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Ligação à Internet lenta via MEO Fibra? Desligue o IPv6!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Stephanie says:

    Há uma solução ainda melhor para a lentidão.

    Em vez de desligarem, mudem o DNS do IPv6 para ::1

    Vão ver que ficam o problema resolvido sem o desligarem e continuam a ter acesso a todos os sites IPv6.

    Digam-me se funcionou com voces.

    • W10 Incoming says:

      ::1 não é o endereço de localhost? Como não está nenhum dns server no localhost o windows ignora esse dns server e passa a usar o do ipv4 192.168.1.254 certo? Em que é que isso ajuda? Não vai dar ao mesmo?

      Resolver pelo 192.168.1.254 é supostamente igual a resolver pelo fe80::a6b1:e9ff:fe50:bb41 (endereço ipv6 do router – equivalente ao 192.168.1.254)

  2. Filipe says:

    Boas tenho MEO e ultimamente tambem tenho reparado que a ligação por vezes é muito lenta mas no meu caso nao tenho fibra, este procedimento tambem pode ser feito no meu caso?

    cumps
    Filipe

    • Pedro Pinto says:

      Filipe,

      Verifica primeiro se tens IPv6. Abre a linha de comandos e escreve ipconfig.

      • Filipe says:

        tenho que a ligação fica lenta precisamente quando a conectividade ipv6 encontra um problema ou algo semelhante(não sei a palavra certa agora)

      • Bruno says:

        É possivel ver por ai?
        Eu não tenho o novo firmware, logo não tenho IPv6, porém quando escrevo “ipconfig” aparece-me o seguinte:

        Ethernet adapter Ethernet:
        […]
        Link-local IPv6 Address . . . . . : fe80::6502:858f:bf25:1930%5
        […]

        Tunnel adapter Teredo Tunneling Pseudo-Interface:

        Connection-specific DNS Suffix . :
        IPv6 Address. . . . . . . . . . . : 2001:0:5ef5:79fd:3877:3b32:aa0e:7439
        Link-local IPv6 Address . . . . . : fe80::3877:3b32:aa0e:7439%7
        Default Gateway . . . . . . . . . : ::

        Como é que por aqui consigo perceber se tenho IPv6?

  3. Gustavo Lima says:

    Não tenho MEO nem fibra, mas com a dica, a minha net ficou bem mais rápida!
    Obrigado!

  4. Ruben says:

    Boa noite. Eu noto e que na PS4 a jogar fifa 2015 a latencia e enorme. Sera q resolve?

    • Ruben says:

      Podem so dizer como faço esses comandos? Desculpem a burrice

      • W10 Incoming says:

        Abre uma linha de comandos e mete: telnet 192.168.1.254
        Depois mete as credenciais:
        Username: sumeo
        Password: bfd,10ng
        De seguida introduz os comandos (podes fazer copy-past)

        Se tiveres um erro a dizer que ‘telnet’ não é reconhecido como um comando adiciona a funcionalidade Telnet Client ao Windows.
        Control Panel\Programs\Programs and Features e clica em Turn Windows Features On or Off.

  5. César says:

    PARA QUEM DÁ “COMMAND NOT ALLOWED” OU COISA DO GÉNERO:

    Username: sumeo
    Password: bfd,10ng

    CRÉDITOS PARA “MP 11 de Fevereiro de 2013 às 00:21”

    Obrigado pah já me estava a passar.

  6. luis rocha says:

    E NOS Fibra?!?

  7. AO says:

    Boas…tho fibra,mas não a MEO,tho é a zon 100mb light…é aconselhavel fazer igual no Roter da zon?isto por vzs parece msm um caracol…
    Cumps…

  8. daiquiri says:

    Que CRIME dar uma noticia assim. Tanto trabalho e esforço a implementar e a empurrar o ipv6 que é melhor para todos e incentivam a desligar num blog nacional que se diz de tecnologia.

    Era bem melhor incentivarem a RECLAMAR junto do operador do que isto…

    • joao pedro says:

      Ai sim então o pessoal continuava a gramar com a lentidão?
      O IPV6 é implementado nos Tier a nível de servidor(ISP) o utilizador comum nem o chega a cheirar…
      Se acha que faz melhor faça você mesmo um blog e deixe lá os outros

    • Pedro Pinto says:

      Não há qualquer dúvida que o IPv6 é importantíssimo e necessário. Mas isso não significa que o utilizador final tenha um mau serviço durante o processo de transição! Reclamação? Acho que já foram muitos que a fizeram mas desactivar o IPv6 não está “no guião”!

      Depois não é nada de grave, só desactivas se quiseres. Não é por isso que vais ficar sem serviço.

    • k says:

      Concordo. Mas também concordo que reclamar não produz resultados imediatos (se produzir de todo, com os operadores que temos..) que é o que se pretende e consegue com o aqui sugerido.

      Quanto a reclamar, tenho alguma experiência nisso. Ao longo de já vários anos que com frequência, vejo-me obrigado a reclamar. Já vi de tudo. Já:
      – me insultarem puro e duro (“Os clientes são todos uns camelos e um filh** das pu**”) com o clix, à uns anos, por causa de um serviço de ftp. Quando reclamei por ser insultado, recebi um email automatizado a dizer “Analisamos a sua situação e verificamos que a sua linha se encontra a funcionar, para mais não hesite em contactar-nos.” Ou seja, nada a ver, nem leram a reclamação.

      – A NOS já me tentou vigarizar como medida de compensação pelo serviço péssimo que eles prestam. Sim, leram bem. A NOS, o ano passado, para me compensar o péssimo serviço que é o 4G à noite, ex-wow, sugeriu baixar-me a mensalidade em 5€/mes. Com as condições de ser apenas por 12 meses e eu aceitar uma extensão da permanência por esses 12 meses porque é uma “alteração ao contrato”.

      – O meu pai tem uma linha ADSL MEO que dava os 16mb no inicio. De repente passou a nem sequer ter canais hd, ou seja, a linha nem 8mb dava e o serviço falha com MUITA frequência. Passei sensivelmente 3 anos a reclamar com eles. Neste momento está nos 8/10mb e ainda falha ocasionalmente. A solução deles é sempre SEMPRE trocar o router. Não estou a exagerar, já lhe trocaram o router mais de 30x ao longo deste tempo todo. Nunca resolveu e chegou a um ponto em que já é ridículo e deixamos de reclamar porque não vale a pena. Infelizmente ele mora numa zona que não tinha alternativa. Felizmente agora já tem e vai manda-los dar uma curva muito brevemente.

      – Muitas outras reclamações que eu fiz em nome de clientes empresariais. Coisas como a operadora considerar aceitável uma empresa, contrato empresarial, ficar sem internet durante 2 semanas por motivos não especificados. Isto é uma empresa que trabalha e depende de vpns. A vodafone ainda manda um (semi-inutil) “kit de contingencia”, que é basicamente uma pen usb 3g que nem sempre se consegue ligar à rede existente para as vpns. A NOS nem sequer sabe o que é um kit de contingencia.

      Podia continuar, a lista é grande.

  9. Zaark says:

    Alguém experimentou usar um serviço DNS diferente do da Meo (ou operador de cada um)?
    Acredito mais que o problema seja do serviço DNS da Meo do que de qualquer outra coisa.

    • KitKat says:

      Justifica esse comentário, é que eu não tenho problema nenhum

      • Zaark says:

        Para que este artigo tivesse sido escrito, é porque havia pessoas a passar de facto pelo problema da lentidão da Internet aqui descrito.

        Pode acontecer – e estou apenas a lançar uma hipótese que eu acredito ser plausível – que este lag se deva ao DNS da Meo. Ou seja, este ser mais “responsivo” ao IPv4 do que ao IPv6 (isto cortando em termos técnicos e falando em termos de conversa mais casual).

        • W10 Incoming says:

          Podes ter razão. Não tenho ipv6 em casa pelo que não posso fazer testes do meu lado. Mas estive a pingar os servidores da google(.pt) no site da cprm e dá sempre a mesma latência tanto em ipv6 e ipv6. Posto isto e pelo 1º comentário da noticia que diz que resolve mudando o dns server ipv6 para ::1 (o que na prática força o windows a ignorá-lo e a usar o dns server em ipv4) pode indicar que o problema é de facto o servidor de dns em ipv6 ou o do router ou o do meo.

        • fneves says:

          É fácil de testar… Pinguem o endereço ipv6 directo… Se der o mesmo nao tem a ver com o dns 😉

  10. Pedro says:

    Eu tenho legacy boot on e secureboot off e instalei o windows 8 assim, quando ativo o securebot o pc n entra no windows..ha alguma maneira de reverter esta situacao ou securebot pode continuar off mesmo para instalar o windows 10?

  11. W10 Incoming says:

    Só tenho uma explicação é a rota ser diferente por ipv6 o que explica a diferença de latência. O youtube e/ou a pt fizeram porcaria, ainda por cima a google tem peering directo com a pt.

  12. Carlos Santiago says:

    Brutal. Vocês são fantásticos. It works 😀 😀

    Obrigado amigos.

  13. NoOne says:

    Noticias avançadas sem recurso a métodos ou dados de diagnóstico corretos pode levar a más interpretações.
    Recomendo que efetuem algumas capturas de trafego e identifiquem os tempos das transações, origens, e protocolos envolvidos no acesso.
    Comparem os dados apresentem as conclusões. IMO é precipitado publicar este tipo de noticias com base apenas em testes de icmp sem apresentar resultados.

    • Pedro Pinto says:

      Os testes realizados já são de alguns duas. Existe uma boa latência quando o acesos é em IPv6. Desligando a coisa fica resolvida. Achas que precisas de mais testes? É o utilizador final que os tem de fazer?

      PP

      • NoOne says:

        Sim. São necessários mais testes.

        Se o utilizador apenas desabilitar IPv6 no seu dispositivo o problema persiste?
        No acesso a outros sites IPv6 enabled ( ex: facebook) temos o mesmo comportamento?

        Entendo a via da abordagem simplista e mais confortável/perceptivel apresentada aos utilizadores, contudo creio que ao apresentar este tipo de noticias é responsabilidade de quem as faz substanciar as conclusões.

        • Pedro Pinto says:

          Sim claro. Por isso indicamos como desactivar e “desfazer” as configurações. Mas antes de escrever este artigo, foram vários os testes e impressões trocadas com outros utilizadores. Se fores ao forum da MEO também há lá muita informação sobre isto.

  14. Alegom says:

    Introduzi os comandos mas o segundo dá-me “Command not allowed”. Alguma sugestão?
    Tenho um Technicolor TG582n, decidi experimentar para ver se afectava a latência. Será que não é compatível com este modelo?

    • W10 Incoming says:

      Username: sumeo
      Password: bfd,10ng

      • Alegom says:

        Sim, eu vi o comentário do César mais acima. Testei introduzir essas credenciais para aceder às configurações mas deu-me acesso negado. Deveria tentar noutro local?

        • W10 Incoming says:

          Mais uns 3 sacados do forum do meo. Se nenhum destes funcionar provavelmente só criando um utilizador com privilegio de super user recorrendo a um exploit. Já agora que firmware tens? A versão vês logo a seguir ao login em baixo do modelo do router. No meu é a 10.2.1.D

          Utilizador: sumeo
          Palavra-Passe: m30acc355

          Utilizador: microuser
          Palavra-Passe: !C0nf16,M30

          Utilizador: Administrator
          Palavra-Passe: 3!play

          • Alegom says:

            Pois, nenhuma dessas combinações funciona. Continuo a só conseguir entrar com o admin/admin, o default. Tenho a versão 10.2.4.3. Se não for muito chato, será que me podias dar umas orientações de como fazer isso? Não sou um expert, mas um curioso.

          • W10 Incoming says:

            A explicação está na versão de firmware. Cada versão nova vem com um utilizador “super user” diferente. Nunca tinha visto essa versão, pelo que sei quem tem iptv pode ter duas versões a 10.2.1.D (sem ipv6) e a 10.2.1.L (com ipv6). Essa versão ou é nova ou é especifica para outro pacote sem televisão.

            Em cada versão nova de firmware é mais difícil obter acesso de root ao router. O último tutorial que encontrei é para a versão 10.2.1.L e entra-se numa thread do forum do meo:

            http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-restaurar-acessos-RootUser-e-permiss%C3%B5es-num-router-TG784n/m-p/68474

            Aviso já que perece complicado e é especifico para a versão 10.2.1.L pelo que é bastante provável que não funcione na tua.
            Acho que a única solução que tens é desativar o ipv6 manualmente em cada PC 🙁

          • Alegom says:

            De facto não tenho um pacote com televisão, tenho só mesmo internet e telefone da MEO e a internet nem é fibra, apenas decidir ver que alterações surgiam no acesso. Sendo assim vou desactivar no PC, e ver o que acontece. Obrigado pela ajuda! 😉

  15. Duarte says:

    Ping statistics for youtube.com [2a00:1450:4004:801::200e]:
    Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
    Approximate round trip times in milli-seconds:
    Minimum = 7ms, Maximum = 9ms, Average = 7ms

    Não me parece haver problema… Meo 100mbps, TG784n v3 10.2.1.L

  16. mythic says:

    alguém já testou com sucesso? há uns 4 anos que tenho fibra e desde Março que noto lentidão em alguns sites em especial sites de streaming , alem disso o router tem tido mais actualizações desde Março ate agora que nos últimos anos juntos a velocidade esta sempre boa 100mb media ,

  17. Hugo says:

    Na linha de comandos (estou num mac) prime-se “enter” após cada linha, ou escrevem-se as linhas todos e no final é que se prime enter?
    É suposto aparecer alguma mensagem?

    desculpem a ignorância.

    Um abraço

  18. Tecnico Meo says:

    Sob pena das pessoas terem medo de aceder ao router por telnet ou não se ajeitarem de forma alguma, não será mais simples se desativarem o IPV6 na placa de rede de cada PC?

    Agora no android e nos aples todos é que pode surgir então alguma dificuldade…

  19. Thomas says:

    Esses passos são para se aplicar aonde!? Ha pessoal que não percebe nada disto e que também tem esse problema!

  20. Stephanie says:

    Na verdade meter o DNS IPv6 como localhost não desliga o IPv6.
    Um servidor de DNS pode resolver ambos os IP’s, pois não interessa como é feito o pedido (por IPv4 ou 6). A mim funcionou perfeitamente. Digam-me se funcionou

    • W10 Incoming says:

      Forçar o PC a resolver pelo 192.168.1.254 resolve é isso? Qual é a tua teoria? (não te estou a descredibilizar ou a dizer que é mentira, só estou a tentar perceber o porquê)
      Um problema no servidor de DNS embebido no router que é mais lento a resolver quando usado o endpoint em ipv6?
      Um problema no servidor de DNS do meo que é mais lento a resolver quando usado o endpoint em ipv6?

      O que acontece se no PC mudares o servidor de dns ipv6 para um público (ex. google dns)
      O que acontece se no PC mudares o servidor de dns ipv6 para o servidor do meo diretamente em vez do router?

      • Stephanie says:

        Para alem disso uso o dns da google.
        Basicamente o problema da lentidão está no DNS.
        Eu recomendo por o DNS em localhost ::1 para evitar que o Windows pergunte ao servidor DNS 2x (em IPv4 e IPv6). Mas o resultado é o mesmo fica apenas mais rapido.
        Pelo que percebi isto é um bug do Windows. Em que o Windows pede duas vezes a resolução do dominio, e ao mudar para localhost já resolve, no entanto a ligação IPv6 continua a funcionar. Só precisam é de ter os 2 protocolos a funcionar.
        Espero ter explicado melhor agora

  21. Mara says:

    já tentei e ñ consigo fazer isso, alguém ajuda, obg

  22. Mike says:

    Se tirarva checkbox do protocolo ipv6 nas definições da placa de rede, nao tem o mesmo efeito?

  23. Paulo says:

    Eu fiz ping em IPv4 e em IPv6 ao site da Google, e em IPV6 o lag foi menor… no primeiro tive 41 ms, no segundo tive 5 ms… Não tenho notado lentidão, mas fiz o teste na mesma e parece que estou melhor servido em IPv6.

  24. Mara says:

    pelo que estou a ver nós temos de ter rootuser para poder fazer estas altereções, é isso?

  25. Jorge Matias says:

    Quem me dera ter IPv6 no meu MEO Fibra!
    A estas horas já poderia estar a ajudar-vos a identificar e resolver esses problemas.
    Garanto-vos que a médio prazo não vão querer desligar o IPv6.

  26. jedi says:

    eu tenho meo (que antigamente era sapo fibra), de 30 Mb/s, sinceramente nunca notei, porque a sakar cenas consigo chegar a entre 600 KB/S e o 3MB/S. Mesmo com o IPV6

  27. vivian says:

    Não consigo 🙁

  28. Paulo says:

    Boas. Estive a ver o tópico e pergunto o seguinte.
    Será que o mesmo se pode fazer ao router da NOS ????
    Se sim , como o fazer?
    Cumps

  29. Paf Borg says:

    Boa noite a todos. Eu não percebo nada disto, tenho serviço vodafone e um router Technicolor TG784n v3. Para além disto, tenho um pc jurássico, ainda com xp. Mas vários portáteis que usam o wireless da vodafone, um com w7 e outro com w8. Como sei se temos esse problema com o IPv6? Se alguém me responder, apenas peço o favor de que o façam em termos leigos, pois não percebo nada da maior parte dos termos que usaram nos comentários. Muito obrigado.

    • Jorge Matias says:

      Se queres saber se a tua ligação tem IPv6 abre o site http://test-ipv6.com . Esse site executa vários testes e diz-te se tens IPv6 e se tiveres, também te diz se há algum problema.
      Dado que a tua ligação é Vodafone duvido que tenhas IPv6 disponível.

      Para quem mais correr este teste numa ligação MEO com IPv6, este mesmo site tem um “tab”, ou aba, chamada “Tests Run”, que reporta a latência de cada um dos testes. Aí podem verificar as diferenças entre o tempo de resposta nos testes feitos em IPv4 e os testes em IPv6.

      Para os que notam lentidão especificamente num dado site, pode ser que esse site em particular tenha suporte de IPv6, mas os seus servidores com IPv6 estejam muito mais longe de Portugal do que os que têm IPv6. Por exemplo a Akamai presta serviço de CDN (distribuição de conteúdos) e tem servidores em Portugal, mas nem todos têm endereço IPv6. E em alguns casos o endereço IPv6 respondido por DNS vai parar a servidor diferente, no meio da Europa ou até mesmo nos USA.

      No caso do Google não devem ter problemas de lentidão em IPv6 porque eles têm servidores em Portugal, na PT, creio, com conectividade IPv4 e IPv6 em simultâneo.

      • Paf Borg says:

        Muito obrigado, Jorge! Testei e não tenho IPv6. A lentidão do meu pc deve ser mesmo apenas da sua natureza jurássica…
        Muito obrigado.

      • wil says:

        Testei esse site e aparece a informação que não tenho ipv6, tenho meo fibra e o router TG784n v3 Versão do software: 10.2.1.L
        Serei diferente dos outros que aqui postam?
        realmente, mesmo com sinal maximo de wifi no meu desktop(novo), o download nao ultrapassa os 15/20mb, sendo que tenho o pacote de 200mb.
        cheguei aqui mesmo porque sinto lentidão em varias paginas, alem de um problema que descobri “sem querer”, ao diagnosticar a ligação (o computador parece estar correctamente configurado mas o dispositivo ou recurso (servidor dns) nao esta a responder).. neste momento esta a correr o Namebench, mas parece que nunca mais tem fim (já vão mais de 2h) :/
        estou mais confuso que há umas horas atrás
        Alguma dica?

        • DanyM says:

          Olá boa noite.

          Esse modem, (Thomson TG784n) não é compatível com velocidades de 200mpbs.
          As portas de ethernet só suportam 100mbps. Nunca terás o serviço a funcionar com 200mbps.
          Descobri agora isso ao falar com o apoio técnico. Amanhã vêm cá a trocar…

  30. Redin says:

    Tanta inveja pá…
    Não sou da Meo e por isso as pass não andam por aqui a passear.
    Sou Vodafone. Não se pode ser bom em tudo…

  31. Stephanie says:

    Mudem os DNS que fica completamente resolvido.
    Não é preciso desligar o IPv6.

    Deixo aqui o video a explicar como se faz
    https://www.youtube.com/watch?v=XA2wMX79xns

  32. Ivo Fernandes says:

    Boa noite,

    Desde que tenho instalado o MEO, que o Wi-Fi nunca foi grande coisa, mas eles dizem que não conseguem garantir a qualidade do sinal. Enfim…

    De qualquer forma, com uma Apple AirPort Extreme, a coisa lá está melhor, de qualquer forma há uma coisa muito estranha. Quando tento fazer o download de uma App na App Store (ou atualizar), a descarga demora imenso tempo, principalmente à noite… Se, a meio do download, desligar o Wi-Fi e deixar continuar via rede móvel, a velocidade dispara imediatamente e é super rápido, o que me leva a concluir que o problema não é com os servidores da Apple. E isto acontece mesmo quando tenho a velocidade da net via Wi-Fi no seu máximo (ping 9 e 59 mb). Alguém tem o mesmo problema?
    Obrigado

  33. Mauro Santos says:

    Boa tarde pessoal, eu activei o telnet nos programas e funcionalidades, no entanto, assim que executo um comando este diz command not allowed, estava dentro do meu router que é um technicolor tg582n, operadora MEO. Alguém pode me ajudar? Existe algum tipo de permissões a restringir?

  34. Couto says:

    Detenho o pacote MEO Fibra Total 30, no entanto há meses para cá que tenho tido muitos stress com a ligação á internet.

    Em certas horas do dia chega a ser impossível usar o Skype, Jogar on-line e até mesmo usar o Netflix e porquê?

    Porque estão a limitar o trafego internacional á rede OVH, veja-se os testes abaixo, os impressionantes 334kbs ontem 10.01.2016 ás 19:00H

    Surpreendente! Ou não!, que vale a fidelização com a MEO acaba em breve…Curiosamente testei as mesmas aplicações, sites e jogos com uma ligação da ZON_ZON_FREE_INTERNET que me foi disponibilizada por um amigo técnico de redes e tudo funcionou sem travamentos, mudo para a minha rede MEO volta todo ao mesmo, mais prova do que isto não pode haver.

    Last Result: Download Speed: 334 kbps (41.8 KB/sec transfer rate)

    Upload Speed: 278 kbps (34.8 KB/sec transfer rate)

    Latency: 301 ms

    http://proof.ovh.net/

    http://proof.ovh.net/speedtest/

    http://ipv4.proof.ovh.net

    Não querendo fazer publicidade, e com intuito apenas de ajudar utilizadores com o mesmo problema, a solução sem restrições e limitações de velocidades internacionais, ou seja sem traffic shaping.

    http://www.skydsl.eu/pt-PT/Internet-por-satelite

    Resposta do apoio ao cliente MEO
    A MEO indica que não está a fazer bloqueios nenhuns, o que se passa é que a MEO só garante velocidades estáveis que passem pelos servidores servidores de Interligação aos backbones neste caso os CPRM.
    Não podem mudar o vossa servidor para uma rede que usa a CPRM também?

    Cumprimentos

    • 2 olhos na cara says:

      Provavelmente o que lhe indicaram é que só garantem velocidades dentro de Portugal e só analisam problemas de ping elevado se comprovar através de um tracert que o ping aumenta na rede CPRM.
      Além disso reclamar sobre velocidades em testes na França não é de todo razoável, muito menos quando usa isso para justificar problemas de acesso a servidores nos EUA… Convém perceber que nenhum operador garante velocidades ou pings para o estrangeiro.
      Convém também saber que existem servidores que não pertencem a qualquer operador (ex: Gigapix).
      Atrevo-me até a dizer que quando indica que a sua operadora lhe disse “Não podem mudar o vossa servidor para uma rede que usa a CPRM também?” está a mentir…

  35. Simão Campos says:

    Ontem mudei de conexão adsl para o dobro da velocidade e surpreendentemente o meu ping é o mesmo (testei em varios servidores).
    Qual será o problema ? eu acho que é por causa da firewall do router e/ou do Ipv6. Porém não consigo desactivar o IPv6 do router pelo telnet. Não aperece qualquer problema na linha de comandos mas no router o IPv6 continua activo.
    Telefonei para a meo e disseram o seguinte:
    -não dão acesso ao teu login do isp do router,
    -nem deixam ter permissão total sobre o router (o que é ilegal)
    – se o teu router não tiver Tecnologia Single Edge não deixam se quer usar.

  36. sandro says:

    Boas, recentemente vieram instalarme a meo fibra mas o que me acontece e que quando ligo o meu portatil por cabo assim que ligo a internet de 5 em 5 minutos penho picos na net fico sem net uns 3 a 4 segundos e depois volta mas isto esta sempre acontecer os picos na net. desliguei a net por cabo e ligeui o wirless do portatil e assim ja nao tenho cortes na net. nao sei o que fazer sobre este assunto

  37. Tiago Reis says:

    Boa noite,
    estou com um problema ao colocar a password na linha de comandos… o user consigo escrever mas depois a password não escreve. Alguém me consegue ajudar? Desculpem a azelhice 🙂
    Obrigado

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