PplWare Mobile

Microsoft quer pôr 25.000 alunos do ensino básico a programar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Alex says:

    Metam mas é as crianças a programar em phyton e a usar linux. https://www.python.org/

    • Pedro says:

      E poderá haver, logo que haja uma iniciativa do género pela Python Foundation, neste campo a Microsoft tem estado forte com a Imagine Cup, Kodu Cup e Microsoft Roadshow.

      No entanto, não acho que Python seja uma boa ideia para crianças do 3º e 4º ano fazerem jogos (objetivo principal da Kodu Cup), Scratch ainda seria aceitável.

    • alkjsdlkajsd says:

      para que? para isso mais vale começarem logo em java que é a mais usada

    • Carreiro says:

      Python seria uma boa ideia, porque é uma linguagem facil e parecida com Ingles e seria uma maneira de aprederem ingles. Mas acho que devia aprender primeiro engenharia da computação e como se proteger…ect

      • Miguel Madeira says:

        Imagino que seja mais fácil aprender a programar do que engenharia da computação – eu sei programar em python (e aprendi Basic nos velhos tempos do ZX Spectrum) e não percebo nada de engenharia da computação

    • Bruno says:

      Python deve vir a seguir.
      Kodu e Scratch para alunos com 8-10 anos.
      Python >=11 anos.

  2. Miguel says:

    Se isto tem a ver com isto [https://en.wikipedia.org/wiki/Kodu_Game_Lab] (e pelo nome deve ter), duvido que possamos chamar a isso “programar”

  3. Rui C says:

    Microsoft a preparar o ataque aos futuros programadores de baixo valor.
    De burros eles não tem nada não. 🙂

    • Mark says:

      Isso de programadores de baixo valor é algo que afecta Portugal :D. Nada tem haver com a Microsoft.

    • Pedro says:

      Se por programador de baixo valor estás-te a referir a um programador .NET, então fica sabendo que podem desenvolver para Windows, Mac, Web, Embedded Systems, Android, IOS, Unity, Autocad, ArcGis, etc.

      Nada mau para um programador de baixo valor…

      • alkjsdlkajsd says:

        deixa la, so pelos comentarios deles é obvio que trabalham no ramo da camionagem 🙂

        • Fábio says:

          Até podem trabalhar nesse ramo! O .net pode ser aplicado em empresas de qualquer ramo!

          Quem sabe se a próxima grande aplicação de gestão logistica / frotas de camiões não será feita em .NET 🙂 .

      • Mark says:

        Onde trabalho temos hardware/drivers proprietário. Também desenvolvemos drivers próprios para outros dispositivos de forma a termos mais controlo na comunicação e fazemos tudo com ferramentas M$ e. NET e até ver não tivemos problemas 😀

  4. Marco Nunes says:

    será que sou o único a achar isto estúpido? uma criança dos 6 aos 9 anos precisa é de andar na rua a brincar, aprender a ler e escrever e pouco mais!! como raio se vai ensinar a 1 miudo a programar quando ele ainda mal sabe ler ou escrever?

    é como ensinar-lhes inglês ainda eles mal entraran na 1ª classe… é pra deixar de haver lingua portuguesa e adotar ainda mais estrangeirismos??

    se for para criar “conceitos” de jogos, ou seja, criar capas, hitórias e afins como entendi que está na noticia, tudo bem, estimular a imaginação e criatividade é de louvar, agora, ou o titulo está errado, ou então a minha opinião mantem-se, pequenada precisa é de berlindes e piões, não de mais máquinas na mãe, conheço crianças que mais rápido aprender a usar 1 telemóvel ou tablet que o caderno e o lápis

    • Dave Snow says:

      Concordo plenamente, existem tempo para tudo. Hoje em dia ensinam tudo as crianças menos a “serem crianças”.

      • JustQuit says:

        as crianças aprendem tudo mais rápido!!
        se ensinares uma criança a brincar e assim é o que ela vai fazer.. não lhe metas um tablet para a mão a espera que ela queira ir lá para a fora jogar a bola ou andar de bicicleta

    • Homo Erectíssimo says:

      “Marco Nunes” e “Dave Snow”,subscrevo tudo o que vocês disseram.Em absoluto !!

    • JustQuit says:

      Calma!! Eles não vão aprender a compilar o kernel do unix e a fazer hackintosh no magalhães!!
      vão aprender apenas a lógica e o básico!!

      o inglês é uma língua “universal” não é para adoptar estrangeirismos nenhuns
      mas a web e a era digital não são o futuro? a internet não é um bem básico?

      eu quando estou com os putos meto-me a jogar a apanhada, escondidas e assim nada de smartphones e computadores!! isso também é influenciado por vocês, por nós.. ensinem as crianças a aproveitar os momentos, a jogar a bola, a desenhar, a jogar a apanhada e escondidas em vez de meterem um tablet ou smartphone para a mão para eles verem bonecos!!

      • Marco Nunes says:

        concordo plenamente, a responsabilidade é dos pais. Só que hoje em dia uma grande maioria a preocupação por isso é nula e é mais fácil mante-los quietos dando gadgets pras mãos deles.

        penso que há coisas mais interessantes pra eles aprenderem a fazer, no ensino básico, sou programador e no meu tempo aprendia a fazer bonecos de Bolling com cartuchos de rolos de papel higiénico, esculturas em barro, desenhos em espelhos, etc… aliás, uma das minhas actividades favoritas com 6 anos era contar migalhas do pão com os amigos a ver quem tinha mais… enfim, devo tar velho só pode….

  5. Fernando says:

    Exploração de trabalho Infantil

    • leor says:

      Escolas ensinam matemática, inglês, francês, geografia, história e outras coisas. Ensinar a programar é só mais uma. Não vejo isso a contar como exploração infantil se eles só vão usar esse conhecimento para uso profissional quando se formarem, em outras palavras, quando tiverem idade para trabalhar.
      Agora não sejas criança e trabalha :p

      • Fernando says:

        Também deves ser professor escolas ensinam matemática, inglês, francês, geografia, história acho que andam a ensinar mal basta e ver os comentários no tuga.io http://bit.ly/1M3tvde que a maior parte dos portugueses nem sequer sabe ver um filme em inglês é só comentários não a legendas em português mais vale é ensinar estas crianças aprender inglês como deve ser mas não o que se vê é isto ministro da Educação e Ciência acaba com inglês obrigatório no 1º ciclo http://bit.ly/1MUqNDe e agora vão aprender o Kodu.

    • nunes says:

      … caça talentos,… no meio de 25.000 alguns vão se safar !!!

    • JustQuit says:

      não estou a vê-los a criar sistemas de raiz para empresas ou a fazer apps para IOS, ANDROID, WINDOWS, BB10 e Etc..

  6. Fernando says:

    A Microsoft Portugal e Ministério da Educação e Ciência primeiro tem de perguntar aos Pais dessas crianças se concordam com isto segundo o que estás crianças vão receber em troca da Microsoft nada como o costume acho que quem vai receber são as escolas portuguesas uma copia do windows 10 por este andar não vai faltar muito estão as crianças portuguesas a fabricar componentes nos intervalos para Microsoft.

    • JustQuit says:

      ahahah +1

      quando as crianças aprendem inglês ou a desenhar o que ganham em troca? nada…. eu acho que elas desenvolvem algumas capacidades não sei

  7. redefoca says:

    Infelizmente cada vez mais haveram estes programas. É muita pena que as industrias de medicamentos que são as industrias que sempre foram afortunadas não têm estas iniciativas para ajudar os jovens a serem médicos e cientistas… infelizmente estas medidas neste caso serve apenas para fazerem o custo de mão de obra nestas áreas cair a pique.

  8. Fernando says:

    Primeiro o ministro da Educação e Ciência acaba com inglês obrigatório no 1º ciclo http://bit.ly/1MUqNDe
    e agora querem por os alunos do 3º e 4º a programar ainda por cima com a Microsoft envolvida está historia está mal contada.

  9. sakura says:

    no minimo instalem o Kodu i ver do que se trata………
    Python c# ?????????
    o kodu é mais como o lego …. ou office.

  10. Mateus Álvares says:

    Isto vem do mesmo MEC que mandou os cursos profissionais de Informática para a última prioridade, para colocar na primeira linha os cursos relacionados com a agricultura, caça e pesca. Nunca as TIs foram tão desvalorizadas no sistema de ensino Português e agora isto ?

    Não se enganem: à semelhança do tão apregoado vocacional, que pouco mais é que ensino low-cost comparticipado pelas empresas (e um excelente “balde” para onde atirar os alunos problemáticos), isto só existe porque não dá grande despesa e há “apoio” de uma empresa. Tal como os exames de Inglês da Univ. Cambridge, co-financiados por interesses nada inocentes. Este MEC não dá ponto sem nó e qualquer melhoria aparente quase sempre se reveste de corte de despesa.

  11. Homo Erectíssimo says:

    A programar ?? Coitadas das nossas crianças.Mal têm tempo para brincar,quanto mais agora ensiná-las no 1º ciclo(nos 3º e 4º anos),a programar !! Deixem-nas brincar !! Qualquer dia temos crianças sem emoções nem sentimentos à flor da pele.Deixem a programação para o 9º ano de escolaridade,aí está bem.Agora,no 1º ciclo ?? Até tenho pena das crianças,fogo.E outra coisa:se há muitos/as que com uma licenciatura nem dominam sequer uma qualquer linguagem de programação,vão agora ensinar crianças com 8 e 9 anos a chatearem-se com isso ?? Ora,ora !!

    • Pedro says:

      E vais pôr os alunos do 9º ano de escolaridade a fazer drag and drop de blocos com bonequinhos que é o que consiste o Kodu?

      O Kodu não é uma linguagem de programação do género Python / C# / Java, é mesmo uma linguagem para crianças em que apenas têm de brincar com os blocos tal como o Scratch.

  12. Rogério says:

    De todos os comentários que li por aqui deu logo para entender que nenhum é de um professor.
    Não sei qual é o intuito da microsoft. Se é criar programadores, se é fazer uma seleção de possíveis “master minds”. Aquilo que sei é que é possível através desta aplicação desenvolver o raciocínio lógico, trabalhar questões relacionadas com orientação espacial, distâncias, unidades de medida, etc..

    Isso é o que importa para a educação dos alunos … o processo é bem mais importante que o produto final (se o jogo ficou bom? bonito? who cares!!!)

    • JustQuit says:

      !!! ISTO !!!

      a programação ajuda imenso na lógica e raciocino!! ajuda imensa com a matemática também..
      uma vez mexi em algo parecido ao que eles vão fazer.. mexi no scratch e aquilo é como lago, montar blocos e ver o boneco a mexer!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.