Quantcast
PplWare Mobile

PHP é à quinta-feira – Apresentação de imagens

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. PedroNGV says:

    Estes artigos mais básicos são excelentes para quem, como eu, está a começar!

    Keep up the good work!

  2. Kazam says:

    Boa noite!

    Devido a alguns browsers não reconhecerem o atributo ‘alt’ é aconselhável igualmente o uso do atributo ‘title’, senão estou em erro… 😉

    • Mário César says:

      Algo me diz que estás em erro. Pelo menos está especificado.

      • Kazam says:

        Hoje em dia talvez esteja, e ainda bem! Mas tive problemas há uns tempos com alguns browsers que os utilizadores usavam e não apresentava o tooltip. A solução foi incluir o atributo title.
        Hoje em dia como tenho um framework que me constrói os componentes (img, links, …) e já lá estão os 2 atributos já nem sei como estará a situação.

        • Gilito says:

          Boas…

          De facto é verdade… o ALT não funciona em todos os browsers…

          Experimentem no logo do pplware em Chrome… Não vai aparecer nada uma vez que apenas é utilizado o ALT, no entanto se experimentarem no logo do PHP deste artigo já vai dar porque é também utilizado o TITLE…

          Ou seja, o melhor é utilizar os dois…

          Cumprimentos,

          Gilito

    • Miguel Ribeiro says:

      O title é usado para a tooltip, alguns browsers erradamente usam o alt como tooltip se não tiveres o title especificado.
      O alt ou alternativo serve para acessibilidade. Para os leitores usados pelos invisuais, que não podendo descrever a imagem, vão ler o alt desta.

      Abraço.

    • Daniel Bohry says:

      O uso de alt e title são para fins diferentes. Alt seria a atribuição (é usado pela indexação ao google) e o Title tem a função de mostrar o titulo da imagem quando o mouse está por cima (mesmo que alguns navegadores encherguem essa função na tag ALT tb).

  3. rodasp says:

    Quando comecei a programar… era uma das coisas que precisava…

    mas não estou a dizer com isto que não seja útil, antes pelo contrário.. Estamos sempre a apreender.

  4. Lopes says:

    penso que mesmo para quem já sabe alguma coisa de PHP é sempre bom recordar alguns conceitos

  5. Gilito says:

    Boas…

    É apenas uma sugestão, e já entra um pouco em questões de optimização, mas não há qualquer motivo para estar a criar 2 variáveis novas dentro de um ciclo…

    Poderia simplesmente fazer-se directamente:

    echo ”;

    Cumprimentos e boas programações.

    Gilito

    • Gilito says:

      Por algum motivo o código que escrevi desapareceu… mas a ideia seria colocar os valores directamente no echo sem necessitar de recorrer às variaveis src e alt.

      Cumprimentos.

      Gilito.

  6. Luís says:

    Parece-me importante indicar qual a função do atributo “alt” e qual a diferença entre este e o “title”.
    O atributo alt só será apresentado caso o caminho da imagem não seja encontrado (no IE, quando uma imagem não é apresentada é mostrado um rectangulo com um x vermelho. Se existir “alt” também o seu conteúdo é apresentado). Poderão fazer o teste alterando o nome da imagem (fisicamente ou na base de dados).
    Outra vantagem do atributo “alt” é a sua aplicação para os motores de busca (quem é que nunca foi pesquisar imagens ao google?).

    O atributo “title”, por sua vez, serve para ser apresentar uma legenda quando se mantém o rato por cima da imagem (se passarem com o rato por cima da imagem com o conteúdo “teste.php” e “pplware.png” irão ver que o title é “clip_image002”). Aliás, o atributo “title” pode ser usado na grande maioria das tags e é frequentemente usado em tags como .

    Cumprimentos,
    Luís

    • Gilito says:

      Boas…

      De facto o atributo title pode ser utilizado para os mais diversos fins e de facto um deles é fazer aparecer a “caixinha amarela”… mas em muitos browsers (a maioria) isso também pode ser feito com o atributo ALT.

      Em todos os casos, estes atributos são bastante úteis também para quem utiliza browsers que por algum motivo não permitem mostrar as imagens, ou em situações em que os utilizadores não as podem ver (pessoas invisuais, por exemplo).

      Perante uma imagem, um sintetizador de voz para invisuais irá ler o que estiver escrito nesses atributos, pelo que é sempre boa ideia colocar lá algum texto útil e não apenas “Foto” ou “Imagem”…

      Já agora envio um link para um artigo sobre a utilização de ALT e/ou TITLE.

      http://www.velvetblues.com/web-development-blog/alt-vs-title-attributes-images-html/

      Cumprimentos,

      Gilito

  7. Visitante says:

    Agora vamos modificar o código:

    <

    ?php

  8. Eduardo says:

    Boas, mt bom post.
    Para quanto um tutorial de como guardar/ler imagens em formato blob numa base de dados??

    Abraço

  9. Pedro A. says:

    À umas semanas falaram da função preg_match para validação de entradas. Poderias dedicar 1 tutorial a explicar como funciona a pattern desta e de outras funções semelhantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.