Vamos às compras? Saiba como realizar uma compra na Amazon
A Amazon é uma das maiores plataformas online onde pode comprar de tudo um pouco. O seu catálogo de produtos é megalómano e a fiabilidade dos seus serviços concede bastante confiança aos utilizadores.
Na sequência de artigos que temos dedicado ao e-commerce, hoje poderá a ficar a saber, passo a passo, como realizar uma compra na Amazon.
Como deve saber, a Amazon atua em vários países um pouco por todo o mundo, havendo a possibilidade de poder em breve entrar em Portugal. Contudo, a hipotética Amazon portuguesa ainda não se encontra em atividade, pelo que temos de recorrer à sua oferta noutros países.
Na Amazon Espanha podemos encontrar excelentes condições de compra e envio para Portugal, como explicámos neste artigo. Foi a Amazon.es que usamos como modelo para este artigo.
O primeiro passo será, logicamente, criar conta na Amazon para quem ainda não o fez. O processo é muito simples, basta aceder a Amazon.es e, por baixo da barra de pesquisa que se encontra no topo da página, clica em "Mi Amazon.es", seguido de "Crea tu cuenta de Amazon". O site está todo em espanhol mas poderá usar uma extensão de tradução do seu browser para o auxiliar ou até mesmo realizar todas as suas compras em espanhol, é algo intuitivo de se seguir.
Para proceder à criação da conta tem preencher os campos com o seu nome, e-mail e palavra-passe. Seguirá um e-mail para concluir a criação da conta na Amazon.
Tendo criado a sua conta, é momento de regressar a Amazon.es e iniciar sessão. Para iniciar sessão tem de passar o rato sobre "Cuenta y listas" e depois "Identificarse". Nas definições de conta poderá já adicionar métodos de pagamento, moradas de envio e outros dados que completem as informações da sua conta. Porém, todos os dados necessários à aquisição e envio de um produto podem ser submetidos durante o processo de compra.
Avançando para a compra de um produto, basta inserir a designação na barra de pesquisa e encontrará o que pretende adquirir. Abre a página do produto e sugerimos que tenha em atenção obviamente ao preço do produto e ao preço dos portes. Para além disso, consultar o feedback de outros consumidores acerca do produto e do vendedor é também importante. Tendo verificado todos estes parâmetros e comprovando que é o produto que pretende adquirir, pode avançar para a compra.
Na página do produto, do lado direito, encontra uma caixa em que pode selecionar a quantidade que pretende adicionar ao carrinho de compras ou à lista de desejos. Para adicionar ao carrinho de compras, clica em "Añadir a la cesta". Faça isto para todos os produtos que pretende adquirir e depois aceda ao carrinho de compras clicando sobre ele no canto superior direito da página.
Consulte tudo o que tem no seu carrinho de compras e caso esteja como pretende, pode avançar clicando em "Tramitar pedido" na caixa do lado direito.
No passo seguinte tem de inserir a morada de entrega. Caso já a tenha configurado nas definições de conta, esta aparecerá então como predefinida. Caso não o tenha feito, pode inserir agora. Estando concluído este passo, clica em "Enviar a esta dirección".
Posteriormente terá de selecionar o modo de envio. O padrão é o envio standard, que é gratuito em muitos casos. Caso opte por um envio expresso, acrescem portes de envio. Note que, neste menu, o preço final do produto alterou. Isto deve-se ao facto de o preço indicado na página do produto ser referente ao IVA de Espanha e como fará o envio para Portugal, eles fazem o ajuste para o IVA português.
O último passo antes da confirmação de compra é a inserção dos métodos de pagamento. Caso ainda não o tenha feito, pode fazer neste menu. Poderá usar um cartão de crédito (Agregar una tarjeta) da VISA, MasterCard, American Express, ou então um cheque-prenda e códigos promocionais.
Para inserir cartões de crédito basta usar o número do cartão, o titular e data de validade. Pode usar um cartão virtual do MB WAY para o efeito.
Avançando para o último menu, é agora momento de confirmar e finalizar a compra. Nesta página deve retificar todas as informações, desde o produto e seu o preço à morada de entrega e métodos de pagamento. Caso esteja tudo em ordem, no lado direito da página encontra um ícone com "Comprar ahora". Basta selecionar e concluirá assim a sua compra na Amazon.
Seguirá, via correio eletrónico, um e-mail da Amazon com todas as informações da compra, incluindo a data prevista de entrega do produto.
Como pôde constatar, realizar uma compra online não é algo extremamente complicado. O processo é simples e intuitivo, apenas terá de ter especial atenção aos pormenores de modo a realizar bons negócios sem surpresas menos agradáveis no final.
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde, é de referir também que a Amazon “cobra” 1€ adicional do cartão de crédito (também se aplica ao MBWAY) que serve como verificação do cartão, esse 1€ é posteriormente devolvido.
Obrigado pelo artigo. Gosto muito de comprar na Amazon, já fiz milhares de euros em compras na Amazon Europa seja ES, DE, UK, FR. Quando as minhas encomendas chegam pela DHL não há problema, chegam no dia que está estimado chegar e ainda a DHL manda um SMS a confirmar a entrega. O problema é quando as encomendas vem pela transportadora GLS, estou 5 dias à espera que me façam a entrega. Ligo para a GLS não atendem o telefone, fico em espera, liguei múltiplas vezes para a GLS e nada não consigo falar com ninguém. Trabalho em casa portanto estou sempre em casa e a campainha está a funcionar, a GLS passa deixa um aviso de passagem na caixa do correio e vão embora sem deixar a encomenda. Não percebo porque não entregam ou deixam a encomenda num Parcel shop próximo. Liguei para a Amazon, pediram-me mil desculpas pelo que está a acontecer devolveram os custos de transporte que eu já tinha pago. Inclusive a Amazon ligou para a GLS o que disseram que iriam me ligar para marcar a data da entrega e até hoje nada ! já passaram 5 dias e não tenho a encomenda. Julgo que a GLS é uma fraude e devem ter perdido a minha encomenda. Fico gravemente prejudicado porque tinha encomendado uns cabos que preciso e que já os paguei. Não sei como é que a Amazon vai resolver este problema mas para eles o cliente é sagrado e tratado com muito respeito. Portanto atenção shipping pela DHL é óptimo pelo Grupo GLS é péssimo. No portal da queixa tem mais de 1.300 queixas contra a GLS muitos casos idênticos ao meu.
Não pense que a DHL é muito melhor, tambem já tive problemas com eles. Mas a sua situaçao é muito chata. Prefiria que usassem os ctt, do que uma transportadora. Com os ctt nunca tive problemas, e recebo bastantes encomendas por eles.
É o ex-libris da GLS…
Tenho o Mesmo problema com a gls, eu vivo em Viseu e já enviaram a mesma encomenda para os Açores e depois para Coimbra e a seguir para o Porto, e só depois de muita insistência com a Amazon é que eles conseguiram que a gls acerta se na morada.
Vão ler as queixas da GLS, encontram pérolas do género “Mandei entregar numa portaria aberta 24h e a encomenda voltou para trás porque elegaram que estava fechada”.
Já recebi encomendas da amazon pela MRW, GLS e ainda hoje pela SEUR. Tudo 5 estrelas e sempre no dia. Mas claro que pode acontecer casos como este porque nenhuma das transportadoras é perfeita.
é uma pena não terem pagamento por PayPal ….. senão faria muito mais compras na amazon!!!! assim, só uso o ebay …
não precisas de usar paypal na amazon como usas no ebay, pois o atendimento ao cliente da amazon está a milhas do ebay, se tiveres algum problema, eles resolvente o problema, na hora ou mandam-te outro artigo sem mais custos ou restituem-te o dinheiro…
vê-se mesmo que nunca usas-te a amazon… no ebay sim o ideal é usar paypal não vá o diabo tecelas…
Assim eles estariam a dar dinheiro ao ebay através das taxas do paypal.
Quem tem paypal tem cartão de crédito/débito, pode perfeitamente usá-lo na amazon.
Se existir algum problema a amazon espanha aceita correnpondência em inglês. Ou teria de usar o meu muito pobre espanhol que só irá peceber quem quiser?
Aceita em ingles. E alias, eu uso mt o chat em live. Em ingles. Resolvem na hora.
Lamento IMENSO e questiono-me a razão do pplWare publicitar tantos sites estrangeiros, quando temos tanto mercado electrónico por cá (e bom!), não se tratando de um blog/empresa individual (onde se pode fazer o que se quer) têm a obrigação de divulgar o que é nacional e não andar sempre com sites que importam os artigos para cá!
Obrigação!?
De qualquer forma, sinto maior segurança em comprar na amazon, do que nacionalmente.
Já comprei um monitor de 700€ bem como uma gráfica de 600€, os quais devolvi e foi-me feita a devolução do dinheiro sem entraves nem perguntas feitas, e portes grátis ou 2.99 mesmo na devolução.
Indique loja nacional que aceite devoluções e pague o transporte por ex?
nacional, não obrigado!!!! na maioria das vezes não tem bons preços e se tens algum problema com o produto, a culpa ainda é tua e não do produto!!! e depois accionar a garantia ou devolverem-te o dinheiro ainda és mal tratado …. enfim arranjas problemas para os proximos anos!!!
concordo, o apoio ao cliente amazon é outro nivel, e tem lucros a condizer com a qualidade do serviço
De cabeça conheço umas seis ou sete lojas, que vendem produtos que também existem nas Amazons, Google Markets e palhaçadas desse mundo fora, que têm entrega e devolução grátis, apoio ao cliente na língua NATIVA.
Se vocês querem comprar fora, continuem, mas quando eu vos disser que vocês são empregados que nenhuma empresa quer, não me culpem, porque se o serviço é mau, vocês também parte da cadeia, logo são parte da culpa, já para não falar do posto de trabalho. Mas como bons tugas que são, só o que é importado é que é bom, deviam era começar a pagar taxas de importação…
Diz-me uma so que se possa comparar tanto a nível de variedade como de preços. Já nem quero falar de apoio ao cliente e entrega. Só variedade e preço
era ótimo dizeres publicamente quais são, tanto para os leitores deste artigo como para esses comerciantes de referência
Em que site nacional procuras produtos tão diversos de tantos vendedores incluindo a própria amazon? Se vais dizer kuantokusta, dá jeito às vezes mas isso é mais um google nacional do que propriamente uma amazon ou até um ebay. O pplware já fez muita publicidade ao kuantokusta.
Os produtos enviados dos armazéns da Amazon normalmente são mais baratos, há usados, e deixam-te trocar ou pedir reembolso sem as chatices e inúmeras limitações das lojas normais. O customer support da amazon, se falares a língua desse país, é bastante bom, mas normalmente nem vais precisar de usá-lo.
Produtos informáticos nas lojas nacionais, se tiveres problemas tás lixado, na amazon basta enviar de volta, sem pagar nada pelo envio se tiver defeito e pouco ou às vezes nada se te arrependeres apenas, e até tens reviews para decidir antes da compra.
O mau da Amazon ES é que alguns produtos não enviam para Portugal, especialmente os usados. No de UK alguns também não enviam para PT mas normalmente os usados sim.
Mas o bom da Amazon ES são os custos zero de envio em produtos acima de 29€ e livros acima de 19€. Mas tens de comparar com a de UK para ver se vai dar ao mesmo, porque no do reino unido às vezes fica-te mais caro por causa dos custos de envio, que também depende do peso do produto.
Quais é que são os pequenos? É que a nível nacional não há nada parecido à forma como podes comprar e pesquisar na amazon. São todos sites individuais com as suas políticas, preços, envios. Depois tens lojas como a worten e a fnac em que muita coisa é desnecessariamente mais caro que lojas mais pequenas nacionais com produtos iguais.
Obrigação?? Mais rapidamente ponho as mãos o fogo comprando na Amazon do que em mais de 90% do ecommerce nacional.
Justiceiro, mas que comprar os preços praticados pela Amazon com os praticados cá!?!?
Felizmente para o consumidor a Amazon vai abrir cá em Portugal brevemente.
Só compro na Amazon, os preços são excelentes, já cheguei a poupar 100 e tal euros em alguns produtos eletrónicos e isto já incluindo os portes ( one day delivery), no dia seguinte a encomenda está cá. Os produtos vêm selados, são vendidos como novos, ou seja, nunca vendem produtos devolvidos como acontece por cá… o que é devolvido a Amazon vende como usado com desconto e indica todos os detalhes, como por exemplo que a caixa do aparelho já foi aberta. Quando há avarias é só imprimir carta de porte já pago e enviar e recebemos o dinheiro por completo. 100% confiável, que se lixem as lojas Portuguesas, já tive problemas, por isso uso Amazon. EVOLUAM.
Tiveste sorte, já levei com produtos contrafeitos e usados vindos da amazon! Ambos fullfiled by amazon, nomeadamente umas ferramentas da ifixit (usadas) e um apresentador da logitech (falso). De qualquer forma continuo a comprar la pq a diferença de preço compensa e não há problema algum em delvolver depois de detetado o disparate.
Muita atenção que só há portes grátis para produtos vendidos ou geridos (gestionados) pela Amazon. Produtos vendidos por terceiros, sujeitam-se às condições e custos de envio estabelecidos pelos vendedores, e em caso de problemas, o suporte da Amazon não vai ajudar.
Escolher sempre, mas sempre vendido e enviado por Amazon ou gestionado.
Excelente artigo!
O meu receio com compras na Amazon prende-se essencialmente com equipamentos eletrónicos e as garantias, caso o equipamento tenha algum problema é fácil enviar para a garantia? Não se “descartam” dos problemas?
Desculpem a pergunta, no que diz respeito a taxas alfandegárias, como funciona?
Ou como os produtos vêm de Espanha, não se aplicam as taxas alfandegárias?
Obrigado.
Quando adicionas um produto no cesto e depois segues com a compra, antes de confirmar vais ver que o preço original do produto aumentou, exactamente por causa das taxas que são aplicadas para o país de destino. Por exemplo no último produto que comprei pela Amazon Espanha o preço final ficou mais 0,67€ (artigo custou ~30€). Neste caso a compra incluía o desconto para os portes grátis, e esse aumentou deveu-se apenas às taxas aplicadas a Portugal.
Não. Quando compras na amazon.es, amazon.co.uk (por enquanto), na amazon.de ou na amazon.fr não se aplicam taxas alfandegarias, pois como estão dentro da comunidade europeia, nem sequer passa pela alfandega.
Se comprares pela amazon.com no fim, antes de confirmares a encomenda, onde tens os custos detalhados, uma das parcelas é “Import Fees Deposit” isto são os custos alfandegários que eles estão a prever, custo esse que te cobram à partida. Caso os custos alfandegários acabem por ser superiores ele (amazon) suportam a diferença caso sejam inferiores ele devolvem a diferença. (pelo menos é o que eles dizem). As taxas alfandegárias são 23%(IVA) do valor do produto e mais 5 euros mais ou menos. Por exemplo um produto de 30 euros mais pagar + ou – 11,90 euros (30×23%+5=11,90) de taxas alfandegarias.
Mas atenção, mesmo com as taxas alfandegarias, por vezes é preferível o amazon.com. A ultima compra que fiz custou-me 88 euros (já com taxas alfandegarias) e nos europeus o mesmo produto o melhor que conseguia era 110.
Assim sendo, aconselho a fazer o que eu faço, procurar o mesmo produto em todas as amazon e ir até ao fim, antes de confirmarem a encomenda, onde tens os custos detalhados (só aí ficas a saber qual o custo final do produto) e compara os preços, escolher a melhor e encomendar.
Há alguma forma de comprar baterias na Amazon? Estava a tentar comprar powerbanks e baterias para uma maquina fotográfica e nenhum vendedor envia para PT.
Se não me engano a amazon nao envia powerbanks para fora do pais de origem, tem qualquer coisa a ver com o facto de serem potenciamente explosivas. Tambem não envia quimicos tipo pastilhas de piscina.
Se alguém me poder ajudar (caso ainda alguém olhe para este post xD), como é a vossa experiencia de comprar produtos em segunda mão?? Já reparei que há uns que dizem apenas segunda mão e outros que dizem de segunda mão como novos, é confiável a compra desses produtos?? Ha ofertas interessantes que gostaria de aproveitar mas queria ter uma certeza primeiro. Mas pelo que li no post pelo menos os produtos novos poderei começar a comprar na Amazon já que todos dizem ser um site 5 estrelas e com preços bastante competitivos.
Mandei vir da amazon.es um produto que ao tinha entrega em Portugal, é preciso cancelar? Como faço?
Produtos de leds não entregam em Portugal…Gostaria saber porquê? NÃO DÁ PARA ENTENDER…
Gostaria de receber uma action cam mas dizem que não fazem entregas em Portugal, sabem porquê?
Boa noite. Sabe me responder se a Amazon.es faz envios para a ilha da Madeira? Obrigada
Olá, sabem me dizer se consigo efetuar uma compra na Amazon.es com o cartão de débito português? Aqui não tenho acesso ao cartão de crédito.
Boa noite sabem me dizer como se passa com a garantia dos telemóveis
Olá, será que alguem me consegue o numero de telefone da amazon espanha, uma amigo meu fez uma compra que nao foi entregue , a GLS devolveu a amazon e ele agora nao sabe como fazer o pedido outra vez ou pedir o reebolso. Obrigada
Como colocar o NIF português numa encomenda da Amazon es? É possível?
Obrigada
Olá! É possível um cidadão português comprar em prestações na Amazon ES?
Obrigada
Queria adquirir um produto que só existe na Amazon francesa, mas refere que não envia para a minha morada… sabem se existe algum serviço do tipo express2me mas para fazer compras em França e entregar em Portugal? (o Express2me só dá para o UK, EUA, e Espanha…)
Obrigada!!
Ola boa tarde preciso da vossa ajuda a uma questão que não entendo, ao fazer compras na Amazon, pago alguma taxa alfandegária? Ou só os portes?
Obrigado.
Ola boa tarde preciso da vossa ajuda a uma questão que não entendo, ao fazer compras na Amazon, pago alguma taxa alfandegária? Ou só os portes?
Obrigado.
Nas lojas Amazon sediadas em países da UE não são devidas taxas alfandegárias.
A pequena diferença que aparece no preço final deve-se à diferença entre a taxa de IVA desse país e a nossa.
Resumindo: o preço final que aparece antes de confirmares a compra é tudo o que vais ter de pagar.
Obrigado a resposta foi muito válida.