Tutorial: Instalar uma Central telefónica baseada em Elastix
As redes de dados têm evoluído significativamente nos últimos anos, abrindo portas a que novos serviços assentem nestas infraestruturas. Se há uns anos atrás as chamadas telefónicas eram efectuadas exclusivamente pelo serviço telefónico tradicional, hoje em dia os serviços de voz assentam também em redes de dados.
Hoje vamos começar um conjunto de tutoriais com o objectivo de ensinar a instalar e configurar uma Central telefónica de alta disponibilidade baseada no popular Elastix.
O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”. Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP, também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta.
Tecnologia VoIP
O VoIP (voz sobre IP) é uma das tecnologias amplamente utilizada nos dias de hoje, permitindo aos utilizadores a realização de chamadas telefónicas através da Internet, usando para isso a rede IP. Além disso, existe total interoperabilidade com os sistemas telefónicos convencionais. As vantagens imediatas da utilização do VoIP prendem-se com a redução de custos, o que é sempre uma “vantagem” interessante.
Elastix
O Elastix é uma distribuição baseada no CentOS que integra as melhores ferramentas gráficas para quem pretender implementar uma central telefónica digital (PBX).
Principais características/funcionalidades do Elastix:
- Suporte para vídeo chamadas.
- Suporte para Virtualização, possibilita correr em múltiplas máquinas virtuais sobre a mesma máquina.
- Interface Web para o utilizador.
- “Fax e e-mail” para faxes de entrada. Também se pode enviar algum documento digital a um número de fax através de una impressora virtual.
- Interface para taxação
- Configuração gráfica de parâmetros da rede.
- Relatórios de utilização dos recursos.
- Opções para reiniciar/desligar remotamente.
- Relatórios de chamadas de entrada/saída e utilização dos canais.
- Módulo de Voicemail integrado.
- Interface Web para Voicemail.
- Módulo integrado com painel de Operador.
- Módulos incluídos SugarCRM e Calling Card.
- Secção de download e acessórios mais utilizados.
- Interface de ajuda integrado.
- Servidor de mensagens instantâneas (Openfire) integrado.
- Suporte multi-idioma. Os idiomas suportados são:
- Inglês, Espanhol, Russo, Coreano, Grego, Chinês, Polaco, Alemão, Francês, Romeno, Esloveno, Português, Dinamarquês, Italiano
- Servidor de correio electrónico integrado incluindo suporte multi-domínio.
- Interface Web para e-mail.
Como instalar o Elastix?
Para este tutorial vamos configurar uma central telefónica de alta disponibilidade, usando o Elastix e recorrendo ao Pacemaker. O Pacemaker é um software open source para sistemas de alta disponibilidade/clusters que é usado para gerir a comunicação entre várias máquinas.
Para este tutorial vamos criar uma máquina virtual, usando o virtualbox, com o Elastix. Sigam os passos seguintes:
Passo 1) Para começar, vamos fazer o download da última versão do Elastix na sua página oficial, neste caso a versão é a 4.0. Esta versão do Elastix é baseada no Centos 7.
Passo 2) Após finalizar o download da distribuição, vamos criar a máquina virtual para proceder à instalação. Para este tutorial vamos usar o VirtualBox como referido:
Começamos então por criar uma nova máquina virtual com os seguintes parâmetros:
- Name: Elastix node 1
- Type: Linux
- Version: Other Linux (64 ou 32 bit)
- Memory Size: 512MB
- Disk Size: 4Gb
Passo 3) Para instalarmos a distribuição na máquina, vamos iniciar e indicar o ficheiro .iso descarregado anteriormente
Passo 4) Após iniciarmos a instalação, devemos indicar alguns parâmetros para a instalação do Elastix como por exemplo data e hora, idioma, layout do teclado, etc.
Passo 5) Nas opções de localização, no separador data e hora, escolhemos a região Europa e a cidade Lisboa.
Passo 6) Adicionamos o Layout de teclado português.
Passo 7) Nas opções de software, na opção Installation Source escolhemos Local Media.
Passo 8) Nas opções de sistema, escolhemos onde vai ser instalada a distribuição, neste caso será no disco virtual criado na máquina virtual.
Passo 9) Para as definições de Network and Hostname, voltamos às definições da máquina virtual e nas definições da máquina criada vamos ao separador Network e mudamos para a opção Attached to: Bridged Adapter, para que seja atribuído um IP independente à máquina virtual.
Passo 10) Voltando à instalação do Elastix, nas opções de Network and Hostname clicamos em On para activar a ligação à Internet.
Passo 11) Após termos as configurações feitas, iniciamos a instalação e durante o processo definimos a palavra-passe de acesso root.
Passo 12) Antes de concluir a instalação é também pedido para escolhermos uma palavra-passe para MySQL.
Passo 13) Escolhemos também uma palavra-passe para o utilizador admin do freePBX. Este será o utilizador e a palavra-passe que vamos utilizar quando acedermos à página de configuração do Elastix. É aconselhado anotar a palavra-passe que colocou em cada passo.
Passo 14) Concluída a instalação, iniciamos a sessão com nome de utilizador root e a palavra-passe definida durante a instalação.
Passo 15) Por último, executamos o comando yum upgrade para actualizarmos todo o software instalado para a última versão disponível.
Passo 6) Após finalizar a actualização do software tem o Elastix actualizado e pronto a utilizar. Para aceder à página de configuração do Elastix basta aceder através do browser ao IP da máquina virtual.
E está feita esta parte. Como viram o processo de instalação do Elastix é bastante simples e em poucos minutos temos uma autêntica central telefónica digital a funcionar. Tal como referido, esta será uma central telefónica de alta disponibilidade. Para isso no próximo tutorial vamos criar uma segunda máquina para depois criarmos um cluster. Até lá, boas instalações/configurações.
Este artigo tem mais de um ano
Para fazer chamadas para a rede telefónica será necessário “contratar” um serviço não é ?
Ou é só para um rede interna de telefones?
Tens duas opções: subscreves um SIP provider ou tens modem USB.
O modem USB é aquelas pen de internet desbloqueadas, onde pões um cartão SIM e a partir dai consegues receber e fazer chamadas desse numero.
SIP provider, a meo disponibiliza um para cada cliente. Se queres fazer chamadas para o estrangeiro esta é a melhor opção, pois os preços são ridiculamente baixos.
P.S: se alguma vez fores para o estrangeiro podes configurar o SIP provier no teu telefone
Portanto posso usar o sip da Meo para fazer chamadas pelo elastic?
Existe algum tutorial para isso ? 🙂
Sim.
Procura na Google.
Eu fiz isso para asterisk na altura, para elastics deve ser mais facil. Deves encontrar na net, ja não me lembro bem
Acho que o Jan. Martins se referia à solução referida neste artigo e não ao seu smartphone /PC.
Respondendo ao Jan. Martins e simplificando, a resposta é sim. Se tiveres um sistema sem Gateway de voz apenas poderás estabelecer ligações com terminais dentro da rede.
Muito longe da qualidade e funcionalidade de 3CX sem margem para duvidas.
Quem quiser testar por 10 dias uma versao free, posso fazer o spin up de um server.
Basta meterem aqui o vosso contacto que eu envio email.
Se o pplware quiser, posso tambem oferecer-me para fazer uma review ao sistema.
Porque é que este meu comentario continua a aguardar moderacao?
Excelente artigo! Publiquem mais coisas para facilitar a vida a micro-empresas. Sempre que der para meter linux digam… Por exemplo a nivel de faturação, rede… são todos bem vindos!
A solucao Free/Open Source nem sempre é a mais adequada/mais barata a medio longo prazo 🙂
Qual o sip da nos? É que não consigo descobrir no router nem em lado nenhum, só consigo usar a app da fonzon
Pelo que sei eles não fornecem Voip aos clientes.
Podem usar placas “especiais” tipo essas –> http://www.openvox.cn/
onde em uma maquina fisica instalam o elastix com uma placa dessas e ligam a linha telefónica .
depois no elastix é configurar um sip trunk para a linha telefónica.
Na minha empresa usamos isso 1 servidor Elastix que recebe e faz chamadas num numero fixo.
no elastix podem configurar vários trunks
podem ter 1 para numeros fixos , 1 para numeros moveis , 1 a sair por um provider sip etc
como funciona para números móveis, GSM/3G->VOIP, quanto me custará um aparelho desses para uso caseiro? utilizo o freepbx
Prefiro o freepbx
Não percebo o que queres dizer com isso, o elastix uso o freepbx, pode-lhe dar outra interface, mas uso o frrepbx. Alem do mais o freepbx consegue ser mais que uma central telefonica.
O que seria valente é ensinarem a configurar a interação do Elastix com o SugarCRM… isso é q seria valente… de forma a que ao receber uma chamada no Elastix, fosse exibido um popup do Sugarcrm a dar a ficha com o acesso ao historial dessa pessoa… AÍ É QUE EU ME PASSAVA TODO…
Doutra forma é mais um tutorial igual aos tutoriais anteriores… apenas atualiza com as versões novas agr acrescentar a configuração do SugarCRM com o Elastix é q era uma moca…
Obrigado antecipadamente e sem compromisso
Ahahahahahahhah!
Com 3CX isso é possível quase out of the box. 🙂
Qualquer das formas se pesquisares um pouco deves de encontrar a solucao para o teu problema
https://sugarexchange.sugarcrm.com/apps/21364#!overview
Agradeço a atenção mas esse link remete para outro link https://danmarcrm.com e este tem instruções desatualizadas p o Elastix 2.0
É apenas um chamariz para a clientela ter a solução mesmo à frente mas sem a alcançar levando a contactar a empresa e pagar os seus honorários…
E essa é a história da minha vida… à volta dos PBX e acabo por desistir…
Vais perdoar, mas estavas a espera que fosse deborla?
Se andares a procura de trabalho e a enviar Cv’s para as empresas achas que as empresas pensam que vais para la trabalhar deborla?
Queres entao tu dizer que enviares cv’s a procura de trabalho é apenas um chamariz para os levares a contactar-te e pagarem os teus honorários?
Pensei que nao estavas a espera de uma solucao deborla, mas pronto…se assim o é parece que nao há, logo ou pagas ou nao tens.
Acho q estamos a desconversar e sem avançar coisa nenhuma. Pedia ainda alguma moderação no trato de forma a que se possa discutir salutar mente e sairmos todos satisfeitos. Zangados por coisa nenhuma n vale a pena. Obrigado
Nao me parece que eu esteja zangado… fico é surpreendido por neste seculo ainda existirem pessoas a pensar que os outros tem de trabalhar deborla para eles.
Obviamente q se está a esquecer q existe spr o desejo de aprender a resolver determinado problema.
E é igualmente claro q o pedido de partilha de conhecimento está feito no local próprio.
O amigo é q é um intermediário comercial de uma marca e não está no local próprio.
Se quer vender monte uma loja e venda…
Agr estar à espera de arranjar clientes aqui e até confrontá-los é q n faz mt sentido…
Por último n é questão de estar à espera de borla mas o fato do mercado informático estar com valores absurdos e ridículos em certas aplicações como é o caso presente levando as pessoas tentarem alternativas…
E o q eu faço é da minha conta e ninguém tem nada a ver com isso!
Jose, Creio que esteja a confundir as coisas tentando atirar algumas falacias para a fogueira a ver se o fogo pega.
Vamos lá entao ver…
Sim efectivamente eu tenho uma empresa que vende um software em tudo similar ao Elastix, se é superior ou nao cabe aos users testarem e decidirem por onde optarem.
Podia ainda pegar numa versao Asterisk ou mesmo Elastix, personalizar e depois vender aos nossos clientes com uns tantos add-ons, fazemos isso? Nop…temos uma versao nossa, a qual na verdade quase que deixamos de suportar e a qual oferecemos aos nossos clientes, no entanto quase todos estao a mudar para 3CX mesmo que na versao free!
Depois de pensar nisso, voce pediu uma forma de integracao de Elastix com SugarCRM, o meu comentario foi que 3CX fazia isso quase “out of the box” no entanto remeti-o para um link onde parcialmente explicavam o que fazer, se nao consegue, contacte a empresa que publicou o artigo e pague pelo suporte deles para configurar o que pretende.
Tao simples quanto isso, e tendo em especial atencao que em momento algum mensionei o nome da minha empresa ou ate mesmo o link mensionado indica suporte da minha empresa, logo na verdade nao lhe estou a tentar vender absolutamente nada mas sim remeti para outra qualquer empresa que até nem conheco.
A questao de vender e abrir uma loja, em conjunto com o resto dos seus comentarios revela um pouco acerca da sua mentalidade. Quer algo sem qualquer esforco ou mesmo pagar por ele.
Como pode constactar, nem eu estou a tentar vender absolutamente nada nem necessito de abrir uma loja para o fazer.
Quer integracao de Elastix com SugarCRM, simples, desenvolva uma solucao ou entao pague alguem para o fazer por si.
O conhecimento é pago meu caro, por isso meu caro, bem vindo a este mundo cao, onde as pessoas necessitam de dinheiro para poderem alimentar as suas familias e pagar as suas contas, logo, vendem o seu conhecimento/trabalho.
Boa tarde a Todos. E que tal também um tutorial de como ter segurança na central telefónica? Mal colocas a central online, chovem ataques para registos na mesma, e quando conseguem lá vem a conta grande de chamadas internacionais.
Se usares um sistema minimamente seguro e tiveres cuidados minimos a provabilidade de seres atacado é relativamente baixa.
Podes ajudar? Mesmo sem portas abertas no router chovem tentativas de registo sip e até por ssh. Se tiveres alguma dica agradecia.
As tentativas nao te matam…se tens um ip publico é natural que existam tentativas de entrar.
Ligando à linha telefónica da NOS será possivel receber sms? Só a MEO fornece esse serviço na linha fixa mesmo que o telefone não trnha a funcionalidade.
Aparece por aqui com cada gajo…
óvalhamadeus… q n há pachorra!!!
Sem margem para dúvidas.
Desculpem a pergunta básica, mas reli o tuturial e não encontrei resposta:
Ao configurar o elastix para gerir os vários telefones ip que tenha na empresa e funcionando com VOIP e o numero 21 da MEO, como ligo o router da MEO ao servidor elastix ? Sai cabo analogico e entra numa placa especifica para o efeito ou agora que os telefones analogicos já são ligados diretamente ao router da MEO conseguirei fazer a ligação internamente ?
Para a maioria aqui, e mais facil dizer: “Olha, tem uma empresa ali, que custa tanto ter um SIP. Vai la, compra um serviço ja pronto e actualizado, e vai ser feliz”.
Pois, seria melhor entrar aqui a aprender algo, do que ler tanta asneiras, e pre-potencias…
Contribua, não destrua!