Quantcast
PplWare Mobile

O que podemos fazer com um Windows Server 2012? Parte I

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Fabio says:

    Hoje em dia é cada vez mais comum hds maiores que 1 ou 2 TB. Tive dificuldades em criar uma particao unica para instalar o win server. Como fazer nestes casos? Uso a ferramenta de disco do instalador do server ou preciso fazer algo com algum outro software?

  2. Paulo Sabino says:

    Obrigado muito bom mesmo para a minha area de curso estava mesmo a precisar…..
    vou seguir de perto.

  3. irlm says:

    Primeira face depois de instalar o server 2012, é preciso adicionar o serviço wlan, ativá-lo, desligar a proteção do Internet Explorer pelo Server Manager para ficar pronto a funcionar.

  4. Seemog says:

    Boa iniciativa,
    Espero que façam um artigo sobre wsus.

  5. Pedro A. says:

    Para que serve a partição 1 de 350MB, e o que é que está a ocupar 30MB?

  6. Apesar de gostar imenso de Linux, e sempre que configuro um servidor uso CentOS ou Red Hat, admito que o Windows Server tem evoluído imenso e consegue ser um fantástico servidor, principalmente nas apostas que fizeram em cloud e virtualização.
    Não fosse a Microsoft cobrar as licenças que cobra pelo seu uso, tenho a certeza que conseguiria alcançar quotas de mercado bem mais satisfatórias.
    Na minha opinião, era criar uma versão simples e sem custos de licenciamento (continuando a ter uma versão paga) e apostar nas ferramentas de gestão de sistemas e desenvolvimento. Ao ganharem quota de mercado certamente que a utilização de frameworks como ASP.NET aumentaria substancialmente e com isso o licenciamento de Visual Studio.

    • Gabriel Martínez says:

      João, concordo com o que disseste, mas a Microsoft evoluiu imenso no licenciamento do 2012. Se comparares com VMWare fica muito mais em conta atualmente comprar Server 2012. Se comprares uma licença da versão Datacenter fica +- por 5000€ com máquinas virtuais ilimitadas e dois processadores físicos. Se quisesses fazer o mesmo com VMWare tinhas de pagar o VMWare + os 5000€ do Licenciamento do Windows. Eu acho que eles estão no bom caminho.

  7. pixar says:

    A minha experiência com Windows Server não é muita e já vão alguns anos que não lhe toco.
    A questão é a seguinte: o tempo de arranque do SO com o Exchange instalado mantem-se alto como dantes? É que dantes (Windows Server 2003), enquanto não instalava o Exchange, o arranque era rápido. Depois de o instalar, o arranque ficava muito demorado. Isso mantém-se?

    • Gabriel Martínez says:

      Isso é válido para qualquer serviço que tu instales em qualquer sistema operativo. Demoras o mesmo tempo a vestir só uma camisola ou a vestir uma camisola mais um casaco? Se tens mais serviços para arrancar o sistema vai demorar mais tempo até estar disponível. De qualquer forma os servidores não foram feitos para arrancar rápido, mas sim para estarem ligados, p ex. se tiveres 128GB de memória num servidor perdes logo 5min só no check inicial da memória.

      • pixar says:

        Eu sei do que falas e concordo com tudo o que disseste, mas quando eu falei em demorar mais, referia-me a um acréscimo de um minuto ou mais de tempo de arranque.
        O sendmail (o equivalente ao Exchange) do Linux arranca em 1 ou 2 segundos. Em Linux mesmo que tenha 30 serviços no arranque (Apache, MySQL, Sendmail, etc ) não se nota muito no arranque. Por isso é que estranhei a diferença de tempo com o Exchange instalado. Na altura falei com outro informático e ele disse-me que o Exchange demorava muito a arrancar. Daí a minha pergunta sobre se esse “problema” se mantinha.

  8. Onde posso arranjar o windows server 2012 em PT?

    Uma versão original para testar obviamente 🙂
    Tal como está neste POST.

  9. Bruno Costa says:

    Por acaso o Windows Server 2012 é algo que ando recentemente a explorar. Excelente tópico. Relativamente aos serviços que gostaria de ver abordados tem o caso da partilha de ficheiros e suas permissões, o serviço de impressão e porque não também um serviço que proporcione a outras maquinas um arranque por pxe que se não estou em erro se chama wds possibilitando por exemplo a instalação do Windows em outras maquinas sem recurso a medias como dvd ou pen.

  10. dajosova says:

    Viva, eu uso o Server 2012 há quase 1 ano em vários servidores em várias empresas onde trabalho e recomendo vivamente. Está muito mais prático e intuitivo. Só tive um incompatibilidade com uma MFC da Lexmark… problema desta e não do SO.

  11. nguy says:

    serviços, para já AD+DNS+DHCP, seria bom um servidor de email com uma boa explicação das ofertas que há no mercado, estou um bocado perdido aí.. tenho visto exchange mas tb não conheço mais nenhum :/

  12. lipex says:

    agora o inverso:
    como correr virtualbox no windows Server 2012?
    só aparece opções de 32bits…

  13. Tiago says:

    E a segunda parte deste artigo?

  14. bentoevaristogregorio says:

    Estou aprendendo agora o servir, e logo que fiz a leitura da primeirinha aula kurti bué.
    E espero receber novas em breve.
    Valeu PROF.
    FORÇA E CONTINUA AJUDANDO A MALTA DO MUNI (sociedade ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.