Sabia que a sua impressora é um alvo dos hackers?
A segurança informática é uma das áreas críticas do mundo do IT, em especial no segmento empresarial. Sendo a informação sensível um bem valioso e muitas vezes único, é fundamental que existam mecanismos capazes de garantir a máxima segurança.
Poderá a impressora da sua organização ser algo de um ataque informático? A resposta é sim, e a informação que pode ser extraída é mais do que pensamos!
As suas impressoras são vulneráveis a ataques? Esta é provavelmente uma questão em que nunca refletiu mas que na verdade faz todo o sentido. De acordo com uma sondagem sobre as TI realizada pela IDC, existem várias falhas de segurança relacionadas com impressão das quais se destacam:
- Ameaças maliciosas provenientes fora da empresa
- Exposição de documentos no dispositivo
- Exposição de documentos enviados para/do dispositivo
- Utilização não autorizada
- Exposição de configurações de dispositivo ou portas
- A capacidade da empresa para identificar o culpado de uma violação de segurança
- Utilizadores de impressão doméstica/remota
Solução para proteger o seu sistema de impressão?
Não é apenas a impressora que os hackers querem atacar! Eles querem atacar toda a sua empresa, tendo acesso não autorizado à mais diversa informação.
A HP dispõe de uma solução de segurança designada de HP Print Security que além de proteger todo o sistema de impressão permite proteger toda a sua rede com a deteção de ameaças em tempo real, a monitorização automatizada e a validação integrada de software que mais ninguém oferece.
O HP Print Security garante uma proteção em três camadas: primeiro uma proteção ao nível dos próprios equipamentos de impressão (por exemplo, as impressoras HP Enterprise detetam, protegem e até autorrecuperam automaticamente de ataques). Depois ao nível das comunicações, garantindo a proteção da informação em trânsito e em fila (as soluções de software HP asseguram que apenas os utilizadores e dispositivos autenticados podem aceder à sua rede de impressão e mantêm as suas informações encriptadas).Por fim a proteção total de todos os documentos contra fraude ou manipulação.
The Wolf
Não é apenas uma empresa que querem piratear. É a sua empresa.
Para explicar melhor esta realidade e para aumentar a conscientização, a HP lançou uma curta-metragem que conta com a participação do ator Christian Slater, o próprio Mr. Robot da série de televisão que aborda as questões da cibersegurança. The Wolf contou ainda com com nomes como Lance Acord na direcção e Kirk Baxter na edição, ambos já reconhecidos como os melhores da área pelo Emmy Award e Academy Award, respectivamente.
Nesta curta-metragem Christian Slater, veste a pele de um hacker que consegue atacar uma empresa explorando apenas as vulnerabilidades reais das impressoras. Em The Wolf, torna-se evidente a “facilidade” como um hacker, a partir de uma impressora não protegida localizada na sala de correio de uma grande empresa, consegue chegar à sala de reuniões executivas.
Esta curta-metragem está dividida em 4 pequenos episódios que vão explicando de forma muito perceptível como o ataque vai progredindo até ao objectivo final.
Este artigo tem mais de um ano
Poderiam colocar um aviso no topo do artigo a clarificar k isto é publicidade e não jornalismo?
A HP está em listas de impressoras vulneráveis e não há qualquer referência a isso e como está mitigado.
Está bem identificado na categoria.
Está marcado como publicidade.
Como é que se instala o HP Print Security? É instalado na impressora?