O que podemos fazer com um Windows Server 2012? Parte I
No Pplware temos abordado as características e funcionalidades dos mais diversos sistemas operativos. Apesar de hoje em dia os sistemas operativos móveis serem o centro das atenções, há sistemas que são fundamentais nas empresas e que fazem parte estrutura da Internet.
Hoje vamos dar início a uma rubrica que terá como objectivo ensinar a instalar e a configurar um conjunto de serviços no Windows Server 2012. Vamos lá!
Como referido, pretende-se com estes tutoriais ensinar a explorar o Windows Server 2012 e a instalar/configurar serviços como Active Directoy, DNS, DHCP, etc. Para começar vamos ensinar a instalar este sistema operativo (processo muito idêntico ao do Windows 8). A elaboração deste tutoriais recorrem ao Virtualbox para virtualizar o Windows Server 2012.
Para instalar o Windows Server 2012 deverá seguir os seguintes passos.
Passo 0 – Depois de arrancar com o sistema, é apresentado o título logótipo do Windows
Passo 1 – Em seguida escolhemos:
- O idioma a instalar
- Formato da hora e monetário
- Teclado ou método de introdução
Passo 2 – E agora é só mandar instalar.
Passo 3 – De seguida, escolhemos qual o sistema operativo a instalar. No nosso caso vamos optar pela versão Windows Server 2012 Standard
Passo 4 – No próximo passo definimos o tipo de instalação que pretendemos:
- Actualizar: ou seja este modo é importante quando pretendemos actualizar algum windows server já instalado…mas também para quem pretender instalar de origem o Windows server
- Personalizar:Neste modo o utilizador pode escolher um definir um conjunto de parâmetros, como por exemplo as partições, etc
Passo 5 – Como vamos proceder a uma instalação de novo, é necessário indicar em que disco vamos instalar o sistema. Para isso carregamos em Opções da Unidade
… em seguida carregamos em Novo
… e uma vez que vamos aproveitar todo o espaço de disco (o nosso disco virtual tem 20 GB), o layout de partições ficará do seguinte modo.Depois seleccionamos a partição Primária e carregamos em Seguinte
Passo 6 – O processo de instalação irá iniciar-se. No nosso caso demorou cerca de 40 minutos.
Passo 7 – Após a instalação é necessário escolher uma password para o Administrador
…. e está feito! O sistema está instalado. Basta que primam Ctrl + Alt + Delete
…introduzam a password definida no passo 7 e dêem Enter!
Num próximo tutorial iremos começar por explorar a interface apresentada na imagem seguinte, interface essa que nos permite configurar facilmente o nosso servidor.
Aqui fica uma imagem com o Ambiente de trabalho tradicional
Espero que tenham gostado deste primeiro tutorial. Para irmos de encontro as necessidades dos utilizadores, gostaríamos de saber quais os serviços que gostariam de ver abordados nesta rubrica. Até ao próximo tutorial.
Este artigo tem mais de um ano
Hoje em dia é cada vez mais comum hds maiores que 1 ou 2 TB. Tive dificuldades em criar uma particao unica para instalar o win server. Como fazer nestes casos? Uso a ferramenta de disco do instalador do server ou preciso fazer algo com algum outro software?
Tens que converter a unidade de MBR para GPT (poderá existir perca de informação na operação)
http://www.thewindowsclub.com/convert-mbr-to-gpt-disk
https://pplware.sapo.pt/hardware/qual-a-diferena-entre-mbr-e-gpt/
O mbr suporta até 2 TB, mas convém transformar ja em GPT
Obrigado muito bom mesmo para a minha area de curso estava mesmo a precisar…..
vou seguir de perto.
Primeira face depois de instalar o server 2012, é preciso adicionar o serviço wlan, ativá-lo, desligar a proteção do Internet Explorer pelo Server Manager para ficar pronto a funcionar.
Boa iniciativa,
Espero que façam um artigo sobre wsus.
Para que serve a partição 1 de 350MB, e o que é que está a ocupar 30MB?
https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/livre-se-da-particao-system-reserved-do-windows/
Apesar de gostar imenso de Linux, e sempre que configuro um servidor uso CentOS ou Red Hat, admito que o Windows Server tem evoluído imenso e consegue ser um fantástico servidor, principalmente nas apostas que fizeram em cloud e virtualização.
Não fosse a Microsoft cobrar as licenças que cobra pelo seu uso, tenho a certeza que conseguiria alcançar quotas de mercado bem mais satisfatórias.
Na minha opinião, era criar uma versão simples e sem custos de licenciamento (continuando a ter uma versão paga) e apostar nas ferramentas de gestão de sistemas e desenvolvimento. Ao ganharem quota de mercado certamente que a utilização de frameworks como ASP.NET aumentaria substancialmente e com isso o licenciamento de Visual Studio.
João, concordo com o que disseste, mas a Microsoft evoluiu imenso no licenciamento do 2012. Se comparares com VMWare fica muito mais em conta atualmente comprar Server 2012. Se comprares uma licença da versão Datacenter fica +- por 5000€ com máquinas virtuais ilimitadas e dois processadores físicos. Se quisesses fazer o mesmo com VMWare tinhas de pagar o VMWare + os 5000€ do Licenciamento do Windows. Eu acho que eles estão no bom caminho.
A minha experiência com Windows Server não é muita e já vão alguns anos que não lhe toco.
A questão é a seguinte: o tempo de arranque do SO com o Exchange instalado mantem-se alto como dantes? É que dantes (Windows Server 2003), enquanto não instalava o Exchange, o arranque era rápido. Depois de o instalar, o arranque ficava muito demorado. Isso mantém-se?
Isso é válido para qualquer serviço que tu instales em qualquer sistema operativo. Demoras o mesmo tempo a vestir só uma camisola ou a vestir uma camisola mais um casaco? Se tens mais serviços para arrancar o sistema vai demorar mais tempo até estar disponível. De qualquer forma os servidores não foram feitos para arrancar rápido, mas sim para estarem ligados, p ex. se tiveres 128GB de memória num servidor perdes logo 5min só no check inicial da memória.
Eu sei do que falas e concordo com tudo o que disseste, mas quando eu falei em demorar mais, referia-me a um acréscimo de um minuto ou mais de tempo de arranque.
O sendmail (o equivalente ao Exchange) do Linux arranca em 1 ou 2 segundos. Em Linux mesmo que tenha 30 serviços no arranque (Apache, MySQL, Sendmail, etc ) não se nota muito no arranque. Por isso é que estranhei a diferença de tempo com o Exchange instalado. Na altura falei com outro informático e ele disse-me que o Exchange demorava muito a arrancar. Daí a minha pergunta sobre se esse “problema” se mantinha.
boa pergunta, tenho a mesma dúvida amigo
Onde posso arranjar o windows server 2012 em PT?
Uma versão original para testar obviamente 🙂
Tal como está neste POST.
Por acaso o Windows Server 2012 é algo que ando recentemente a explorar. Excelente tópico. Relativamente aos serviços que gostaria de ver abordados tem o caso da partilha de ficheiros e suas permissões, o serviço de impressão e porque não também um serviço que proporcione a outras maquinas um arranque por pxe que se não estou em erro se chama wds possibilitando por exemplo a instalação do Windows em outras maquinas sem recurso a medias como dvd ou pen.
Viva, eu uso o Server 2012 há quase 1 ano em vários servidores em várias empresas onde trabalho e recomendo vivamente. Está muito mais prático e intuitivo. Só tive um incompatibilidade com uma MFC da Lexmark… problema desta e não do SO.
serviços, para já AD+DNS+DHCP, seria bom um servidor de email com uma boa explicação das ofertas que há no mercado, estou um bocado perdido aí.. tenho visto exchange mas tb não conheço mais nenhum :/
agora o inverso:
como correr virtualbox no windows Server 2012?
só aparece opções de 32bits…
E a segunda parte deste artigo?
Estou aprendendo agora o servir, e logo que fiz a leitura da primeirinha aula kurti bué.
E espero receber novas em breve.
Valeu PROF.
FORÇA E CONTINUA AJUDANDO A MALTA DO MUNI (sociedade ).
Ola Boa Tarde , Estou Fazendo O Curso Do Windows Server E Não Ja Venho Tentando A Um Bom Tempo E Não Consigo Criar Um Dominio No Servidor PowerEdge Rj310 Com O Sistema Do Windows Server 2012 R2