Sabe como migrar os seus SMS’s do iPhone para um Android?
Sempre que um utilizador do iOS pretende trocar de equipamento e experimentar ou voltar ao Android, depara-se com o problema de migrar os seus dados.
Se os contactos podem ser facilmente transpostos com recurso à sincronização com outras ferramentas ou através de um serviço Cloud, o problema dos SMS fica sempre por resolver.
Isto claro, se não seguirem o guia que vos apresentamos abaixo e que resolve de forma simples esse problema. Se o fizerem tudo será mais simples e até mais rápido!
A dica que hoje vos trazemos vem resolver um problema que, apesar de não ser comum, pode afectar qualquer utilizador do iOS e em particular do iPhone.
A migração dos dados entre sistemas operativos não é uma tarefa que possa ser feita de forma directa e simples, tendo os utilizadores de recorrer a algumas soluções que remedeiam esta situação.
O processo que vamos explicar consegue trazer as mensagens de texto, vulgar SMS, que estão alojadas num iPhone para um dispositivo Android, recorrendo apenas a software presente em qualquer computador e também na loja de aplicações do Android.
Este não é um processo complicado, mas irá demorar algum tempo, sempre associado ao número de mensagens que têm para transferir.
É também um processo que qualquer utilizador pode fazer, mesmo que não tenha grande experiência em qualquer um destes sistemas, desde que siga de forma criteriosa os passos apresentados.
Em primeiro lugar deverá garantir que tem consigo as ferramentas necessárias para fazer a migração dos SMS entre os dispositivos e também as que irá precisar para os converter e importar.
Claro que o primeiro requisito é ter consigo o iPhone de onde pretende importar os SMS. A somar a esse equipamento deve ter também instalado o iTunes numa máquina Windows ou OSX.
Do lado do Android apenas necessita de ter a possibilidade de copiar ficheiros para ele, quer seja através de software instalado no computador, com um cartão de memória ou através de um qualquer serviço Cloud.
Irá ainda precisar de ter instalado no Android as seguintes aplicações, que serão utilizadaz para converter e importar as mensagens de texto:
Com estes requisitos cumpridos e com o software instalado no Android, é agora hora de meter mãos à obra e transferir os SMS entre o iPhone e o Android.
De notar que, e esta parte é muito importante, os SMS que estão no iPhone vão ser mantidos exactamente no mesmo local, não sendo apagadas ou removidas para outro qualquer lugar.
Obter os SMS do iPhone
A forma de obter os SMS que estão no iPhone é através do acesso a um ficheiro dos backups que este faz para o iTunes.
Por essa razão o primeiro passo é ligar o iPhone ao computador (Windows ou Mac) e realizar um backup pelo iTunes.
Este backup tem de ser feito localmente e por isso deve, na interface do iTunes, indicar que pretende que os backups sejam feitos localmente (opção 1) e depois iniciar o backup (opção 2).
De seguida deve navegar no explorador de ficheiros da máquina onde esse backup foi realizado para a pasta onde essa cópia reside. Para isso terá que aceder a uma das seguintes pastas, consoante o sistema operativo usado:
Windows
No caso do Windows a pasta onde as cópias são guardadas é a seguinte:
/Users/(nome_utilizador)/AppData/Roaming/Apple Computer/Mobile Sync/Backup
OSX
No caso do OSX a pasta onde as cópias são guardadas é a seguinte:
~/Library/Application Support/MobileSync/Backup/
Ficheiro com os SMS
Dentro dessa pasta deve procurar a mais recente, entrar nela e procurar o ficheiro onde os SMS estão guardados.
O ficheiro em causa tem (sempre) o seguinte nome:
3d0d7e5fb2ce288813306e4d4636395e047a3d28
Agora que encontrou o ficheiro pretendido, é hora de o copiar para o dispositivo Android. Use a forma mais simples que encontrar, que pode ser através da ligação do dispositivo ao computador, através da utilização de um cartão de memória ou, simplesmente, através do recurso a um qualquer serviço Cloud.
Lembre-se que esse ficheiro, que pode ter alguns megas, dependendo do número de SMS presentes, deve ficar acessível dentro do Android.
A forma que usámos neste tutorial foi a cópia do mesmo para o serviço Mega e depois realizámos o processo inverso no Android, gravando-o para a pasta Downloads no Android.
Converter os SMS no Android
Agora que temos o ficheiro com os SMS dentro do Android, é hora de os converter para um formato que este sistema as entenda e possa depois importar. Para essa tarefa usámos a aplicação SMSiSMS2droid que foi instalada previamente.
A utilização do iSMS2droid é extremamente simples, bastando ao utilizador indicar que quer seleccionar a base de dados de SMS do iPhone.
O próximo passo é a indicação, dentro do sistema de ficheiros do Android, do local onde gravou o ficheiro que importou do iTunes.
Depois de escolhida a pasta e o ficheiro que importou, devem indicar se pretende importar a totalidade dos SMS ou se querem apenas as mensagens de alguns contactos em particular.
Caso escolha a segunda opção é-lhe apresentada uma caixa para que escolha, de entre os contactos que estão no ficheiro com os SMS, quais os pretendidos.
No final do processo os SMS vão estar convertidos e prontos a importar. Se tiver já instalada a segunda aplicação, o SMS Backup & Restore, irá ver essa opção disponível no ecrã principal e poderá usá-la de imediato. Caso contrário será encaminhado para a Play Store para que faça a sua instalação.
Importar os SMS
É com o SMS Backup & Restore que os SMS vão ser finalmente importados para o Android e vão ficar disponíveis e acessíveis para consulta.
É importante ter presente que, e o SMS Backup & Restore vai alertar-lhe para isso, a partir da versão 4.4 do Android apenas a aplicação seleccionada para tratar dos SMS pode receber a importação de novos.
Por essa razão deve, temporariamente, definir o SMS Backup & Restore como a aplicação que trata dos SMS.
Na janela principal do SMS Backup & Restore deve começar por escolher a opção desejada, que neste caso é a importação de SMS. Deve depois escolher a pasta onde os SMS convertidas estão a aguardar a importação.
A integração do SMS Backup & Restore com o iSMS2droid leva a que todo o trabalho esteja já feito e deve escolher a pasta que o primeiro lhe propuser. Tipicamente será a pasta onde tinha o ficheiro original guardado.
É de seguida que se inicia o processo de importação dos SMS para o Android, de forma integrada e de maneira a que estes fiquem realmente disponíveis para o utilizador. Pode acompanhar o processo, que será tão ou mais demorado quanto o número de SMS que tiver para importar.
É natural que o processo seja interrompido algumas vezes, devido ao bloqueio do ecrã do Android, mas caso isso aconteça pode sempre retomar o processo, tendo o SMS Backup & Restore a capacidade de verificar quais os SMS já importados e não repetindo a sua importação.
No final do processo é apresentado um relatório onde pode ver quantos SMS foram correctamente importados e quantos apresentaram problemas. Se pretender pode repetir o processo para tentar ter uma taxa de sucesso de 100%.
Deve ainda, e depois do processo ter terminado, ter o cuidado de voltar a definir qual a aplicação que pretende que trate dos SMS, que pode ser a nativa do Android, o Hangouts ou outra qualquer que escolha.
Ficou assim explicado o método simples de transferir os SMS entre o iOS e o Android que qualquer utilizador pode seguir, para que tenha uma transição sem perda de dados.
Qualquer utilizador que queira deixar o iPhone por alguns dias, ou até de forma permanente, só precisa de seguir esta receita e terá as suas mensagens rapidamente disponíveis.
Como último conselho deixamos ainda a sugestão de voltarem ao iPhone e de desabilitarem a opção de recepção de iMessages. Só assim os seus contactos com iPhone vão ter a capacidade de lhe enviar mensagens, contornado o bug que a Apple tem neste serviço e que impede a recepção de SMS caso tenham a opção definida.
Esta mudança apesar de ser imediata apenas estará activa ao fim de algumas horas, devendo os utilizadores testarem se possível.
Este artigo tem mais de um ano
https://www.noip.com/blog/2014/06/30/ips-formal-statement-microsoft-takedown/
Porquê é que ainda ninguém falou sobre isto? XD
Bom dia,
Usei este processo o ano passado, e acrescento uma ressalva: o backup com o iTunes não pode ser encriptado, o iSMS2droid não suporta o ficheiro encriptado (pelo menos na altura não suportava).
No caso que tive, e para complicar, no iTunes da máquina onde habitualmente era ligado o iPhone não consegui retirar a codificação, tive de ligar ao iTunes de outra máquina (que nunca tinha tido um iPhone ligado) e só aí consegui desactivar a codificação para ter um backup utilizável.
Fora isso o processo foi fácil, só o Android demorou um pouco a assumir todas as SMS, mas foi devido aos milhares de SMS que foram transferidas.
Sérgio
como desativar noutro computador??
De que maneira se pode desencriptar o ficheiro? Obrigado.
Bom tutorial, muito obrigado, e o contrário? Do Android para o Iphone? Existe alguma maneira de passar todos os dados do android para o Iphone? Thanks!!
O bug do iMessage nao esta em ter que desligar mas sim em desligar e as mensagens continuarem a ser enviadas para o iMessage. Faz sentido ter que desligar, se nao se usa desliga-se.
Bom tutorial mas o titulo é enganador.
Deveria ser antes “Como andar de cavalo para burro”.
Concordo. Assim como deve concordar comigo quando afirmo que o Burro é mais esperto e inteligente que um cavalo…
E do Android para WP?
Relativamente ao facto de o pessoal que envia SMS por iphone para outro iphone e não queira que o mesmo entre por iMessage, poderá, enquanto envia a SMS. clicar duas vees sobre o balão AZUL. Vai aparecer uma opção a dizer “Enviar por SMS”. Existe essa forma de contornar, infelizmente apenas de quem envia, e não de quem recebe. Fica mais uma deixa do que este sistema tem, e que não vem nos manuais de instruções 🙂
P.S. : essa função funciona apenas quando o outro ainda não leu a mensagem por iMessage. (o que faz algum sentido diga-se).
O meu HTC One x tem uma ferramenta que faz isto por bluetooth. Não só às mensagens, mas também aos contactos e outros dependendo do telemóvel anterior.
Fiz o backup para o computador, conforme explicado no tutorial, mas depois não consigo encontrar o ficheiro no computador, apesar de ter passado os ficheiros a pente fino. Alguém me pode ajudar, dar-me uma pista?
Acabei por encontrar o ficheiro, e fiz a cópia dos sms do iphone para o android. O tutorial ajudou-me bastante. Obrigado ao seu autor. Bem haja.
Na aplicação iSMS2droid também tem a possibilidade de importar chamadas e descobri que o ficheiro que para mim tem isso é o 2b2b0084a1bc3a5ac8c27afdf14afb42c61a19ca e como o dos contactos é sempre o mesmo é provável que este também seja igual para todos. De nada! 🙂
Fiz a importação conforme os passos indicados, mas não foi necessária a 2ª aplicação 🙂 . Talvez porque é um Andoid 9
Obrigado pelo tutorial. Bem hajam!