Cartão de Cidadão: Já espreitou o seu e-mail? IRN já começou a avisar
Tal como informamos recentemente, os Correios de Portugal (CTT) vão entregar o Cartão de Cidadão em casa dos portugueses, num projeto-piloto do Instituto de Registos e Notariado (IRN). O envio dos 350 mil cartões do cidadão, cujos levantamentos estão pendentes, vai ser feito por correio registado e exclusivamente ao próprio.
O IRN já começou a remeter os primeiros emails com a informação sobre o envio de cartões de cidadão.
Até dia 31 de outubro irão ser entregues cerca de 100 mil cartões dos 350 mil documentos de identificação por entregar. O Governo pretende fazer chegar aos seus destinatários ou por via postal ou através dos gabinetes do Espaço Cidadão.
A mensagem que irá aparecer no seu e-mail será a seguinte...
O seu Cartão de Cidadão vai ser entregue na sua morada por correio registado e só pode ser entregue a si. Justiça - Serviço do Registo +info irn.justica.gov.pt
Cartão de Cidadão: Entrega de 100 mil na "primeira fase"
De acordo com o JN, depois de 31 de outubro até 30 de novembro, seguirão o mesmo percurso mais 100 mil cartões. Os outros 150 mil devem ser entregues até ao final do ano. Além de email, o IRN também irá enviar do número 915692970 um SMS a avisar para a entrega do documento.
Os cartões do cidadão serão enviados via postal e não estarão ativados - algo que só se verificará 48 horas depois. Quem tratou da renovação ou emissão do documento no Espaço Cidadão também já os pode ali levantar.
A medida, resulta de trabalho conjunto da área governativa da Justiça e da Modernização do Estado e da Administração Pública, visa dar resposta ao crescente número de cartões de cidadão que ficaram por entregar devido à pandemia, vai abranger os cidadãos nacionais com 18 ou mais anos residentes em Portugal que pediram e pagaram a renovação do Cartão de Cidadão.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fixe. Já fiz o pedido e pagamento, só estou a espera que me digam alguma coisa desde Março. Supostamente disseram-me que iam mandar uma carta para eu ir fazer o levantamento. Vamos ver se é desta.
Also, a SMS que eles mandam para renovação é manhosa pa catano. Quase parece mais um sms scam. Tive que ir confirmar a net se era algo legitimo.
@k, tem de se telefonar ou agendar online.
a mim aconteceu a mesma coisa. estive á espera da tal carta e nada… fui ver o o documento onde estava a referência de pagamento e explica isso… o agendamento está feito, mas só para dezembro.
será melhor confirmar isso.
Alguém sabe se o cartão renovado já vem com a assinatura digital activada, ou se mantém a anterior?! E a chave móvel digital mantém-se a anterior ou é preciso fazer alguma coisa!??
A assinatura digital é ativada se assim o pretender quando levanta o novo cartão, os códigos passam a ser os da nova carta que recebeu. A chave móvel digital mantém-se como estava, não tem que fazer nada
Como vai ser entregue e não levantado a questão mantém-se: já virá com a assinatura digital ativada?
Obrigado pela informação. Também tinha essa ideia. No entanto em relação á assinatura digital, como posso activar quando levanto se o cartão for entregue pelos CTT?! Quando o fiz pela primeira vez tive de me deslocar å Conservatória pedir!!
Compras um leitor do cartão cidadão e ativas em casa como eu o fiz
Leitor já tenho!! Oxalá corra bem, tenho ideia que quando o fiz no anterior cartão algo não correu bem…e tive de ir tratar pessoalmente. Obg pela dica!!
Tal qual como suspeitava, recebi hà dias o CC pelos CTT e passadas 72 horas (tempo aconselhado pelos assistentes até activar o novo cartão) diz “assinatura digital bloqueada” no leitor. Liguei para a linha de apoio, e disseram que tinha que agendar num posto local para me activarem a assinatura digital!! Não entendo…..
quem nao recebeu a sms para renovaçao pode pedir pela mesma forma ?
Tinha uma marcação para a renovação do CC em Março, “apareceu” o bicho, enviaram-me um mail a informar que estava suspensa a renovação por causa do “bicho”, já enviei recentemente dois mails para saber como é e nem resposta obtive. Porreiro, pá!!!
Tenho levantamento agendado para final de dezembro espero que mandem para casa
Mandam cartão para casa??? Mas eu ja tenho agendamento para ia 20 outobro! ,enviando para casa cartão de cidadão como activamos os codigos ?
E quem quiser atualizar os dados no cartão, continua lixado como sempre.
Podem ativar as assinaturas nos espaços de cidadão
Actualizar dados podes fazer em casa… simples!
Com os correios a entregar só deve aparecer lá para 2030.
Eu ja tenho meu cc pago desde 17 de agosto e ainda nao recebi renovei por aquele site do siga
Mas que email? Acho que nunca me pediram isso…
Como que vamos ter confiança que garante que me cartão vá parar na mão de terceiros
Fui com o meu filho de 9 anos renovar o cartão de cidadao no dia 17 de setembro. Será que demora muito para receber a carta?
Bom dia, para quem souber responder, renovei o meu cc via net em Março e depois de receber a carta marquei o levantamento via telefone e só tinham disponibilidade para Fevereiro, a minha dúvida é se vou receber via CTT ou espero para ir levantar só em Fevereiro. Obrigado
A minha Mãe já renovou o cartão de cidadão em 19 de Janeiro, a 17 de Março a MSG de que iria recebê-lo no prazo de trinta dias. Findo este prazo e nada, marquei para o ir levantar pessoalmente à loja do Cidadão de Odivelas, resultado não está lá, foi mandado pelo correio, para ir aos correios da minha zona. Lá também não está, mandaram-me para a central de Belas, lá também não mora e só me podem dizer por onde anda se lhes facilitar o numero de registo de envio. Voltei à Loja para o pedir, tendo recebido resposta de que não têm acesso ao referido número. Pergunto alguém o viu? Onde para o cartão? Quem é responsável para me dar uma resposta?