PplWare Mobile

Acompanhe a evolução dos browsers

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. luminoso says:

    Faltou dizer que todas as versoes deste artigo são EXPERIMENTAIS e SUGEITAS A FALHAS E ERROS que poderão levar a crash do navegador, a renderings de páginas errados ou uma experiencia de web mediucre.

    São destinadas a entusiastas desenvolvedores web para comecarem a preparar os seus sites, plugins, etc e a entusiastas que desejem colaborar no envio de erros e colaboracao de software experimental e NUNCA a utilizadores que querem ter algo estavel, que funcione com mais garantias.

  2. Vasco Silva says:

    Interessante como o Firefox e o Opera parecem exactamente o mesmo browser, que por sua vez sao parecidos com o Chrome…

    Mistérios da Vida…. xD

    • Leonardo says:

      Acho que são todos da mesma família xD

    • João Henriques says:

      De facto existe uma convergência clara para o look “limpo” e profissional que o Chrome introduziu no mercado. O IE vai no mesmo caminho. O Chrome é de facto muito simples, funcional e agradável à vista.

    • Nuno José says:

      É mas é engraçado como toda a gente parece o OPERA, tirando o chrome, com algumas inovações, o resto é tudo cópia do Opera.

      • Vítor M. says:

        Em muitas coisas vemos o Opera a liderar. Pequenos apontamentos como o Turbo que activa a recepção de elementos gráficos em baixa resolução aumentando fortemente a velocidade de download das páginas, o Unit que permite a partilha de conteúdos directamente a partir do browser, um streaming de ponta a ponto.

        Além destas inovações, sempre teve um cliente de mail integrado, voz de leitura… entre outras tecnologias.

        A aparência foi sempre muito sóbria e inovadora, deixando de lado os conceitos Internet Explorer 5, onde as barras de tarefas se posicionam no topo e a barra de status no fundo da janela. A Opera Software deu já noutras versões uma lufada de ar fresco à interface e parece ter resultado. O Firefox e mesmo o Chrome, seguem uma linhagem muito próxima, dando ideia de cópia, mais o Firefox nesta versão 4.

        Se a empresa finlandesa norueguesa tivesse os recursos financeiros da Google ou mesmo da Fundação Mozilla (já para não falar na Microsoft) provavelmente hoje o Opera seria o browser mais utilizado no mundo. Este encontra-se sempre na vanguarda e é tantas vezes pioneiro em filosofias modernas de navegação.

        Juntando a este cenário, a Opera domina também nos dispositivos móveis de comunicação, onde o Opera Mobile e o Opera Mini fazem sucesso em vários smartphones.

        Logo, não será demais dizer que o Opera é o melhor browser de todos.

    • Pedro says:

      Quem “copiou” foram Firefox e Chrome, o opera em termos de browser é uma coisa única é um autêntico OS muita gente devia de o experimentar recomendo.

  3. Pedro says:

    Perdeste uma oportunidade de teres ficado calado…

    Arquitectura multi-processamento diz-te alguma coisa?
    Para além do design simplista, estabilidade e rapidez, são todos pontos a favor do Chrome, não inovou? …Abre os olhos.

  4. Abrantes J. says:

    Não consigo baixar o Internet Explorer… alguém me pode ajudar por favor???

  5. eu says:

    falta o firefox x64 😛

  6. Pako says:

    Falta é a microsoft obrigar ao update dos seus browsers.

  7. vithorius says:

    Uma dúvida (que provavelmente dará um EXCELENTE artigo!):

    Existe alguma página na net que nos permita verificar como está o “Estado da Arte” no que respeita aos processadores (CPUs)?

    Esta minha dúvida surgiu porque volta e meia preciso de me actualizar (mais ou menos de 6 em 6 meses – outras vezes, é de 3 em 3 meses) acerca de como estão as coisas no que respeita aos CPUs…

    Não sei se consegui explicar perfeitamente esta minha dúvida?

    Obrigado!

    • vithorius says:

      Ou seja, alguém conhece alguma página internet que nos mostre a “evolução dos CPUs”?

      (a exemplo deste excelente artigo sobre os browsers…!)

      Obrigado!

  8. Pedro says:

    A alguma maneira que meter estas 2 varras de ferramentas (Norton safe web e web security da Spyware Terminator) dar no Chrome 7?

  9. Niche says:

    O IE 9 no meu pc não funcionanca e tenho o Windows 7, já desinstalei e voltei a instalar mas continua a dar erro e fecha-se :s

  10. Kkicks says:

    Aqui vai uma lista de sites interessantes:

    http://html5test.com/ – maybe the new “acid test” for html5
    http://html5readiness.com/ – how well is your browser
    http://dromaeo.com/ – Mozilla Performance Javascript Testing
    http://krakenbenchmark.mozilla.com/kraken-1.0/driver.html – another Mozilla Performance Javascript Testing
    https://sites.google.com/a/chromium.org/dev/developers/demos-gpu-acceleration-and-webgl

    http://jsbenchmark.celtickane.com/ – independ testing

    HTML5 ROCKS
    http://www.html5rocks.com/tutorials/ – the site that loves html5
    http://playground.html5rocks.com/#sessionstorage
    http://slides.html5rocks.com/#slide10

    RESUMO DO TESTE de HTML5 baseado – http://html5test.com/
    http://oli.jp/2010/html5test/

  11. ana isabel says:

    eu uso o Avant Browser e nunca me deu problemas.

    rápido, simples, seguro, com muitas funções(exemplo:opção que pode bloquear o Download de Flash, imagens, vídeos, sons e componentes ActiveX, tornando a navegação mais constante e mais rápida)

    [Este explorador foi considerado, na altura…..]

    será que devo mudar ou não?

    espero que o meu comentário seja publicado (porque ainda não o foi)…

    obrigado

    • Vítor M. says:

      Olá Ana Isabel…

      Não vá por caminhos travessos. Os browsers são “portas” essenciais para navegar na Internet com segurança. Não basta ter uma suite pró-activa, é importante ter um browsers que seja sustentado por uma empresa atenta, eficaz e com “legitimidade” sobre os componentes do browser.

      Escolheria, no seu caso, o Opera. Seguro, eficaz e com algumas ferramentas extra capazes de a ajudar, visto estar indecisa quanto ao browser, imagino que tenha algumas dúvidas acerca da validação do que deve ou não considerar perigoso na Internet.

      Os comparativos são importantes mas a base de comparação não pode ser sobre determinadas funções influenciáveis pela máquina que está a proceder ao teste 😉

      Quando ao resto do seu comentário, quanto ao mail que colocou (as várias variantes falsas) e quanto ao que foi extrapolado além do permitido… nós apenas nos defendemos e temos toda a legitimidade de o fazer, contra certo tipo de banditismo.

      Peço que coloque um mail válido, que responda, assim não necessita de parar na “casa da partida” e verá logo o seu comentário aprovado.

      Com os melhores cumprimentos.

  12. Jaime says:

    Algum artigo sobre mobile browsers?

  13. denise says:

    podem dixer-me a importancia dos browses?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.