Adobe Photoshop CS6 – O poder da edição de imagem
Por Hélder Ferreira para o PPLWARE
…E já se encontra em fase de testes avançados
A suite de edição de imagem da Adobe, Photoshop, vai ganhar uma nova versão em breve, a versão CS6, ainda nem um ano depois da ultima versão.
A Adobe ao longo dos últimos anos tem feito grandes avanços técnicos e tem desenvolvido grandes ferramentas para oferecer aos lobistas ou aos profissionais uma nova forma e avançada de trabalhar com imagens, e esta nova versão não será excepção.
Uma das principais melhorias face às anteriores versões será uma aceleração por GPU muito avançada, o que irá permitir uma aceleração bastante considerável nas ferramentas mais lentas, como o Liquify, que no caso de uma imagem de 100MB, a imagem era carregada em partes e de forma muito lenta.
Para além da aceleração por GPU, outras melhorias foram feitas, o tamanho dos brushs / pincéis passam do limite máximo de 1.500 pixéis para mais de 14.000 pixéis e a descoordenação (lag) entre o cursor e o movimento de grandes pincéis passará a ser história na versão CS6.
Mas as novidades não ficam por aqui.
A paleta Healing Brush vai ganhar uma nova reforma para o Remix Tool, e a ferramenta Crop vai ganhar uma variante chamada de Perspective Crop.
Para além destas melhorias, outras novas ferramentas foram adicionadas, mais uma vez a Adobe focou a edição 3D cuja teve introdução na versão anterior, CS5. Falamos claro do 3D Material Drop, 3D Material Eyedropper e do 3D Text. Também o painel de Preferences ganhou novas opções como o Allow Direct to Screen e o Auto-Hide Layers passou a ser Interactive Rendering.
A nova versão também deixou cair o design claro, que já vem desde os primórdios do Photoshop, para um design mais escuro o que para edições de longas horas o cansaço da vista será muito menor e a focagem no que realmente interessa será muito maior.
Ainda nenhuma data oficial foi revelada para o lançamento, mas muito se supõem que esta nova versão seja já lançada em maio.
Este artigo tem mais de um ano
Como utilizador do Photoshop, mal posso esperar por esta versão, vai ser uma grande bomba, daquilo que já vi em vídeos vai ter muitas novidades e espero que seja desta que de para corrigir as fotos tremidas.
Sim, pelo que vi num vídeo, essa ferramenta parece ser brutal!
segundo algumas noticias que vi, a correção de fotos tremidas aínda não ser incluida no CS6!
mas a verdade é que como fotógrafo e utilizador de PS e PS Lightroom essa ferramenta não me diz muito, contudo reconheço o seu elevado valor. no entanto estou mais interessado noutras melhorias apresentadas
Já estou a experimentar o pre-release do Photoshop CS6 há cerca de dois meses e posso dizer que está bastante bom, com bastantes inovações.
Espero que na versão final, traga mais algumas das aguardadas ferramentas, nomeadamente a tão falada ferramenta de focagem
Onde posso encontrar o pre-release?
Esteve no oxe7, para experimentar (antes da derrocada de Janeiro).
Se fores ao pirate bay está lá a pre-release, entre outros sites do género, basta fazeres uma procura.
Obrigado
Obrigado Paulo
Li uma entrevista de um dos manda-chuva da Adobe e parece que essa ferramenta não vem ainda no CS6.
Ao que parece criou-se um hype enorme a volta do vídeo que andou pela net e nem sequer era suposto terem feito uma apresentação sequer dessa ferramenta.
Pelos vistos está ainda muito “verde” e não verá a luz do dia em próximas releases do photoshop… é pena.
Mal posso esperar por pôr as mãos nesta nova versão 😀
Da versão CS5 para a CS5.1 pouco mudou, por isso estou muito curioso acerca do que aí vem.
O CS5 não me fez mudar… Mas este poderá fazer!
está muito semelhante ao Zbrush… coincidência?? Creio que não, principalmente com os passos largos em prol do 3d.
Parece que realmente essa versão inovou ainda mais … geralmente as mudanças do Painter (da corel) são bem mais sutis e pouco inovadoras.
Já com o Photoshop realmente ficar “stuck” na versão antiga é um grande prejuízo
Que tem o ZBrush a ver com o Photoshop? …
já viu a interface do zbrush?
Já percebeu a nova tendência dos artistas de integrarem aos trabalhos em 3d o photoshop? (após o trabalho de “moldagem”)
Se o pessoal está a espera de ter fotos tremidas e ficarem XPTO, é melhor esquecer tal milagre! vi várias vezes o vídeo que mencionam, mas não dá para ver claramente o potencial da ferramenta. Acredito no melhoramento da falta de focagem, agora tremido e arrastamento… no way! Atenção não confundir tremido com foco ou arrastamento, são coisas totalmente diferentes.
O fundo em cinza escuro foi a melhor coisa que podiam fazer.
Há muito que “pedia” por isto! Visto que não me habituo ao Lightroom, vem mesmo a calhar este fundo. 🙂
Assim, torna-se mais fácil a edição.
Olha um cursozinho de Photoshop é que era 😀
Boa ideia!