa futura instalaçao do ubuntu, assim sendo quando fores instalar o OS basta indicar a partiçao /, partiçao /home (caso tenhas) e partiçao Swap.

          NOTA: as pastiçoes / e swap convem marcares para formataçao, ja a /home nao seria necessario.

          Mas pelo que eu me apercebi terias o OS instalado com sucesso mas nao apareceria na lista do grub ao reiniciar a maquina devido ao UEFI

  8. djx says:

    Boas,
    porque razão o /boot/ ficou com ext2?

  9. ubunt says:

    Excelente artigo, mais uma vez o pplware na linha da frente a informar o mundo…
    Mas, realmente, isto foi uma grande aventura do Pedro Pinto.

    Ainda ñ percebi muito bem esta história da adpção do UEFI por parte das tais 140 instituições. Rapidez e segurança!??..
    pfff

  10. Alfonso says:

    Fica aqui a dica para o seguinte artigo com cerca de 3 dias: ” Linux Foundation Secure Boot System Released”, sobre o lançamento de recursos para fazer o boot do linux pelo UEFI :

    http://blog.hansenpartnership.com/linux-foundation-secure-boot-system-released/

    Abraço

  11. Pedro Pinho says:

    Muitos parabéns pelo excelente artigo. Veio me ajudar imenso em algumas dúvidas que tinha.

    Continuem assim, abraço

  12. irlm says:

    ativar csm legacy tambem…

  13. Pedro Andrez says:

    Só um pequeno comentário…
    Creio que não é necessário criar uma partição de boot distinta para o Ubuntu. Uma das vantagens do UEFI é que é possível aproveitar uma partição ESP para vários sistemas. Ou seja, Windows (ou qualquer outro SO) e Linux podem partilhar a mesma partição ESP. Creio que é por isso que não apareceu o bootmanager para escolha do SO, logo após a instalação do Ubuntu. Ver aqui mais informação: http://askubuntu.com/questions/233363/install-ubuntu-12-10-on-uefi-along-windows-8

  14. Alexandre says:

    Pois bem, mesmo assim não me convencem. Ainda estou a usar o 12.04 LTS porque já está bastante artilhado e não arrisco, para já, um update para o 12.10. O meu computador nunca teve o prazer de ser apresentado ao windows no boot e assim irá ficar durante muito mais anos!!! Prefiro utilizar aplicações como o virtualbox ou parallel desktop se tenho curiosidade em outros OS.

    Relativamente ao tutorial, é bastante parecido com a maioria dos tutoriais já existentes para dual boot. Uma questão que me parece não ter sido referida é o facto de o Windows 8 já estar instalado aquando da instalação do Linux e isto é uma informação MUITO importante. Se o procedimento for realizado ao contrário (1º Linux e 2º Windows), já os passos a seguir serão diferentes portanto acho pertinente salientar esta informação!!

    Boa continuação de bom trabalho!

  15. Hugo Costa says:

    Muito bom. Trabalho de grande paciência.

  16. Fabio says:

    Pedro pinto estou com duas duvidas:

    1 – Não é possivel instalar o ubuntu sem criar a partição /boot (ext2)?

    2 – E se na parte “Device for boot loader installation” deixarmos o /dev/sda (500 Gb) que já fica por defeito ele não instala grub automaticamente no final da instalação e fica já com os 2 S.O?

    • Pedro Pinto says:

      Boas Fábio,

      Respostas
      1 – Não cheguei a testar sem esse cenário. Decidi meter numa à parte por questões de segurança em não estoirar o boot do Windows
      2 – Pois, vai de encontro à primeira questão. Não testei…há quem diga que funciona.

    • Ricardo says:

      Olá, Fábio! Tive exatamente essas duas dúvidas!!

      1-Fiz a instalação do Ubuntu sem criar a partição /boot. Está funcionando perfeitamente.

      2-No “Device for boot loader installation” deixei a ESP (já criada pelo Win8). Também está funcionando perfeitamente.

      Minha dúvida é a seguinte: sem criar a partição /boot e compartilhando a ESP entre Ubuntu e Win8 um dos (ou os dois) sistemas ficam , de alguma forma, mais vulneráveis? Há riscos de perda do gerenciador de boot para um dos sistemas quando o gerenciador do outro é atualizado?

  17. Jlourenco says:

    Boas!

    Este fim de semana também andei a ver se conseguia fazer um dual-boot win8 ubuntu 12.10. Mas por sorte ou por azar, não conseguia carregar o ubuntu nem por cd nem por livepen. Digo por sorte porque depois andei a pesquisar na net e descobri isto : http://www.baboo.com.br/2013/02/problema-com-ubuntu-em-notebooks-samsung-causa-tela-preta/
    Eu tenho um Samsung NP300E5C.
    Agora gostaria de saber se existe alguma solução para este problema é que Windows 8 não da para mim.

    cumprimentos e muito obrigado pelo tutorial!

    • Diogo says:

      Eu tenho um Samsung o NP550P5C e dá perfeitamente para correr linux (corri o backbox) apartir de uma liveusb, só precisei do iso de uma pen com espaço suficiente e formatada em FAT32 e do programa Lili USB Creator referido no tópico em cima.
      Agora antes de te aventurares é preciso quando aparece o símbolo da samsung no inico do arranque do pc carregar F2 e ir nas definições é desactivar o Secure Boot e mudar para na opção em baixo para a primeira pois ele automaticamente mete UEFI e nós não queremos isso pois isso é que faz o brick ao samsungs nada mais é só desactivar isso escolhendo a 1 opção (desculpa mas nao me lembra agora o nome) e meter na ordem de boot a pen e está pronto.
      O Win8 não dá como assim?

      • Jlourenco says:

        Boas,

        Pois, eu configurei a bios para poder arrancar com o linux mas mesmo assim nao consegui.
        O modelo do teu portatil nao esta nos modelos afectados pelo problema pelos vistos.
        opah, o windows 8 nao da porque nao me oriento com aquilo. Ate pode ser um SO muito bom, mas nao para equipamentos que nao sejal touch, na minha opiniao claro. E nao gosto do windows 8, prefiro o 7 de longe. lol

        • Diogo says:

          Boas

          Pois realmente o meu modelo nao parece constar na lista dos afectados pelo bug mas mesmo assim desactivando o secure bot e escolhendo a opção sem UEFI deveria dar. Consegues pelo menos que te apareça as opção do linux (ubuntu suponho eu), tipo instalar, testar, etc?
          Pois entendo porém para o windows 7 deve ser fácil mudar, optando por uma formatação e instalação de origem, mesmo com UEFI pois o 7 faz parte da Microsoft xD
          A Microsoft só não quer é partilhar utilizadores com o Linux xD, agora se usas o 8, o 7 ou até o Vista e XP isso para eles deve ser quase o mesmo xD

  18. m89 says:

    Boas, após ler este artigo tenho uma dúvida.
    Tenho um pc com o windows 7 ainda com a interface BIOS, gostaria de saber se quiser instalar o windows 8 noutra partição ou mesmo instalar apenas o windows 8(formatar o disco) se vai funcionar com a interface BIOS?
    Esta interface EFI é um firmaware que já vem na motherboard ou é algo criado na altura na instalação do S.O. ?

    Peço desculpa se disse alguma asneira mas sou um leigo na matéria.

    • Jedson says:

      E algo modificado a altura da instalação.Pois servem para dar um suporte melhor as novas mĩdias de armazenamento de dados como a SSD(Solid Stage Drive).

  19. Alexsandro says:

    Boas…

    Ao ver esse turotial surgiu algumas duvidas em relaçao a instalaçao do OSs linux com UEFI.

    Ja faz tempo que nao instalo o ubuntu no pc e nao tenho esse problema em particular porque o meu pc veio de raiz com o win 7, mas de algum tempo para ca tenho testado algumas distros baseadas no Archlinux (Manjaro, Chakra) e me apercebi que no instalador ja existe a opçao de instalar o OS tendo em conta a interface UEFI.

    A minha questao e…

    Sera que a distro Ubuntu e que ainda nao suporta a instalaçao do sistema de raiz com essa interface e outras distros como as que eu mencionei ja suportam, ou sera que teremos que recuperar o grub como foi necessario fazer com o boot repair por exemplo.

  20. Carlos says:

    Aconselho é usarem o Kubuntu em vez do Ubuntu

  21. pixar says:

    Posso ser eu a imaginar coisas, mas cheira-me que a UE vai por mãos à obra e multar mais uns tipos por abuso de posição dominante. Ao impedir (ou tentar) que os utilizadores instalem o SO que mais lhes convém, não por limitações técnicas, mas por imposição da empresa dominante, isso levanta algumas suspeitas.

    • rand says:

      Porque é que os haveriam de multar? Quem usa Arch ou Gentoo (os dois exemplos que conheço)não se preocupa com a UEFI à bastante tempo, agora se as outras distros ainda não implemetaram um sistema de instalação com suporte a UEFI é problema delas ._.

  22. rand says:

    Apenas quero fazer umas pequenas observações neste excelente artigo:

    “Para que tudo corra bem é aconselhável que sejam criadas 4 partições:” esse esquema de 4 partições é o recomendado quando se faz dual-boot entre windows e linux desde antes da UEFI aparecer (o artigo parece indicar que é “apenas mecessário” com UEFI);

    O esquema das 4 partições não é de todo necessario (eu por exemplo tenho /, /boot e /home tudo na mesma partição e não tenho swap)

    • Pedro Pinto says:

      Boas rand,

      Algum motivo para não teres a partição swap? Essa é essencial ao bom funcionamento do sistema

      • Felipe says:

        Deve ter uma boa quantidade de memoria RAM. tornando desnecessário o uso da partição swap

      • Eu says:

        Boas,
        olha que eu também não sou grande adepto da partição swap,principalmente quando o disco é SSD.

      • rand says:

        Tenho um SSD e 8GB de ram e como raramente passo dos 5GB usados a partição swap não é necessária

      • Nao ter uma particao swap e ma politica, mesmo quando existe uma quantisade generosa de ram. se o equipamento estiver ligado algum tempo sem reboots e normal que algumas memory pages sejam marcadas como oldou dirty e o destino dessas pages seria a swap. uma outra questao e o hibernate, se utilizares esta funcao deves ter um swap file ligeiramente superior a quantidade de memoria disponivel.
        se de facto nao quiseres/necessitares de um swap partition/file deves notificar o sistema.

        isso é feito atraves do /proc filesystem em:
        /proc/sys/vm/swapiness (nao tenho a certeza da localizacao pq estou no telefone)
        o comando a utilizar sera entao:

        echo -n 0 > /proc/sys/vm/swapiness

        no entanto nao e bom utilizar um sistema sem swap.

        abraco
        pedro

  23. sakura says:

    o arch tem UEFI e KISS
    http://www.pendriveapps.com/partition-table-editor-ptedit/

    o Ubuntu não sei pq. mas tem a mania de mudar a partição do windows para 17, quando deve ser 07.
    este .sof.
    ja me foi muito util, mas é brincar com fogo!

    UEFI é “Secure boot UEFI 2.2” ? so mesmo o arch é que tinha uma licença para testes. pl – é o q sabia.

  24. neco says:

    Linux = Bagunça

    • lmx says:

      ??

      quando não se domina a coisa , chama-se bagunça 🙂 , quando dominamos chamamos-lhe conhecimento…

      a mesma coisa pode ter significados diferentes, até para a mesma pessoa…pois a experiência muitas vezes faz-nos mudar de opinião em relação a algo…

      será portanto normal ao longo da vida atribuirmos vários termos a uma mesma coisa sem que ela tenha mudado, e muitas das vezes são termos contrários…o que implica uma mudança de atitude, provocada pela experiência, ou pelo conhecimento teórico adquirido e dado como credível…ao longo do nosso percurso de vida…

      cmps

  25. neco says:

    lmx, vc acha q um usuario comum vai fazer oq o expert em linux ai de cima sofreu pra fazer um simples dual-boot?

    nunca….

    por isso o linux não pega …vai ficar restrito a nerds…

    e a microsoft deitando e rolando…

    • Mércurie says:

      Nesse caso, neco, a bagunça não seria culpa da microsoft e fabricantes em complicar uma coisa que já foi simples pra desestimular de vez a livre escolha do usuário?

  26. Marco G. Silva says:

    Excelente artigo.

    Continuem o bom trabalho.

  27. sakura says:

    mas a final não vale a pena aprender a pescar?
    semper se pode ir ao jun..bo ou ao tec. para compar já feito.
    é só a vontade de aprender….

    neste caso o linux não é o culpado mas sim quem tenta usar uefi para
    impedir outro SO ou limitar o uso do equipamento.
    em teoria deveria ser == a BIOS para todos, mas tal não sucedeu…
    como os telemoveis vinculados a um operador. …M. $$$$$$$.

    “”UEFI firmware provides several technical advantages over a traditional BIOS system:[11]
    Ability to boot from large disks (over 2 TiB) with a GUID Partition Table, GPT.[12][13]
    CPU-independent architecture[12]
    CPU-independent drivers[12]
    Flexible pre-OS environment, including network capability
    Modular design “”

    foi boa ideia até ….. mas agora ter de compar uma licença a MS. para ter dual,boot… (linux).
    vou c. 1 Surface Windows 8 Pro pq nã ade ter dual boot?
    afinal é meu ou da MS?

    f:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Unified_Extensible_Firmware_Interface

  28. Danilo says:

    Muito bom o tutorial. Aqui funcionou perfeitamente. Valeu!

  29. Bruno says:

    Boa noite, tenho um portatil Vaio com windows 8que comprei recentemente mas nao sei como aceder a bios que é UEFI 🙁 alguma sugestao?

  30. José Antunes says:

    Boa tarde. Partilho aqui a minha situação.
    Sou utilizador de Ubuntu, no entanto preciso do Windows para algumas coisas.
    Comprei à pouco um Acer que vinha com o Windows 8.
    Tentei instalar o Ubuntu, segui um tutorial igual a este excepto que lá diziam para usar o EASYBCD, mas tal como aqui esse programa não servia. Depois de muita procura usei o Boot Repair, tal como cá. No entanto quando o usei o computador não conseguia arrancar nem com o Ubuntu nem com o Windows nem com Pens em UEFI, aparecendo sempre uma mensagem a dizer que tal se devia a politicas de segurança. Eu penso que seja porque o Boot Repair mexia no windows boot manager e este já não reconhecia sequer a chave do windows.
    Volte então a desativar na Bios o UEFI para arrancar com a PEN com o Ubuntu e voltei a correr o Boot Repair e o computador já conseguia iniciar em UEFI com o Wind8.
    Tenho assim ambos os sistemas mas para arrancar com o Ubuntu tenho de ir a Bios e desactivar o UEFI (escolho a opção legacy que é a alternativa ao UEFI), e depois se quiser arrancar com o Wind8 tenho de fazer o inverso novamente na BIOS.
    Sei que não é nada prático, mas para já não vou mexer mais, vou esperar para ver se irá ser disponibilizada uma solução em condições.

    Cumprimentos e continuação de bom trabalho.

  31. Hugo Figueiredo says:

    Quando carreguei no boot-repair em “Recommended Repair” apareceu-me o seguinte aviso:

    “The boot of your PC is in Legacy mode. You may want to retry after changing it to EFI mode”

    Podem-me dizer como faço isso pff??

  32. Mércurie Janeai says:

    Parabéns pelo tutorial, muito bem explicado, me salvou numa hora de desespero aqui!!
    Tava tentando instalar o ubuntu em dual-boot com windows 7 em um notebook ASUS k45A e aconteceram diversos erros até encontrar esta página.

  33. Excelente artigo !!
    Bom trabalho !!
    Será que somos uma “imensa minoria” ?

  34. Bom artigo !!! Horas poupadas 😉
    Uma dica (ISO de Ubuntu 12.10 já com “boot-repair” instalado):
    http://sourceforge.net/projects/linux-secure/?source=dlp

    http://linuxnopc.blogspot.com

  35. Pedro says:

    Boas a todos,

    Deixo este comentário num pedido de ajuda, isto porque: Tenho o windows 8 instalado no meu ASUS F6V. Entretanto queria instalar o ubuntu para começar a lidar com linux. Tenho uma partição no disco livre e formatada de 20gb já guardada para instalar o ubuntu.
    Fiz download da versão “ubuntu-12.04.2-desktop-amd64” por ter o windows 8 instalado versão 64 bit,gravei num DVD com boot DVD, coloquei na BIOS a arrancar de cd, arranca e tal…mas chega a um ponto que aparece ecran preto com ambiente similar a DOS com a seguinte mensagem:
    “(intramfs) unable to find a medium containing a live file system”…
    O seja fico lixado apartir daqui!
    Alguém me pode dar umas luzes de como resolver??
    E em relação aos problemas referidos com a BIOS e a UEFI, no meu PC tb tem esses problemas, ou apenas nos mais recentes? o meu PC tem BIOS…

    Agradeço a ajuda e não me levem a mal se tiver referido alguma “bacorada”. Os meus conhecimentos informáticos são apenas suficientes..

    Obrigado.

    Pedro

  36. Carlos Renato says:

    Boa noite, muito bem feito esse tutorial, sigo todos os passos,tentei arrancar do CD e nada , baixei o Lili creator e a versão do ubuntu-12.10-desktop-amd64 e criei um pendrive bootável,e nada faço todas as configurações desabilito o Legacy e tudo e nada,aparece a Tela de instalaçãodo ubuntu e tudo mais , só que depois que aparece essa tela o Notebook fica com uma tela preta e num aparece mas nada ,aew tenho que desligar no botão e reiniciar e volta pro Windows 8 , eu solto logo o verbo é uma tremenda sacanagem da Microsoft essa coisa e essa configuração do UEFI, pois comprei o notebook Hp 1000, e num posso instalar o Linux nele simplesmente porque a máquina esta com o Windows 8 e num reconhece o Linux, se fosse para comprar um Notebook e ficar refém unica e exclusivamente de seu sistema operacional teria comprado um Macbook com o sistema O.S Lion ou seja lá qual versão for, agora num posso instalar o Linux e estou precisando dele para estudar porque a Microsoft faz uma porcaria dessas jurando que é pra melhorar o notebook e simplesmente , não vejo diferença, vou mandar esse Windows 8 pro espaço , colocar o Windows 7 ultimate e seja como for,se é minha eu comprei , tenhoo direito de colocar no notebook tudo que eu quiser, sem precisar pedir nada a ninguém, apenas contando coma curiosidade e atrás cada vez mas de conhecimento.
    P.S: pessoal foi mal o desabafo, mas essa aew num dá pra descer.
    Obrigado
    Carlos Renato

    • Zé Bento says:

      A solução ao teu problema:
      “…aparece a Tela de instalação do ubuntu e tudo mais , só que depois que aparece essa tela o Notebook fica com uma tela preta e num aparece mas nada…”

      Quando está no GRUB inicial, onde aparecem as opções, testar e instalar, colocas o cursor na opção instalar e primas a tecla “e” (editar a linha de arranque). Acrescentas a palavra nomodeset antes de quiet splash. Deixa espaços entre todas as palavras ( nomodeset quiet splash ). Prime F10 e vais ter de volta a instalação no ecrã.

    • eu proprio says:

      Quando o ecrã fica preto isso é devido ao ecrã ter baixado a luminosidade. vc tem de ir à luminosidade (que no meu caso é na tecla f3) e aumentar a luminosidade. Vc vera que o sistema esta la e que vc esta no ecra de entrada do LINUX. Boa sorte!

  37. Lord says:

    Boa noite, ótimo post e ajudou muito, mas eu possuo um Notebook HP 1000 e fiz todos os passos acima citados. baixei a versão do linux Ubuntu ubuntu-12.10-desktop-amd64, gravei pelo nero em um dvd e deixei no ponto de usa-lo, testei em meu desktop e funcionou perfeitamente, tentei usar o dvd com o ubuntu e dar o boot de inicialização pelo dvd em meu notebook e não deu em nada ele não leu o dvd, enfim resolvi pergar um pendrive Kingston de 4Gb ,baixei o Linux live creator e peguei a mesma ISO do ubuntu-12.10-desktop-amd64.Fui na Bios desativei o secure boot, e habilitei o Legacy para dar boot pelo pendrive, sai da BIOS e voltei a reiniciar o notebook apertei a tecla ESC e depois a tecla F9, para dar boot pelo pendrive Bootável, apareceu tela com as opções de testar o Ubuntu, e de instalar e as demais opções e cliquei na opção de testar o Ubuntu,ele leu umas informações e do nada a tela sumiu,fiz a mesma coisa e do mesmo jeito só que dessa vez cliquei na versão Install Ubuntu, ele fez a mesma coisa apareceu a interface do Ubuntu , uma tela preta lendo acho eu as informações do pendrive e do nada o notebook ficou como se estivesse Hibernando em uma tela preta sem nada escrito, poderia alguém me ajudar.
    Desde já agradeço.
    Lord

  38. Tiago Pereira says:

    Boa tarde,

    Estou a tentar instalar uma versão do linux que vocês apresentaram ontem no vosso site “cylon”, mas visto que já tenho o Win8 no pc estou a tentar colocar em dual boot.
    Neste momento estou com um problema e não sei como resolver.

    Quando arranco pela pen o Cylon, escolho a opção “something else” e ao passar para a janela para criar as partições não me é apresentada o “free space” ou seja o espaço que eu tenho livre.

    Como posso contornar isto?

    aguardo uma resposta.

    cumprimentos,
    Tiago Pereira

  39. Telmo says:

    Muito obrigado ppl do pplware pelo tutorial

    Desejo-bos tudo de bom…

  40. Pedro Soares says:

    Bom dia a todos e desde já parabéns pelo trabalho desenvolvido pela equipa do pplware.

    Confesso que sou um utilizador curioso e que atualmente tenho um portátil com o Windows 8 e gostaria de instalar o Ubuntu no disco do mesmo para arrancar com o sistema que pretendesse…

    No entanto ao ver este artigo fico com a dúvida se também terei de seguir este procedimento, dado que o portátil não é novo e eu instalei o Windows 8 à posterior… Será que o simples facto de o ter instalado também fiquei com o UEFI activo em vez da BIOS?

    Obrigado pelo esclarecimento,
    Pedro Soares

  41. André de Moraes says:

    Seu tutorial foi muito bom!

    Aproveitando seu conhecimento sobre sistemas operacionais, por acaso você teria conhecimento em fazer um Tri-Boot(Windowsx, mac e ubuntu)?

    Estou quebrando a cabeça para incluir o Mac e até agora não consegui!

    Obrigado.

  42. Dobermann says:

    https://help.ubuntu.com/community/UEFI#Installing_Ubuntu_in_EFI_mode

    Nesta pag. diz que o EasyBCD cannot be used in UEFI mode: thread on EasyBCD forum. But it can be used from version 2.2.

  43. Tiago Delgado says:

    “usando um liveCD com o Ubuntu, instalei o boot-repair para que o boot fosse o Grub2.” Como é que faço isto ?

  44. Matheus says:

    Não funcionou esse Boot Repair. Ele diz que tem detectou o EFI. Não sei o que fazer. :/ Existe outra maneira de recuperar o boot com o Windows 8 sem tirar o Linux?

  45. Muito bom, agora falta um artigo com o secure boot activado 🙂

  46. Francisco says:

    Boas! Sou novato e tenho um N76VZ. E segui os passos do artigo, sem fazer fazer o secure boot, porque no meu boot não havia esta opção. Tenho 2 discos e instalei o Linux mint por USB, em um disco ficando o Windows noutro. Tudo ok…mas, ao entrar no linux a bateria fica sempre (não muda nunca), nos 89% e o pocessador não para de “processar”. No Windows a hora foi alterada para menos uma do real e o processador também não para…isto não é normal.

    Fiz asneira e vou ter de formatar o computador ou há solução?
    Obrigado.

    • “Cheira” a crise de hardware. Se dá nos dois sistemas … coincidência.
      Tenta tirar/meter a bateria com o computador desligado ou/e na BIOS tenta “Default Values”.
      O artigo é para arranque UEFI. O Windows está igual. De certeza. Instala novamente o Linux.

  47. Alex Ávila says:

    Obrigado pelo tutoria Pedro, me ajudou um monte. Como sempre, o PP não decepciona.

    Grande abraço

  48. Roberson says:

    Estou tentando instalar windows 7 junto com Ubuntu 12.04 com UEFI mais não dá certo, alguém já conseguiu ?

    • Mércurie says:

      Eu segui este tutorial e instalei o ubuntu 12.10 e 13.04 junto com windows 7 em um notebook Asus. A diferença é que você vai ter que instalar o ubuntu 12.04.2 64 bits.

      • Roberson says:

        Ta vou ter que instalar o Ubuntu 64 bits pra dar certo o dual boot com 7, mais assim e la opção de boot vai ficar legacy ou UEFI mesmo ? caso for por pendrive terei que ir na opçao security boot e desabilitar, mais e ai opção la vai continuar UEFI mesmo ou terei que mudar para legacy e deixar legacy forever ?

        Já particionei com Gparted as partições necessárias.

        Obrigado!

        • Mércurie says:

          Sobre ser 64 bits é isso mesmo, deve ser 64 bits, a partir do 12.04.2. Aqui não me lembro de ter alterado para o legacy e fiz a instalação por um DVD mesmo.

          • Roberson says:

            Tranquilo, já está instalado o W7 via DVD R, agora e ver se da a para instalar via CD-R o Ubuntu 64 bits, verei se tem que mudar para legacy ou UEFI, UEFI boot tem suas vantagens e desvantagens.
            Thank you

        • Mércurie says:

          Quando fizer, informa qual foi o procedimento, serve de aprendizado.

          • Roberson says:

            Claro, só que vai demorar um pouquinho fazer isso, pois esta corrido pra mim, tem um colega que esta com W7 32 ou 64 bits instalado já vou falar pra ele instalar o UBUNTU 64 BITS pra ver se da certo com o legacy ou UEFI fala pra ele tentar os dois, caso eu não voltar aqui me manda um email daqui ha 15 dias perguntando, roberson.ubuntu@gmail.com este e meu email que uso diariamente

            Hugs

          • thiago says:

            Deu certo?

      • Thiago says:

        Deu certo a instalação?? Vou tentar aqui tb.

        • Roberson says:

          Então Thiago, ainda não instalei por 2 motivos, uma que não apareceu PC ou Note novos com o Boot UEFI e também por falta de tempo ainda não instalei, mais instala ai e ve se dá certo e me passa resultado ok, eu agradeço. Abraço

  49. Roberson says:

    thiago
    16 de Maio de 2013 às 9:48 pm
    Deu certo?

    Não sei se é o mesmo Thiago, mais vou repetir o que disse á ele. “ainda não instalei por 2 motivos, uma que não apareceu PC ou Note novos com o Boot UEFI e também por falta de tempo ainda não instalei, mais instala ai e ve se dá certo e me passa resultado ok, eu agradeço. Abraço”

  50. Tiago Delgado says:

    Tenho essa cena do UEFI no meu PC, para instalar o ubuntu tenho de mudar para CSM boot ou fica na mesmo o UEFI ?

  51. É assim,

    eu não tenho Windows nos meus computadores. Quando preciso disso crio uma máquina virtual XP.

    Portando, quando comprar um hardware desses desativo o UEFI na bios e pronto!!!

    Isso me faz lembrar dos winModens !!! porque será ???

  52. Roberson says:

    Instalando Debian 7 com Win 7 com boot UEFI vamos ver a hora que acabar a instalação se não da problema.

  53. Jéfer says:

    Obrigado, me resolveu a batalha que já durava 2 dias.
    Instalava mas faltava o arranque, o boot-repair foi a chave do sucesso.
    Viva o Linux

  54. Roberson says:

    Iinstalei Debian wheezy 64 bit junto com W7 64 esta funcionando, com boot UEFI

  55. emerson says:

    eu nao usei o boot repair.. fiz de maneira diferente e mais simples.. winstalei o 8… depois o Ubuntu.. e logo quando inicia a maquia aperto F10 e tem a opçao de escolher se quero da o boot pelo ubuntu ou pelo win 8.. simples e facil

  56. Demisson says:

    Se acaso nao conseguirem..sugiro converter a partição para MBR.. Isso é possivel e relativamente fácil..Mas lembre-se: faça o backup antes de tudo. Como a partição em MBR ..vc instala os dois SO sem problemas.

  57. Anderson says:

    Boa tarde,

    Comprei um notebook ASUS com windows 8 instalado.

    Não quero retirar o windows, quero instalar UBUNTU em dual boot com o windows já existente.

    Esse tutorial funciona para isto?

  58. Tony says:

    …”indicar na BIOS que o sistema deverá arrancar pela PEN/dispositivo USB”…
    Cara, com essa tal UEFI estou tendo dificuladade até para dar esse comando de iniciar pelo PEn.
    Como faço?

  59. coiso says:

    os meus agradecimentos ao Pedro por este artigo. As dores de cabeça que tive á pala do uefi.
    o teu tutorial foi de inicio ao fim, tiro e queda e sem nenhuma falha. Limpinho. finalmente, depois de tanto tutorial que li na net.
    OBRIGADÃO PÁ!

  60. Filipe Monteiro says:

    Este método tambem funciona com o ubuntu 13.04?
    É que eu estou a ter algums problemas durante a instalação do ubuntu… Eu tenho o windows 8 instalado. Quando estou na parte de escolher como quero instalar, eu escolho “instalar juntamente com o windows 8″, e ai, o ecra fica preto, aparece um comando a dizer “exit”, e o pc reinicia… Depois, vai parar automaticamente ao windows 8, como se nada tivesse acontecido… Que faço

  61. Paulo says:

    Parabéns pelo tutorial!
    Eu comprei recentemente um notebook DELL Inspirion que veio com o Windows 8 e com medo de perder o suporte devido à formatação, preferi manter o Windows 8 e fazer dual boot com Ubuntu.
    Tentei diversas maneiras de realizar o dual boot fazendo o arranque através do Windows Boot Loader, incluindo utilizando o EasyBCD, que nunca funcinou…
    Mas o seu passo-a-passo utilizando o Grub como gerenciador de boot funcionou perfeitamente!

  62. Ismael says:

    Ola estou com uma duvida qual dos sistemas eu instalo primeiro.

    • Mércurie says:

      Instale primeiro o windows e posteriormente o Ubuntu, ao instalar o ubuntu por último e instalando o GRUB (gerenciador de boot) certinho, o GRUB reconhece os sistemas operacionais na máquina, inclusive o windows e dá tudo certo. Se instalar o ubuntu primeiro, ele vai instalar o grub, mas o windows depois desfaz.
      Não sei lidar com o gerenciador de boot do windows então instalo ele primeiro.

  63. em que partição e diretório você instalou o boot-repair já que estava em um LiveCD?

  64. miguel says:

    O meu portatil tem 2 botoes power off!!
    é possivel eu carregar no botao1 e arrancar com o linux ou carregar no botao 2 e arrancar com om windows??

  65. mais ainda num sei qual partição foi instalado o boot-repair

  66. Fabricio says:

    Já vi vários tutoriais e sempre tenho pequeno problema de sempre estarem meio desatualizados em certos pontos. O melhor meio que vi atá agora de resolver o problema do boot loader no final foi com esse boot repair MAS como eu disse a desatualição matou o processo no fim. Quando baixei o aplicativo ele estava em uma versão mais atualizada e que ironicamente só servia pra 32x. Fui ate o site que o aplicativo indicava para baixar a outra versão que tecnicamente serviria para o 64x mas só tive dor de cabeça e nada deu certo… Estou a ponto de deletar esse Ruindows 8, original ou não ‘-‘

  67. Murilo Lopes says:

    Esse método também funciona com o Ubuntu 13.04?

  68. ricardo says:

    Boas, tive um problema ao instalar o ubuntu. Fiz tudo como o tutorial, usei o repair boot, mas quando reiniciei o computador. Apareceu umas letras brancas no ecra(para carregar no TAB,ect). Agora nao consigo iniciar o windows 8, da um erro, e nao sei o que ei de fazer. Tambem nao consigo aceder ao F9 como diz no manual do PC. POR FAVOR, AJUDA. URGENTE

  69. André Lagos says:

    Boas, eu tenho um asus t100 gostaria de lhe instalar o ubuntu.
    Segui o tutorial e não consigo fazer boot pela pen, o pc arranca automaticamente para o windows.
    Alguém me pode ajudar ?

    Obrigado

  70. Santos says:

    Boas, Pedro P.

    Será que existe alguma forma de instalar o Windows 8/8.1 em mesa UEFI por DVD com o Secure BOOT ativado ???
    Se houver P.F. diga qualquer coisa, porque eu já fiz várias tentativas e até agora nada em concreto.
    Não basta ter a ISO de 64 bits e gravar em DVD porque assim com o Secure BOOT ativado não reconhece o DVD como dispositivo de arranque, terá de ser efetuada alguma alteração nos ficheiros da ISO antes de ser gravado o DVD, fica a pergunta, talvez sim ou talvez não ???

  71. André says:

    Tentei com as três partições:

    1- /boot – para instalação do boot do sistema
    2- / – Para instalação do sistema de ficheiros
    3- swap – partição dedicada à chamada memória virtual

    e não deu certo, dai tentei sem a 2ª e deu certo.

  72. Gilson Silva says:

    Eu já fiz dual boot varias vezes e nunca tive esse tipo de problemas e nunca criei partição especial EXT2 para BOOT do Sistema sempre sigo o mesmo procedimento faço três partições ( / home swap ) instalo primeiro o Windows e depois o Ubuntu pois fazendo isso você não terá nenhum problema quando for iniciar o computador porque o GRUB ( gerenciador de boot ) do Ubuntu vai reconhecer o Windows aí é só você escolher com qual sistema quer iniciar e dar enter e você estará dentro do sistema escolhido simples assim mais lógico que dependendo de seu computador você terá que alterar as configurações da Bios no meu caso não precisei fazer nada disso e deu tudo certo.
    Obs: Eu usei Wndows 7 em Dual Boot com o Ubuntu!

  73. Wagner says:

    Boa noite galera, alguém poderia me ajudar, sou leigo nesse assunto, mais pretendo entrar p era ubuntu, tenho um not da dell, com windows 8.1, “pirata” alguém me da alguma dica ou link que eu possa fazer um Dual Boot no meu aparelho, me falaram que a galera aqui manda mega bem, desde já agradeço.

    • Mércurie says:

      Acho que esse daqui foi o melhor tutorial que já encontrei pra fazer dual boot de Ubuntu com windows 7/8 com UEFI e secure boot. É muito provável que o mesmo seja válido também para windows 8.1

      • Wagner says:

        Obrigado, vou testar e depois comento aqui, grato pela atenção =)

      • wagner says:

        Consegui fazer o dual boot, com ubuntu 13.10, mais to com um problema, a bateria do meu notebook esta descarregando muito rápido, alguém sabe o que posso fazer p melhorar seu consumo? e queria tbm mudar a “ordem” do boot, quero colocar o windows 8.1 em primeiro lugar, pois meu irmão tbm usa meu note, por favor se alguém souber como fazer, me ajude…

  74. joao says:

    segui as orientações e consegui instalar o ubuntu em dual boot com o win8.

    Ao aplicar o boot-repair deu erro.

    E ao inicializar, aparece o grub mas só consigo entrar direto no ubuntu (antes isso do que no win8!).

    Ao tentar acessar o win8 ele volta para a tela de escolha.

    o que posso fazer é clicar na opção de boot e daí f9 e ir pelo caminho até encontrar o do win8

    Alguma sugestão para resolver este problema?

    obrigado

  75. incomodado says:

    Comigo é exactamente ao contrário. Mas atenção que estava perfeito quanto instalei em dual boot. Com uma actualização do Win 8 esse Win 8 passou a iniciar o computador e começa sempre com o Windows 8. Para ter acesso ao Linux tenho de carregar no F9 e ir ao Boot . Depois tenho de carregar no Linux para iniciar em Linux. Não vou fazer nada porque até que prefiro assim. Começa com o Win 8 e só se eu quiser ir ao Linux é que tenho de ir via f9.

  76. joao says:

    seguindo as sugestoes em http://www.zdnet.com/my-experiments-with-multi-boot-selection-with-uefi-boot-manager-7000013627/

    de trocar os arquivos, passou a inicializar com o ubuntu, que para mim eh melhor…no win s[o uso um unico software…

  77. André says:

    Tenho o w8 instalado e estou execuntando seu tutorial.
    Minha dúvida é quando entra para criar as partições:
    Ja vem tudo criado até a sda5, e meu free space esta zerado, minha dúvida é perder o que esta no windows….
    Como faço ?

    • Mércurie says:

      André, já fiz no windows7 não sei se o 8 manteve mas tem um programa lá que o nome é gerenciador de disco. Ele permite reduzir o tamanho de alguma partição, nesse caso você vai nele e reduz a partição em que está instalado o windows, ele vai te dizer o máximo que pode reduzir.
      É possível também dar boot no livecd do ubuntu e usar o gparted para reduzir a partição, mas pode dar problema, eu fiz isso uma vez e corrompeu o windows tendo que reinstalá-lo.

  78. Jose Clailton says:

    Olá, muito bom o seu tutorial Pedro. Gostaria de saber se tem como eu fazer dual boot, mas já tendo instalado no micro o UBUNTU e depois colocar o Windows 8. Eu deixei um pedaço do disco em aberto para instalar o windows 8. Agradeço desde já a ajuda.

  79. Pedro Junior says:

    Esse seu tutorial salvou a minha vida, eu queria tirar uma dúvida, to querendo fazer uma máquina tri-boot, ae eu ja tenho o win 8 e o linux mint, agora eu quero instalar o fedora, funcionaria de boa o instalando e usando boot repair?
    Apareceria os 3 sistemas operacionais como opções no grub?

  80. Lauro Júnior says:

    Após muitas dores de cabeça para os usuários, parece que o problema foi resolvido sem precisar fazer todo esse procedimento. Instalei ontem o Mint pra fazer dual boot com o Windows 7. Após verificar que o dual boot não estava funcionando, tentei um update && upgrade. Bom, após atualizar todos os pacotes e reiniciar a máquina o dual boot voltou a funcionar normalmente. Não fiz testes com outras versões mas acredito que deva funcionar também. Então antes de realizar qualquer procedimento tente o velho e bom update. !m!

  81. BMJ says:

    Só um a parte, este tutorial é para ser usado UEFi com MBR o que não recomendo (MBR pois vejo partições em logial)
    O que recomendo é UEFI com GPT não é difícil mas eu acho que é o melhor…
    Eu no meu caso limpei o disco por completo, depois no something else criei uma nova tabela de partições e escolhi GPT, por fim o disco tem de ficar assim:
    /dev/sda1 biosgrub 1Mg
    /dev/sda2 Efi boot partition 511Mg
    /dev/sda3 NÃO USAR (reservar o espaço que quiserem para windows no meu caso 100Gb
    /dev/sda4 NAO USAR (reservei 500Gb para os Documentos) (OPCIONAL)
    /dev/sda5 / ext4 30Gb (espaço à vossa escolha)
    /dev/sda6 Swap 8Gb
    depois de gravar estas partições com o ubuntu installer, cancelei a instalação e instalei primeiro o Windows 8.1 depois voltei ao instalador do Ubuntu e instalei o Ubuntu, só fiz assim para não ter de recuperar o grub, mas podem instalar primeiro o Ubuntu e depois o Windows…..

  82. Ghost' says:

    Quanto a questão do boot manager para escolher qual dos sistemas a arrancar… acho que bastava iniciar o windows, abrir o msconfig e no separador “Arraque” definir o Linux como SO predefinido e resolveria o problema… fiz essa expriência já ha algum tempo e acho que resolvi esse problema desta maneira mas já não me recordo com precisão…

  83. Andy says:

    Gente! Estou desesperada, haha. Assim, eu usei todas as dicas que estão neste site aqui: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Instalando-Ubuntu-em-dual-boot-com-Windows-8-UEFI

    Segui todo o passo-a-passo que tem lá, direitinho. Mas quando mando executar (pelo terminal) o bendito programa “boot-repair” ele fica inicializando forever. Já vi em outros fóruns que este parece ser um “bug” relativamente comum no programa, só que não entendi como se conserta isso. Afinal, de que adianta ter o programa se não dá pra usar? Haha.

    Espero ajuda. Obrigada!!!!

    P.S.: meu note é um SIM+ Positivo que veio com Win8 e eu estava (e estou ainda) só conseguindo dar boot pelo pendrive com Linux.

  84. Lucas Mugica says:

    Boa tarde senhores.

    Eu segui o passo a passo, mas parei láá no inicio. Pois quando vou iniciar a instalação do linux normalmente, não aparece nenhuma partição, sendo que eu já as criei antes.

    Já tentei por pendrive, por cd, na verdade não sei mais o que eu faço. Mas utilizar uma vm com o linux está comprometendo e muito o desempenho.

    Aguardo alguma ajuda, Obrigado.

    Ótimo trabalho.

  85. Pedro says:

    Boa noite, quando instalo o boot repair e faço “recommended repair” ocorre o seguinte erro:

    ” the current session is in legacy mode. Please reboot the computer, and use this software in an EFI session. This will enable tjis feature. For exemple, use a live.USB of Boot-Repair-Disk-64bit, after making sure your BIOS is set up to boot USB in EFI mode”

    Como tal apesar de ter a instalação do linux completa não consigo aceder à mesma pois o sistema inicia automáticamente com o windows 8.1

    Alguém me pode ajudar?

  86. Wagner says:

    Boa noite, eu tenho o mesmo problema que o Pedro. Ocorre que meu drive de USB não inicializa em UEFI mode. Criou-se um círculo vicioso. Eu utilizo a pendrive e inicializo o sistema (em Legacy mode), o Boot-repair avisa que não consegue reparar pois o sistema está em “legacy mode”, mas se eu volto para UEFI eu o sistema não inicializa pela pendrive. Algum amigo pode ajudar? Meu note é um Lenovo.

    • Roberto says:

      Olá, Wagner! Tenho um notebook Dell, por isso não sei se nossas máquinas se comportam da mesma forma. No caso do meu laptop, bastava eu desligar a opção Secure Boot, deixando a modo “UEFI” selecionado que o notebook já iniciava pelo drive de USB. Dessa forma, meu único entrave a iniciar pelo USB é a opção Secure Boot. Tente isso!
      Inclusive, depois de instalar o Mint no meu laptop, bastou eu retornar a opção do boot de “legacy” para “UEFI” que os dois sistemas já estavam disponíveis para seleção (por meio do grub), ou seja, não tive sequer o trabalho de instalação do boot-repair, conforme o passo recomendado pelo Pedro.

  87. renato says:

    Ola Eu agradeco as informacoes sobre esse tema e por compartilhar essas informacoes. Muito obrigado e abs,

  88. Daniel says:

    Fiz todo o procedimento, conforme tutorial. Porém depois de instalar o ubuntu fiz a reinicialização que o linux pediu, mas caiu janela que contia a seguinte mensagem:

    Booting…
    error: unknown filesystem.
    Entering rescue mode…
    grub rescue>

    Não tenho ideia do seja o erro acima, poderia me ajudar?

  89. Roberto says:

    Olá, Pedro! Agradeço muito a sua ajuda. São de pessoas assim que a comunidade de software livre precisa. Fiz o procedimento passo-a-passo testando algumas variações em meu novo Notebook Dell Inspiron 14-5448. Tentei instalar o Mint 17.1 “Rebecca” Cinnamon. Na primeira tentativa, fiz a separação das partições, conforme sua recomendação. Porém, não havia colocado a opção boot como “legacy”. Não sei se isso teve alguma influência, mas o fato é que a instalação falhou por conta de não conseguir instalar um pacote relacionado ao grub (grub2-alguma-coisa ou alguma-coisa-grub2).
    Quando digo que não sei se isso teve influência, é porque ontem minha internet sem fio estava instável. Daí, não sei se a instalação falhou da primeira vez por conta da conexão com a internet ou por causa da opção de boot. Por via das dúvidas, segui seu conselho e mudei de “UEFI” para “Legacy”. Não sei se a internet ajudou ou se a opção foi determinante; o fato é que, dessa vez, a instalação foi um sucesso.
    Quando reiniciei o notebook, o computador não iniciou qualquer sistema. Lembrei que se tratava da opção “Legacy” ativada (já tinha me acontecido isso antes, porém apenas com o Windows instalado). Quando retornei a opção para “UEFI”, voilá: os dois sistemas estavam funcionando em perfeita harmonia, com opção de escolha pelo grub, sem que houvesse a necessidade do passo referente à instalação do boot-repair.
    De qualquer maneira, obrigado por tudo e continue com essa força de vontade incrível de ajudar o próximo! Abraço!

    P.S.: a opção que notei ser estritamente necessária nesse laptop para fazer outros sistemas funcionarem, é a questão de desabilitar o Secure Boot. Essa sim está testada e aprovada e, sem ela, sequer consigo dar boot pelo pendrive.

  90. Carlos Cidade says:

    Boas. Instalei o ZironOS num PC com Windows 10.
    Quando o PC inicia no menu do boot não aparece a opção de iniciar o Windows 10, mas sim 2 opções para iniciar o “Windows Recovery Enviesamento (loader)”. O Windows aparentemente inicia normalmente, funciona bem e não aparece nenhuma informação de estar no modo recovery.
    Eu só quero o Windows por 2 programas que não funcionam no Linux mas gostaria de saber se há problema nisso e como o solucionar?

    Fiz a reparação de inicialização no linux.

  91. TIAGO says:

    Olá, gostaria de vossa ajuda. A BIOS está configurada como UEFI (boot não seguro), instalei o Ubuntu MATE 16.04 LTS numa partição / ext4. Ao reiniciar, não encontra o Linux, somente o Windows 10.
    Como posso resolver o problema?

  92. J0n4s says:

    Como instalei um penta-boot no meu portátil HP.

    1. Criei uma conta Microsoft – obtive licença digital;
    2. Criei uma usb do windows 10 e testei-a;
    3. Desfragmentei o disco;
    4. Baixei e instalei o Minitool Partition Wizard Free – o melhor!;
    5. Particionei o disco conforme havia planeado;
    6. Instalei o Fedora com 3 partições: /boot, /boot/efi e /;
    7. Reinstalei o Win 10 e apaguei a partição sua efi – Há quem diga que estou a falar parvoíces, mas com ela eu não conseguia instalar nenhuma outra distro linux a não ser o Fedora e o Ubuntu. Mas sem ela instalo qualquer uma que tenha suporte efi. Deixei apenas duas partições: MSR e C para o Windows 10 e chega;
    8. Instalei o Debian 9.3 unofficial que tem firmware non-free;
    9. Instalei o Kali;
    10. Instalei o Parrot;

    Sempre apontando para a partição efi criada pelo Fedora!!!
    Tudo roda á perfeição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.