Microsoft quer pôr 25.000 alunos do ensino básico a programar
A Microsoft Portugal lançou uma nova edição da Kodu Kup dirigida aos alunos do 3º e 4º ano das escolas do primeiro ciclo do ensino básico que participam no projeto Introdução à Programação.
Desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, a iniciativa vai impactar cerca de 25.000 alunos a nível nacional, num total de 225 agrupamentos de escolas e mais de 1223 turmas e 578 professores.
De uma forma lúdico-pedagógica, a Kodu Kup pretende estimular o interesse e a iniciação dos mais jovens no mundo da programação, bem como promover o desenvolvimento da literacia e competências digitais, a par da colaboração e pensamento inovador. Integrada no programa curricular, a iniciativa prevê uma a duas horas semanais de aulas de programação, no âmbito das quais os alunos serão desafiados a criar jogos e capas diferentes e inovadoras.
Para participar no Kodu Kup, os alunos têm de pertencer às escolas que fazem parte do projeto de Introdução à Programação, e constituir equipas de pelo menos quatro elementos, todos da mesma escola. Com o apoio do professor coordenador do projeto, cada equipa tem até 10 de abril de 2016 para concorrer com o seu jogo e capa à competição nacional.
A criatividade e o aspeto visual da capa, a complexidade e experiência proporcionada pelo jogo, a par da sua interface visual são alguns dos critérios segundo os quais o júri irá avaliar os trabalhos desenvolvidos. O jogo premiado será aquele que reunir maior pontuação em cada escalão.
Com esta iniciativa estamos a contribuir para desenvolver as competências digitais dos mais jovens e, desta forma, a prepará-los para as competências de uma sociedade cada vez mais tecnológica. Foi com enorme satisfação que apoiámos esta iniciativa da Direção-Geral da Educação, e que vemos agora o entusiasmo e o envolvimento dos professores e dos alunos, cumprindo o nosso objetivo de contribuir para valorizar práticas pedagógicas inovadoras que estimulam o conhecimento e criatividade destas crianças. Esperamos que este concurso seja mais um incentivo à programação junto dos mais novos.
Vânia Neto, Diretora para a área da Educação na Microsoft Portugal
Para participar na Kodu Kup, as escolas que participam no projeto de Introdução à Programação devem submeter as inscrições dos participantes até 13 de novembro de 2015 através do formulário disponível em http://1drv.ms/1NvVswg.
Este artigo tem mais de um ano
Metam mas é as crianças a programar em phyton e a usar linux. https://www.python.org/
E poderá haver, logo que haja uma iniciativa do género pela Python Foundation, neste campo a Microsoft tem estado forte com a Imagine Cup, Kodu Cup e Microsoft Roadshow.
No entanto, não acho que Python seja uma boa ideia para crianças do 3º e 4º ano fazerem jogos (objetivo principal da Kodu Cup), Scratch ainda seria aceitável.
para que? para isso mais vale começarem logo em java que é a mais usada
Python seria uma boa ideia, porque é uma linguagem facil e parecida com Ingles e seria uma maneira de aprederem ingles. Mas acho que devia aprender primeiro engenharia da computação e como se proteger…ect
Imagino que seja mais fácil aprender a programar do que engenharia da computação – eu sei programar em python (e aprendi Basic nos velhos tempos do ZX Spectrum) e não percebo nada de engenharia da computação
Python deve vir a seguir.
Kodu e Scratch para alunos com 8-10 anos.
Python >=11 anos.
Se isto tem a ver com isto [https://en.wikipedia.org/wiki/Kodu_Game_Lab] (e pelo nome deve ter), duvido que possamos chamar a isso “programar”
Microsoft a preparar o ataque aos futuros programadores de baixo valor.
De burros eles não tem nada não. 🙂
Isso de programadores de baixo valor é algo que afecta Portugal :D. Nada tem haver com a Microsoft.
Se por programador de baixo valor estás-te a referir a um programador .NET, então fica sabendo que podem desenvolver para Windows, Mac, Web, Embedded Systems, Android, IOS, Unity, Autocad, ArcGis, etc.
Nada mau para um programador de baixo valor…
deixa la, so pelos comentarios deles é obvio que trabalham no ramo da camionagem 🙂
Até podem trabalhar nesse ramo! O .net pode ser aplicado em empresas de qualquer ramo!
Quem sabe se a próxima grande aplicação de gestão logistica / frotas de camiões não será feita em .NET 🙂 .
Onde trabalho temos hardware/drivers proprietário. Também desenvolvemos drivers próprios para outros dispositivos de forma a termos mais controlo na comunicação e fazemos tudo com ferramentas M$ e. NET e até ver não tivemos problemas 😀
será que sou o único a achar isto estúpido? uma criança dos 6 aos 9 anos precisa é de andar na rua a brincar, aprender a ler e escrever e pouco mais!! como raio se vai ensinar a 1 miudo a programar quando ele ainda mal sabe ler ou escrever?
é como ensinar-lhes inglês ainda eles mal entraran na 1ª classe… é pra deixar de haver lingua portuguesa e adotar ainda mais estrangeirismos??
se for para criar “conceitos” de jogos, ou seja, criar capas, hitórias e afins como entendi que está na noticia, tudo bem, estimular a imaginação e criatividade é de louvar, agora, ou o titulo está errado, ou então a minha opinião mantem-se, pequenada precisa é de berlindes e piões, não de mais máquinas na mãe, conheço crianças que mais rápido aprender a usar 1 telemóvel ou tablet que o caderno e o lápis
Concordo plenamente, existem tempo para tudo. Hoje em dia ensinam tudo as crianças menos a “serem crianças”.
as crianças aprendem tudo mais rápido!!
se ensinares uma criança a brincar e assim é o que ela vai fazer.. não lhe metas um tablet para a mão a espera que ela queira ir lá para a fora jogar a bola ou andar de bicicleta
“Marco Nunes” e “Dave Snow”,subscrevo tudo o que vocês disseram.Em absoluto !!
Calma!! Eles não vão aprender a compilar o kernel do unix e a fazer hackintosh no magalhães!!
vão aprender apenas a lógica e o básico!!
o inglês é uma língua “universal” não é para adoptar estrangeirismos nenhuns
mas a web e a era digital não são o futuro? a internet não é um bem básico?
eu quando estou com os putos meto-me a jogar a apanhada, escondidas e assim nada de smartphones e computadores!! isso também é influenciado por vocês, por nós.. ensinem as crianças a aproveitar os momentos, a jogar a bola, a desenhar, a jogar a apanhada e escondidas em vez de meterem um tablet ou smartphone para a mão para eles verem bonecos!!
concordo plenamente, a responsabilidade é dos pais. Só que hoje em dia uma grande maioria a preocupação por isso é nula e é mais fácil mante-los quietos dando gadgets pras mãos deles.
penso que há coisas mais interessantes pra eles aprenderem a fazer, no ensino básico, sou programador e no meu tempo aprendia a fazer bonecos de Bolling com cartuchos de rolos de papel higiénico, esculturas em barro, desenhos em espelhos, etc… aliás, uma das minhas actividades favoritas com 6 anos era contar migalhas do pão com os amigos a ver quem tinha mais… enfim, devo tar velho só pode….
Exploração de trabalho Infantil
Escolas ensinam matemática, inglês, francês, geografia, história e outras coisas. Ensinar a programar é só mais uma. Não vejo isso a contar como exploração infantil se eles só vão usar esse conhecimento para uso profissional quando se formarem, em outras palavras, quando tiverem idade para trabalhar.
Agora não sejas criança e trabalha :p
Também deves ser professor escolas ensinam matemática, inglês, francês, geografia, história acho que andam a ensinar mal basta e ver os comentários no tuga.io http://bit.ly/1M3tvde que a maior parte dos portugueses nem sequer sabe ver um filme em inglês é só comentários não a legendas em português mais vale é ensinar estas crianças aprender inglês como deve ser mas não o que se vê é isto ministro da Educação e Ciência acaba com inglês obrigatório no 1º ciclo http://bit.ly/1MUqNDe e agora vão aprender o Kodu.
… caça talentos,… no meio de 25.000 alguns vão se safar !!!
não estou a vê-los a criar sistemas de raiz para empresas ou a fazer apps para IOS, ANDROID, WINDOWS, BB10 e Etc..
A Microsoft Portugal e Ministério da Educação e Ciência primeiro tem de perguntar aos Pais dessas crianças se concordam com isto segundo o que estás crianças vão receber em troca da Microsoft nada como o costume acho que quem vai receber são as escolas portuguesas uma copia do windows 10 por este andar não vai faltar muito estão as crianças portuguesas a fabricar componentes nos intervalos para Microsoft.
ahahah +1
quando as crianças aprendem inglês ou a desenhar o que ganham em troca? nada…. eu acho que elas desenvolvem algumas capacidades não sei
Infelizmente cada vez mais haveram estes programas. É muita pena que as industrias de medicamentos que são as industrias que sempre foram afortunadas não têm estas iniciativas para ajudar os jovens a serem médicos e cientistas… infelizmente estas medidas neste caso serve apenas para fazerem o custo de mão de obra nestas áreas cair a pique.
Primeiro o ministro da Educação e Ciência acaba com inglês obrigatório no 1º ciclo http://bit.ly/1MUqNDe
e agora querem por os alunos do 3º e 4º a programar ainda por cima com a Microsoft envolvida está historia está mal contada.
esse ódio pela microsoft….. aposto que Elementary OS
no minimo instalem o Kodu i ver do que se trata………
Python c# ?????????
o kodu é mais como o lego …. ou office.
eles vão aprender praticamente a fazer lego…
100% Se passar da intenção, faço saudação zarei com espírito. http://3.bp.blogspot.com/-EbonICmP-5A/UjJUJ_Y6gQI/AAAAAAAAAX4/Iotj98GJ8MQ/s1600/zarei.png
Isto vem do mesmo MEC que mandou os cursos profissionais de Informática para a última prioridade, para colocar na primeira linha os cursos relacionados com a agricultura, caça e pesca. Nunca as TIs foram tão desvalorizadas no sistema de ensino Português e agora isto ?
Não se enganem: à semelhança do tão apregoado vocacional, que pouco mais é que ensino low-cost comparticipado pelas empresas (e um excelente “balde” para onde atirar os alunos problemáticos), isto só existe porque não dá grande despesa e há “apoio” de uma empresa. Tal como os exames de Inglês da Univ. Cambridge, co-financiados por interesses nada inocentes. Este MEC não dá ponto sem nó e qualquer melhoria aparente quase sempre se reveste de corte de despesa.
A programar ?? Coitadas das nossas crianças.Mal têm tempo para brincar,quanto mais agora ensiná-las no 1º ciclo(nos 3º e 4º anos),a programar !! Deixem-nas brincar !! Qualquer dia temos crianças sem emoções nem sentimentos à flor da pele.Deixem a programação para o 9º ano de escolaridade,aí está bem.Agora,no 1º ciclo ?? Até tenho pena das crianças,fogo.E outra coisa:se há muitos/as que com uma licenciatura nem dominam sequer uma qualquer linguagem de programação,vão agora ensinar crianças com 8 e 9 anos a chatearem-se com isso ?? Ora,ora !!
E vais pôr os alunos do 9º ano de escolaridade a fazer drag and drop de blocos com bonequinhos que é o que consiste o Kodu?
O Kodu não é uma linguagem de programação do género Python / C# / Java, é mesmo uma linguagem para crianças em que apenas têm de brincar com os blocos tal como o Scratch.
De todos os comentários que li por aqui deu logo para entender que nenhum é de um professor.
Não sei qual é o intuito da microsoft. Se é criar programadores, se é fazer uma seleção de possíveis “master minds”. Aquilo que sei é que é possível através desta aplicação desenvolver o raciocínio lógico, trabalhar questões relacionadas com orientação espacial, distâncias, unidades de medida, etc..
Isso é o que importa para a educação dos alunos … o processo é bem mais importante que o produto final (se o jogo ficou bom? bonito? who cares!!!)
!!! ISTO !!!
a programação ajuda imenso na lógica e raciocino!! ajuda imensa com a matemática também..
uma vez mexi em algo parecido ao que eles vão fazer.. mexi no scratch e aquilo é como lago, montar blocos e ver o boneco a mexer!!